sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Como se faz uma farinhada - Rosangela Tenório

Um pequeno relato da história do meu pai e de minha mãe na Serra do Araripe por Rosangela Tenório, minha irmã.  

Nesta materia o irmão do meu pai, meu padrinho de batismo , Augusto Miguel.  Hoje  um dos maiores produtores de  farinha. 

Esta matéria é um fragamento de toda a nossa familia, conheçam e vejam como se faz a farinha na Chapada do Araripe.

Em 1920 o Padre Cícero pediu para os meus avós e os seus filhos, oriundos de Palmeiras dos Indios e Ararpiraca nas alagoas,   fossem morar nesta abençoada Serra ,  dela conseguiram tirar o sustento e educar toda a familia.

Juazeiro do Norte foi o porto seco  que eles atracaram com as suas montarias e de lá migraram para a Chapada do Araripe.

O vídeo para a familia fala muito para toda a família e nos orgulha.

Iderval Reginaldo Tenório

Rosângela Reginaldo Tenório é engenheira agrônoma pela Universidade Federal do Ceará, ensinou no Senai e no SENAC, hoje aposentada. Nos ultimos dez anos descobriu uma veia artistica em lives , cantorias, na música e nas artes da representação. 

 É uma uma  intelectual.

                         Patrimôniuo cultural e artístico do Juazeiro do Norte e do Ceará.

 


 


Rosângela Reginaldo Tenório é engenheira agrônoma pela Universidade Federal do Ceará, ensinou no Senai e no SENAC, hoje aposentada. Nos ultimos dez anos descobriu uma veia artistica em lives , cantorias, na música e nas artes da representação. 

 É uma uma  intelectual.

Patrimôniuo cultural e artístico do Juazeiro do Norte e do Ceará.

Um comentário:

Damião disse...

Conheço o processo de produção da farinha., é muito trabalhoso. vale lembrar que já foi pior. lembro perfeitamente. aos meus 7 anos de idade quando participei de uma farinhada na fazenda Marmota em Catu-Ba. isso me faz pensar que a farinha não é cara,é meu dinheiro que é pouco.
Ass: Damião Teodoro de Santana