sexta-feira, 12 de maio de 2023

14 de Maio, O primeiro dia da falsa alforria geral


Negros são minoria entre formados no ensino superior | Guia do Estudante

26 personalidades negras que fizeram a diferença no Brasil - eBiografia

Problema da escravidão no Brasil foi porque o índio não gosta de  trabalhar', afirma procurador de Justiça

Para reflexão. 

O primeiro dia pós escravidão oficial e início da escravização oficiosa, desrespeitosa e de exclusão. Viva os nossos ancestrais, viva para todos nós descendentes dos guerreiros e guerreiras  da Mama Africa.  Viva todas as vitórias, apesar das dificuldades abessais  por nós sofridas. 

O Brasil hoje deve muito a todos os seus afrodescendentes em todos os segmentos da vida.

Iderval Reginaldo Tenório.

 

14 de Maio

Composição: Jorge Portugal / Lazzo Matumbi

 

No dia 14 de maio, eu saí por aí Zé

Não tinha trabalho, nem casa, nem pra onde ir

Levando a senzala na alma, eu subi a favela

Pensando em um dia descer, mas eu nunca desci


Zanzei zonzo em todas as zonas da grande agonia

Um dia com fome, no outro sem o que comer

Sem nome, sem identidade, sem fotografia

O mundo me olhava, mas ninguém queria me ver


No dia 14 de maio, ninguém me deu bola

Eu tive que ser bom de bola pra sobreviver

Nenhuma lição, não havia lugar na escola

Pensaram que poderiam me fazer perder


Mas minha alma resiste, meu corpo é de luta

Eu sei o que é bom, e o que é bom também deve ser meu

A coisa mais certa tem que ser a coisa mais justa

Eu sou o que sou, pois agora eu sei quem sou eu


Será que deu pra entender a mensagem?

Se ligue no Ilê Aiyê

Se ligue no Ilê Aiyê

Agora que você me vê


Repare como é belo

Êh, nosso povo lindo

Repare que é o maior prazer

Bom pra mim, bom pra você

Estou de olho aberto

Olha moço, fique esperto

Que eu não sou menino


Composição: Jorge Portugal / Lazzo Matumbi

14 de Maio Lazzo Matumbi - YouTube

14 de Maio No dia 14 de maio eu saí por aíNão tinha trabalho, nem casa, nem pra onde irLevando a senzala na alma eu subi a favelaPensando em ...
YouTube · Lazzo Matumbi · 19 de nov. de 2019


 

Nenhum comentário: