sábado, 7 de janeiro de 2012

ZÉ PRAXEDES- UM GRANDE POETA BRASILEIRO

Dando continuidade à pagina literária de minha raiz, postarei uma poesia do grande Zé Praxedes que muito marcou no Cariri Cearense a vida daquela juventude sedenta por saber, ao mesmo tempo faço pequenos agradecimentos aos homens que plantaram  a pura e verdadeira cultura na hora certa e para as pessoas certas.

Acredito que pela pureza destes baluartes do Rádio  Caririense, os mesmos  não tinham a idéia e nem a percepção da importância para o futuro do seu povo,  ao recitarem despojadamente os grande poetas populares do século .
 Como  Deus ao lançar a sua luz  para todos do Universo sem distinção, estes baluartes nos seus programas matutinos lançavam esta providencial cultura a todos que tivessem ouvidos e consciência para saborear.

Os primeiros agradecimentos são aos meus pais (José Miguel  e Dona Tonha) pela tolerância , pela percepção da importância da educação, pela parcimônia e coragem  de descer a Serra do Araripe , nos alojar na Praça do Cinquentenário e não medir esforços para matricular os seus 10 filhos e mais de 10 sobrinhos nas melhores Escolas do Juazeiro do Norte-Ceará. Outra façanha de igual valor e mérito  incentivar os outros irmãos e demais parentes a fazer o mesmo  sem sair da abençoada raíz Serra do Araripe.
Foi magistral o mestre Miguel, 08 meses em Juazeiro no aprendizado literário professoral e 04 meses no topo da querida serra como caipira lutando na na vida diária da agricultura , cuidando da mãe terra na lavoura, plantando , colhendo os seus frutos, cuidando da flora e da fauna  .

 E na mesma Chapada do Araripe,  divisa do Ceará com Pernambuco hoje o Geopark do Araripe , vivendo como um  nativo, convivendo com os animais    , na luta diária com todas as dificuldades pertinentes ao meio , mesclado  e encastoado  no amálgma do ecossistema como  aprendiz da vida ,  estagiando  e aprendendo com os irracionais  bovinos, equinos, muares, asininos, caprinos, ovinos  e todos os outros animais que viviam nas capoeiras que  recebiam o codnome de caças, todos estes animais foram verdadeiros professores , grandes eram os ensinamentos  quando uma vaca ou uma galinha acompanhadas das suas crias mandavam os seus recados com um olhar e uma carreira, quando um touro levantava a sua cabeça e mirava o seu olhar , estava ali dado o seu recado.
Digo e repito,  o homem tem que respeitar mais os animais que se dizem irracionais, eles também são verdadeiros pregadores da cultura e da educação.
À Leitura

Iderval Reginaldo Tenório


AGRADECIMENTO
Aproveito o Natal e envio para ser saboreada uma poesia por demais conhecidas pelos cancioneiros nordestinos.
Nós aí do Cariri ouvíamos todas as manhãs o grande Eloy Teles de Morais plantar e dividir os frutos com todos os privilegiados que tinham acesso à Radio Araripe do Crato .
Acho inclusive que nós do Cariri deveríamos prestar uma homenagem a todos os ícones do Radio Caririense que transmitiam cotidianamente estas péroloras enriquecendo a nossa cultura, não sei se os mesmo tinham a noção da grandeza cultural  para o futuro, com aquela enxurrada de pérolas  transmitidas pelo Radio AM.
A nossa infância e a nossa juventude fazem parte do rol das melhores do mundo, pois nascer na Serra do Araripe ou no seu pé, conviver com Eloy Teles, Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, Pedro Bandeira de Caldas, João Sobreira, Alcely Sobreiras, Daniel Walker , Cego Oliveira e uma plêiade de nomes do mais alto cabarito é privilégio de poucos, ainda por cima, na  terra do Padre Cícero por onde peregrinou o grande Frei Damião.
Bela infância, abençoada juventude.
Obrigado a Eloy Teles de Moraes pelas aulas de cultura reverberadas para quem quisesse ouvir.
Um abraço Iderval Reginaldo Tenório

ZÉ PRAXEDES

JOSÉ PRAXEDES BARRETO (1916 - 1983), nasceu a 15 de novembro na fazenda ‘Espinheiro’, município de Currais Novos, atualmente Cerro Corá (RN). Filho de Francisco Praxedes Barreto e Maria Segunda Barreto.
Casou-se com Hilda Pinheiro, em 1941, e geraram José Praxedes Filho. Em 1950, como quase todo nordestino fazia à época, tomou um ITA, navio, juntamente com a mulher e o filho, e desembarcou no Rio de Janeiro

DOUTOR INTÉ OUTRO DIA

Doutor inté outro dia
basta você precisar
um criado às suas ordens
na Serra do Jatobá

Pros almoço tem galinha
tem quaiada pro jantar
água cheirosa de tanque
pra vosmecê se banhar

Leite quente ao pé da vaca
quando o dia amanhecer
café torrado no caco
de quando invez pra você

Aguardente potiguar
caso goste de beber
capim mimoso verdinho
pra seu cavalo comer

Pra vosmecê fazer lanche
mel de abelha com farinha
tem da fonte milagrosa
água fria na quartinha

Pra vosmecê se deitar
uma rede bem arvinha
leve tombém sua muié
proque lá só tem a minha
(Zé Praxedes)

                                                           Iderval Reginaldo Tenório
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Belchior - Apenas um rapaz latino americano - YouTube

www.youtube.com/watch?v=9C-IDT__1HE
26/08/2009 - Vídeo enviado por Marcio Moraes
Classico do cantor e compositor Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes.

  • Belchior - Apenas um Rapaz Latino Americano - 1976 - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=X8Wr1pbSSm4
    15/07/2010 - Vídeo enviado por Mauro Veiga
    No Globo de Ouro como cantor revelação de 1976.

  • Belchior-Apenas um Rapaz Latino Americano - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=mLhpvrhFrWY
    25/02/2012 - Vídeo enviado por leandro cardoso
    essa é para os amantes da boa musica.. grande cantor e compositor esse merece essa homenagem.

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    quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

    CABELOS BONITOS NESTE VERÃO

    VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE QUER SER FEIO? ALGUÉM QUE NÃO QUER TER OS CABELOS BONITOS? CONHECE ALGUÉM QUE NÃO QUER SER SADIO? ENTÃO CUIDE DE VOCÊ. O VERÃO VEM AÍ,MUITO SOL,MUITO MAR ,MUITA COMIDA , MUITA PISCINA E TAMBÉM MUITO CUIDADO.

                                                                    Iderval Reginaldo Tenório

    Chapéu de abas largas é o ideal para proteger os cabelos do sol

    Radiação ultravioleta, sal do mar e cloro da piscina prejudicam os fios.
    Prendedor ideal é feito de tecido ou meia, que impede a quebra.

    Do G1, em São Paulo
    Quase todo mundo lembra de usar filtro solar e óculos escuros no verão. Mas o que muita gente esquece é que a cabeça e os cabelos também precisam ser protegidos da radiação ultravioleta (UV).
    Bonés e chapéus são boas opções, mas os segundos – principalmente se tiverem abas largas – são melhores porque protegem as orelhas e o rosto inteiro.
    Chapéus de palha sintética (a natural repuxa os fios) e não vazados (evite os de crochê) são os mais adequados, segundo a dermatologista Márcia Purceli e a cabeleireira Zica.
    Cabelos e sol (Foto: Arte/G1)
    A médica explicou que o sal do mar e o cloro da piscina podem danificar e desidratar muito os fios, principalmente em uma exposição intensa e prolongada.
    Os raios UVB retiram a umidade dos cabelos da mesma forma como acontece na pele. As madeixas, então, se assemelham a uma corda queimada, com pontas duplas.
    As especialistas ensinaram a melhor forma de prender os fios: dar no máximo duas voltas com o elástico, para evitar quebras.
    Mas os cabelos não devem passar muito tempo amarrados, porque isso pode favorecer o aparecimento de um fungo chamado Malassezia furfur, causador do pano branco.
    Esse micro-organismo faz parte da biota humana, mas com a umidade ele pode se proliferar e virar patogênico. É importante destacar que isso não tem nada a ver com o contato com a areia da praia.
    Na hora de pentear, Márcia e Zica destacaram que o melhor é comecar das pontas em direção à raiz, para não prejudicar a saúde dos cabelos.

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    quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

    A GUERRA DO CONTESTADO


    A GUERRA DO CONTESTADO.
    POUCOS SÃO OS BRASILEIROS QUE CONHECEM  AS PEQUENAS GUERRAS OCORRIDAS  NO TERRITÓRIO NACIONAL  DE 1890 A 1930.POSTEI NESTE BLOG ALGUMAS DESTAS GUERRAS E VOLTAREI NESTA COLUNA  MOSTRAR ALGUNS DESTES IMPORTANTES CONFLITOS.  É A HISTÓRIA DO BRASIL À DISPOSIÇÃO DOS LEITORES.

    LEMBRO.
    1-GUERRA DO CONTESTADO  2-GUERRA DOS FARRAPOS   3-GUERRA DE CATORZE REVOLUÇÃO DO JUAZEIRO DO NORTE CEARÁ- 4-REVOLTA DA CHIBATA  5-O TENETISMO E OUTRAS BATALHAS  QUE DEVERIAM SER CONHECIDAS PELOS BRASILEIROS.

    RESUMO
    A GUERRA DO CONTESTADO. 
    ACONTECEU  QUANDO O GOVERNO CONTRATOU UMA EMPRESA ESTANGEIRA PARA CONSTRUIR A ESTRADA DE FERRO SÃO PAULO RIO GRANDE DO SUL.O GOVERNO  DOOU À ESTA EMPRESA 30 KILOMETROS  DE TERRAS DE CADA LADO DA LINHA FÉRREA EM TODO O TRAJETO DA ESTRADA , DESPEJANDO NA RUA DA AMARGURA MAIS DE 20 MIL BRASILEIROS CAMPONESES QUE VIVIAM NAQUELAS TERRAS  DESDE  A COLONIZAÇÃO DO BRASIL..

                                       Iderval Reginaldo Tenório

    Conflito alcançou enormes proporções

    Vitor Amorim de Angelo
    Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
    Reproducao
    O monge João Maria, primeiro líder espiritual da região
    A Guerra do Contestado foi um conflito que alcançou enormes proporções na história do Brasil e, particularmente, dos Estados do Paraná e de Santa Catarina. Semelhante a outros graves momentos de crise, interesses político-econômicos e messianismo se misturaram ao contexto explosivo. Ocorrido entre 1912 e 1916, o conflito envolveu, de um lado, a população cabocla daqueles Estados, e, de outro, os dois governos estaduais, apoiados pelo presidente da República, Hermes da Fonseca.

    A região do conflito, localizada entre os dois Estados, era disputada pelos governos paranaense e catarinense. Afinal, era uma área rica em erva-mate e, sobretudo, madeira. Originalmente, os moradores da região eram posseiros caboclos e pequenos fazendeiros que viviam da comercialização daqueles produtos.

    A construção da estrada de ferro

    No final do século 19, o governo brasileiro autorizou a construção de uma estrada de ferro ligando os Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Para isso, desapropriou uma faixa de terra, de aproximadamente 30 km de largura, que atravessava os Estados do Paraná e de Santa Catarina - uma espécie de "corredor" por onde passaria a linha férrea.

    A responsável pela construção foi a empresa norte-americana Brazil Railway Company, de propriedade do empresário Percival Farquhar, que também era dono da Southern Brazil Lumber and Colonization Company, uma empresa de extração madeireira. A construção da estrada acabou atraindo muitos trabalhadores para a região onde ocorreria a Guerra do Contestado. Com o fim das obras, o grande número de migrantes que se deslocou para o local ficou sem emprego e, conseqüentemente, numa situação econômica bastante precária.

    Ao mesmo tempo, os posseiros que viviam na região entre o Paraná e Santa Catarina foram expulsos de suas terras. Isso porque, embora estivessem ali já há bastante tempo, o governo brasileiro, no contrato firmado com a Brazil Railway, declarou a área como devoluta, ou seja, como se ninguém ocupasse aquelas terras.

    Além de construir a estrada de ferro, Farquhar, por meio da Southern Brazil Lumber, passou a exportar para os Estados Unidos a madeira extraída ao longo da faixa de terra concedida pelo governo brasileiro. Com isso, os pequenos fazendeiros que trabalhavam na extração da madeira foram arruinados pelo domínio da Lumber sobre as florestas da região.

    Messianismo

    A construção da estrada de ferro ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul trouxe consigo os principais elementos político-econômicos que levaram à eclosão da Guerra do Contestado. Afinal, a presença das empresas de Farquhar na região e os termos do acordo firmado com o governo brasileiro levaram, de uma só vez, à expulsão dos posseiros que trabalhavam no local, à falência de vários pequenos fazendeiros que viviam da extração da madeira e à formação de um contingente de mão-de-obra disponível e desempregada ao fim da construção.

    Entretanto, havia também um outro elemento importante para o início do conflito: o messianismo. A região era freqüentada por monges que faziam trabalhos sociais e espirituais e, vez ou outra, envolviam-se também com questões políticas - o que lhes dava certo destaque entre os moradores daquela localidade.

    Em 1912, apareceu na região um monge chamado José Maria de Santo Agostinho, nome que mais tarde a polícia descobriria ser falso. José Maria foi saudado pelos habitantes do local como a ressurreição de outro monge que vivera ali até 1908, o monge João Maria: era como se o antigo líder espiritual tivesse voltado.

    José Maria rapidamente ganhou fama na região por seu suposto dom de cura. Em meio aos problemas político-econômicos provocados pelas atividades das empresas de Percival Farquhar, o monge passou a envolver-se também com questões que estavam muito além dos problemas espirituais dos seus seguidores.

    A guerra

    Sob a liderança de José Maria, os camponeses expulsos de suas terras e os antigos trabalhadores da Brazil Railway organizaram uma comunidade no intuito de solucionar os problemas ocasionados pela tomada das terras e pelo desemprego. Uniram-se ao grupo os fazendeiros prejudicados pela presença da Lumber na região. Tudo isso reforçado pelo discurso messiânico do monge José Maria, que logo declarou a comunidade sob sua liderança como um governo independente.

    A mobilização na região passou a incomodar o governo federal não apenas por crescer rapidamente, com a formação de novas comunidades, mas também porque os rebeldes passaram a associar os problemas econômicos e sociais à República. Ao mesmo tempo, os coronéis locais ficaram incomodados com o surgimento de lideranças paralelas, como José Maria. Já a Igreja, diante do messianismo que envolvia o movimento, também defendeu a intervenção na região.

    De forma autoritária e repressiva, os governos do Paraná e de Santa Catarina, articulados com o presidente Hermes da Fonseca, começaram a combater os rebeldes. Embora tenham tido pouco sucesso nos dois primeiros anos do conflito, as forças oficiais obtiveram, a partir de 1914, sucessivas vitórias sobre os revoltosos - graças à truculência das tropas e ao seu numeroso efetivo, que contava com homens do Exército brasileiro e das polícias dos dois estados.

    Com quase 46 meses de conflito, a Guerra do Contestado superou até mesmo Canudos em duração e número de mortes. Famintos e com cada vez mais baixas, diante do conflito prolongado, da força e crueldade das tropas oficiais e da epidemia de tifo, os revoltos caminharam para a derrota final, consumada em agosto de 1916 com a prisão de Deodato Manuel Ramos, último líder do Contestado.


    A Guerra do Contestado foi um conflito armado que ocorreu na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916. O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual. Ganhou o nome de Guerra do Contestado, pois os conflitos ocorrem numa área de disputa territorial entre os estados do Parará e Santa Catarina.
    Causas da Guerra

    A estrada de ferro entre São Paulo e Rio Grande do Sul estava sendo construída por uma empresa norte-americana, com apoio dos coronéis (grandes proprietários rurais com força política) da região e do governo. Para a construção da estrada de ferro, milhares de família de camponeses perderam suas terras. Este fato, gerou muito desemprego entre os camponeses da região, que ficaram sem terras para trabalhar.

    Outro motivo da revolta foi a compra de uma grande área da região por de um grupo de pessoas ligadas à empresa construtora da estrada de ferro. Esta propriedade foi adquirida para o estabelecimento de uma grande empresa madeireira, voltada para a exportação. Com isso, muitas famílias foram expulsas de suas terras.

    O clima ficou mais tenso quando a estrada de ferro ficou pronta. Muitos trabalhadores que atuaram em sua construção tinham sido trazidos de diversas partes do Brasil e ficaram desempregados com o fim da obra. Eles permaneceram na região sem qualquer apoio por parte da empresa norte-americana ou do governo.

    Participação do monge José Maria

    Nesta época, as regiões mais pobres do Brasil eram terreno fértil para o aparecimento de lideranças religiosas de caráter messiânico. Na área do Contestado não foi diferente, pois, diante da crise e insatisfação popular, ganhou força a figura do beato José Maria. Este pregava a criação de um mundo novo, regido pelas leis de Deus, onde todos viveriam em paz, com prosperidade justiça e terras para trabalhar. José Maria conseguiu reunir milhares de seguidores, principalmente de camponeses sem terras.

    Os conflitos

    Os coronéis da região e os governos (federal e estadual) começaram a ficar preocupados com a liderança de José Maria e sua capacidade de atrair os camponeses. O governo passou a acusar o beato de ser um inimigo da República, que tinha como objetivo desestruturar o governo e a ordem da região. Com isso, policiais e soldados do exército foram enviados para o local, com o objetivo de desarticular o movimento.

    Os soldados e policiais começaram a perseguir o beato e seus seguidores. Armados de espingardas de caça, facões e enxadas, os camponeses resistiram e enfrentaram as forças oficiais que estavam bem armadas. Nestes conflitos armados, entre 5 mil e 8 mil rebeldes, na maioria camponeses, morreram. As baixas do lado das tropas oficiais foram bem menores.

    O fim da Guerra 

    A guerra terminou somente em 1916, quando as tropas oficiais conseguiram prender Adeodato, que era um dos chefes do último reduto de rebeldes da revolta. Ele foi condenado a trinta anos de prisão.

    Conclusão

    A Guerra do Contestado mostra a forma com que os políticos e os governos tratavam as questões sociais no início da República. Os interesses financeiros de grandes empresas e proprietários rurais ficavam sempre acima das necessidades da população mais pobre. Não havia espaço para a tentativa de solucionar os conflitos com negociação. Quando havia organização daqueles que eram injustiçados, as forças oficiais, com apoio dos coronéis, combatiam os movimentos com repressão e força militar.

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    terça-feira, 3 de janeiro de 2012

    A GORDURA

                        
    É MELHOR E MAIS BONITO SER UM GORDO SADIO DO QUE UM ESQUELÉTICO FEIO E DOENTE. NÃO CONFUNDIR O GORDO SADIO, NATURAL ,ALEGRE E BONITO COM OBESIDADE MÓRBIDA,ESTA  SIM É UMA DOENÇA  E PRECISA DE TRATAMENTO,ATÉ MESMO TRATAMENTO  RADICAL SE NECESSÁRIO.

                           Queridos  leitores ,como médico e preocupado com as múltiplas dietas ou condutas paranóicas e irresponsáveis autorizadas ou não pelos orgãos competentes e  largamente difundidas pela mídia ,dietas que esqueletizam os seres humanos,trazem doenças para o  futuro , retiram parte da razão de viver  dos gordos sadios ,não obesos,diminuem o humor,diminuem a feminilidade das mulheres,diminuem as cargas hormonais que lubrificam os ossos roubando a flexibilidade corporal, dietas que baixam a produção da testosterona e do estrógeno trazendo consequencias desastrosas,dietas  passageiras ou condutas definitivas  e  sem retornos que aos poucos vão minando a saúde dos seres humanos não obesos , levando-os à depressão,à tristeza  e à infelicidade pela ausência quase que total do alimento da alegria, da satisfação,do prazer , do brillho e maciez da pele,do ingrediente responsável pelo teor nutricional e  sabor dos  alimentos. 

                           Vejam os senhores que estão na contramão as dietas e as condutas radicais e todo aqueles que propagam apenas os pontos negativos da rica,indispensável,importante e necessária gordura.
                          SINTAM A SUA IMPORTÂNCIA NOS TRANSPORTES DAS VITAMINAS,NA ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES,NA DIGESTÃO,NA EVACUAÇÃO,NA VIDA SEXUAL,NO CONTROLE DA TEMPERATURA, ENFIM :EM TUDO..

                           Aproveito e apresento aos senhores o que dizem alguns especialistas no assunto, peço apenas que entendam o real significado da matéria, não é uma matéria liberando a gordura e nem sendo contra a prescrição de condutas aos obesos, porque a obesidade sim é uma doença e como  doença precisa de tratamento tal qual a diabetes,a infecção de qualquer órgão ou sua degeneração. Agora prescrever remédios para diabéticos em não diabéticos,remédio para hipertensão em não hipertensos,realizar apendicectomias,colecistectomias ou quaisquer cirurgias  não necessárias além de ser uma  conduta que fere a medicina é um desrespeito ao ser humano, isso em relação  ao gordo sadio tem a mesma analogia: aplicar  dietas ou procedimentos que não preenchem as diretrizes e protocolos . Didaticamente  repito: gordo não é doente, doente   é  aquele portador da  obesidade mórbida ,patologia por demais estudada e que preocupa hoje a humanidade como um todo,o resto é paranóia midiática.

                        O que o ser humano precisa de vez enquando é voltar às  atividades de 50 anos atrás para queimar as calorias consumidas como: andar,jogar bola,subir escadas,levantar vidro do carro manualmente,bombear ar para os pneus do carro,levantar para atender telefones,andar de bicicletas,carregar sacolas,puxar água para tomar banho,apertar parafusos,bater pregos,lavar roupas,deixar o carro na garagem,pintar paredes,nadar,comer menos,principalmente os açucares e as gorduras  indiscrimidamante uma vez que o consumo abusivo destes produtos podem causar diversas patologias como:doenças metabólicas,hipertensão,obesidade morbida,estragos nas articulações  ; deve o cidadão beber mais água,não ficar escravo da comida , acelerar o seu intelecto ,enfim: executar as várias tarefas domésticas. Com estas condutas a possibilidade de não engordar é muito grande e com tendencia  de aumentar a massa muscular com saúde e disposição. Não esquecer também que  existe outro grande fator que é o genético  e que leva o humano à obesidade mórbida que é uma doença,com esta informação familiar cabe ao ser humano vigiar com mais cuidado os seus hábitos..À leitura.

                                                                        Iderval ReginaldoTenório
                                                                        O BLOG É CULTRAL

    Gordura atua na produção hormonal, temperatura e atividade do intestino.

    Endocrilologista Dr Alfredo Halpern e nutricionista Gisele Pavin

    As pessoas, em geral, vivem tentando eliminar gordura do corpo. Mas essa substância, na dose certa, desempenha um papel importante em várias funções do organismo, como o controle da temperatura e o funcionamento intestinal.
    A gordura tem ainda outro papel: permite que a gente sinta o sabor dos alimentos, ao grudar nas papilas gustativas da língua. Para comentar os benefícios e também os eventuais riscos de óleo de soja, azeite, manteiga, margarina, maionese e requeijão, entre outros tipos de gordura, o Bem Estar desta quarta-feira (12) recebeu o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Gisele Pavin.
    Eles explicaram que algumas gorduras têm o poder de diminuir o mau colesterol (LDL), como é o caso do óleo de soja, da maionese e de algumas margarinas e cremes vegetais.

    A gordura também é fundamental para a formação das membranas celulares. A capa que envolve todas as células do corpo é feita dessa substância.

    As gorduras mais sólidas, como as da carne e da pele do frango, ajudam a aumentar o colesterol ruim. Já as mais fluidas, como as dos óleos e do azeite, têm menos potencial de aumentar o LDL.
    Os especialistas recomendam fugir de alimentos que contêm gordura saturada e trans, a mais prejudicial de todas. Elas podem ser substituídas por outros tipos. Por isso, é importante ler o rótulo e, principalmente, compará-los para saber que tipo de gordura vai em cada produto.
    A gordura trans, usada principalmente no preparo de pães, bolachas e doces, está desaparecendo da indústria. Isso porque, além de aumentar os níveis de colesterol ruim no sangue, também reduz o nível de colesterol bom (HDL), que ajuda a proteger o coração e é obtido quando fazemos exercício físico.
    Absorção de vitaminas
    Quando comemos, ingerimos uma série de nutrientes, proteínas e vitaminas fundamentais para nossa sobrevivência. Algumas dessas vitaminas são chamadas de liposolúveis, ou seja, só podem ser absorvidas com a ajuda da gordura.
    É o caso das vitaminas A, D, E e K. Elas vão para o sistema linfático, onde são distribuídas para todo o corpo.
    A vitamina A é importante para a visão, a D reforça o sistema imunológico, a E tem função antioxidante e a K é necessária para a coagulação do sangue.
    Controle da temperatura
    A gordura também funciona como um isolante térmico, ou seja, mantém a temperatura corporal e nos protege do frio, para que órgãos e glândulas trabalhem normalmente.
    É por causa dessa espécie de capa térmica que os gordinhos tendem a suar mais, pois, pela quantidade excessiva de gordura e calor que produzem, precisam de muita água para refrigerar o organismo.
    Funcionamento intestinal
    Na digestão, a gordura empurra o alimento pelo intestino, ajuda a deixar o alimento mais gorduroso e lubrifica as paredes intestinais para que esse processo seja concluído.
    Com gordura de menos, a digestão fica muito mais trabalhosa. Se for demais, a pessoa pode ter uma diarreia, porque a parede do intestino fica tão lubrificada que os nutrientes do alimento e a água mal conseguem ser absorvidos.
    Produção de hormônios
    A gordura carrega o colesterol do sangue para as glândulas que produzem os hormônios. Com a ação da gordura e do colesterol, a suprarrenal, por exemplo, produz o cortisol, hormônio que ajuda o corpo a ficar em situação de alerta em casos de emergência.
    Nos homens, um complexo formado por gordura e colesterol serve de matéria-prima para os testículos fabricarem a testosterona, o principal hormônio masculino.
    No caso das mulheres, a gordura e o colesterol agem nos ovários, produzindo os principais hormônios femininos: o estrogênio e a progesterona.
    Frituras
    Nenhuma gordura deve soltar fumaça, o que ocorre quando ela está perdendo nutrientes. Para todas elas, existe o chamado “ponto de fumaça”. Quando as gorduras chegam a essa temperatura, começam a ser mais prejudiciais à saúde, porque basicamente mudam de propriedades ao sofrer alterações químicas.
    A dica, então, é cozinhar antes que a gordura superaqueça, mude sua composição e irrite a boca, o nariz e o estômago. Ao aquecer o azeite (o extra-virgem é o melhor tipo), mantenha o fogo médio e não deixe que ele passe de 160º C.
    Na hora de fazer uma fritura, não use margarina nem creme vegetal, porque esses alimentos têm pouca gordura e muita água, que pode espirrar.
    O melhor é o óleo de soja, porque, além de ser fácil de encontrar e manusear, tem um teor de gordura boa maior. Esse produto contém ômega 3 e 6 e o custo-benefício é melhor (é mais barato e melhor para a saúde).
    Descarte de óleo
    Ao despejar o óleo de cozinha usado na pia, ralo ou bueiro, muitas pessoas não se dão conta dos danos que estão causando. Ele entope redes de esgoto, aumentando os custos com o tratamento de água, além de poluir rios e represas. Um único litro de óleo contamina milhares de litros de água.
    Separe um recipiente para coleta do óleo (como uma garrafa PET), espere-o esfriar para depois acondicioná-lo e, quando a embalagem estiver cheia, leve-a a um posto de coleta. O recipiente, assim como o óleo, também será reciclado.
    Endocrilologista Dr Alfredo Halpern e nutricionista Gisele Pavin

    FATORES DE RISCOS PARA ADOECER: PRINCIPALMENTE PARA OS JOVENS.

                       AUTORIA : IDERVAL REGINALDO TENÓRIO

    1-DESOBEDECER OS PAIS,OS AVÓS,OS MÉDICOS,OS PROFESSORES E OS TIOS DE JUÍZO.
    2-PRATICAR ESTRAVAGÂNCIAS.   
        A)ACADEMIA DEMAIS EM DETRIMENTO À ESCOLA
        B)CORRER DEMAIS SEM ORIENTAÇÃO
        C)FUMAR
        D)BEBER ANTES DOS 20 ANOS- BEBER DEMAIS APÓS OS 20 ANOS.
        E)UTILIZAR PRODUTOS ANABOLIZANTES
         F)SEDENTARISMO-  MUITA SOMBRA E POUCO SOL-
            NÃO PODE SER  TAMABÉM     MUITO SOL.
         G) NOITES PERDIDAS
         H)O CONSUMO EXAGERADO  DO SAL,DA GORDURA E DOS  AÇÚCARES.
          I)O CONSUMO DE DEFUMADOS,ENLATADOS E EMBUTIDOS.
          J)TOMAR REMÉDIOS POR CONTA PRÓPRIA
          H)MUITO CUIDADO NA DIREÇÃO DE VEÍCULOS MOTORIZADOS.
          L) ARRONGANCIA À PARTE-SEJA HUMILDE SEM SUBSERVIÊNCIA.
                                     IDERVAL REGINALDO TENÓRIO
         
    FRUTAS ,VERDURAS ,ALIMENTOS OUTROS NA MEDIDA CERTA , MUITA AGUA POTÁVEL   E PARCIMÔNIA ,FAZEM BEM À SAÚDE .     Iderval Reginaldo Tenório

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    Gilberto Gil

                                                       GILBERTO GIL

    Brasil,Nordeste,Bahia-  Esse é o Gilberto Gil,provavelmente o mais completo artista da Bahia, fala abertamente que mirou o seu trajeto no grande Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira,dois nordestinos que se encontraram no Rio de Janeiro e criaram o BAIÃO. O primeiro do Exu-Pernambuco  nascido em 1912 (homem do campo) e o segundo (intelectual,advogado )nascido em 1915  no Iguatu -Ceará.

    Gilberto Gil é intelectual,músico,cantor,compositor,folclorista,historiador,político,embaixador cultural do Brasil, possuidor de uma das mais belas vozes deste país e que as tem para enriquecer as suas músicas com cantos de pássaros,gritos africanos, gritos dos aboiadores nordestinos,sons  dos fenômenos da natureza,dos animais, é um artista completo. Hoje acima dos 60 anos,o seu tom de voz é inconfundível e sem imitação.

    O Brasil e a Bahia se orgulham da valentia,da coragem e da capacidade artística que possui o Gilberto Gil e que muito bem os representam em quelquer recanto deste mundo.
                                                         Iderval Reginaldo Tenório
                                                           O blog é cultural

    Gilberto Gil    

    Gilberto Passos Gil Moreira (Salvador,[1] 26 de junho de 1942) é um músico e político brasileiro.

    Gilberto Gil nasceu no bairro do Tororó, em Salvador, na Bahia. Seu pai, o médico José Gil Moreira e sua mãe Claudina, em busca de uma vida melhor, mudam do bairro pobre da capital baiana para o interior do Estado,[5] em Ituaçu, à época um lugarejo com cerca de oitocentos habitantes. Ali, Gil passou os primeiros oito anos de vida. Deste período o artista registra a influência das músicas ouvidas, sobretudo no rádio:[5]
    Cquote1.svg…os meus primeiros momentos de ouvir música, tudo se passou numa época em que Luiz Gonzaga, principalmente lá no Nordeste, onde eu vivia, lá na caatinga, era praticamente o canto mesmo da região…Cquote2.svg
    Com oito anos volta para Salvador, onde estuda no Colégio Maristas, e frequenta uma academia de acordeon. Quando estava no secundário, recebeu da mãe um violão e conhece o trabalho de João Gilberto, que lhe influencia de imediato.[5]
    Nos tempos de faculdade de Administração, Gil conhece Caetano Veloso, sua irmã Bethânia, Gal Costa e Tom Zé. Realizam a primeira apresentação na inauguração do Teatro Vila Velha em junho de 1964 - com o show "Nós, Por Exemplo".[5]
    Formou-se em 1965 e muda-se com a esposa Belina para São Paulo

    Formado em administração de empresas, seu primeiro emprego em São Paulo foi na Gessy Lever. Nos anos 1970, Gil acrescentou elementos novos da música africana, norte-americana e jamaicana (reggae), ao já vasto repertório, e continuou lançando álbuns como Realce e Refazenda. João Gilberto gravou a canção "Eu Vim da Bahia", de Gil, no clássico LP João Gilberto







    Em fins de 1968, Gil e Caetano Veloso, cuja importância no Brasil era, e é, de certa forma comparável à de John Lennon e Paul McCartney no mundo anglófono, foram presos pelo regime militar brasileiro instaurado após 1964 devido a supostas atividades subversivas, de que foram taxados. Ambos exilaram-se por ocasião do AI-5 (Ato Institucional 5) do governo militar em vigência no Brasil a partir de 1969 em Londres.[6]
    Nos anos 1970 iniciou uma turnê pelos Estados Unidos e gravou um álbum em inglês. De volta ao Brasil, em 1975 Gil grava Refazenda, um dos mais importantes trabalhos que, ao lado de Refavela, gravado após uma viagem ao continente africano, e Realce, formariam uma trilogia RE. Refavela traria a canção "Sandra", onde, de forma metafórica, Gil falaria sobre a experiência de ter sido preso por porte de drogas durante um excursão ao sul do país e ter sido condenado à permanência em manicômio judiciário, ou conforme denominação eufemística, casa de custódia e tratamento, entretanto designada por Gil como hospício.
    Fechamento da trilogia, Realce, apesar de trazer em uma de suas faixas um dos mais belos e marcantes sucessos de Gil, Superhomem (influenciado pelo lançamento, um ano antes, do filme Superman), causaria certa polêmica quando alguns considerariam a canção título, inspirada na disco music, como uma ode ao uso de cocaína, isto talvez explicitado pelos versos: realce, quanto mais purpurina melhor.[7]
    Ao lado dos colegas Caetano Veloso e Gal Costa, lançou o disco Doces Bárbaros, do grupo batizado com o mesmo nome e idealizado por Maria Bethânia, que era um dos vocais da banda. O disco é considerado uma obra-prima; apesar disto, na época do lançamento (1976) foi duramente criticado. Doces Bárbaros foi tema de filme, DVD e enredo da escola de samba GRES Estação Primeira de Mangueira em 1994, com o enredo Atrás da verde-e-rosa só não vai quem já morreu, puxadores de trio elétrico no carnaval de Salvador, apresentaram-se na praia de Copacabana e para a Rainha da Inglaterra. O quarteto Doces Bárbaros era uma típica banda hippie dos anos 1970.
    Inicialmente o disco seria gravado em estúdio, mas por sugestão de Gal e Bethânia, foi o espetáculo que ficou registrado em disco, sendo quatro daquelas canções gravadas pouco tempo antes no compacto duplo de estúdio, com as canções "Esotérico", "Chuckberry Fields Forever", "São João Xangô Menino" e "O seu amor", todas gravações raras.

    segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

    HAITI/ BRASIL

                                 E O PAÍS CONTINUA SENDO INVADIDO POR ESTRANGEIROS,DESTA VEZ SÃO POVOS DO HAITI QUE INGRESSAM NO PAÍS À PROCURA DO PÃO DE CADA DIA,BONITA  E JUSTIFICÁVEL CAUSA,AGORA O QUE NÃO PODE É OCUPAR AS POUCAS VAGAS DE TRABALHO DOS BRASILEIROS,O QUE NÃO PODE É A AUTORIDADE  LOCAL BRASILEIRA  CRUZAR OS BRAÇOS E SEM NENHUM CONTROLE FICAR OMISSO A ESTES FATOS.   SEJAM BEM VINDOS HAITIANOS , QUE SEJAM LEGALIZADOS E QUE O POVO DO ACRE NO MÍNIMO PARTICIPE DAS DECISÕES.

                                EXISTEM EMPREGOS PARA OS BRASILEIROS?   QUAIS AS CONSEQUENCIAS DESTA INVASÃO PACÍFICA? ACREDITO QUE ESTE FATO SERÁ  MAIS UM MARCO PARA A HISTÓRIA DO BRASIL COMO FOI A CHEGADA DOS JAPONESES , A CHEGADA DOS ITALIANOS E ETC,ETC, AGORA HOJE EM CONDIÇÕES TOTALMENTE DIFERENTES.

                              O BRASIL FOI FEITO DE DIVERSOS POVOS E TEM A TRADIÇÃO DE PROTEGER OS MENOS FAVORECIDOS  PELA PAZ, É O CELEIRO DO MUNDO  E  TEM OS BRAÇOS SEMPRE ABERTOS EM PROL DA HUMANIDADE.                                                                     
                                                                                       Iderval Reginaldo Tenório

    Sobe para 1.400 o número de haitianos em Brasileia. Maioria é de profissionais qualificados

    Publicado:
    Atualizado:
    Haitianos se reúnem em praça na cidade de Brasileia, no Acre Foto: Alexandre Lima
    Haitianos se reúnem em praça na cidade de Brasileia, no Acre Alexandre Lima
    SÃO PAULO - Nos últimos três dias de 2011, uma leva de 500 haitianos entrou ilegalmente no Brasil pelo Acre, elevando para 1.400 a quantidade de imigrantes daquele país no município de Brasileia (AC). Segundo o secretário-adjunto de Justiça e Direitos Humanos do Acre, José Henrique Corinto, os haitianos ocuparam a praça da cidade. A Defesa Civil do estado enviou galões de água potável e alimentos, mas ainda não providenciou abrigo.

    Corinto irá hoje ao município para discutir medidas de emergência no atendimento aos haitianos. Outra equipe estará em Assis Brasil (AC), fronteira com a Bolívia, para saber se há mais haitianos chegando.
    A chegada em massa de imigrantes nos últimos dias ocorreu depois de boatos de que o governo brasileiro passaria a expulsar haitianos a partir do dia 31 de dezembro. Os rumores começaram depois de reunião do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), ocorrida em 16 de dezembro. A assessoria do comitê, órgão presidido pelo Ministério da Justiça, confirmou na semana passada que o Brasil estuda medidas para reprimir a imigração ilegal e o tráfico de pessoas pela fronteira com o Acre, mas negou que qualquer decisão a respeito dos haitianos tenha sido tomada.
    De acordo com o órgão, os haitianos não podem ser considerados refugiados, pois não são perseguidos por motivos políticos, de raça ou religião em seu país. Por isso, a opção pelo visto humanitário.
    Para não chegar ao Brasil ilegalmente, os haitianos deveriam pedir visto em seu país de origem, o que não acontece. Segundo informações do governo do Acre, pelo menos 2.300 haitianos entraram no Acre em 2011. O Conare informou que foram concedidos 1.600 vistos humanitários a haitianos no ano passado.
    A imigração ocorre porque o Haiti ainda não se recuperou dos estragos causados pelo terremoto de janeiro de 2010. O primeiro grande grupo de haitianos, formado por 140 pessoas, chegou em Brasileia no dia 14 de janeiro de 2011. Desde então, a entrada ilegal continua, mas eles não são expulsos: obtêm visto humanitário e conseguem tirar carteira de trabalho e CPF para morar e trabalhar no Brasil.
                                       MATERIA DE O  GLOBO 01.01.2012
                                                  CLEIDE CARVALHO

    domingo, 1 de janeiro de 2012

    O SAMBA E O LUNDU

    No primeiro dia do ano postarei algo sobre o SAMBA  e o  LUNDU, coisas parecidas mas diferentes, o Samba além da melodia,do ritmo,da letra que fala muito bem de determinado assunto ,da manifestação cultural,da religião, é um grito de liberdade e uma das melhores maneiras de comunicação entre os povos sem contar o componente sensual dos seus dançarinos.Já o Lundu explora mais o lado sensual,o lado sexual da dança e da música, as letras são curtas e repetitivas, o que mais interessa são as umbigada,os gestos e a algazarra sincopada e alegre que proporcionam aos dançarinos,é uma dança energética  e contagiante, dando origem a diversos ritmos hoje praticado principalmente nos Estados do  Pará ,Amazonas,Maranhão , na Bahia originou o Pagode melodia,letras curtas,palavras monossilábicas,requebros das cadeiras aflorando a sexualidade tanto dos homens como das mulheres, então basta entender para aceitar todas estas manifestações de um povo.
    O cuidado com a música e com ritmo como todos sabem ,é que estas maneiras de comunicação podem criar em cada grupo e seguidores um tipo de comportamento, uma vez que numa multidão de seres humanos obedecendo contumazmente o que   manda os executantes do espetáculo pode emanar qualquer conduta, boa ou ruim.O SOM é uma linguagem Universal.
                                                                                     Iderval Reginaldo Tenório
                                                                                     O BLOG É CULTURAL

    O SAMBA
    O samba é um gênero musical, do qual deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras.[1][2][3]
    Dentre suas características originais, está uma forma onde a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano[4] e levado, na segunda metade do século XIX, para a cidade do Rio de Janeiro pelos negros que trazidos da África e se instalaram na então capital do Império. O samba de roda baiano, que em 2005 se tornou um Patrimônio da Humanidade da Unesco,[5][6] foi uma das bases para o samba carioca.

    Apesar de existir em várias partes do país - especialmente nos Estados da Bahia, do Maranhão, de Minas Gerais e de São Paulo - sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do batuque, o samba como gênero musical é entendido como uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, onde esse formato de samba nasceu e se desenvolveu entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Foi no Rio de Janeiro, antiga capital do Brasil, que a dança praticada pelos escravos libertos entrou em contato e incorporou outros gêneros musicais tocados na cidade (como a polca, o maxixe, o lundu, o xote, entre outros), adquirindo um caráter totalmente singular. Desta forma, ainda que existissem diversas formas regionais de samba em outras partes do país, samba carioca urbano saiu da categoria local para ser alçado à condição de símbolo da identidade nacional brasileira durante a década de 1930.[7][8][9

    Origens do termo samba



    O batuque praticado durante o Brasil do século XIX, em pintura de Johann Moritz Rugendas.
    Existem várias versões acerca do nascimento do termo "samba". Uma delas afirma ser originário do termo "Zambra" ou "Zamba", oriundo da língua árabe, tendo nascido mais precisamente quando da invasão dos mouros à Península Ibérica no século VIII.[11] Uma outra diz que é originário de um das muitas línguas africanas, possivelmente do quimbundo, onde "sam" significa "dar", e "ba" "receber" ou "coisa que cai". Ainda há uma versão que diz que a palavra samba vem de outra palavra africana, semba, que significa umbigada.
    No Brasil, acredita-se que o termo "samba" foi uma corruptela de "semba" (umbigada), palavra de origem africana - possivelmente oriunda de Angola ou Congo, de onde vieram a maior parte dos escravos para o Brasil.
    Um dos registros mais antigos da palavra samba apareceu na revista pernambucana O Carapuceiro, datada de fevereiro de 1838, quando Frei Miguel do Sacramento Lopes Gama escrevia contra o que chamou de "samba d'almocreve" - ou seja, não se referindo ao futuro gênero musical, mas sim a um tipo de folguedo (dança dramática) popular de negros daquela época. De acordo com Hiram da Costa Araújo, ao longo dos séculos, as festas de danças dos negros escravos na Bahia eram chamadas de "samba".
    Em meados do século XIX, a palavra samba definia diferentes tipos de música introduzidas pelos escravos africanos, sempre conduzida por diversos tipos de batuques, mas que assumiam características próprias em cada Estado brasileiro, não só pela diversidade das tribos de escravos, como pela peculiaridade de cada região em que foram assentados. Algumas destas danças populares conhecidas foram: bate-baú, samba-corrido, samba-de-roda, samba-de-chave e samba-de-barravento, na Bahia; coco, no Ceará; tambor-de-crioula (ou ponga), no Maranhão; trocada, coco-de-parelha, samba de coco e soco-travado, no Pernambuco; bambelô, no Rio Grande do Norte; partido-alto, miudinho, jongo e caxambu, no Rio de Janeiro; samba-lenço, samba-rural, tiririca, miudinho e jongo em São Paulo.[1]

    O LUNDU

    O lundu ou lundum é um gênero musical contemporâneo e uma dança brasileira de natureza híbrida, criada a partir dos batuques dos escravos bantos trazidos ao Brasil de Angola e de ritmos portugueses. Da África, o lundu herdou a base rítmica, uma certa malemolência e seu aspecto lascivo, evidenciado pela umbigada, os rebolados e outros gestos que imitam o ato sexual. Da Europa, o lundu, que é considerado por muitos o primeiro ritmo afro-brasileiro, aproveitou características de danças ibéricas, como o estalar dos dedos, e a melodia e a harmonia, além do acompanhamento instrumental do bandolim.

     

     

    O lundu praticado no século XVIII, em gravura de

    O lundu veio para o Brasil com os negros de Angola, por duas vias, passando por Portugal, ou diretamente da Angola para o Brasil.

    Em Portugal recebeu polimentos da corte, como o uso dos instrumentos de corda, mas fora proibida por D. Manuel ao ser “contrária aos bons costumes”. Já a vinda direta da Angola para o Brasil recuperou o acento jocoso, mordaz e sensual que incomodara a sociedade lisbonense.

    Aparece no Brasil no século XVIII como uma dança sem cantoria e de "natureza licenciosa"[carece de fontes?], para os padrões da época. Nos finais do século XVIII, presente tanto no Brasil como em Portugal, o lundu evolui como uma forma de canção urbana, acompanhada de versos, na maior parte das vezes de cunho humorístico e lascivo, tornando-se uma popular dança de salão.

    Durante todo o século XIX, o lundu é uma forma musical dominante, e o primeiro ritmo africano a ser aceito pelos brancos. Neste período, surgem os mais importantes compositores que representam esta forma musical (ver abaixo) e a viola é adotada entre os instrumentos de corda utilizados.

     

    O lundu sai de evidência no início do século XX, mas deixa seu legado, pricipalmente no que tange ao ritmo sincopado, no maxixe (outro forma musical híbrida urbana que também deve suas origens à polca e à habanera). Musicólogos defendem que no lundu, como o primeiro ritmo afro-brasileiro em formato de canção e fruto de um sincretismo, está a origem do samba, via o maxixe, mas há controvérsias quanto a esse ponto.

    Uma modalidade do lundu, a dança de roda, ainda é praticada na Ilha de Marajó e nos arredores de Belém, no estado do Pará, recentemente grupos culturais do entorno do DF (região limítrofe do DF e de Goiás) reiniciaram essa prática.


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