sábado, 3 de fevereiro de 2018

Planos de saúde elevam disponibilidade de leitos 24/02/2016



Resultado de imagem para leitos dos planos de saude

Planos de saúde elevam disponibilidade de leitos



O número de leitos disponibilizados aos beneficiários de planos saúde aumentou 6,38% na comparação entre setembro de 2015 e o mesmo mês de 2009. 

Isso significa um acréscimo de 7,78 mil leitos em todo o País, no período analisado, ao saltar de 122,07 mil unidades, em setembro de 2009, para 129,86 mil, no mesmo mês de 2015. 

Os números fazem parte da Nota de Acompanhamento do Caderno de Informações da Saúde Suplementar (NACISS), produzida pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).

Em termos proporcionais, significa que o sistema de saúde suplementar ofertou 2,6 leitos para cada grupo de mil beneficiários, índice que atende o padrão recomendado pelo Ministério da Saúde, de 2,5 a 3 leitos para cada mil pessoas. No SUS, para se ter uma referência, há 1,5 leito para cada grupo de mil brasileiros.

Em setembro de 2015, o total de beneficiários de planos de saúde médico-hospitalar era de 50,26 milhões, uma alta de 19,46% em relação ao mesmo período de 2009, quando o sistema contava com 42,07 milhões de beneficiários.

 Por esse motivo, a proporção de leitos por mil beneficiários oscilou de 2,9, em setembro de 2009, para 2,6, em setembro de 2015.

É importante observar que o dimensionamento de rede de atendimento pelos planos, geográfico e quantitativo, é estabelecido e monitorado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

“Esse processo demonstra que, além de a saúde suplementar atender a recomendação do Ministério da Saúde na oferta de leitos, o setor tem buscado ser mais eficiente e mantendo os investimentos”, avalia o superintendente executivo do IESS, Luiz Augusto Carneiro. 

“Para o ganho de eficiência avançar, o modelo de pagamento usado pelas operadoras para os serviços prestados por hospitais precisa se modernizar e premiar a performance e combater o desperdício”, adiciona.

Sobre a NACISS
A Nota de Acompanhamento do Caderno de Informação da Saúde Suplementar (Naciss) apresenta de forma resumida os principais números do setor de Saúde Suplementar – beneficiários, receitas, despesas, mensalidade média e taxas de cobertura. 

Essa nota faz um acompanhamento da evolução e das tendências do mercado de saúde suplementar. O IESS consolida banco de dados com as informações divulgadas trimestralmente pela ANS por meio do Tabnet e do Caderno de Informação da Saúde Suplementar, e as analisa qualitativamente.

Sobre o IESS
O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de promover e realizar estudos sobre saúde suplementar baseados em aspectos conceituais e técnicos que colaboram para a implementação de políticas e para a introdução de melhores práticas.

 O Instituto busca preparar o Brasil para enfrentar os desafios do financiamento à saúde, como também para aproveitar as imensas oportunidades e avanços no setor em benefício de todos que colaboram com a promoção da saúde e de todos os cidadãos.

 O IESS é uma referência nacional em estudos de saúde suplementar pela excelência técnica e independência, pela produção de estatísticas, propostas de políticas e a promoção de debates que levem à sustentabilidade da saúde suplementar.

Nenhum comentário: