domingo, 19 de março de 2017

CONVERSA ENTRE TRÊS CRIANÇAS “Eu tenho dez, ela tem sete e o senhor quantos anos tem?


CONVERSA ENTRE TRÊS CRIANÇAS “Eu tenho dez, ela tem sete e o senhor quantos anos tem?

                                                  
Resultado de imagem para crianças negras
Imagem relacionada


CONVERSA ENTRE TRÊS CRIANÇAS


“Eu tenho dez, ela tem sete  e o senhor quantos anos tem? ”


De supetão respondi , mais de sessenta, mas estou desenvolvendo um remédio para começar a usar  na próxima segunda feira, com este remédio em vez de ganhar, eu vou  perder um ano todo os  anos daqui pra frente, até chegar  aos trinta, nesta época deixarei de tomar. 
 

A menina de dez anos  botou a mão no rosto, de soslaio olhou para sua mãe, para a sua prima   e caiu no riso, riu que as lágrimas derramaram-se pela fina e delicada face, provavelmente pensou só para si:  “ Esse menino deve ser doido, parece que não tem juízo”, todos os   oito olhos presentes marejaram , enxugados as lágrimas , perguntou em voz baixa desconfiada: ” E pode?,  é possível? ,  Eu nunca soube disso” , a menina é muito esperta e atenta, não tive palavras para continuar , o item  em pauta foi vencido, ninguém tocou mais  no assunto, para não virar querela fora arquivado.


Falei que conheci uma criança com seis anos de idade doze anos atrás, hoje uma moça bonita e  já feita,  e que sonha  em ser cirurgiã, ela quer operar as pessoas , diz peremptoriamente que vai ser médica  de grande consciência da humanidade, expliquei que , quem tem determinação e foco nos seus sonhos logo-logo conseguirá realizá-los, tudo é questão de tempo.


Perguntei se gostam de estudar e se acordam cedo, a mais vivida disse: ” como é muito cedo , eu as vezes tenho um pouquinho de preguiça, mas acordo para ir para a escola” , a mais nova foi logo complementando “ Eu não tenho nenhuma preguiça ,eu acordo logo, na nossa casa sou a primeira  a levantar”.


Disse para as duas, aliás,  para as três, que quando criança , de 1960 a 1964, os anos da revolução militar, eu estudava no Grupo Municipal Padre Cícero que fica defronte a minha  casa em Juazeiro do Norte, no  interior do Ceará, a cidade fundada pelo Padre Cícero Romão Batista, bastava atravessar uma pracinha chamada, Praça do Cinqüentenário, e já estava na escola, como todo mundo era conhecido e não existia tantos desocupados como hoje, eu ia só ou com os meus irmãos ou colegas , eu só tinha oito anos, era uma boa escola municipal, quase todos os juazeirenses que moravam no bairro do socorro , o meu bairro, e dos circunvizinhos estudavam  nesta bela escola, hoje é patrimônio histórico do Estado e do Brasil, foi tombado, será eternizado, falei que todas as vezes que vou ao Juazeiro, vou até o grupo e sento na mesma cadeira que estudei, pode não a mesma, mas é a do mesmo lugar, a que fica na frente do birou da professora, naquele tempo a carteira da professora era chamada de birou. Afirmei para as três,  que só a escola salvará os pobres, elas logo rebateram “ Nós sabemos doutor, nós sabemos e gostamos muito de estudar”


Indaguei se gostavam de certos alimentos  como, frutas, sucos, pão, queijos, doces e biscoitos, ambas disseram e uníssono que gostavam de quase tudo, a menor foi dizendo   ” Eu não gosto de Nescau , de toddy e nem de queijo do interior, amo chocolate e  biscoitos de chocolates”, a maior completou” Eu gosto de tudo, só não gosto de comer rabada, toucinho, mocotó e outras gorduras” , a menor deu continuidade “ eu gosto muito de feijão”, neste momento ocorreu uma pausa e todos ficaram olhando um para o outro, emendei, feijão puro ou feijão com carne fresca, carne de sertão e calabresas? Ela  deu um pequeno soluço de aprovação e disse  :  “ Com  tudo isso dentro , o feijão fica bem melhor, fica mais saboroso” , neste momento aconteceu uma grande risada, aliás uma salva de gargalhadas, foi um momento de descontração. 


Perguntei  com quantos anos iam se casar, a mais nova brincando disse:  ” Com cem anos e o noivo com trinta”,  com quantos? “ com cem” ,   recuperou o momento e pausadamente contando nos dedos respondeu  : ” eu vou me casar com vinte e sete anos e o noivo com trinta”.  Fiz a mesma pergunta para a outra, e você ?  “ com trinta anos” não perguntei a idade do noivo.


A surpresa é que trouxeram para o velho amigo,  a mais linda e espontânea xícara do mundo, uma bela caneca branca de louça ,   que de um lado tem o retrato da minha caricatura, presente de um grande publicitário baiano,  do seu lado direito uma mensagem que logo entendi que o mundo ainda tem jeito e do lado esquerdo os nosso retratos, Eu e as duas futuras profissionais  do bem que muito orgulho darão ao Brasil.



O abraço foi longo, muito longo, foi aconchegante, porém apesar de longo, pareceu curto, muito curto, havia chegado o momento da despedida e elas se foram em busca de conhecimentos  para as suas casas.Veio na minha mente criança que se diz adulta, o mundo ainda tem solução.


Vamos salvar a nossa juventude, vamos exigir isonomia no ensino fundamental para todos , vamos exercer a cidadania , vamos salvar o Brasil e dizer não a  todos os que abandonaram o Brasil do amanhã, a todos que esqueceram de educar a juventude brasileira de baixa renda.


 Olhem para os dias de  hoje e vejam que dez anos atrás muitos destes marginais  que assolam a nação,   tinham de oito a dez anos, hoje são homens formados sem nenhuma noção de cidadania, faltou-lhes escola, faltou-lhes ética, faltou-lhe família, faltou-lhe respeito e sobrou-lhe o endeusamento do consumismo perpetrado pelos gestores dos últimos vinte anos, azeitado nos últimos quatorze . 


Vamos salvar a nossa juventude, vamos salvar o Brasil, conversem com as crianças, escutem os mais jovens, eles só pensam no bem, o mal é gravado nas suas mentes pelos adultos, vamos incentivar o ensino fundamental sem amarras, sem restrições e com muito respeito para  as crianças de hoje, os homens do amanhã, não vamos endeusar os condutores da nação que como uma  sopa,   se misturam pensando apenas no seu próprio bem, vamos abolir os currais do amanhã, as nossas crianças não são bois.   
 Eu acredito na ESCOLA.


Iderval Reginaldo Tenório

The Best of Bach - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=6JQm5aSjX6g
16 de out de 2012 - Vídeo enviado por HALIDONMUSIC
Subscribe for more classical music http://bit.ly/YouTubeHalidonMusic All the best classical music ever on one ...

The Best of Bach - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=vwp9JkaESdg
22 de jan de 2014 - Vídeo enviado por Classical Music11
The Best of Johann Sebastian Bach (31 March [O.S. 21 March] 1685 -- 28 July 1750) Part ...

Bach Vlogs - YouTube

https://www.youtube.com/user/KingBachVideos
KING BACH REACTS TO K-POP! GOT7. 656,598 views 5 months ago. Back at it again with K-Pop! This time i react to Hard Carry *TURN ON MY POST

Nenhum comentário: