segunda-feira, 27 de outubro de 2014

QUE VENHA O PROGRESSO CULTURAL


Adicionar legenda
 Caros Leitores

Tem sido difícil para a verdadeira cultura, a cultura raiz, aquela que nasceu com o Brasil  seiscentista , aquela oriunda da África, da Europa colonizadora e de outros  continentes. 

Cultura esta formada pelo  somatório dos conhecimentos destes povos e    que inundou todos os rincões deste país, repito, tem sido difícil  , uma vez que a parafernália atual que também é cultura , que também é conhecimento  tem sobreposto a cultura mãe e  raiz.

Sei que com a globalização ficou muito mais fácil conquistar os incautos jovens com o consumismo, com a interposição de novos costumes  , colocando em risco toda uma história, podendo levar ao sepultamento com a queima , com  a não propagação ou multiplicação do pioneirismo cultural.

” É antiquado , não é do meu tempo, não me interessa ouvir , não quero saber de determinados assuntos,  artistas ou músicas do passado, são coisas obsoletas" 
é assim que os mais novos se comportam, só lhes interessando as parafernálias  que vêm do além mar. 

Muitos desconhecem os principais ícone brasileiros, Luiz Gonzaga, Nelson Gonçalves, Jackson do Pandeiro, Pixinguinha,  Ciro Monteiro, Cartola, Catulo da Paixão Cearense, Coronel Ludugero, Patativa do Assaré, Bule Bule  e outros , citaria muitos.

Mais uma vez afirmo , tem muita coisa boa , mas , o que impera é o que promete  lucros, é o besteirol puro entretenimento sem uma reflexão, tanto no    cinema, na música, na literatura e nas parafernálias eletrônica digitais (celulares, facebook, aipodes, aifones ,leptopes, notebooks, aipedes ,  tabletes  e etc) . 
Com estes verdadeiros venenos vão se queimando paulatinamente as raízes deste país continental, o folclore no futuro será como uma iguaria, o folclore será mais um motivo de chacota.

Por isso que insisto 
Que venha o progresso , mas que não venha apagar a base cultural deste valente povo, é importante conhecer outras culturas e os novos itens da modernidade , mas não é salutar esquecer os antepassados, não é justo sepultar a língua pátria. 
  
                   Iderval Reginaldo Tenório
                 O BLOG É CULTURAL


  • Farinhada - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=Lk_m9gu6xTg
    18/03/2012 - Vídeo enviado por Pedro Macedo
    Música Farinhada com Luiz Gonzaga. ... Farinhada. Pedro Macedo. SubscribeSubscribedUnsubscribe ...
  • FARINHADA - LUIZ GONZAGA - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=7fWCqeYp8NM

    26/06/2011 - Vídeo enviado por LILIANSOUSA11
    Escola Estadual Presidente Dutra, Goiânia,.apresentação das alunas do 5ºA e B do turno matutino ...

  • Nenhum comentário: