quarta-feira, 25 de março de 2020

Causos do Nordeste . Um Residente de Cirurgia na hora do almoço. O senhor quer abóbora?

Doce de abóbora cristalizada (tijolinho de abóbora) - PASSO A ...
 Como treinar seu residente: o novo programa de residência em ...




Refeição do Restaurante Popular passará a custar R$ 2,50 ...
Causos  do Nordeste .
Um Residente de Cirurgia na hora do  almoço
  

DONA MARIA, O RESIDENTE  E  A  REFEIÇÃO
 
Hora do   almoço-
O Hospital Roberto Santos em Salvador é o maior Hospital Geral Público do Estado, engloba quase todas as Especialidades Médicas , inclusive as de alta complexidade.

DONA MARIA



Dona Maria ,  uma baiana de baixa estatura , corpulenta , tez engordurada e   de  voz estridente,  era uma das funcionárias  que  na rampa do restaurante  colocava os alimentos nas bandejas de aço , utensílios estes  divididos em 04 ou 05 compartimentos e que  eram retiradas de uma mesa pelos servidores  que desciam para almoçar.

 Em passos lentos  e em fila, um por um, iam se aproximando dos grandes vasilhames de aço que armazenavam os alimentos, para cada tipo de comida  uma funcionária, muitas de cara fechada  e outras bem falantes, era dona Maria uma verdadeira tagarela.




Neste dia  seria servido como complemento  cubinhos de abóboras, por sinal muito gostosos, principalmente  quando untados na manteiga , estes cubos  eram disputados pelos médicos que faziam residência na casa,  Residentes      geralmente bem queridos por todos, uma vez que era o Programa de Residência Medica  , além do SUS e dos planos de Saúde, os melhor e mais amplo plano de assistência Médica  da época, motivo mais do que suficiente para que fossem os médicos do programa  as estrelas de um grande Hospital Escola.



Eu na fila, bandeja na rampa e do outro lado dona Maria, senhora pequena  ,  cara redonda, braços curtos, sem cintura,  roupa comum , um grande jaleco branco por cima, touca na cabeça,  luvas de polietileno incolor e voz estridente, beirava uns 50 anos, porém com a aparência dos seus 60.

A  Fila


Fila longa e com muitos servidores à espera do bom bocado, chega a minha vez.
Já com a concha cheia de cubinhos a despejar na minha bandeja  .

___Quer abroba dotô Reginaldo, o sinhô quer abroba na manteiga ?



Na fila muitos residentes, muitas enfermeiras e muitos funcionários à escuta,

modéstia à parte , era eu o único Residente Cearense do Hospital , o mais simples e o mais nordestino da turma, dona Maria e todos os funcionários tinham uma grande identificação com este mortal.

 O Hospital era uma verdadeira família, não precisa dizer que era eu  o mais feio, o mais magro, o mais desengonçado, era diferente do padrão baiano, sempre bem   lustroso, era     o mais comum dos comuns, nunca estava cansado, era pau para todas as obras,  o sotaque carregado de cearense era a minha marca , morava literalmente no Hospital, era o meu porto seguro, todos me consideravam como um verdadeiro  irmão, do faxineiro ao diretor era eu o elo.

Olhei para Dona Maria e respondi num tom de brincadeira com a minha 
bandeja à espera da gostosa Cucurbitaceae.

___Dona Maria,  na minha terra,  o Ceará,  quem come abóbora é porco.

Dona Maria não contou conversas e nem titubeou, na bucha, na lata e em tom de gozação  complementou:

___Aqui tumem dotô Reginaldo , aqui tumem,  quer mais um pouco?


Não ficou nenhum funcionário que não caísse na risada

Foi assim os melhores dias naquela casa,  que era uma verdadeira família.

Muitos quando nos encontros batem comigo perguntam:

"   DOUTÔ REGINALDO O SINHÔ QUER ABRÓBA"


Éramos felizes , muito felizes, obrigado Dona Maria.


Maria Feliciana de Jesus , hoje com os seus 87 anos, estive na Casa dela  e ela me indagou:

Doutô o senhô ainda se alembra desta desfeita que eu fiz com o sinhô? Eu me sentia como a mãe de todos vocês , eu era feliz.


Iderval Reginaldo Tenório
Hospital Roberto,1986 , Salvador Bahia.
Médico Residente de Cirurgia Geral

ESCUTEM A DAÍRA CANTANDO BELCHIOR-ESCUTEM

1 de dez de 2018 - Vídeo enviado por Daíra
Link para comprar o CD AMAR E MUDAR AS COISAS! Clique aqui! https://www.dairaoficial.com/loja ...

27 de jul. de 2008 - Vídeo enviado por edumota
Curiosidade para quem não sabe, os versos presentes nessa música: "Ainda sou bem moço pra tanta ...
12 de out. de 2017 - Vídeo enviado por JC Pasquini
HORA DO ALMOÇO - BELCHIOR - 1971 "No centro da sala, diante da mesa No fundo do prato ...
26 de set. de 2013 - Vídeo enviado por Vinicius Farina
No centro da sala, diante da mesa, no fundo do prato, comida e tristeza. A gente se olha, se toca e se ...
14 de mar de 2016 - Vídeo enviado por Porangarete Bootlegs

Um comentário:

2011 2012 ROTARY 4550 disse...

Muito distraído o caso dacabobora.