quarta-feira, 1 de novembro de 2017

O EXCLUDENTE E PERVERSO ENEM





Resultado de imagem para ENSINO FUNDAMENTAL
Resultado de imagem para ENSINO FUNDAMENTAL DO POBRE



Resultado de imagem para ENSINMO FUNDAMENTAL DO POBRE
Adicionar legenda


O ENEM é mais excludente do que os vestibulares regionais.



O Povo brasaileiro exige igualdade,  melhores condições e isonomia na educação, as autoridades não entenderam o recado  e elaboraram  diversos  projetos, dentre eles  o ENEM, o mais cruel sistema de seleção que poderia existir.



Pasmem



a)Saem do ENEM os alunos que ocuparão todas as vagas das UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS BRASILEIRAS.


b)Independe de onde se faz o ENEM, o classificado escolherá a universidade que deverá estudar em qualquer parte do país, de norte a sul. O ENEM é nacional e o ensino pré ENEM é regional.



c)O ENEM É UNIVERSAL, não contempla a desigualdade regional e nem educacional, as leis são lineares, SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, SANTA CATARINA , PARANAAÁ  E O RIO GRANDE DO SUL SÃO SIMILARES AO CEARÁ, AO PIAUÍ E AO ESTADO DO AMAZONAS.



d)Os alunos ricos, os alunos pobres e os abandonados têm o mesmo peso, são tratados no mesmo diapasão, seguem o mesmo modelo como se todos tivessem a mesma dose de ensino e de conhecimento, como se todas as escolas brasileiras tivessem a mesma grade, bons professores  e não existessem vacancias de disciplinas  .



e)Os estabelecimentos  Salesianos, Maristas, Militares e as grandes escolas particulares têm o mesmo peso das piores escolas públicas deste segundo BRASIL


    Iderval Reginldo Tenório











Farei algumas perguntas aos caros leitores.


1-Como exigir de um aluno de baixa renda que tudo falta em casa, muitas vezes só dispõe  dos cuidados de uma parte dos genitores, uma vez que a grande maioria está totalmente à margem do processo educacional por pura desinformação institucional.



2-Como exigir de um jovem que tem na sua cidade uma escola sucateada, sem paredes, carteiras, livros, lápis, comidas e sem  professores qualificados.



3-Como pode um jovem competir de igual por igual se a formação não foi igual.

ESCOLAS PARTICULARES DE EXCELÊNCIAS A COMPETIR COM ESOLAS SUCATEADAS. É FALTA DE SENSO.



4-Como pode um aluno de baixa renda e que mora num bairro periférico  ser obrigado a fazer a sua prova no outro lado da cidade, numa escola escondida , quase rural, sujeito a todos os maus tratos, sem comida, sem transporte e sem segurança, mora nim bairro e faz a prova há 35 quilômetros do seu domicilio existindo escola defronte da sua casa e aberta para o ENEM.



Acredito que esta manobra( O ENEM) em vez de inclusão está sendo a mais velada forma de exclusão social.



Pergunto:

Pode um aluno oriundo de uma péssima escola competir por vagas das  Universidades Federais com os alunos estudiosos da  classe alta e média com boa formação fundamental?



Pode  um aluno do interior do Nordeste competir com os alunos das grandes metrópoles, até mesmo do nordeste?



Pode um aluno da periferia e  dos rincões competir com o aluno de bucho cheio, de boa formação, que dormiu bem, que foi levado para a escola por veículos particulares, que foi beijado, acariciado e lambido pelos pais e familiares.



Este é o ENEM, a mais cruel forma de se entrar na Universidade Pública Federal, esta forma analisa a vida do estudante do fundamental  ao pré universidade, passam no ENEM os que tiveram esta trajetória bem feita, bem orientada e com o intuito de entrar no curso superior.



O Curso fundamental não é Federalizado, cada região ensina como pode, cada classe social se esfalfa , se esforça  à procura de melhores dias, os das classes médias e altas já entram na seleção com vantagens  e ocuparão os sonhados bancos da Cultura nas Federais.



Brasileiros , está na hora de acordar, povo do meu Brasil, será que estou vendo demais ou estou à procura de chifre em cabeça de cavalo?



Concorrer as vagas das Universidades  Publica Federais,  só com isonomia no ensino, só com a democratização do ensino fundamental,  alunos da rede Publica em 90% não têm a menor condição de competir com os alunos das boas Escolas Particulares, principalmente num sistema nacional,  no qual os melhores são oriundos do Sul, Rio, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina  e das grandes Escolas dos outros Estados espalhados pelo país,   onde as Escolas os preparam com mais rigor e dirigido a este concurso.





Amigos  a continuar com este pífio ensino fundamental, o fosso cultural nestes próximos dez anos ficará intransponível, o pobre cada dia mais pobre e sem cultura contra uma elite privilegiada.





Quero a sua opinião.





Iderval Reginaldo Tenório







06/12/2009 - Vídeo enviado por Leandro6715

Um dos grandes sucessos de Martinho da Vila no seu primeiro Lp de 1969 pela RCA.



· 


·   MATINHO DA VILA

Nenhum comentário: