sábado, 15 de abril de 2017

Síndrome de abstinência alcoólica: sintomas, tratamentos e causas

 

Resultado de imagem para sindrome de abstinencia a alcool
Adicionar legenda

 

Síndrome de abstinência alcoólica: sintomas, tratamentos e causas





Visão Geral

O que é Síndrome de abstinência alcoólica?

Sinônimos: saa, desintoxicação alcoólica
A síndrome da abstinência alcóolica é o conjunto de sintomas que surgem quando uma pessoa que tem o costume de ingerir grandes quantidades de álcool todos os dias para de repente de fazê-lo.


Essa doença é comum em pessoas com alcoolismo – a dependência física e psíquica do álcool – que começam o processo de reabilitação. 

Em 2012, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, 3,3 milhões de pessoas morreram em todo o mundo em decorrência do consumo exacerbado de bebidas alcoólicas. Esse número corresponde a 5,7% do total de mortes ocorridas naquele ano. Além disso, diversos estudos mostram que o álcool contribui para o desenvolvimento de mais de 200 doenças, podendo, muitas vezes, levar o indivíduo à morte. 

O álcool é tido, também, como o quinto maior fator de risco para levar uma pessoa à morte precoce ou à invalidez permanente. Entre pessoas de 15 a 49 anos, o álcool é o primeiro da lista.

Causas

A síndrome da abstinência alcoólica é uma consequência do alcoolismo. Uma pessoa que decide tratar sua dependência física e psíquica do álcool é submetida a um intenso processo de reabilitação, que inclui o corte definitivo de bebidas alcoólicas de sua vida. Essa interrupção súbita no consumo de álcool pode causar uma série de sintomas, que constituem a síndrome da abstinência alcoólica. 

Esta síndrome é mediada por diferentes mecanismos. O equilíbrio neuroquímico cerebral é mantido pelos neurotransmissores excitatórios e inibitórios. O principal neurotransmissor inibitório é o GABA, que atua por meio do neurorreceptor GABA-A. Já o principal neurotransmissor excitatório é o glutamato, que tem como neurorreceptor o N-metil-D-aspartato (NMDA). 

O consumo de álcool leva ao aumento do efeito do GABA no neurorreceptor GABA-A, ocasionando uma excitabilidade cerebral global diminuída. A constante exposição ao álcool resulta em uma diminuição compensatória da resposta do GABA no neurorreceptor GABA-A, percebida pelo aumento gradual da tolerância do corpo aos efeitos do álcool. 

Fatores de risco

A síndrome da abstinência alcoólica é bem mais comum em pessoas adultas, mas pode surgir em adolescentes e até mesmo em crianças. Além disso, pacientes com outras condições de saúde e que também sofrem com essa síndrome podem apresentar sintomas mais graves e difíceis de tratar.



Sintomas


Sintomas de Síndrome de abstinência alcoólica



Os sinais e sintomas manifestados por pessoas com a síndrome da abstinência alcoólica podem variar de intensidade a depender do paciente, da quantidade de álcool ingerida ao longo da vida e de outros fatores como idade e predisposição genética.

Os sintomas podem ser desde moderados até muito graves, com grande risco de levar o paciente ao óbito, e costumam começar logo quando a pessoa desperta, de manhã. Isso ocorre porque a concentração de álcool no sangue diminui durante o sono.

Confira os principais sinais e sintomas desenvolvidos por uma pessoa com síndrome de abstinência alcoólica:


Nenhum comentário: