segunda-feira, 14 de julho de 2014

Gilberto Gil: “A maconha ajudou a minha música”

Gilberto Gil: “A maconha ajudou a minha música”


Em entrevista exclusiva a QUEM, o cantor diz que se vê saído há pouco da adolescência. Ex-ministro da Cultura no governo Lula, ele comenta as vaias à presidente Dilma na abertura da Copa do Mundo, defende a legalização das...





REVISTAQUEM.GLOBO.COM



Drogas psicodélicas fazem nosso cérebro ‘sonhar acordado’, diz estudo
Pesquisa revela detalhes dos efeitos físicos de substâncias como LSD e "cogumelos mágicos" na nossa mente
POR CESAR BAIMA
03/07/2014 10:45 / ATUALIZADO 03/07/2014 21:08
Imagem representa atividade cerebral sob efeito de drogas psicodélicas - Imperial College London



RIO - Durante milhares de anos, drogas psicodélicas foram usadas em cerimônias religiosas de diversas culturas como veículos para atingir estados de consciência alterados. Neles, com o uso de cogumelos ou cactos, pajés, xamãs e outros integrantes das tribos tinham experiências “espirituais”, como visões e profecias, ou podiam “entrar em contato com seus deuses.” Agora, cientistas do Imperial College de Londres, no Reino Unido, dão mais um passo para esclarecer a natureza da ação de compostos como psilocibina, presente nessas espécies: ela gera padrões no funcionamento do cérebro similares aos observados durante os sonhos.
Desde o século passado, a psilocibina e a mescalina, além do semissintético LSD, passaram a ser pesquisados e usados para tratar desordens psiquiátricas, como alcoolismo e depressão. Já a partir dos anos 1950, elas também encontraram espaço no uso recreacional e na cultura pop, principalmente por sua suposta capacidade de “expandir a mente” e aumentar a criatividade, tendo inspirado músicas de grupos como os Beatles e o próprio nome da banda The Doors, referência ao título do livro “As portas da percepção”, em que o escritor britânico Aldous Huxley descreve suas experiências sob o efeito da mescalina.
Autoconsciência se ‘desliga’
O recrudescimento da guerra às drogas nos anos 1970 acabou por jogar essas e outras substâncias na ilegalidade, dificultando ou paralisando as pesquisas. O cenário está mudando. Desde 2008, médicos suíços estão usando o LSD em experiência para controlar a ansiedade de pacientes terminais de câncer e ajudá-los a lidar com a morte iminente. Um dos principais obstáculos aos estudos, no entanto, é a falta de informações sobre como essas drogas agem no cérebro, o que também está mudando.
No experimento inglês, cujos resultados foram publicados ontem no periódico científico “Human Brain Mapping”, pesquisadores do Imperial College injetaram a droga em 15 voluntários — todos com experiência prévia no consumo de psilocibina — e os submeteram a exames de ressonância magnética funcional. Os testes mostraram que, sob o efeito da substância, houve um aumento da atividade nas regiões mais primitivas do cérebro, como o hipocampo e o córtex cingulado anterior, e relacionadas à memória e às emoções, num padrão semelhante ao visto durante os sonhos, enquanto as redes neurais ligadas a pensamentos mais complexos, como a autoconsciência, exibiram atividade descoordenada.

— Fiquei fascinado por ver as similaridades entre os padrões de atividade cerebral em um estado psicodélico e os dos sonhos, especialmente porque ambos envolvem áreas primitivas do cérebro ligadas às emoções e à memória — comenta Robin Carhart-Harris, professor do Departamento de Medicina do Imperial College London e líder do estudo. — Aprender sobre os mecanismos que regem o que acontece sob a influência de drogas psicodélicas pode também ajudar a entender sobre seus possíveis usos. Atualmente, estamos estudando os efeitos do LSD no pensamento criativo e na possibilidade de a psilocibina ajudar a aliviar os sintomas da depressão, ao permitir que os pacientes mudem seus rígidos padrões de pensamentos pessimistas. As drogas psicodélicas foram usadas com fins terapêuticos nos anos 50 e 60, mas agora finalmente estamos começando a entender como elas agem no cérebro, o que pode nos ajudar a fazer bom uso delas.OGLOBO



  • Toda Menina Baiana - Gilberto Gil (CD - Stereo) - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=2ipd8TrBq3I


    12/04/2008 - Vídeo enviado por fastflyer2007
    Damned if I can find my vinyl 12" of this, so here's a CD copy for now. Been itching to put it up for ages.
  • Gilberto Gil - Vamos Fugir - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=sxmjMwmC8Us


    13/12/2008 - Vídeo enviado por Broolix
    Gilberto Gil - Vamos Fugir. ... DVD Gilberto Gil acustico MTV by Leandro Guimaraes 358,279 views ...

  • Gilberto Gil | Realce (Álbum Completo 1979) [Full Album] LP ...

    www.youtube.com/watch?v=c_3bGOLtILo


    07/10/2013 - Vídeo enviado por Solfejos de Prata
    Gilberto Gil | Realce (Álbum Completo 1979) [Full Album] LP 00:00 01 - Realce (Gilberto Gil) 04:44

  • Nenhum comentário: