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Reduflação é um fenômeno econômico em que os produtos diminuem de tamanho ou quantidade, enquanto o preço se mantém inalterado ou até aumenta. Em resumo, o consumidor paga o mesmo valor ou mais por uma quantidade menor do produto.
CHOLATE EM PÓ de 500g caiu para 370- o mesmo preço/ CHOCOLATE TABLET 200g para 160g. ÓLEO de 1000ml para 900ml. LEITE em pó, era 1000g depois 800g , 750g e agora 700g
Redução do produto: As empresas diminuem a quantidade de produto dentro da embalagem, por exemplo, uma embalagem de pão que costumava ter 500 gramas agora tem apenas 450 gramas.
A pesar da redução, o preço do produto permanece o mesmo, ou aumenta ligeiramente.
O consumidor paga o mesmo preço, mas recebe menos produto, o que reduz o seu poder de compra.
Embalagens de alimentos: Produtos leites, ovos, biscoitos e chocolates têm diminuído de tamanho ou quantidade, mas o preço mantém-se o mesmo.
Sabões e produtos de higiene: A quantidade de sabão em pó ou líquido, ou produtos de higiene pessoal, tem diminuído sem redução do preço.
Consequências:
O consumidor paga o mesmo valor, mas recebe menos, o que reduz o seu poder de compra.
Engano do consumidor:
O consumidor pode não perceber a mudança na quantidade, pois a embalagem parece igual.
Desequilíbrio no mercado:
A reduflação pode levar a que os consumidores mudem para outras marcas ou produtos, o que pode afetar a concorrência.
Inflação e deflação
São fenômenos opostos que afetam a economia, relacionados à variação de preços.
A inflação é o aumento geral e contínuo dos preços de bens e serviços, enquanto a deflação é a queda geral e contínua desses preços.
Inflação:
Definição: Aumento generalizado e contínuo dos preços de bens e serviços em uma economia.
Impactos: Perda de poder de compra da moeda, aumento do custo de vida e redução do valor das poupanças.
Causas:
Aumento da oferta de moeda, aumento da demanda, aumento dos custos de produção, juros escorchantes, gastos públicos com fins políticos e sem lastro financeiro. O Governo brasileiro está neste diapasão para recuperar a credibilidade e aumentar a sua aprovação, isto pode afundar o país.
Exemplos:
Aumento do preço dos combustíveis, alimentos e serviços.
Deflação:
Redução geral e contínua dos preços de bens e serviços em uma economia.
Impactos:
Redução do consumo e investimentos, aumento do desemprego, queda da produção e desvalorização das empresas.
Causas:
Redução da demanda( falta de compradores), excesso de oferta( muitos produtos), redução da oferta de moeda( a falta DO DINHEIRO), entre outros.
Outro fato grave. Aumentar o prazo de validade dos alimentos nos pacotes dos supermercados.
Todo produto tem um tempo de saudável para o consumo. Com a sobra de muitos produtos por não ter comprador, muitos vão para o lixo. O Governo mandou fazer um estudo para aumentar o prazo de validade e em vez de colocar a data limite, viria a tarja:
“Consumir preferencialmente até...”, aumentando o prazo de validade.
Do inglês: “Best Before” e em português:
"De preferência antes de...".
Os cidadãos passaram a ser chamados de clientes, consumidores e pagadores de impostos.
O resultado foi uma cultura despolitizada, que trata os cidadãos, NÓS OS COMUNS, como recipientes passivos.
Os executivos, os secretários de estados, ministros, o legislativo e a mão invisível do mercado decidem pelo povo.
A população é apenas mais um detalhe.
Iderval Reginaldo Tenório
Salvador, 01 de Junho de 2025
Iderval Reginaldo Tenório
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