sexta-feira, 27 de abril de 2018

EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL-É triste, muito triste, é deverasmente vergonhoso, convoco todos: À LUTA.


Resultado de imagem para educação basica
Resultado de imagem para educação basica

Resultado de imagem para educação basica


 
EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

Como cidadão brasileiro vivo  uma situação que tem me causado constrangimentos, este fato contribui diretamente para a desigualdade social,  trata-se  do ensino Básico , a formação do jovem dos 02 aos 16 anos,  a educação até a maioridade.

  Enquanto os Estados e os municípios de todo o território nacional  abandonaram o ensino básico e fundamental de qualidade para as classes menos privilegiadas,   a população mais abonada disponibiliza mais recursos para esta fase da educação, consequentemente  as Escolas Básicas e fundamentais  são mais robustas, têm mais conteúdos e propiciam melhores condições  para o futuro dos seus jovens, está nesta desigualdade este fosso entre o povo brasileiro, cada um por si e pelos seus de acordo com as suas condições finanaceiras , posição social e educacional, aplicando letra por letra o ditado- FILHO DE GATO GATINHO É, premissa totalmente equivocada para os seres humanos, basta uma boa educação para que  filho de gato vire Leão, filho de gato vire Urso,  uma vez que o ser humano possue uma reliquia chamada CÉREBRO e quando bem tratado o céu é o limite. 

De posse desta realidade, pergunto à Sociedade Brasileira,  se já  não é  hora do Ensino Básico ser Federalizado ou mesmo com os Estados e com os Município ser levado  a sério.

Que todas as Escolas Brasileiras apliquem a mesma metodologia educacional, a mesma qualidade de ensino e que tenham a chancela do Governo Federal, uma  vez que  a nação é de todos.

Não é de bom alvitre e nem aceitável , que  o estudo básico seja diferente entre as classes sociais, para os abonados e protegidos, tudo, para os desassistidos, nada, para os jovens que possuem famílias educadas e equilibradas,  o céu, para os menos favorecidos e que não possuem pais equilibrados ,  o inferno. 
Não é palatável que o ensino básico no sul seja diferente do norte e do nordeste,  simples e puramente devido as condições financeiras das regiões,  pergunto:
 Como exigir igualdade e isonomia nas competições pela vida se o preparo para a vida é literalmente diferente? Não é permitido que na mesma região a diferença seja secular, que exista um muro, uma cerca, um valado ,  um fosso entre as classes sociais, até entre os bairros e entre a sua população.

Na atualidade este ensino é responsabilidade do município e depende da vontade política do Executivo Municipal. 

É evidente que muitos não priorizam a Educação, não valorizam o alicerce, não  sabem a real importância do ensino básico e nem o quanto é essencial  para o futuro do país , não têm o ensino básico como o principal  arcabouço cerebral  dos 02 aos 16 anos de idade, isto é, a educação da infância  até a maioridade como o esteio para um bom futuro.

De suma importância para o país seria uma campanha governamental em todo o território, mostrando para a população  que o  esqueleto educacional , o arcabouço profissional e os estribos para o sucesso  encontram-se atrelados à primeira fase da vida.

Com o ensino básico bem feito , que significa um  alicerce robusto , forte e bem sedimentado a sociedade crescerá sem vícios, sem sevícias e com igualdades,  proporcionando a inclusão social tão desejada  dando condições aos jovens   galgarem melhores postos profissionais em qualquer região deste país.

Tenho a mais cristalina convicção, peço vênia ao modelo atual, que seria inclusive necessário criar uma pasta com o intuito de cuidar, de educar e de conduzir este importante setor educacional,  seria criado um  ministério totalmente dirigido para os jovens :

 O Mistério da Educação Básica e Fundamental, que seria ocupado por um educador que entendesse de economia, filosofia, sociologia, família e de juventude, seria uma pasta 100% dedicada às crianças, aos adolescentes e ao ensino básico e fundamental.

Sociedade  comprometida, ministério forte, jovens educados, nação de prontidão para o desenvolvimento sustentado.

Educação Básica é a raiz de uma boa civilização e o jovem é o seu futuro.

Brasil  olhe para os seus jovens, Brasil olhe para o futuro. 
Pretérito sombrio , futuro sem sucesso.
Não cansarei de bradar, principalmente pelos mais  frágeis socialmente.

Por um ensino básico federalizado, homogêneo e sem exclusão.

Os jovens  têm sede pelo saber. 

Os jovens abominam e repudiam o modus operandi aplicado pelo governo Federal. 
Oferecer sem esforços diversos aparelhos como tablets, computadores,  celulares, tênis, roupas , entretenimentos do além mar , fast food  , academias e suplemento vitamínicos e proteicos, os jovens tem sede é do saber, pois sabem que o futuro estará aberto para os jovens que  estudam.

A juventude pede socorro e abomina este consumismo doentio que lhe foi emprestada e empurrada de goela abaixo sem nenhuma explicação, a juventude não aceita mais esta enxurrada de benefícios apenas com o intuito eleitoreiro, ela sempre se revolta quando acorda , ela entra em desespero e parte para violência, ela é peremptóriamenete focada num futuro melhor, prefere a caneta e o papel em vez da arma e da mentira, ela quer ser respeitada e grita por educação plena , clara e democrática para todos, a juventude grita por cidadania . 
Eu tenho visto isto todos os dias, pois eu converso com a população de baixa renda  e passo muitas informações de cidadania, eu escuto a juventude de todas as classes sociais, eu sou um sobrevivente e espero deixar algo que salve parte desta sofrida, maltratada e abandonada juventude. 
 
É comum nos meus  diálogos jovens me dizerem: "Doutor este alto  indice de marginalidade , de prostituição é fruto da falta de Escola boa para nós jóvens de baixa renda, nós fomos abandonados e para muitos a única saída , como no cangaço nos séculos XVIII, XIX e XX , é a marginalidade, para nós doutor é muito triste, não temos opções".
 
É triste, muito triste,  é deverasmente vergonhoso, convoco todos: 
À LUTA.

Iderval  Reginaldo Tenório
 

FOTOGRAFIA 3 X 4 - BELCHIOR - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=UyYH1biSlBY
11 de jun de 2010 - Vídeo enviado por Vangodias
ALUCINAÇÃO (1976) PHILIPS/PHONOGRAM - O SEGUNDO E MELHOR ALBUM DE BELCHIOR. ... da ...

Belchior - Fotografia 3x4 - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=YjJdt7-hLJ0
9 de abr de 2015 - Vídeo enviado por Nicolas Bahia
A noite fria me ensinou a amar mais o meu dia e pela dor eu descobri o poder da alegria e a certeza de ...
 

Nenhum comentário: