domingo, 24 de maio de 2015

A MAIORIDADE NO BRASIL. A RESPONSABILIDADE PENAL JUVENIL E A RESPONSABILIDADE CIVIL

A MAIORIDADE NO BRASIL.

A RESPONSABILIDADE PENAL JUVENIL E A RESPONSABILIDADE CIVIL

VEJAM O QUE DISSE UM JOVEM AO SABER DA LEI.

VEJAM O QUE DISSE UM CASAL DA CASTA PRIVILEGIADA

O ASSUNTO É MUITO SÉRIO E DEVE SER DEBATIDO POR TODOS, CADA CIDADÃO TEM QUE DESCER DO SEU PATAMAR E DISCUTIR COMO UM TODO PARA O BEM DA SOCIEDADE, NÃO DEVE SER  APENAS PUNITIVO PORQUE PERTENCE A UMA CASTA FINANCEIRAMENTE EQUILIBRADA, SE O ESTADO NÃO ME PROPORCIONA SAÚDE , SEGURANÇA EDUCAÇÃO, EU PAGO.
Iderval Reginaldo Tenório

 

A MAIORIDADE NO BRASIL.

A RESPONSABILIDADE PENAL JUVENIL E A RESPONSABILIDADE CIVIL

 

Antes do cidadão falar, discutir e opinar sobre a maioridade penal, tome conhecimento desta matéria, veja que sem educação, sem participação e sem as garantias que é obrigação do Estado, não pode um jovem ser penalizado por uma coisa que pratica pelo rompante da testosterona(homem) e do estrogênio(MULHERR).

Para se exigir de um cidadão o cumprimento total das leis,  o Estado tem que lhe proporcionar conhecimentos para discernir sobre A, B  ou C.

Existem ações que não se aprende,  são próprias para a sobrevivência , andar, falar , comer, matar , tomar e sexo, o que faz e fez  a Rússia contra os Ucranianos e antigos parceiros, a Europa contra todos os seus colonizados, principalmente no continente africano, os EUA contra todos os seus dependentes  nas américas e nos produtores de petróleo , a China e a Rússia na Síria,  tudo isso pela supremacia, eles nada mais fizeram  do que tomar o que é dos outros à força ou na engabelação, em nenhum momento ouve consenso  e  existem outras  ações que precisam de ensinamentos, as leis, os códigos, o estudo , o relacionamento com as diferenças, o entendimento das classes sociais, o comportamento , a escola e a  educação, não valorizar estas propriedade é fechar os olhos para a civilização atual, todos têm direito à cidadania, isto é, os mesmos direitos, as mesmas  chances,   quando isto acontecer,  todos terão após os 16 anos as mesmas obrigações.

Iderval Reginaldo Tenório

 

“Cabe ao adolescente autor de ato infracional uma resposta específica que difere do sistema penal, dado que goza de um tratamento totalmente distinto. Assim, as medidas socioeducativas não possuem qualquer direcionamento dado pela ciência penal de forma que a responsabilização dos adolescentes deve ser tratada por meio da inclusão dos jovens à cidadania plena, de forma a propiciar condições de que eles possam usufruir as promessas de um Estado Social. Neste sentido ressalta-se que a categoria cidadania deve acompanhar a dinâmica das relações sociais, políticas, econômicas, culturais, entre outras, pois sempre que vinculada a conceitos ultrapassados e conservadores ficará cada vez mais distante da realidade social. Desta forma é preciso efetivar a mudança de paradigma trazida com a Doutrina da Proteção Integral, e reconhecer que as garantias dos adolescentes já se encontram no Direito da Criança e do Adolescente, sem se prender à visão penalista.”

Mônica Nicknich

 

 

Responsabilidade penal

Responsabilidade penal é o dever jurídico de responder pela ação delituosa que recai sobre o agente imputável".[1]

Ao cometer um delito, um indivíduo considerado responsável será submetido a uma pena. Ao inimputável será aplicada uma medida de segurança, isto é, uma "providência substitutiva ou complementar da pena, sem caráter expiatório ou aflitivo, mas de índole assistencial, preventiva e recuperatória, e que representa certas restrições pessoais e patrimoniais (internação em manicômio, em colônia agrícola, liberdade vigiada, interdições e confiscos), fundada na periculosidade, e não na responsabilidade do criminoso”. Enquanto a pena tem um caráter essencialmente ético e é baseada na justiça, a medida de segurança é eticamente neutra e tem por fundamento a utilidade. A pena é sanção; a medida de segurança não é sanção e visa impedir o provável retorno à prevenção da prática de crime através da neutralização profilática ou da recuperação social do indivíduo. A pena tem como caráter jurídico essencial o sofrimento, é repressiva e intimidante. A medida de segurança tem caráter terapêutico, assistencial ou pedagógico e serve ao fim de segregação tutelar ou readaptação do indivíduo.[2]

Segundo Palomba,[3] para que alguém seja responsável penalmente por determinado delito, são necessárias três condições básicas:

  1. ter praticado o delito;
  2. ter tido, à época, entendimento do caráter criminoso da ação;
  3. ter sido livre para escolher entre praticar e não praticar a ação.

A responsabilidade penal pode ser

1. Total, quando o agente era capaz de entender o caráter criminoso do seu ato e de determinar-se totalmente de acordo com esse entendimento. Nesse caso o delito que praticou lhe é imputável, podendo o agente ser julgado responsável penalmente.

2. Parcial, se, à época do delito, o agente era parcialmente capaz de entender o caráter criminoso do ato e parcialmente capaz de determinar-se de acordo com esse entendimento. Nesse caso, o delito lhe é semi-imputável, e o agente poderá ser julgado parcialmente responsável pelo que fez, o que na prática implicará redução da pena de um a dois terços ou substituição da pena por medida de segurança.

3. Nula, quando o agente era, à época do delito, totalmente incapaz de entender o caráter criminoso do fato ou totalmente incapaz de determinar-se de acordo com este entendimento. Nesse caso o delito praticado lhe é inimputável e o agente será julgado irresponsável penalmente pelo que fez.


Responsabilidade civil


Responsabilidade civil é a obrigação de reparar o dano que uma pessoa causa a outra.[1] Em direito, a teoria da responsabilidade civil procura determinar em que condições uma pessoa pode ser considerada responsável pelo dano sofrido por outra pessoa e em que medida está obrigada a repará-lo. A reparação do dano é feita por meio da indenização, que é quase sempre pecuniária. O dano pode ser à integridade física, à honra ou aos bens de uma pessoa.

Responsabilidade contratual e delitual


A teoria da responsabilidade civil distingue entre a obrigação do devedor no sentido de cumprir o que estipulou com o credor (num contrato) e a obrigação de reparar o dano causado por ação ou omissão voluntária, negligência, imprudência ou imperícia (em direito civil, o chamado "ato ilícito"). Dá-se ao primeiro caso o nome de responsabilidade contratual ou ex contractu e ao segundo, responsabilidade delitual, aquiliana (devido à Lei Aquília, uma lei romana de 286 a.C. sobre o assunto), extra-contratual ou ex delictu. bn

Responsabilidade subjetiva e Responsabilidade objetiva


A teoria clássica da responsabilidade civil aponta a culpa como o fundamento da obrigação de reparar o dano. Conforme àquela teoria, não havendo culpa, não há obrigação de reparar o dano, o que faz nascer a necessidade de provar-se o nexo entre o dano e a culpa do agente.

Mais recentemente, porém, surgiu entre os juristas uma insatisfação com a chamada teoria subjetiva (que exige a prova da culpa), vista como insuficiente para cobrir todos os casos de reparação de danos: nem sempre o lesado consegue provar a culpa do agente, seja por desigualdade econômica, seja por cautela excessiva do juiz ao aferi-la, e como resultado muitas vezes a vítima não é indenizada, apesar de haver sido lesada.[2] O direito passou então a desenvolver teorias que prevêem o ressarcimento do dano, em alguns casos, sem a necessidade de provar-se a culpa do agente que o causou. Esta forma de responsabilidade civil, de que é exemplo o art. 21, XXIII, d, da constituição federal do Brasil[3] , é chamada de teoria objetiva da responsabilidade civil ou responsabilidade sem culpa.

  • PEREIRA, Caio Mário da Silva
  • .

Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente


Tabela comparativa em diferentes Países: Idade de Responsabilidade Penal Juvenil e de Adultos


Países
Responsabilidade Penal Juvenil
Responsabilidade Penal de Adultos
Observações
Alemanha
14
18/21
De 18 a 21 anos o sistema alemão admite o que se convencionou chamar de sistema de jovens adultos, no qual mesmo após os 18 anos, a depender do estudo do discernimento podem ser aplicadas as regras do Sistema de justiça juvenil. Após os 21 anos a competência é exclusiva da jurisdição penal tradicional.
Argentina
16
18
O Sistema Argentino é Tutelar.
A Lei N° 23.849 e o Art. 75 da Constitución de la Nación Argentina determinam que, a partir dos 16 anos, adolescentes podem ser privados de sua liberdade se cometem delitos e podem ser internados em alcaidías ou penitenciárias.***
Argélia
13
18
Dos 13 aos 16 anos, o adolescente está sujeito a uma sanção educativa e como exceção a uma pena atenuada a depender de uma análise psicossocial. Dos 16 aos 18, há uma responsabilidade especial atenuada.
Áustria
14
19
O Sistema Austríaco prevê até os 19 anos a aplicação da Lei de Justiça Juvenil (JGG). Dos 19 aos 21 anos as penas são atenuadas.
Bélgica
16/18
16/18
O Sistema Belga é tutelar e portanto não admite responsabilidade abaixo dos 18 anos. Porém, a partir dos 16 anos admite-se a revisão da presunção de irresponsabilidade para alguns tipos de delitos, por exemplo os delitos de trânsito, quando o adolescente poderá ser submetido a um regime de penas.
Bolívia
12
16/18/21
O artigo 2° da lei 2026 de 1999 prevê que a responsabilidade de adolescentes incidirá entre os 12 e os 18 anos. Entretanto outro artigo (222) estabelece que a responsabilidade se aplicará a pessoas entre os 12 e 16 anos. Sendo que na faixa etária de 16 a 21 anos serão também aplicadas as normas da legislação.
Brasil
12
18
O Art. 104 do Estatuto da Criança e do Adolescente determina que são penalmente inimputáveis os menores de 18 anos, sujeitos às medidas socioeducativas previstas na Lei.***
Bulgária
14
18
-
Canadá
12
14/18
A legislação canadense (Youth Criminal Justice Act/2002) admite que a partir dos 14 anos, nos casos de delitos de extrema gravidade, o adolescente seja julgado pela Justiça comum e venha a receber sanções previstas no Código Criminal, porém estabelece que nenhuma sanção aplicada a um adolescente poderá ser mais severa do que aquela aplicada a um adulto pela prática do mesmo crime.
Colômbia
14
18
A nova lei colombiana 1098 de 2006, regula um sistema de responsabilidade penal de adolescentes a partir dos 14 anos, no entanto a privação de liberdade somente é admitida aos maiores de 16 anos, exceto nos casos de homicídio doloso, seqüestro e extorsão.
Chile
14/16
18
A Lei de Responsabilidade Penal de Adolescentes chilena define um sistema de responsabilidade dos 14 aos 18 anos, sendo que em geral os adolescentes somente são responsáveis a partir dos 16 anos. No caso de um adolescente de 14 anos autor de infração penal a responsabilidade será dos Tribunais de Família.
China
14/16
18
A Lei chinesa admite a responsabilidade de adolescentes de 14 anos nos casos de crimes violentos como homicídios, lesões graves intencionais, estupro, roubo, tráfico de drogas, incêndio, explosão, envenenamento, etc. Nos crimes cometidos sem violências, a responsabilidade somente se dará aos 16 anos.
Costa Rica
12
18
-
Croácia
14/16
18
No regime croata, o adolescente entre 14 e dezesseis anos é considerado Junior minor, não podendo ser submetido a medidas institucionais/correcionais. Estas somente são impostas na faixa de 16 a 18 anos, quando os adolescentes já são considerados Senior Minor.
Dinamarca
15
15/18
-
El Salvador
12
18
-
Escócia
8/16
16/21
Também se adota, como na Alemanha, o sistema de jovens adultos. Até os 21 anos de idade podem ser aplicadas as regras da justiça juvenil.
Eslováquia
15
18
 
Eslovênia
14
18
 
Espanha
12
18/21
A Espanha também adota um Sistema de Jovens Adultos com a aplicação da Lei Orgânica 5/2000 para a faixa dos 18 aos 21 anos.
Estados Unidos
10*
12/16
Na maioria dos Estados do país, adolescentes com mais de 12 anos podem ser submetidos aos mesmos procedimentos dos adultos, inclusive com a imposição de pena de morte ou prisão perpétua. O país não ratificou a Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança.
Estônia
13
17
Sistema de Jovens Adultos até os 20 anos de idade.
Equador
12
18
-
Finlândia
15
18
-
França
13
18
Os adolescentes entre 13 e 18 anos gozam de uma presunção relativa de irresponsabilidade penal. Quando demonstrado o discernimento e fixada a pena, nesta faixa de idade (Jeune) haverá uma diminuição obrigatória. Na faixa de idade seguinte (16 a 18) a diminuição fica a critério do juiz.
Grécia
13
18/21
Sistema de jovens adultos dos 18 aos 21 anos, nos mesmos moldes alemães.
Guatemala
13
18
-
Holanda
12
18
-
Honduras
13
18
-
Hungria
14
18
-
Inglaterra e Países de Gales
10/15*
18/21
Embora a idade de início da responsabilidade penal na Inglaterra esteja fixada aos 10 anos, a privação de liberdade somente é admitida após os 15 anos de idade. Isto porque entre 10 e 14 anos existe a categoria Child, e de 14 a 18 Young Person, para a qual há a presunção de plena capacidade e a imposição de penas em quantidade diferenciada das penas aplicadas aos adultos. De 18 a 21 anos, há também atenuação das penas aplicadas.
Irlanda
12
18
A idade de inicio da responsabilidade está fixada aos 12 anos porém a privação de liberdade somente é aplicada a partir dos 15 anos.
Itália
14
18/21
Sistema de Jovens Adultos até 21 anos.
Japão
14
21
A Lei Juvenil Japonesa embora possua uma definição delinqüência juvenil mais ampla que a maioria dos países, fixa a maioridade penal aos 21 anos.
Lituânia
14
18
-
México
11**
18
A idade de inicio da responsabilidade juvenil mexicana é em sua maioria aos 11 anos, porém os estados do país possuem legislações próprias, e o sistema ainda é tutelar.
Nicarágua
13
18
-
Noruega
15
18
-
Países Baixos
12
18/21
Sistema de Jovens Adultos até 21 anos.
Panamá
14
18
-
Paraguai
14
18
A Lei 2.169 define como "adolescente" o indivíduo entre 14 e 17 anos. O Código de La Niñez afirma que os adolescentes são penalmente responsáveis, de acordo com as normas de seu Livro V.***
Peru
12
18
-
Polônia
13
17/18
Sistema de Jovens Adultos até 18 anos.
Portugal
12
16/21
Sistema de Jovens Adultos até 21 anos.
República Dominicana
13
18
-
República Checa
15
18
-
Romênia
16/18
16/18/21
Sistema de Jovens Adultos.
Rússia
14*/16
14/16
A responsabilidade fixada aos 14 anos somente incide na pratica de delitos graves, para os demais delitos, a idade de inicio é aos 16 anos.
Suécia
15
15/18
Sistema de Jovens Adultos até 18 anos.
Suíça
7/15
15/18
Sistema de Jovens Adultos até 18 anos.
Turquia
11
15
Sistema de Jovens Adultos até os 20 anos de idade.
Uruguai
13
18
-
Venezuela
12/14
18
A Lei 5266/98 incide sobre adolescentes de 12 a 18 anos, porém estabelece diferenciações quanto às sanções aplicáveis para as faixas de 12 a 14 e de 14 a 18 anos. Para a primeira, as medidas privativas de liberdade não poderão exceder 2 anos, e para a segunda não será superior a 5 anos.

* Somente para delitos graves.
** Legislações diferenciadas em cada estado.
*** Complemento adicional.


 

Fontes: - Principal: Porque dizer não à redução da idade penal - UNICEF - NOV 07 (pág. 16)] - Complementar: Situação das Crianças e dos Adolescentes na Tríplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai: Desafios e Recomendações - UNICEF - 2005 (pág. 67)]

 

O QUE DIZ O GRANDE CHICO BUARQUE EM : O MEU GURI
REFLEXÃO

Chico Buarque - O Meu Guri - YouTube


www.youtube.com/watch?v=ELKpKwG4rzo
14 de nov de 2010 - Vídeo enviado por Bia Brioschi
Trabalho de Geografia Professor: Marcelo Moretto Grupo: Beatriz Brioschi - Luisa Bastos - Yuri Gava ...

 


Líder em educação, China faz aluno estudar três vezes mais que o resto

A CHINA CAMINHA PARA SER A MAIOR POTENCIA DO MUNDO ANTES DO PREVISTO. A SUA ENTRADA NO BRASIL TRARÁ UMA GRANDE MELHORA NA EDUCAÇÃO. ELA PRIORIZA A MATEMÁTICA E A FÍSICA.

O ESTUDANTE DO BRASIL PRECISA ESTUDAR MAIS

Líder em educação, China faz aluno estudar três vezes mais que o resto

Alunos de Xangai fizeram maiores média do Pisa em matemática.
Para educador, método de ensino privilegia cálculo e prejudica criatividade.

 
 

Estudantes gritam frases como 'Eu preciso ir para a faculdade' e 'Pai e mãe, eu amo vocês' após uma palestra para elevar a moral dos alunos antes de exames em um colégio de Nanjing, na China. (Foto: Sean Yong/Reuters)
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Estudantes gritam frases como 'Eu preciso ir para a faculdade' e 'Pai e mãe, eu amo vocês' após uma palestra para elevar a moral dos alunos antes de exames em um colégio de Nanjing, China. (Foto: Sean Yong/Reuters)
Primeiro lugar no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2012, a província de Xangai, na China, tem um exigente sistema de ensino que cria vantagens e deficiências na formação dos seus estudantes. Cálculo e memorização do conteúdo são as prioridades no ensino, deixando de lado a criatividade e a capacidade de análise e de expressão. Além de passar a manhã e a tarde na escola, os alunos da China estudam em casa quase três vezes mais que a média mundial. A maioria gasta em média 13,8 horas diárias fazendo lição de casa, segundo o governo chinês. A média mundial é de 4,9 horas.
Especialistas chineses ouvidos pela Agência Efe afirmam que por causa da forte competição da sociedade local, os alunos passam todo o tempo livre estudando, e que é preciso alcançar um equilíbrio saudável.
A China aparece dividida em províncias no relatório do Pisa. Xangai ficou em primeiro lugar nas três áreas avaliadas: matemática, leitura e ciências. Hong Kong e Macau, outras províncias do país, ficaram em terceiro e sexto lugares, respectivamente, na avaliação de matemática. O Brasil ficou na 58ª posição entre 65 países avaliados. A prova é aplicada a alunos de 15 anos de idade. Cerca de 6,4 mil alunos de 155 escolas de Xangai fizeram a prova do Pisa.
Estudante faz exercícios para treinar para a prova
(Foto: Reuters)
Estudantes chineses em Pequim (Foto: Alexander F. Yuan/AP)
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Estudantes chineses  (Foto: Alexander F. Yuan/AP)
Alunos assistem ao lado da bandeira chinesa a cerimônia de graduação na Universidade de Fudan, em Xangai. (Foto: Aly Song/Reuters)
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Formandos da Universidade de Fudan, em Xangai
(Foto: Aly Song/Reuters)
O relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que contou com a participação de meio milhão de adolescentes, serve de referência para os países estabeleceram políticas públicas de educação. No caso da China, vai servir também para uma reflexão sobre os caminhos nos quais os jovens estão seguindo.
Estudantes da China sofrem uma grande pressão de pais, professores e da sociedade em geral. Só quem alcança um sucesso acadêmico consegue competir por um bom emprego no país mais populoso do mundo. Para o professor de psicologia Sun Shijin, da Universidade Fudan de Xangai, as críticas que este método de ensino recebe do Ocidente “são razoáveis”.
Para o professor, a pressão que recebem, combinada a um grande número de horas de estudos que de tão intensa não deixa tempo livre para o jovem fazer outra coisa a não ser estudar, pode prejudicar o desenvolvimento saudável da sua personalidade e suas habilidades sociais.
"O ensino na Ásia em geral promove mais o cálculo e armazenamento de conteúdo em vez de desenvolver habilidades analíticas, imaginação e iniciativa pessoal ", admitiu Sun.  "O fato de Xangai tem tirado os melhores resultados nos testes do Pisa é uma boa notícia,  mas por outro lado , os estudantes chineses estão gastando mais tempo estudando do que outras partes do mundo, e estão fazendo um grande sacrifício."
Estudantes chineses são forçados a tomar cuidado para ser muito bom em cálculo e memorização de conteúdos, mas eles não são ensinados a se expressar, a comunicar suas ideias ou a trabalhar em equipe. "Essas críticas são razoáveis, embora a opinião da sociedade está começando a mudar , porém ainda não é suficiente", disse Sun . "Esta prova do Pisa faz sentido para uma sociedade em desenvolvimento industrial, mas não para uma sociedade informatizada e de serviços como começa a ser a China."
Para Sun, em uma sociedade desenvolvida é muito mais importante fomentar as habilidades de criatividade e comunicação do que a de cálculo e memorização de conteúdo. O pesquisador acredita que a China logo vai tomar consciência disso.
    enem chinês (Foto: Reuters)
  •  
Jovem segue para prova do 'Enem chinês'
(Foto: Reuters)
'Enem chinês'
Depois do ensino médio, os jovens chineses fazem o exame nacional de admissão para a universidade, o gao kao, uma espécie de "Enem chinês".
O futuro dos jovens que terminam o ensino médio é definido por uma bateria de cinco provas nestes dois dias, cada um com nove horas de duração. Com a nota do exame, os alunos tentam entrar em uma vaga em uma das universidades chinesas. As universidades definem um número limitado de vagas de acordo com os cursos e as modalidades oferecidas.
Zhang Minxuan, presidente da Universidade de Professores de Xangai, coordenou as provas do Pisa na China. Ele diz que os estudantes traduziram bem problemas práticos reais em exercícios matemáticos, mas tiveram dificuldades para expressar e raciocinar sobre os resultados obtidos. “É bom ver que nossos estudantes fizeram o Pisa tão bem, mas vale a pensa penser se a gente precisa de tantos alunos tão bons em matemática.”
"É necessário um equilíbrio entre o estudo e o tempo livre para o desenvolvimento pessoal", destacou Sun. Ele citou como exemplo a ser seguido o comportamento da Finlândia. "Consegue bons resultados no Pisa, mas não há uma competitividade tão forte entre seus alunos e não tem tanta carga de estudos. Eles respeitam o estudante, e é algo que a China ainda precisa aprender."
Pais, professores e amigos se despedem dos alunos da escola Maotanchang, na província de Anhui, na China, que vão fazer o gao kao (Foto: China Daily/Reuters)
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Pais, professores e amigos se despedem dos alunos da escola Maotanchang, na província de Anhui, na China, que vão fazer o gao kao (Foto: China Daily/Reuters)
Finlândia cai
A Finlândia, no entanto, caiu no ranking de matemática, de 5º lugar em 2009 (541 pontos) para 12º lugar em 2012 (519 pontos). A educação finlandesa já liderou o ranking dez anos atrás. A ministra da Educação da Finlândia, Krista Kiuru, alega que o declínio do desempenho do país está relacionado a uma falta de motivação dos alunos.
"Avaliações anteriores já sinalizaram declínio nos resultados da aprendizagem, onde as atitudes em relação à escola tornaram-se menos positiva entre os alunos e a sociedade", disse a ministra. "Além de fortalecer a igualdade , devemos encontrar meios para melhorar e manter a motivação em aprender e estudar e tornar as escolas um bom ambiente para os alunos."


A CHINA CAMINHA PARA SER A MAIOR POTENCIA DO MUNDO ANTES DO PREVISTO.
 

sábado, 23 de maio de 2015

O HOMEM E O UNIVERSO, NESTA IMENSIDÃO É QUASE UM NADA.

O HOMEM , O UNIVERSO E OS ENSINAMENTOS
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O HOMEM , O UNIVERSO

E OS ENSINAMENTOS.

É caminhando que se conhece os detalhes dos caminhos, é gerundiando que se adquire experiências e é vivendo que se valoriza os ensinamentos dos mais velhos e dos fatos passados .

Cada ser vivo racional ou irracional, animal, vegetal , vírus,  procariontes, parasitos ,  saprófitas, multi ou unicelulares, macro ou microscópicos possuem uma célula ou um dispositivo memória que armazena algo na sua curta ou longa existência, esta é a propriedade da imortalização das idéias, dos costumes, dos ensinamentos, das condutas, da experiência  e da resistência às intempéries da vida.

O mundo é uma grande escola e cada ser dos três reinos são exímios professores, o homem para contemplar os seus conhecimentos aprende com a natureza,   observa cuidadosamente cada um dos  trilhões  de detalhes, absorve os ensinamentos que existem nos  olhares e movimentos de cada um dos seres que habitam o planeta terra e viaja nas páginas invisíveis da maior enciclopédia do universo , de   idioma mundial,   ensinamentos cosmopolitas e ao alcance de todos.

Nos livros estão apenas algumas  cópias resumidas e compiladas pelo homem , tudo superficiais , em idiomas distintos, regionais e de pequenos alcances, quem aprende apenas nos livros sedimenta muito pouco.
 O ser humano para galgar uma fagulha de sabedoria tem que escutar os mais velhos, os mais experientes,  tem que se aproximar dos seus pais, avós, bisavós e os idosos dos seus ciclos em todas as fases da vida.

Para se ganhar conhecimentos tem que se viver os animais irracionais, compreender as linguagens dos cães, dos leões, dos elefantes, das baleias, dos tubarões, dos golfinhos, tem que se enfronhar nos costumes dos tigres,  dos grandes cardumes, dos rebanhos dos pássaros, dos grandes formigueiros, dos enxames de abelhas, da sociedade dos cupins, das bactérias e  dos fungos , tem que matutar os fenômenos naturais como as chuvas, os trovões, o frio, os ventos, a solidariedade do corpo humano e o imbricamento de todos os órgãos,  as tsunamis, os vulcões, os relâmpagos, os terremotos, a lua, o sol e os seus ciclos, tudo  juntos corresponde a mais de 98% do saber de um ser humano, os outros 2% se aprende nas escolas e nos livros.

O homem cresceu na escala dos conhecimentos, porém ,  no universo  tem o seu maior livro, tudo indica que,  o desconhecido universo no qual o homem vive e  onde se encontram bilhões de Galáxias , dentre elas a Via Láctea,  é um fragmento de uma unidade de um  universo maior,  formado por bilhões e bilhões de  outros universos.  
Da mesma maneira que o sistema solar representa 1/200 bilhões de avos da via Láctea e esta 1/200 bilhões de avos do nosso Universo, o nosso Universo provavelmente segundo os cientistas representa 1/200 bilhões de avos de um gigante sistema inominado constituído de bilhões de universos, é um sistema sem fim, daí chega-se à conclusão que, diante desta imensidão desconhecida do cosmo, é o homem um nada ou quase um nada.

Aprenda com a natureza, observe o comportamento dos três reinos concretos da natureza, escute os mais antigos , se aproxime dos seus mais próximos , pense nisso.

 Essa posição coincide com o conceito da sabedoria védica, cujos textos sagrados admitem a existência de sete reinos, e não apenas quatro: o Mineral, o Vegetal,
o Animal, o Hominal, o Angelical, o Arcangelical e o Deíficio. O homem habita um planeta que faz parte de um Universo Infinito e 99,999999999999999999999999999999% desconhecido.

Iderval Reginaldo Tenório
 

Mozart - Symphony No. 40 in G minor, K. 550 [complete ...

www.youtube.com/watch?v=JTc1mDieQI8
20 de fev de 2012 - Vídeo enviado por Am4d3usM0z4rt
Wolfgang Amadeus Mozart wrote his Symphony No. 40 in G minor, KV. 550, in 1788. It is sometimes ...

sexta-feira, 22 de maio de 2015

A ÁGUA O BEM MAIS PRECIOSO DO UNIVERSO.

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                 A TERRA AGRADECE A DEVOLUÇÃO DE SUA ÁGUA           


                  Toc toc toc toc toc toc toc... pinga solenemente a torneira da cozinha como um relógio, sessenta gotas por minutos, três mil e seiscentas  por hora, oitenta e seis mil e quatrocentas por dia, dois milhões quinhentas e noventa e duas mil por mês , trinta e hum milhões e cento e quatro mil gotas por ano, se cada ml de água equivale a 20 gotas e cada litro equivale a mil ml, perde-se por dia 4 litros , num mês 120 litros e em um ano 1440 litros do precioso liquido da vida,  se numa casa existirem três pontos de vazamentos, serão 5 mil litros  d água perdidos pelo ralo  , muitas noites de sono perdidas devido o toc toc, estresse e queda de rendimento  e a aproximação de doenças devido a falta do merecido descanso encefálico. Isso não faz falta, a terra agradece sorridente a devolução desta seiva que é a razão da sua existência, principalmente limpa. A Terra agradece. 
Esta água mataria a sua sede por 2.500 dias, o seu sono não seria perturbado, o seu cérebro descansaria em paz, as energias seriam recompostas após o sono, o cérebro faria uma limpeza no lixo adquirido durante todo o dia e o famoso stress não seria alimentado, como consequência : MAIS SAUDE. . Pense nisso.


                          Iderval Reginaldo Tenório

PLANETA ÁGUA - GUILHERME ARANTES(RECORDAÇÕES ANOS 80) - YouTube

www.youtube.com/watch?v=xzh0j4xt7io
15/02/2009 - Vídeo enviado por Deyvid Miranda
Um dos maiores sucessos desse grande compositor. Vale a pena relembrar...

  • 1986- Guilherme Arantes - PLANETA ÁGUA - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=YKoFaeXgEUM
    26/05/2012 - Vídeo enviado por Planeta Guilherme Arantes Fã Clube
    Apresentação no PROJETO SP no show