quarta-feira, 2 de março de 2022

FRAGMENTOS DO BRASIL

 

 InfoJusDIA DA CULTURA BRASILEIRA - 05 DE NOVEMBRO - Religião, arte, folclore,  música, culinária - PORTAL ESCOLA

 

Pin en Pessoas, Educação e Negócios Em Gotas 

FRAGMENTOS  DO BRASIL

 

Brasil do samba, do forró,  do repente e do maracatu.

Brasil da cachaça, da  cajuína , da caipirinha  e do licor.

Brasil do Gonzaga, do Caetano, da Dona Ivone e do Gil.

Brasil de todas as graças.  Este é o  meu Brasil.

 

Brasil do Carnaval, do samba de roda  e do   São João.

Brasil do Luiz Vieira, do Chico Science e da nação zumbi.

Brasil do Nóbrega, do frevo,  do Suassuna e do Capiba.

Brasil de todos as raças. Este é o  meu Brasil.

 

Brasil do Gastroart , da Sobrames e  do  Saraumed.

Brasil do Goes, da Eponina, do Hits , da DoCarmo e do James.

Brasil do Uyapuran, da Mariléia, da Jakeline e do  Mota.

Brasil de todos os poetas. Este é o  meu Brasil.

 

Brasil do Zaterks , do Guigon, da Patricia e do Quilicci.

Brasil do saudoso mestre Glaciomar Machado, o cientista.

Brasil do Artur , do Silvério, do Neves e do Álvaro Nonato.

Brasil  dos negros, índios e dos  brancos. Este é o  meu Brasil.

 

Brasil do Ernani, da Cecília,  do Ildo e do Rosalvo.

Brasil do Lopes , da Marli, da Betania e da  Curvelo

Brasil do Roque,  do Hora , da Ivete e do Dagô.

Brasil dos finos intelectuais . Este é o  meu Brasil.


Brasil da Dalva, do Hilton e do Archibaldo.

Brasil do Alexsandro, do Joanathan e do Fileto.

Brasil dos Poetas , dos cantantes e dos prosadores

Brasil do folclore e dos artesãos  . Este é o  meu Brasil.

 

Brasil do Rio de Janeiro,  das Alagoas, da Bahia e do Ceará.

Brasil do Norte, Sul, Leste  , Oeste, Nordeste e do Faroeste.

Brasil das florestas, do mares, das voçorocas e das  caatingas.

Brasil rico e  continental. Este é o meu Brasil.

 

Brasil dos  Buarques  , dos Portelenses e  dos Jobins.

Brasil    dos Vila  Lobos, das Chiquinhas  e dos Martinhos.

Brasil dos Gismontis,   dos Joazinhos    e dos Bule Bules.

Brasil de todas as matizes. Este é o  meu Brasil.

 

Brasil do Fagner,  do Ednardo, do Fidelis   e do Belchior.

Brasil dos Miltons , dos Brants , dos Neves e dos  Juscelinos.

Brasil do Ruy, do Alencar , do Machado, do Lampião e do Patativa.

Brasil do regionalismo vivo e pujante. Este é o  meu Brasil.

 

Brasil do Drumond, do Castro Alves, do Riachão e  do Bandeira.

Brasil da  caipora, do bumba meu boi, do Saci e da mula sem cabeça

Brasil da culinária  , das grandes gemas  , do ferro e  do ouro.

Brasil das grandes culturas. Este é o do meu Brasil.


Brasil dos gaviões,  dos grandes e pequenos pássaros.

Brasil dos répteis, das abelhas e das   borboletas.

Brasil  das tartarugas, dos  Tubarões e das baleias.

Brasil dos Tupinambás e Caiapós . Este é o  meu Brasil..

 

Brasil do Cristo, da Aparecida, da Dulce  e do Padre  Cícero .

Brasil dos clássicos, dos axés, dos bregas  e dos benditos.

Brasil da liberdade, da  misceginação  e do respeito.

Brasil independente e eclético.  Este é o  meu Brasil.

 

Brasil das Chapadas, dos Serrados, dos Sertões  e das Cordilheiras .

Brasil dos grandes rios  , das lagoas e  dos abençoados aquiferos .

Brasil da grande São Paulo, do Cariri e  do diminuto Bodocó.

Brasil de  grandes  homens e  mulheres. Este é o  meu Brasil.

 

Este é o  Brasil da garoa, das alterosas, dos marechais, da bombacha, da Currulepe e  do gibão de couro.

Este é o meu Brasil  Cariri.

Este é o meu Brasil Brasil.

Salvador, 02 de Março de 2022

Iderval Reginaldo Tenório

 

Reinaldo Adrian. Reinaldo Adrian. 10.2K subscribers. Subscribe. AQUARELA do BRASIL (ary barroso ...
YouTube · Reinaldo Adrian · 25 de jan. de 2014

Ary Barroso: Aquarela Do Brasil - BBC Proms - YouTube

www.youtube.com › watch
The uploader has not made this video available in your country. Ary Barroso: Aquarela Do Brasil ...
YouTube · BBC Music · 24 de ago. de
 
música: Ary Barroso. ... Aquarela do Brasil. 258,742 views258K views. Sep 11, 2009. 2.5K. Dislike ...
YouTube · Gilberto Gil · 11 de set. de 2009

Aquarela do Brasil - Gal Costa - YouTube

www.youtube.com › watch
A very famous brazilian song. I like Gal Costa's interpretation. Samba de Ary Barroso (Carnaval de ...
YouTube · Caroline · 1 de fev. de 2008
Provided to YouTube by Universal Music Group Aquarela Do Brasil · Gal Costa Aquarela Do Brasil ...
YouTube · Gal Costa - Topic · 31 de jul. de 2018


 

2 comentários:

Unknown disse...

Maria Cejy Bessa
Parabéns por passar tanto conhecimento, fico sempre na expectativa de suas postagens, um conhecimento que compartilho com muita satisfação, muita saúde para o senhor para passar de uma forma tão especial tanto conhecimento.

Ari Donato disse...

Meu prezado Doutor!
Muito belo este "FRAGMENTOS DO BRASIL".
Um canto geral, sem discricionismo, sem separatismo, sem bairrismo, sem partidarismo e outros "ismos" perversos.
Abraços