segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Nos períodos de seca, esses municípios viram o número de internações crescer de forma assustadora







Nos períodos de seca, esses municípios viram o número de internações crescer de forma assustadora.
Em junho de 2012, em Sebastião Laranjeiras, choveu o equivalente a 0,51 mm.
Adicionar legenda
Em junho de 2012, em Sebastião Laranjeiras, choveu o equivalente a 0,51 mm. (Divulgação)
Por Graça Portela
Como será morar em cidades que a média do índice pluviométrico mensal varia entre 0,67 mm a 2,48 mm? Como será morar em uma cidade que a chuva é rara, impactando a saúde física e mental da população? Essa é a realidade com a qual convivem, em tempos de seca, cidades como Sebastião Laranjeiras (BA), Janaúba (MG), Picos (PI) e Sobral (CE), localizadas na região do semiárido brasileiro. Nos períodos de seca, esses municípios viram o número de internações crescer de forma assustadora. Os dados do Sistema de Informações Hospitalares do Datasus (Ministério da Saúde) e da Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DSA), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), mostram isso.
Por exemplo, em junho de 2012, em Sebastião Laranjeiras, choveu o equivalente a 0,51 mm, apresentando uma taxa de internação hospitalar para casos de diarreia e gastroenterites de 282 pacientes, na faixa etária entre cinco e nove anos. No mesmo mês, em Picos, para a mesma faixa etária, mas com precipitação de 2,54 mm, o número de internações foi de 2.118.
Em Sobral, por conta de uma precipitação média de 128 mm, em março de 2014, considerada alta para a região, a asma levou 601 pessoas a serem internadas. Janaúba, em outubro do mesmo ano, apresentou 150 internações – em ambos os casos, também na faixa etária entre cinco e nove anos. A cidade mineira também sofreu uma forte epidemia de dengue, em março de 2012, quando a precipitação foi de 53,42 mm e a taxa de internações foi de 445, na faixa etária entre 20 e 64 anos.
Adicionar legenda

Segundo Patricia Feitosa, pesquisadora do Observatório Nacional de Clima e Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), em uma consulta interativa feita à base de dados do Monitor de Seca e Saúde, do Observatório, que vem sendo montado com esses dados, é possível saber que “há diferenças dos picos de internação entre a quadra chuvosa e o período de estiagem”. A pesquisadora explica que ao longo dos meses, “no início da estiagem predominam as internações por asma e no auge do período mais seco, especificamente nos meses de setembro até novembro, as internações por diarreia são mais frequentes. Ao contrário da quadra chuvosa, que devido à elevação das precipitações pode elevar a incidência de dengue clássica e as taxas de internação para esta doença”.

População vulnerável

A população sofre como um todo, mas, como explica Patrícia Feitosa, alguns grupos são mais vulneráveis aos efeitos da seca: “a partir dos dados do Monitor, que foram formulados pela revisão da literatura, é possível saber que a internação hospitalar por asma atinge principalmente crianças na faixa etária entre zero a nove anos; já aqueles entre zero e quatro anos, os casos são por diarreia e entre 20 e 64 anos, o motivo da internação é dengue”. Ela chama a atenção que, além destes, “outros grupos encontrados em artigos específicos podem ser agricultores idosos e mulheres”. Os dados só reforçam o que a pesquisadora associada ao Observatório Nacional de Clima e Saúde, Aderita Sena, já afirma: “é necessário prestar muita atenção à situação do semiárido e avaliar se as medidas estabelecidas são suficientes para uma região que pode ser ainda mais afetada, tanto pelo aumento da temperatura, quanto pela diminuição da precipitação, devido às mudanças climáticas”.

Luiz Gonzaga - Asa Branca ft. Fagner, Sivuca, Guadalupe - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=zsFSHg2hxbc
16 de jul de 2015 - Vídeo enviado por luizgonzagaVEVO
Videoclipe oficial da música Asa Branca de Luiz Gonzaga feat. Fagner, Sivuca and Guadalupe de seu ...

Luiz Gonzaga Asa Branca Legendado PT - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=h7dEtdyZ2qE
1 de fev de 2017 - Vídeo enviado por Avila av2
Luiz Gonzaga Asa Branca Legendado PT. Avila av2. Loading... Unsubscribe from Avila av2? Cancel ...

A VOLTA DA ASA BRANCA - LUIZ GONZAGA - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=zxakklYlbI8
23 de jan de 2013 - Vídeo enviado por M@rcelo Bissi 84
A volta do asa branca Luiz Gonzaga Já faz três noites Que pro norte relampeia A asa branca Ouvindo o ...

Luiz Gonzaga - A volta da Asa Branca - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=oRbgNrp7z-A
11 de mar de 2013 - Vídeo enviado por Crisforroots
Música mais bonita que a música Asa Branca. ... Asa Branca (partindo por causa da seca) e A volta da ...

A Volta da Asa Branca - Luiz Gonzaga - VAGALUME

https://www.vagalume.com.br/luiz.../a-volta-da-asa-branca.html
31 de jan de 2001
Letra e música de “A Volta da Asa Branca“ de Luiz Gonzaga.

Luiz Gonzaga - A volta da asa branca - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=whKGCQiD7iY
17 de mai de 2009 - Vídeo enviado por didiloureiro
Mix - Luiz Gonzaga - A volta da asa brancaYouTube. Luiz Gonzaga - A Triste Partida - Clássico ..

Nenhum comentário: