sábado, 8 de outubro de 2011

ESTÓRIAS DE MINHA MÃE- O COLESTEROL E O CARDIOLOGISTA

ESTES PEQUENOS TEXTOS FAZEM PARTE DE MINHA  CAMINHADA PELA BAHIA . ESTE FATO ACONTECEU COM DONA TONHA MINHA MÃE.

                                                             
        BATE PAPO ENTRE AMIGOS





A minha Mamãe está com 98 anos de idade e foi ao seu geriatra para mais uma consulta, ao terminar o atendimento, o médico orientou  que a mesma passasse dois meses comendo apenas carne branca devido o colesterol, ENFATIZOU que , enquanto mais branca,  menos colesterol.

60 dias depois o médico fez a sua reavaliação, olhou os exames , todos dentro dos limites das normalidades, parabenizou a minha querida matriarca e perguntou:

____Dona Tonha, a senhora está de parabéns  qual foi das carnes brancas que a senhora mais comeu  durantes estes sessenta dias?  Foi frango ou peixe?

E a minha mãe na bucha respondeu.

___Todos os dias doutor eu comia toicim de porco assado no almoço e no jantar.

O médico retrucou,
__toicim dona Tonha! toicim de porco!?

___Claro Doutor foi a carne mais branca que eu encontrei, ou existe outra mais branca.

O médico ficou pasmo. De imediato ela complementou:

___ Brincadeira Doutor, brincadeira, comi mesmo  foi muito peixe.

Iderval Reginaldo Tenório

2 comentários:

Artes e escritas disse...

:)))Um abraço, Yayá.

Elba disse...

Coisas que não se sabe explicar. No deslocamento para o trabalho, pego ônibus intermunicipal; aí laços de amizade naturalmente vão-se formando. Um dos motoristas do horário, vez em quando larga o menu costumeiro: dúzias de ovos de quintal fritos na margarina que é pra não fazer mal, linguiça, charque, "toicim", a farofa, "café de leite"; feijoada, (no café, almoço e antes de dormir). E faz questão de mostrar os três dedos representando a manta de gordura necessária para a preferência da carne na hora da aquisição.Tem sessenta e cinco anos uma das pessoas mais amáveis e atenciosas que tive conhecimento - e em estado permanente de uma alegria contagiante. Junta as folgas para trabalhar na sua roça, não dispensando a bebida alcoólica (vai do licor à cana).