domingo, 26 de janeiro de 2014

A Segregação Racial é Universal

                                                                                   

Rosa Louise McCauley, mais conhecida por Rosa Parks (Tuskegee, 4 de fevereiro de 1913Detroit, 24 de outubro de 2005),

                                  A Segregação Racial é Universal
 
Os povos do mundo têm a mente curta e os dados da memória facilmente evaporam . Quando se fala em segregação racial, preconceito e separação racial vêm à mente a África , principalmente a África do Sul do Nelson Mandela que perdurou de 1948 a 1994,  morrendo com a ascensão do Mandela à Presidência da República em 1994, como também vem a lembrança do Brasil devido os quatro séculos brancos  de escravidão.
Esquecem, não se lembram ou não tomaram conhecimento que o país que mais maltratou, segregou e humilhou os negros como um todo, chegando ao ponto de não viajarem no mesmo transporte, não caminharem na mesma calçada, não freqüentarem os mesmos clubes, as mesmas escolas, igrejas e ser impossível a união entre brancos e negros foram os estados Unidos da América.
Grandes foram os conflitos entres os humanos de características  genéticas diferentes, existia um povo superior  ditado por lei pelo homem aqui na terra.
Foi exatamente em dez de 1955, ontem ou quase hoje, que uma trabalhadora de 42 anos do Alabama, ROSA PARKS, uma negra americana recusou a ceder o seu lugar em uma condução ao um homem branco.  Com a sua corajosa atitude teve início o maior movimento anti segregação, anti preconceito e anti separação racial nos EUA.
Num fim de tarde de 1955, ao por do sol e ao nascer da lua, estava sendo semeada a mais importante semente da liberdade, a trabalhadora Rosa Parks ao sentar na quinta fileira de cadeiras de um ônibus , lugar este dedicado aos negros. Neste dia  um branco ao entrar no transporte não encontrou cadeiras  vazias nas quatros primeiras fileiras dedicadas e reservadas  para os brancos( MESMO VAZIAS ESTAS CADEIRAS NÃO PODERIAM SER OCUPADAS PELOS NEGROS E VIAJARIAM DE PÉ, PERMANECENDO VAZIAS, NÃO RECEBENDO OS MESMOS CRITÉRIOS AS CADEIRAS DO NEGROS, DA QUINTA EM DIANTE)).
O  branco encontrando o ônibus cheio  chamou o motorista que também era negro e exigiu o lugar de Rosa Parks na quinta fileira e o esvaziamento dos quatro  lugares, o motorista cumpriu o seu pedido , a negra recusou , o motorista ordenou em tom ameaçador , três dos passageiros se levantaram , a negra Rosa Parks decidiu a não ceder o seu  lugar ao branco americano e continuou sentada, este se recusou a sentar na mesma fileira que estava sentada uma negra, o motorista exigiu, ordenou e a intimou, mesmo assim continuou sentada , disse não ao motorista, o ônibus foi levado até a uma delegacia, dois soldados entraram, retiraram a Rosa Parks à força, a prenderam: a senhora perguntou aos guardas o porquê de tanta truculência, grosserias e atitudes, eles responderam que não sabiam e nem tinham explicações para tais atos. Isto é o saldo de uma hierarquia perversa e  insana, quando os subordinados executam automaticamente ordens sem saber o porquê.
Este episódio ocorrido no dia 1º- de dezembro de 1955 na cidade  de  Montgomery Capital do  Alabama gerou em 24 horas uma revolta nos negros americanos e nos trabalhadores,  que em apoio à Rosa Parks resolveram não mais pegar ônibus e passaram a  andar  pé, os empresários da região sentiram o baque nas finanças e uma possível falência em vários setores, uma vez que  de 60 a 70% dos trabalhadores eram negros, principalmente os passageiros.
Deste movimento surgiram diversos líderes, o mais importante foi  Martin Luther King Jr, que após lutas e mais lutas conseguiram acabar em 1956 com esta separação entre os brancos e o negros nos ônibus da maior potencia mundial. O movimento foi vitorioso quando em 1964 o Presidente da Republica LYNDON JOHNSON assinou a lei dos direitos civis americano abolindo em  todas as esferas a discriminação, o preconceito contra as minorias, contra os negros e contra as mulheres.
Preconceito racial, segregação racial e contra as minorias fazem parte da história da Humanidade. Todos os seres humanos são iguais diante das leis naturais, não pode o homem artificialmente modificá-las, o mundo é de todos.
 
                                                              Iderval Reginaldo Tenório

                               A MUSICA FOI POSTADA PARA SACUDIR A  MENTE DO LEITOR.

A Música Negra do Apartheid - YouTube

www.youtube.com/watch?v=rnydrG_FI5Q
11/03/2013 - Vídeo enviado por João S
Documentário premiadíssimo sobre a música negra na Africa do Sul durante o forte regime do Apartheid ...

  • Adão Negro e Negritude Roots - Adão Negro(Apartheid) - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=RqJ-VW2RRO8
    17/08/2011 - Vídeo enviado por negrituderoots
    Participação da Negritude Roots no Show da Banda Adão Negro, em Cruz ... Adão Negro - Música Adão

  •  
     

    Nenhum comentário: