segunda-feira, 4 de abril de 2022

A VOLTA DA ASA BRANCA - O HINO DO NORDESTE

 

 PIAUICult

A VOLTA DA ASA BRANCA

de

Luiz Gonzaga e Zé Dantas 

O HINO DO NORDESTE

Nos debates culturais ao abordar o assunto músicas nordestinas, todos os participantes em uníssono se posicionam e falam : "É realmente a música ASA BRANCA, do Luiz Gonzaga e do Humberto Teixeira, o hino do Nordeste". Todos  cantam, assoviam, dançam, riem , choram e se  emocionam com a mais importante obra destes dois monstros, o pernambucano do Exu,  Gonzaga do Nascimento  e o cearense do Iguatu,  Humberto Teixeira. São  estes os argumentos utilizados para justificar tal conclusão , além de ser a música  na década de 40 o alicerce do baião e o trunfo do dois para a eternidade. O Luiz  se transformou no Rei do Baião e o Humberto o Advogado do Baião.

Da minha insignificância não saio, fico a matutar . Faço uma regressão à minha infância e  aos bancos escolares do Colégio Salesiano  do Juazeiro do Norte do meu aguerrido Ceará. Recordo, como hoje, das palavras do professor de artes gerais e música ,  o Padre Osvaldo Freitas, o diretor do colégio e maestro do nosso coral , OS  CANARINHOS DO CARIRI,  constituído  de crianças dos 12 aos 16 anos. 

De suas palavras e ensinamentos tirei a seguinte conclusão:

A música  é uma das mais importantes formas de artes , ela penetra no cérebro, vasculha a massa encefálica  e quando encontra o que procura  ativa,   povoa e a impregna. A ação efetuada faz nascer uma reação, que a depender das notas, da letra, do volume e do momento gera miríades de sentimentos , muitos irreconhecíveis e jamais vividos pelo ser vivo que foi atingido por aquelas ondas sonoras. 

Com este pensamento mergulho na vida  e procuro entender o que é um Hino, o que significa, o que representa e  qual a sua finalidade.

Conclui-se que,  a ideia do Hino é para documentar, fortalecer, dar coragem, alegria, ovacionar e impulsionar aquele para o qual o hino foi composto. Pode ser uma Escola, uma equipe esportiva, uma cidade, um Estado, uma região ou  um país.

Um hino é idealizado  para unir, agregar, irmanar e induzir a todos da mesma tribo o mesmo sentimento de luta. Um hino é identificação, energia, força, união, agregação, ânimo , vitória e  uma arma poderosa.

Das canções do menestrel Luiz Gonzaga, muitas são dignas de serem hinos , de serem cantadas , dançadas e sentidas  por determinados grupos, porém, para os nordestinos, os retirantes bem-sucedidos ou malsucedidos, para os que escaparam das secas, que viveram ou vivem no semiárido nordeste, daqueles que beberam água de barreiro e comeram sementes de mucunã,  é A VOLTA DA ASA BRANCA  a que mais os representa.

É quase impossível os olhos de um  nordestino não marejar, o nariz não gotejar, as cordas vocais não gaguejar  e a garganta não soluçar diante da sua mensagem, melodia, palavras e entonação, é um verdadeiro hino, é uma ode à agregação , é um grito de  vitória.

É por tudo isso que tenho na A VOLTA DA ASA BRANCA,  do Luiz Gonzaga e do Zé Dantas, o HINO DO NORDESTE,  uma vez que a bela, empolgante e importante ASA BRANCA  é triste, desagregadora, divergente e traz  a mensagem de sofrimentos, fome, seca e separação.

ASA BRANCA

Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira

“Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de plantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Hoje longe, muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar ai pro meu sertão

Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração”

Diferente da  A VOLTA DA ASA BRANCA que traz alegria, sorriso, agregação, força de vontade, o regresso ao torrão natal, esperança, coragem, convergência, autoestima e até a vontade de procriar  pertinente à fase de fartura e de um belo futuro.  

Assim  cheios de vida, de esperança, de confiança e de alegria pronunciaram-se  os grandes Luiz Gonzaga e Zé Dantas :

“Sentindo a chuva, eu me arrescordo' de Rosinha
A linda frô' do meu sertão pernambucano
E se a safra não atrapaiá' meus pranos'
Quê que há, aí ô Seu Vigário, vou casar no fim do ano
E se a safra não atrapaiá' meus pranos'
Quê que há, aí ô Seu Vigário, vou casar no fim do ano”

 

Peço vênia a todos os nordestinos e a todos os brasileiros, porém não poderia ficar em albis o meu reles  pensamento.

É para este mortal  A VOLTA DA ASA BRANCA o hino do nordestino.

Salvador, 18 de Março de 2022

Iderval Reginaldo Tenório

 

Escutem na voz do João Claudio e a Orquestra Sinfônica  de Teresina -Piaui

João Cláudio Moreno (Piripiri, 6 de maio de 1967), é um humorista, ator e compositor brasileiro, famoso pela sua participação em quadros e programas humorísticos na Rede Globo, o mais notório sendo Chico Total, estrelado por Chico Anysio

João Cláudio, o mais fidedigno intérprete de Luiz Gonzaga , sempre presente na minha Juazeiro do Norte nas festas do Padre Cícero.

 

A VOLTA DA ASA BRANCA-O HINO DO NORDESTE

A VOLTA DA ASA BRANCA

de

Luiz Gonzaga e Zé Dantas 

O HINO DO NORDESTE

Nos debates culturais ao abordar o assunto músicas nordestinas, todos os participantes em uníssono se posicionam e falam : "É  a música ASA BRANCA, do Luiz Gonzaga e do Humberto Teixeira, o hino do Nordeste". Todos  cantam, assoviam, dançam, riem , choram e se  emocionam com a mais importante obra destes dois monstros, o pernambucano do Exu,  Gonzaga do Nascimento  e o cearense do Iguatu,  Humberto Teixeira. São  estes os argumentos utilizados para justificar tal conclusão , além de ser a música  na década de 40 o alicerce do baião e o trunfo do dois para a eternidade. O Luiz  se transformou no Rei do Baião e o Humberto o Advogado do Baião.

Faço uma regressão  aos bancos escolares do Colégio Salesiano  do Juazeiro do Norte . Recordo as palavras do professor de artes  ,  o Padre Osvaldo Freitas, o diretor do colégio e maestro do nosso coral , OS  CANARINHOS DO CARIRI,  constituído  de crianças dos 12 aos 16 anos. De suas palavras  tirei a seguinte conclusão:

A música  é uma das mais importantes formas de artes , ela penetra no cérebro, vasculha a massa encefálica  e quando encontra o que procura  ativa,   povoa e a impregna. A ação faz nascer uma reação, que a depender das notas, da letra, do volume e do momento gera miríades de sentimentos , muitos irreconhecíveis e jamais vividos pelo ser vivo que foi atingido por aquelas ondas sonoras. 

Com este pensamento mergulho na vida  e procuro entender o que é um Hino, o que significa, o que representa e  qual a sua finalidade.

Conclui-se que,  a ideia do Hino é para documentar, fortalecer, dar coragem, alegria, ovacionar e impulsionar aquele para o qual o hino foi composto. Pode ser uma Escola, uma equipe esportiva, uma cidade, um Estado, uma região ou  um país.

Um hino é idealizado  para unir, agregar, irmanar e induzir a todos da mesma tribo o mesmo sentimento de luta. Um hino é identificação, energia, força, união, agregação, ânimo , vitória e  uma arma poderosa.

Das canções do menestrel Luiz Gonzaga, muitas são dignas de serem hinos , porém para os nordestinos, os retirantes bem-sucedidos ou malsucedidos,  os que escaparam das secas, que viveram ou vivem no semiárido nordeste, aqueles que beberam água de barreiro e comeram sementes de mucunã,  é A VOLTA DA ASA BRANCA  a que mais os representa.

É quase impossível os olhos de um  nordestino não marejar, o nariz não gotejar, as cordas vocais não gaguejar  e a garganta não soluçar diante da sua mensagem, melodia, palavras e entonação, é um verdadeiro hino, é uma ode à agregação , é um grito de  vitória.

É por tudo isso que tenho na A VOLTA DA ASA BRANCA,  do Luiz Gonzaga e do Zé Dantas, o HINO DO NORDESTE,  uma vez que a bela, empolgante e importante ASA BRANCA  é triste, desagregadora, divergente e traz  a mensagem de sofrimentos, fome, seca e separação.

ASA BRANCA

Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira

“Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de plantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Hoje longe, muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar ai pro meu sertão

Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração”

Diferente da  A VOLTA DA ASA BRANCA que traz alegria, sorriso, agregação, força de vontade, o regresso ao torrão natal, esperança, coragem, convergência, autoestima e até a vontade de procriar, propriedade  pertinente à fase de fartura e de um belo futuro.  

Assim  cheios de vida, de esperança, de confiança e de alegria pronunciaram-se  os grandes Luiz Gonzaga e Zé Dantas :

Já faz três noites que pro norte relampeia
E a asa branca ouvindo o ronco do trovão
Já bateu asas e voltou pro meu sertão
Ai, ai, eu vou-me embora, vou cuidar da prantação'(bis)

A seca fez eu desertar da minha terra
Mas felizmente Deus agora se alembrou
De mandar chuva pra esse sertão sofredor
Sertão das muié' séria, dos home' trabalhador(bis)

Rios correndo, as cachoeira tão zoando
Terra molhada, mato verde, que riqueza
E a asa branca, tarde canta, que beleza
Ai, ai, o povo alegre, mais alegre a natureza(bis)

Sentindo a chuva, eu me arrescordo' de Rosinha
A linda frô' do meu sertão pernambucano
E se a safra não atrapaiá' meus pranos'
Quê que há, aí ô Seu Vigário, vou casar no fim do ano

 

Peço vênia a todos os nordestinos e a todos os brasileiros, porém não poderia ficar em albis o meu reles  pensamento.

É para este mortal  A VOLTA DA ASA BRANCA o hino do nordestino.

Reparem que o hino não deixa dúvida quando se expressam, eles têm certerza absoluta que vai haver safra, esta é finalidade de um hino, 

injetar coragem e autoestima:

" E se a safra não atrapaiá' meus pranos'
Quê que há, aí ô Seu Vigário, vou casar no fim do ano"

Salvador, 18 de Março de 2022

Iderval Reginaldo Tenório

 

Escutem na voz do João Claudio e a Orquestra Sinfônica  de Teresina -Piaui

João Cláudio Moreno (Piripiri, 6 de maio de 1967), é um humorista, ator e compositor brasileiro, famoso pela sua participação em quadros e programas humorísticos na Rede Globo, o mais notório sendo Chico Total, estrelado por Chico Anysio

João Cláudio, o mais fidedigno intérprete de Luiz Gonzaga , sempre presente na minha Juazeiro do Norte nas festas do Padre Cícero.

domingo, 3 de abril de 2022

Agressões às mulheres. É dificil desenhar o perfil de um agressor?

 

Agressões às mulheres. É dificil desenhar o perfil de um agressor?

 


 

Violência moral antecede casos de agressão contra mulher

Violência contra a mulher é preocupante durante a pandemia - Secretaria de  Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo

 

 

Garras Do Urso a Pata Dianteira Do Urso Imagem de Stock - Imagem de urso,  predador: 46523881 

Búfalo - InfoEscola

A INCRÍVEL BATALHA ENTRE 3 LEÕES - NATUREZA SELVAGEM - YouTube

Por que você deve temer a risada de um hipopótamo - BBC News Brasil 

Grande Javali Africano Com As Presas Enormes Do Marfim Imagem de Stock -  Imagem de dentes, nave: 72901427

Agressões às mulheres. 

É difícil desenhar o perfil de um agressor?

Ao abordar o tema, agressão  às mulheres, é comum escutar: "É um monstro, um animal, um doente, um delinquente, um psicopata". O assunto sempre suscita moderações  como se fosse normal um ser humano agredir outros, notadamente   os mais fracos e  os dos grupos  vulneráveis. Não se escuta,  foi um homem normal que agrediu com palavras  cortantes , ferinas , depreciativas ou   fisicamente  com a força, a brutalidade de um irracional ou de um   insano, levando inclusive em alguns casos ao feminicídio.

Para entender esta imbricada e triste demanda, tem que se reportar à história da humanidade e  sua evolução. Não precisa ir longe, basta estudar   os últimos duzentos  anos , considerados a idade contemporânea, desencadeada pela Revolução Francesa em 1789

É primordial o estudo dos hormônios gonadais  , as transformações  nos seres humanos ao entrar na fase adulta ,  entender  o sistema patriarcal que só do século XX para cá  vem  sendo mesclado com o sistema matriarcal, a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 , as conquistas  sociais por todos os grupos vulneráveis , a fisiológica  impregnação da testosterona no gênero masculino que o  transforma num tutor  por natureza e o  estrógeno no gênero feminino , conduzindo-o a um  obediente,  meigo  e materno  receptor.

No mundo irracional,   pelo domínio e sexo,  a regra é eliminar  o oponente e  difundir o DNA do mais forte em nome da  perpetuação da espécie. O macho alfa é   poderoso ,  protetor e o   ordenador do grupo . O porte físico, a fase reprodutiva, os andrógenos, o tamanho das presas, das garras , dos chifres e a força são os capítulos da sua constituição. Na espécie humana esperava-se que estas propriedades  do masculino ficassem irrelevantes  com o desenvolvimento social, intelectual, profissional , financeiro e a paridade  entre os gêneros ,   porém não foi o  que acorreu.

Merecem destaques  pontos pertinentes ao insucesso da esperada mudança de comportamento.

O empoderamento da mulher, um dos maiores avanços   e conquista do gênero feminino  o qual  trouxe e trará melhores dias para o futuro da humanidade.  Porém  tem  revelado  faces antes escondidas. Esta conquista  fez e faz  com que a mulher   utilize as palavras não só para comandar , dirigir ,   administrar e para o apaziguamento,   como   também para  se defender ou responder às agressões sofridas, apagando o silêncio das  eras passadas . Associado a esta propriedade, traz de reboque o despreparo do  homem para esta realidade e o coloca cada vez mais  na parede  , com a  sensação de subalternidade e de um caminho sem volta  .  É a mulher conquistando espaços.

Com a  ascensão feminina , a participação no mercado e o exercício da cidadania,  os fatos  afloraram   e cresceram. O homem paulatinamente foi perdendo a sua hegemonia e a mulher num crescente passou a conquistar patamares estratégicos.

A TPMTensão Pré-Menstrual ) , a gravidez e o patriarcalismo deixaram de ser empecilho  para o crescimento do gênero feminino. A  derrubada destes entraves levou a mulher  a ocupar importantes posições  e fez o homem entrar visivelmente em decadência .

Como a  agressão masculina  é tanto física  como moral,  fruto da educação  durante séculos , da testosterona e do arcaísmo em defender  a  honra, a força muscular  é uma das suas  ferramentas e para alguns não cabe ao cérebro uma decisão sopesada .

Vaticina-se que  nas próximas décadas  o percentual da participação da mulher nos setores que se usam o intelecto   superará os   50%, notadamente na educação, saúde, gerenciamento de  empresas, comunicação, relações humanas  e na política. 

Estes adendos são  para mostrar à sociedade que os agressores tendem a crescer, salvo  não ocorram com  brevidade medidas educativas, orientadoras ,  esclarecedoras  e correções  mais duras . Cabe localizá-los por intermédio dos familiares, dos  inferiores  hierárquicos  no trabalho, pelo público nas instituições que frequentam   e principalmente  por aqueles que convivem o cotidiano , precisamente  as companheiras, dando ênfase aos pequenos fatos, as reações e ao comportamento do pretendente no princípio do relacionamento.

Além destas considerações , nunca se esquecer  do uso de drogas lícitas ou ilícitas por parte dos seres humanos, notadamente pelo gênero masculino.  Substâncias  que anulam o senso e  liberam o cérebro  para mostrar a real personalidade  de um agressor, a sua força física e o seu lado irracional.

De acordo com delegada Fernanda Fernandes, que atua diariamente no combate a este tipo de crime na Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense "até as pessoas que convivem com o agressor não acreditam que ele tenha praticado esse tipo de delito”.

"A gente tem como padrão de agressor de violência doméstica uma pessoa que trabalha, tem uma vida social, é primário e de bons antecedentes. Na maioria dos casos, a gente tem esse padrão de agressor de uma ‘pessoa normal".

Paulo Cesar Conceição coordena um centro de recuperação de homens condenados pela Justiça por violência doméstica. Ao G1, ele afirmou que a violência doméstica está impregnada na sociedade e quase não é percebida.

“Ele [o agressor] é o ‘cidadão comum’, é o motorista de ônibus, o empresário,  o lojista, o religioso. A violência doméstica está impregnada na nossa sociedade de tal forma que ela está invisível”, disse.

 A estatura masculina frente à feminina,  a força muscular, as armas naturais,   a  testosterona e o modus operandi dos animais irracionais não são parâmetros para serem comparados com o comportamento da espécie humana. Nos humanos quem comanda é o intelecto,  a inteligência, o cérebro.

A neurociência em vastos trabalhos comprovou que   não existem diferenças entre os dois gêneros. O que existia nas sociedades  passadas  era o não acesso à escolarização ao  gênero feminino, só o masculino tinha este direito. Em muitas comunidades era passível de punições  as  mulheres que se arvorassem a estudar e  eram submissas ao homem.   

 A Revolução Industrial   fez com que a mulher  conseguisse sair de casa, ir trabalhar nas inúmeras fabricas que foram surgindo com o  crescimento da revolução. No setor educacional somente em 1837, nos EUA, conseguiu entrar na Universidade 

No Brasil, o ensino superior feminino só teve inicio no final do século  XIX. A gaúcha Rita Lobato Freitas, que teve coragem de enfrentar a resistência e o machismo,  foi a  primeira  mulher a ingressar na universidade no Brasil, formando-se em Medicina em 1887 no   estado da Bahia   .


O ensino superior no Brasil teve início com a chegada da Família Real, quando D. João VI autorizou a fundação das duas primeiras escolas de medicina: a primeira, em Salvador, em 18 de fevereiro de 1808, e a segunda, no Rio de Janeiro, em 5 de novembro do mesmo ano.

Destacam-se alguns pontos que poderiam  localizar um agressor. Muitos são  os sinais que podem esboçar  um  perfil mais próximo da realidade, enfatizando que nada justifica as agressões ao gênero feminino  , precisamente o feminicídio.

O assunto é complexo e requer a participação de toda a sociedade, precisamente dos mais próximos, independente do nível cultural, social, etnia e credo religioso.   

                             Iderval Reginaldo Tenório 

 

Alguns  comportamentos poderão 

delinear um potencial agressor.

·  Interferir no modo de vestir e com o perfume da companheira;

·  Hábito de controlar as redes sociais ;

·  Humilhar e xingar a companheira;(misoginia)

·  Possessividade, ele determina sempre o que o casal vai fazer;

.  No início relacionamento já se  acha o dono da companheira.

·  Interfere nas relações sociais.

·  Baixo preparo emocional.

·  Descontrole nos diálogos.

·  Controlar exaustivamente quando a mulher não tem renda .

·  Insegurança ao conviver com uma mulher atraente, independente   , segura, sociável, inteligente , de futuro crescente em todos os itens da vida: o  profissional, educacional, financeiro e relacionamento com pessoas bem sucedidas.  

Estas característas apontam para um possível relacionamento desastroso , cheio de fatores de riscos e  fadado ao insucesso .

   Um relacionamento perigoso.

   Salvador, 18 de março de 2022

Iderval Reginaldo Tenório