sábado, 13 de maio de 2023

Escola no Ceará Ildo Simões

 

Desenhos do Nando - Criança não trabalha! | Facebook

 

 

Caros, veja a importância de ser amigo de intelectuais apesar da minha pouca leitura das coisas do mundo.  Acho importante, porque de vez em quando, sou surpreendido com uma crônica, um texto ou algo que fale a meu respeito, dando ênfase às  minhas caatingueiras origens.

Nesta página, o mestre, Dr Ildo Simões, pneumologista, médico do trabalho, inspetor do SUS,  médico fiscal, cantor, compositor, poeta, cordelista, historiador, baiano, 88 anos de idade e o melhor, cheio de saúde.

O mestre numa caricatura escrita, conseguiu em prosa retratar este mero mortal , este confesso  pecador que tem muito o que aprender.  Não aprende mais devido a falta de mais de 30% dos neurônios que entraram em apoptose antes dos 8 anos de idade, o marco preconizado pela neurociência para o aprendizado,  mesmo assim, conseguiu sair do universo dos analfabetos funcionais graças ao impenho dos seus aguerridos e visionários  pais, conduta efetuadas para com todos os filhos, sobrinhos, afilhados e os filhos dos  amigos, estes pais foram e continuam exemplares, mesmo noutro  patamar .

O cabeção consgue entender muitas coisas que tem acesso, não é com a maestria do mestre Ildo e dos seus colegas, porém o suficiente para se comunicar.

Mestre Ildo Simões, aquerle muito obrigado.

Iderval Reginaldo Tenório

 

 Escola no Ceará

Ildo Simões


Ano de mil novecentos e setenta e poucos, sol tinindo no bestunto, na cidade de Santa Maria do Desespero, suando pelos cotovelos, abanando-se com uma palha de licuri, entra na sala de aula a Professora Emerentina da Encarnação. A molecada toda se perfila reza um Pai Nosso pra chover, e ela começa a chamada:

-Esperidião? Presente fessora. Anacleto? – presente fessora.! Belarmino? Presente fessora!

-Iderval!....Iderval?.... Iderval? Presente fessora!

-O senhor quer ter a bondade de ficar de pé? -Eu tou de pé fessora. É que minha cabeça é grande mesmo. Não é uma melencia, não!

-Diga a seu pai que compareça à escola porque ele matriculou três alunos e só ta pagando um. 

-Não Fessora! Meu nome é triangular mesmo: Iderval// Reginaldo /Tenório!

- Adeneilton!! Aquela bolacha Maria que chama bolacha de água e sal... de que é feita?

-É feita de água e sal fessora, mas eu não sei o que é água!

-Adelvandro ? O que é água?

-O cantador da feira diz que é aquele coisa que cai de pé, corre deitada, cai no mar e fica salgada. -Mas eu nunca vi chuva pra mode entende cuma é!

-Iderval, Reginaldo, Tenório.... entredentes a professora comenta: que nominho fi da molesta!! Seo Reginaldo, o que é mar? Fessora, eu nunca vi mar, mas o povo diz que que é uma cumbuca grande, feita de água sargada (ou será salgada?) Se a bolacha é feita de água e sal e o mar é feito de água e sal...o mar é um bulachão.

-Meu jesus cristinho! Na outra encarnação eu venho cobra porque basta engulir um sapo e dormir um mês. Arre égua!!!

Ildo Simões 

 

Alucinação - Fotografia 3x4 - YouTube

Alucinação é o segundo álbum do cantor brasileiro Belchior, lançado em 1976 pela Polygram.Produzido por: MazzolaTécnico de gravação: Ary ...
YouTube · Volta Belchior · 12 de jan. de 2014

 

Apenas Um Rapaz Latino Americano - YouTube

Provided to YouTube by Universal Music GroupApenas Um Rapaz Latino Americano · BelchiorAlucinacao℗ 1976 Universal Music LtdaReleased on: ...
YouTube · Belch

 

Um comentário:

iderval.blogspot.com disse...

Cleudeth Azevedo. Bôa tarde meu Dr.Se o Sr.sente feliz,imagine eu,ser amiga de dois grandes intelectuais como Dr. Ildo, e Dr. Iderval Tenório.