quarta-feira, 6 de outubro de 2021

EDUCAÇÃO BÁSICA, O ALICERCE DE UMA GRANDE SOCIEDADE.

 

Secretária de Educação Básica deixa ministério de Bolsonaro

Obrigatoriedade da oferta de Libras na educação básica passa na CDH —  Senado Notícias
Educação Infantil: da Creche à Pré-Escola | Curso Online para Professo -  EaD Espaço Educacional | Cursos online para Professores
EDUCAÇÃO BÁSICA, O ALICERCE DE UMA GRANDE SOCIEDADE. 

          Quando se aborda a pauta   educação,  vem à  cabeça a educação familiar,  a de berço, aquela na qual é a família o bastião mor da sua condução.
          A Educação de Berço   é socialmente heterogenia ,  plural  e   núcleo dependente,  significa  que é responsabilidade da família  a primeira fase educacional  do cidadão.    É  familiarmente  hermética , homogenia e  atrelada ao nível social de cada  núcleo,  o que se configura  umas das maiores causas de exclusão social, uma vez que é transmitido aos  descendentes os costumes de cada família. É notadamente excludente   se o sistema for exclusivamente patriarcal , sendo   a mulher  nula na sua  condução .
           O  modelo patriarcal era a regra das civilizações antigas, onde as crianças e as mulheres não possuíam peso. Eram consideradas simples componentes, poderiam ser castigadas ao extremo ou até serem vendidas como escravos ou mercadorias, não havia liderança, o que vigorava era o medo.   A testosterona era a rainha  de cada núcleo ou  comunidade. 

          Com a evolução da sociedade,  tantos as mulheres como as crianças passaram a possuir alma , nome e  serem  aceitas como cidadãs.  A família tomou outra face , foi se adaptando a um mundo realmente humano e se afastando do mundo quase que irracional, isto é,   do mundo animal no qual  a força e a testosterona eram as molas impulsionadoras .  

          Na  atualidade ainda existem nações que seguem o arcaísmo social, muitos são os países nos quais as mulheres e as crianças não possuem voz ,  cidadania e são propriedades do provedor, tal qual acontece    no universo dos animais irracionais, notadamente  dos predadores.
            Muitos povos do continente Africano  ,  Asiático e Oriental ainda rezam nesta macabra cartilha, são povos regidos pelo sistema patriarcal e politicamente por  regimes ditatoriais, neste sistema as crianças, as mulheres e todas as comunidades LGBT são jogadas no ostracismo e tratadas com extremo rigor.

          No Brasil a educação familiar , a de berço,  era mais presente nas comunidades  mais longínquas dos centros desenvolvidos, notadamente nas  regiões isoladas e   apegadas aos ditames dos antepassados que,  como  amálgamas engessavam e blindavam aos novos conhecimentos e costumes .
        Modelos que levavam o país a ter uma grande heterogeneidade educacional, chegando   ao ponto de se falar que existem vários Brasis, uns do primeiro mundo e outros que vivem mergulhados abaixo do nível da pobreza,  fruto da ausência do Estado em todos os setores, primordialmente  no setor da Educação Infantil, a primeira e provavelmente a principal pilastra de uma sociedade desenvolvida . Com a  formação educacional da criança  a mercê de cada núcleo familiar e como cada núcleo pertence a um nível social , o fosso entre as classes tendia a aumentar, filho de gato , gatinho é e filho de peixe peixinho será, neste sistema as dificuldades para evoluir na escala social eram sempre progressivas.

          O ano de 1932 pode ser considerado o marco desta mudança, neste ano a mulher brasileira passou a ser considerada cidadã de primeira, passou a ter direito oficialmente ao voto e o seu ingresso num mundo igualitário.

           O dia 24 de fevereiro foi um marco na história da mulher brasileira. No código eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo no Brasil foi assegurado parcialmente.

         Esta reivindicação, o exercício do direito básico para o pleno exercício da cidadania,  teve inicio  antes mesmo da Proclamação da República, foi parcialmente aprovado em 1932 por permitir somente às mulheres casadas, com autorização dos maridos, às viúvas e solteiras que tivessem renda própria .
           Em 1934, as restrições ao voto feminino foram eliminadas do Código Eleitoral, embora a obrigatoriedade do voto fosse um dever masculino. Em 1946, a obrigatoriedade do voto foi estendida às mulheres.

           Este marco constitucional, com fulcro  na igualdade, na fraternidade  e na liberdade  elevou a importância da mulher na vida social do país , porém  a criança continuou sob a tutela da educação familiar, contudo com uma grande diferença e para melhor, uma vez que se  deu inicio à introdução do    sistema matriarcal até mesmo nos distantes rincões,  desbancando paulatinamente o tradicional e histórico patriarcal. A   mãe passou  a ser personagem  de suma importância no seio da família, uma educação rígida, porém maleável, uma educação dura, porém amorosa, uma educação com muita exigência,  porém mais compartilhada , uma educação respeitosa ,  solidária e mais organizada,  na qual o ser passou a ter a mesma importância do ter ou até mesmo suplantá-lo.
           Da década de 60 até à década de 80 a  mulher começou a tomar as rédeas da educação infantil domiciliar,  trazendo  cristalinos  e inovadores avanços  em todas as  propriedades pertinentes à vida , principalmente na do  humanismo , da tolerância, da igualdade , da solidariedade, da compreensão,  do amor  e da coesão  familiar.  
           A família entrou no ciclo realmente humanitário, mostrando que a ascensão da mulher e a sua decisiva participação na educação de sua prole foi uma das alavancas  da família brasileira da atualidade, famílias matriarcais guardam ligação com o sucesso dos seus componentes .

           Com a ascensão da mulher, esta passou a ser o foco da sociedade, passou a ocupar cada vez mais cargos antes exercidos  pelos homens, principalmente no parque fabril .

            Com a  participação da mulher no mercado de trabalho surgiu uma grande demanda  na educação dos seus filhos, ficou em aberto quem cuidaria das crianças quando as mães estivessem na labuta  e ausente de casa.  Com muitas lutas e plausíveis argumentos   foram  criados  por parte das mulheres intelectualizadas movimentos e frentes paredistas    para proteger as trabalhadoras.

           Nos moldes das grandes nações,  como os movimentos do Martin Luter King, Rosa Parks e Elizabeth Eckford,    foram elencados diversos programas sociais , dentre eles e o mais importante a criação de creches com a preocupação do cuidar,  uma vez que a mulher no mercado de trabalho já era uma realidade e os seus rebentos não poderiam ficar sem um norte, sem um paradeiro, sem um rumo.   

            Aos poucos as solicitações  foram contempladas   e a mulher passou a ser o sustentáculo moral e muitas vezes econômica de muitos núcleos familiares.  A esta altura e com as conquistas,  não era mais a mulher o foco social e sim a condução educacional da criança, que se configurava como  a esperança e o futuro da nação, nesta fase o ser humano infantil  passou a ser a maior preocupação da sociedade brasileira. Foi quando  realmente adquiriu alma , nome , sobrenome e nos dias de hoje até uma carteira de identidade com CPF .

            A  partir de 1980 a criança passou a ser o fulcro da sociedade e dos movimentos reivindicatórios, principalmente na educação, passando a ser o  Estado o responsável por uma formação homogenia em todas as classes sociais. 
 
            Foi instituído por lei um   ensino básico de qualidade com isonomia para todos dos 0 aos 06 anos;  sendo dos 0 aos 03 creches  ,  dos 04 aos 06 pré-escola  . Em 1990 com o Estatuto da Criança e do Adolescente a criança passou a ser o foco principal   , principalmente  com a municipalização do ensino infantil. Por lei foi instituído que  dos 0 aos 03 creches , dos 04 aos 05 pré-escola  responsabilidade do governo municipal e a partir do 06 anos  todas deveriam ingressar no primeiro ano do curso fundamental sob a tutela do Governo Estadual .

           Nos dias de hoje,  mesmo com todas as leis e com a escola sob a tutela dos  municípios,  mais de 1,8 milhão de crianças dos 0 aos 05 estão fora da escola por diversos fatores, sendo um deles e o principal as precárias condições sociais da família, além  do não cumprimento constitucional por parte dos gestores. 

           Trabalhos mostram que enquanto mais baixo o nível social, mais baixo a adesão ao ensino infantil, isto tem repercussão em toda a formação até os 18 anos,  atingido todo o curso fundamental. 
 
           Os mesmos trabalhos mostram que mais de 1,3 milhão de jovens entre os 14 e 16 anos estão fora da escola e mais de 2,0 milhões dos 17 aos 18 anos abandonaram ou evadiram    para ingressarem  em subempregos por total falta de condições financeiras, é bom frisar que estes subempregos são precarizados , sem nenhuma perspectiva de futuro e muitos criados pelo governo com o nome de menor aprendi, nos quaisn os menores nada amprende, apenas perdem tempo nos transportes no ir e vir . Os trabalhos concluíram que  estes jovens terão dificuldades de retornarem à escola por desanimo, por necessidade do trabalho precarizado e por falta de escolas técnicas gratuitas que os capacitem para o futuro, para estes só com uma reviravolta para  reiniciarem um novo curso preparatório.

           O modelo brasileiro é criminoso, excludente e olha para os jovens com descasos, totalmente diferente do vizinho país do Prata, a Argentina que resolveu cuidar da sua prole com isonomia  desde 1858.  
 
Iderval Reginaldo Tenório
 
Adendos de outras Nações .


"O primeiro passo importante para o desenho do sistema educacional Argentino como é conhecido hoje foi a Lei 1.420, de 1884 – Lei de Educação Comum – que estabeleceu o caráter obrigatório, estatal, laico e graduado da educação. 

Outro marco fundamental na evolução do sistema foi o governo do Presidente Domingo Faustino Sarmiento (1868-1874), que priorizou a educação como instrumento de desenvolvimento nacional e individual, inaugurou grande número de escolas e bibliotecas públicas e criou facilidades para atrair imigrantes vindos da Europa". 
   Educação básica na Argentina: história, estrutura e desafios

           Encontra-se  nesta propriedade o alto grau cultural da Argentina e do Chile que praticamente tiveram as mesmas preocupações com a educação do seu povo, o Brasil encontra-se a 02 séculos de atraso, cabe ao novo povo brasileiro olhar para as suas bases humanas independente do viés político .
           Episódios  e personalidades  importantes que deram vida à cidadania em todo o Universo.

           Rosa Parks- 
No dia 1º de dezembro de 1955,  se negou a ceder a um branco o seu assento em um ônibus. O ato foi um marco no movimento antirracista nos Estados Unidos.

Martin Luter King
Líder negro norte-americano (15/1/1929-4/4/1968). Nasce em Atlanta. O pai e o avô materno eram pastores batistas, carreira que ele também decide seguir. Aos 22 anos forma-se em teologia e dois anos depois casa-se com Coretta Scott, com quem tem quatro filhos. 
                                             Elizabeth Eckford
A Primeira Mulher Negra a Desafiar o Racismo Americano nas Escolas Exclusivas para Brancos- Como todas as pessoas negras no sul dos Estados Unidos, naquela época, ela frequentava uma escola exclusiva para estudantes negros.

 Iderval Reginaldo Tenório


ADENDOS IMPORTANTES

                                          1- PRIMEIRO CÓDIGO ELEITORAL DO BRASIL 
(No código eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, o voto feminino no Brasil foi assegurado, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto.).

Com a elaboração do primeiro Código Eleitoral do Brasil, em 1932, houve a criação da Justiça Eleitoral, de eleições padronizadas e voto obrigatório, secreto e universal, incluindo as mulheres.


Com isto, nas eleições legislativas de 1933, as brasileiras puderam votar e ser votadas pela primeira vez. Nestas eleições, também foi escolhida a primeira deputada federal do país, a médica paulista Carlota de Queirós.


Incorporada à Constituição de 1934, o voto feminino era estendido às mulheres solteiras e viúvas que exerciam trabalhos remunerados. As mulheres casadas deveriam ser autorizadas pelos maridos para votar.


No ano seguinte, o Código Eleitoral de 1935, precisou que era obrigatório o voto das mulheres que tinham atividades remuneradas.


Para aquelas que não recebiam salário, contudo, o voto era considerado facultativo. Esta situação seria modificada com o Código Eleitoral de 1965 que igualou o voto feminino ao masculino.


Professora de História



                                                                  2- ARGENTNA
"O primeiro passo importante para o desenho do sistema educacional Argentino como é conhecido hoje foi a Lei 1.420, de 1884 – Lei de Educação Comum – que estabeleceu o caráter obrigatório, estatal, laico e graduado da educação. 


Outro marco fundamental na evolução do sistema foi o governo do Presidente Domingo Faustino Sarmiento (1868-1874), que priorizou a educação como instrumento de desenvolvimento nacional e individual, inaugurou grande número de escolas e bibliotecas públicas e criou facilidades para atrair imigrantes vindos da Europa". 

   Educação básica na Argentina: história, estrutura e desafios
      Everton Vieira Vargas
   Fernando Perdigão
 CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO:
              portal.educacion.gov.ar/consejo/
                                               PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO:
              hdrstats.undp.org/es/cuadros/
         BANCO MUNDIAL

Asa Branca/A Volta Da Asa Branca (Ao Vivo) - YouTube

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8 de nov. de 2014 · Vídeo enviado por Luiz Gonzaga - Topi

Paul McCartney diz que esconde plantações de maconha para não ser roubado por adolescentes

 


Paul McCartney contou como esconde a plantação de sua fazenda

Em sua propriedade, o cantor planta trigo, centeio, peras e cânhamo - Reprodução / Instagram @paulmccartney
Em sua propriedade, o cantor planta trigo, centeio, peras e cânhamo - Reprodução / Instagram @paulmccartney

Redação Publicado em 06/10/2021, às 08h18

Paul McCartney, 79 anos, contou que esconde plantações de maconha de sua fazenda para que adolescentes não invadam o local, ao falar sobre suas plantações na propriedade em Peasmarsh, sudeste da Inglaterra. 

Em entrevista ao jornal britânico Daily Mirror, o cantor explica: "Nós fazemos vários cultivos. Gosto de cultivar coisas como trigo-vermelho, centeio e peras. Começamos a cultivar cannabis e o engraçado é que o governo impõe que você faça isso em um local escondido, porque as crianças entram e roubam."

Ele disse, ainda, que seus cultivos são integralmente orgânicos há, pelo menos, vinte anos. McCartney chegou a revelar o uso de maconha pela primeira vez em 1964, quando integrou os Beatles, após recomendação de Bob Dylan. O músico afirmou que parou de usar a erva no início dos anos 2000 por conta de seus filhos e netos.

Paul costuma plantar cânhamo, uma espécie de cannabis conhecida por conter baixo teor de THC (tetra-hidrocanabidiol), utilizado para produzir medicamentos, cosméticos, óleos, tinta, além de roupas e detergentes.

O NOVÍSSIMO TESTAMENTO. por Iderval Reginaldo Tenório

 

Briga de família: a estratégia de marketing do papa Francisco - ÉPOCA |  Ideias
Putin encontra Papa Francisco no Vaticano | Mundo | G1
Zeitgeist: Encontros entre presidentes dos EUA e papas têm tradição |  Colunas semanais da DW Brasil | DW | 25.05.2017
PR mantém conversações Oficiais com o Papa Francisco / Actualidade / Início  - Portal da Presidência da República de Moçambique
Católicos chineses entregues aos “lobos comunistas” – Agência Boa Imprensa  – ABIM
O NOVÍSSIMO TESTAMENTO

                                                Iderval Reginaldo Tenório

O mundo mudou, a sociedade evoluiu, a ciência suplantou muitos dogmas do Velho Testamento. A nova Igreja terá que se adaptar a este mundo moderno, terá que obedecer o rápido crescimento da ciência em todos os vieses da vida, notadamente nas áreas humanas e sociais. 

No inicio deste milênio  a Igreja Católica imbuída da responsabilidade civil e eclesiástica teve que tomar novas medidas e iniciou a escritura do terceiro tomo do livro sagrado, o Novíssimo Testamento, para isto,   uma das principais medidas foi afastar o Papa Bento XVI, o alemão Joseph Aloisius Ratzinger que tinha que executar franciscanamente  os novos planos da Igreja, este não aceitou e se recusou a dá o ponta pé inicial .   Diplomaticamente foi substituído por um que  seguisse e obdecesse as ordens dos notáveis cardiais que comandam a Igreja Católica, os seus Conselheiros  Máximos,  os cardiais que ditam as regras e  que o novo Papa , o seguidor irrestrito de São Francisco,   terá que obedecer.  Foi escolhido o argentino Jorge Mario Bergoglio , o Papa Francisco,  por preencher todos os pré requisitos e jurar obediência aos seus criadores, a sua função é executar e aplicar os novos ditames da Igreja Rejuvenescida . 

A  Instituição foi enquadrada nas leis civis   das nações desenvolvidas. A política social , a economia e os direitos humanos   tomaram o seu comando, o pensamento dos  lideres , as conquistas democráticas e o exercicio  da cidadania passaram a ser o guia a ser seguido pela Igreja Cristã . Abrir as portas para as minorias e garantir os seus direitos  é hoje a principal conduta da Igreja e do Novíssimo Testamento, não sendo assim caminhará na contra mão da civilização, tanto para os  humanos como para  os animais irracionais, hoje verdadeiros componentes de uma família . 


Sabedora da importância d Novíssimo Testamento para a atual sociedade civilizada,   com as suas lutas e conquistas, a Igreja Católica toma a dianteira das demais e parte para a sua modernização. Abre as suas portas para uma avalanche  de processos de beatificação e de canonização engavetadas há séculos, afrouxa quanto aos relacionamentos afetivos entre homem/mulher, homem/homem e mulher/mulher, aceitando a homossexualidade e a separação como propriedades normais e naturais. No tocante ao matrimônio, ao divórcio, à procriação, à adoção , à prostituição e ao filho bastardo seguirá ao lado da sociedade civil organizada e estudada, as constituições e as descisões parlamentares estão escrevendo os novos capítulos do Novíssimo Testamento. 

A Igreja Cristã Católica  seguirá o seu caminho cônscia de que a perseguição a outras religiões é um atraso , é pregar a discórdia e ir de encontro, isto é, bater de frente à  natureza laica de um  Estado Democrático, Jesus Cristo é o mesmo em qualquer religião Cristã.

A esta fase da Igreja dá-se o nome de Novíssimo Testamento, o qual neutraliza e anula muitos ditames abomináveis do Velho e do Novo Testamento , hoje rejeitados pelos cristãos modernos contemporâneos. Com esta nova carta o mundo procurará ser mais humano, mais democrático,  onde todos terão os mesmos direitos e deveres, as minorias serão respeitadas, todos serão iguais perante o Estado e a Igreja Católica. A vida civil com os seus ditames terá mais importancia do que a vida religiosa, o importante é o exercício da cidadania .

O Mundo cotidianamente  muda,   não mais se aceita  as leis do Velho Testamento dente por dente, olho por olho, fígado por fígado e cabeça por cabeça, nem  se  aceita o céu, o inferno , o purgatório e  as indulgências do Novo Testamento, isto   obriga a Igreja escrever   o Novíssimo Testamento sob a égide e as exigencias das nações desenvolvidas , no momento em fase inicial, nos primeiros capítulos, muitos fatos surgirão.

Os tradicionalistas angelicais dirão: É O FIM DO MUNDO E DOS TEMPOS, uma vez que irão  presenciar casamentos homossexuais, dissolução oficial do casamento religioso, o uso do preservativo oficializando o sexo recreativo, o aborto legal e  o aborto  terapêutico, o perdão às prostitutas, o sacerdócio ao sexo feminino e a queda do celibato .

A Igreja católica não pode peitar as leis civís, os ditames políticos, as conquistas da humanidade e nem os princípios democráticos , todos os seres humanos  que habitam a terra,  todos os animais que convivem afetivamente com os homens e o meio ambiente merecem respeito, é a Terra em ebulição pedindo socorro  .

O Novíssimo Testamento será um divisor dos tempos,  daqui para frente a sua utilização como o norte da humanidade fará a diferença . Muitas vidas que hoje  fazem partes das minorias serão salvas aqui na terra, passarão a ter uma convivencia mais salutar, passarão a fazer parte da vida como seres humanos do  mesmo quilate da maioria. Passarão a usufruir dos mesmos direitos constituicionais de sua nação em todo o globo terrestre. 
 
Os direitos humanos, a igualdade social , o pleno direito à cidadania e a ausencia total de qualquer tipo de preconceito serão o norte do Novíssimo Testamento   .  


Iderval Reginaldo Tenório
Music video by Luiz Gonzaga performing A Volta da Asa Branca. (C) 1984 BMG BRASIL LTDA.http ...
28 de jul. de 2015 · Vídeo enviado por luizgonzagaVEVO
Luiz Gonzaga - A volta da asa branca. 988,375 views988K views. May 17, 2009. 5.2K. 215. Share ...
17 de mai. de 2009 · Vídeo enviado por didiloureiro
Provided to YouTube by BestA Volta da Asa Branca · Luiz GonzagaSeleção Essencial - Grandes ...
23 de dez. de 2020 · Vídeo enviado por Luiz Gonzaga - Topic
 


domingo, 3 de outubro de 2021

Como a China virou uma gigante? Com a educação fundamental gratuita.

 

 

China avança sobre a educação brasileira e inaugura escola no Rio

 

China aumenta investimento em educação pré-escolar : China Hoje 

Representantes da AMFRI integram delegação Brasileira em visita a escola  Chinesa - AMFRI - Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí

Como a China virou uma gigante?

Com  o ensino  básico, fundamental e médio  gratuito.

Este é o caminho para sair do anonimato.

A China cresceu devido a implantação do ensino básico-fundamental e médio gratuito para todos, toda a juventude chinesa dos 02 aos 18 anos tem escola fundamental de qualidade, todos chegam à idade adulta com a mesma chance de crescer.

Cuidar da juventude é fortalecer o Brasil do futuro.

Esta tem sido a minha luta para este pais chamado Brasil , peço a ajuda de todos, um dia chegaremos lá .

O curso superior para todos só após esta meta, será por méritos , será por conhecimentos e esforço.

Peço a ajuda de todos por este Brasil . 

Os jovens brasileiros rogam por este dia. 

A juventude brasileira foi abandonada. 


                                                     Iderval Reginaldo Tenório
 
 
Educação
Universidade de Nanquim.
 
Em 1986, o país estabeleceu a meta de longo prazo de fornecer educação básica obrigatória de nove anos para cada criança. Em 2007, havia 396.567 escolas primárias, 94.116 escolas secundárias e 2.236 instituições de ensino superior na República Popular da China.
 
 Em fevereiro de 2006, o governo avançou sua meta de educação básica se comprometendo a fornecer educação de nove anos completamente de graça, incluindo livros didáticos e taxas.
 
O sistema de ensino atual introduziu a educação obrigatória e gratuita para todos os cidadãos chineses, com ensino fundamental com duração de 9 anos (6-15) e quase todas as crianças nas áreas urbanas continuam seus três anos do ensino médio. Muitos pais estão profundamente comprometidos com a educação de seus filhos, muitas vezes, investindo grande parte da renda da família na educação. 
 
Aulas particulares e atividades recreativas, como em línguas estrangeiras ou música, são populares entre as famílias de classe média que podem pagar por esses serviços.
 
Em 2007, 93,3% da população acima de 15 anos de idade era alfabetizada. A taxa de alfabetização da juventude chinesa (idade 15-24) foi de 98,9% (99,2% para o sexo masculino e 98,5% feminino), em 2000.
 
 Em março de 2007, a China anunciou a decisão de tornar a educação uma "prioridade estratégica nacional", o orçamento central das bolsas nacionais será triplicado em dois anos e 223,5 bilhões de yuans (28,65 bilhões de dólares) de um financiamento adicional será atribuído pelo governo central nos próximos cinco anos, para melhorar o ensino obrigatório nas zonas rurais.
 
A qualidade das faculdades e universidades varia consideravelmente em todo o país. As cinco melhores universidades classificadas na China continental são a Universidade de Tsinghua, a Universidade de Pequim, a Universidade de Nanquim, a Universidade Fudan e a Universidade de Ciência e Tecnologia da China

 

UTILIDADE PUBLICA PARA OS SERES HUMANOS DENATRAN - ESCLARECIMENTO IMPORTANTÍSSIMO

Mutuípe: Jovem morre em grave acidente entre carro e moto | Voz da Bahia

Motociclista fica ferido em acidente no Bairro Velha - Radio Nereu Ramos  760 AM

UTILIDADE PUBLICA PARA OS SERES HUMANOS

 

DENATRAN - ESCLARECIMENTO IMPORTANTÍSSIMO

IMPORTANTE LER!


“Se você bater em uma moto, ou uma moto bater em seu carro, não será uma simples colisão de trânsito.

Você é enquadrado no art. 303, do CTB.

Então as orientações abaixo são extremamente úteis e vale a pena serem repassadas.

São pencas e pencas de T.C.O.'s do art. 303, do CTB, que chegam por mês, principalmente envolvendo moto taxistas... esses são os piores, pois vão querer te cobrar os prejuízos da moto e os dias que ficou parado sem ganhar dinheiro.

ABALROAMENTO EM MOTO NÃO É COLISÃO.

É ATROPELAMENTO!
FAÇA BOLETIM DE OCORRÊNCIA!!!

PONHA ISSO NA CABEÇA!


ORIENTAÇÃO PARA QUEM TEM CARRO
! E para amigos de quem tem!!!

ISSO ACONTECE!

Abalroamento com moto não é colisão. É atropelamento.

É um aviso das Seguradoras:

"Como advogados sempre nos indagam sobre coisas parecidas, sugerimos o seguinte:

Registrar, fotografar (agora com celular é fácil até fazer um filminho), pegar nome de testemunhas.

Leiam o relato abaixo, de um sinistro com um de nossos segurados:

"No mês de abril, o carro do meu filho foi abalroado na TRASEIRA, num farol fechado, por uma motoqueira com outra na garupa. A moto caiu e a garupa ficou com a perna embaixo da moto.

Meu filho filmou a placa da moto e obteve telefone com a garupa.

Telefone inexistente.

Um funcionário da CET, que estava próximo, acionou o resgate e a motoqueira mandou cancelar.


Como ela não quis ser socorrida, o marronzinho pediu para que saíssem do local, sem antes orientar meu filho de que seria interessante registrar um BO. Foi o que fizemos na mesma tarde.

Um mês depois, recebi telefonema "em casa" da dita cuja, querendo fazer um acordo, dizendo que o conserto da moto estava por volta de R$ 800,00 e que a garupa machucou muito a perna, estando 20 dias sem poder trabalhar.

Por ela não ter aceito o atendimento do resgate, disse que não teria acordo nenhum.

Mais um mês se passou (Junho) e recebi uma intimação policial, na minha casa, para me apresentar no distrito de Perdizes para prestar depoimento, por "OMISSÃO DE SOCORRO".

Chegando lá, soubemos que havia sido registrado um BO e elas tinham passado, 4 dias depois, no IML para fazer exame de corpo de delito.

Fizemos os depoimentos, meu filho como condutor, eu como proprietário do veículo, o carro passou por perícia policial e o caso está com minha advogada para provar que não houve omissão de socorro.

Felizmente o nosso BO foi feito antes do delas e tínhamos o nome do policial que atendeu a ocorrência, bem como sabíamos a hora exata que o chamado do resgate foi cancelado. Mesmo assim, a dor de cabeça e trabalheira estão sendo grandes".

Agora, leia atentamente o texto abaixo:

Orientação das seguradoras

Todas as vezes que os senhores se envolverem em acidente de trânsito, cujo terceiro seja um motoqueiro, façam o BO (boletim de ocorrência), independentemente de serem culpados ou não.

Têm ocorrido fatos em que o motoqueiro é o culpado e tenta fazer um acordo no local, diz que está bem e não quer socorro médico.

Só que, depois, ele vai a um distrito policial, registra o BO e alega
que o veículo fugiu do local sem prestar socorro,cobrando, na justiça, dias parados, conserto da moto, etc...

Na maioria dos casos, as testemunhas do motoqueiro são outros motoqueiros.

Isto é um fato, pois está ocorrendo com muita frequência Portanto, não caia na conversa do motoqueiro, que diz não ter acontecido nada.

Em um dos casos recentes a pessoa envolvida foi até a delegacia registrar BO e, eis que, quando chega à delegacia, lá estavam os tais amigos do motoqueiro tentando registrar BO de ausência de socorro.

 

Publicado letra por letra como recebido.

Os que entendem opinem para valorizar ou desmentir a noticia.