sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Casimiro de Abreu- Meus Oito Anos

               ADRIANA CALCANHOTO OITO ANOS - GABRIEL - YouTube

Meus oito anos

      MEUS OITO ANOS

 

      Roça lirios do campo: sala da fazenda | Crianças bonitas, Crianças felizes,  Crianças lindas

Governo conflita com indígenas por construções de hidrelétricas na Amazônia  | agorapress

Cangaia no Sertão em Aurora Ceará Foto de Lamharck Dias | Olhares -  Fotografia Online

 

S I G A 🔎 on Twitter: "Aquela geração que ia pra roça na cangaia oh… " 

Curiosidades ecológicas – GaiaNet

Todos os seres humanos já foram e outros continuam sendo criança , como é bom ser criança de vez em quando. 

Seja uma criança , desfrute da natureza e das dádivas  da vida.

O uso da caneta é uma incógnita 

Compartilhem esta mensagem para todos.

Faça uma viagem no seu cavalo de cabo de vassoura, faça um passeio na sua fazenda constituida   vértebras de bois e  de maracujás. Conte o seu  dinheiro constituido de carteiras de cigarros,  brinque de macaca( amarelinha), jogue aquele classico com bola de meia velha, use o seu patinete feito de rolamentos usados, brinque com uma tora de madeira ou um pequeno saco cheio de pano, cordas  ou de areia como se fosse uma boneca, bastava pintar a boca  , o nariz e os olhos.  

Faça da sua cadeira ou de uma caixa , de madeira ou papelão,  um carro, um trator  ou uma moto , adote a boca como seu motor e faça qualquer tipo de som,  corra, acelere, freie com precisão, enfim, seja criança.

Iderval Reginaldo Tenório

 

Oh ! que saudades que eu tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida Que os anos não trazem mais ! Que amor, que sonhos, que flores...

Oh ! que saudades que eu tenho Da aurora da ...

 

 


                                               MEUS OITO ANOS 

 Casimiro de Abreu-  MORREU COM 21 ANOS DE IDADE

 

Texto:


Oh ! que saudades que eu tenho

Da aurora da minha vida,

Da minha infância querida

Que os anos não trazem mais!

Que amor, que sonhos, que flores,

Naquelas tardes fagueiras

À sombra das bananeiras,

Debaixo dos laranjais!


(...)


Oh ! dias de minha infância!

Oh ! meu céu de primavera!

Que doce a vida não era

Nessa risonha manhã!

Em vez de mágoas de agora,

Eu tinha nessas delícias

De minha mãe as carícias

E beijos de minha irmã!


Livre filho das montanhas,

Eu ia bem satisfeito,

De camisa aberta ao peito,

– Pés descalços, braços nus –

Correndo pelas campinas

À roda das cachoeiras,

Atrás das asas ligeiras

Das borboletas azuis!


Naqueles tempos ditosos

Ia colher as pitangas,

Trepava a tirar as mangas,

Brincava à beira do mar;

Rezava às Ave-Marias,

Achava o céu sempre lindo,

Adormecia sorrindo,

E despertava a cantar!


Oh ! que saudades que eu tenho

Da aurora da minha vida

Da minha infância querida

Que os anos não trazem mais!

– Que amor, que sonhos, que flores,

Naquelas tardes fagueiras

À sombra das bananeiras,

Debaixo dos laranjais!

 

 Casimiro de Abreu-  MORREU COM 21 ANOS DE IDADE

Casimiro de Abreu (1839-1860) foi um poeta brasileiro, autor da obra Meus Oito Anos, um dos poemas mais populares da literatura brasileira que se destacou na Segunda Geração do Romantismo.

Em 1853 foi para Lisboa. Foi nesse período que escreveu a maior parte dos poemas de seu único livro "Primaveras". É patrono da cadeira n.º 6 da Academia Brasileira de Letras.

Casimiro José Marques de Abreu nasceu na Barra de São João, Estado do Rio de Janeiro, no dia 4 de janeiro de 1839. Era filho do rico comerciante português, José Joaquim Marques de Abreu e da brasileira Luíza Joaquina das Neves. 

Casimiro passou sua infância na fazenda da Prata, no atual município de Silva Jardim, de onde saiu com nove anos para estudar Humanidades no Colégio Frese em Nova Friburgo.

 

ATAULFO ALVES JR. - MEUS TEMPOS DE CRIANÇA (ATAULFO ALVES)Eu daria tudo que eu ...
2 de ago. de 2017 · Vídeo enviado por A BATUCADA DOS NOSSOS TANTÃS
Ataulfo Alves - Meus Tempos de Criança (1956)Eu daria tudo que tivessePra voltar aos tempos de ...
4 de jan. de 2018 · Vídeo enviado por ROBSON GUIMARÃES
NELSON GONÇALVES - MEUS TEMPOS DE CRIANÇA (ATAULFO ALVES)Eu daria tudo que eu ...
4 de jan. de 2018 · Vídeo enviado por ROBSON GUIMARÃES
Meus Tempos de Criança Composição de Ataulfo Alves Eu daria tudo que eu tivesse Pra voltar aos ...
6 de mai. de 2017 · Vídeo enviado por Antonio Aury de Macêdo Torquato
ATAULFO ALVES "Meus Tempos de Criança" Eu daria tudo que eu Tivesse Pra voltar ao tempo de ...
7 de jun. de 2019
Eu daria tudo que tivesse Pra voltar ao tempo de criança Eu não sei pra que que a gente cresce Se não ...
7 de ago. de 2017 · Vídeo enviado por ROBSON GUIMARÃES
... Aécio Flávio, Célio Balona e José Guimarães MEUS TEMPOS DE CRIANÇA (Ataulfo Alves) Eu daria ...
25 de mai. de 2014 · Vídeo enviado por Antônio Bocaiúva


 

 

Nenhum comentário: