segunda-feira, 7 de abril de 2014

O MANUAL DO MOTORISTA HUMANO

     
O MANUAL DO MOTORISTA HUMANO

Este  manual  é registrado , está pronto para sair para a gráfica,  espera por uma roupagem apropriada para edição em brochura, são três capítulos.
Espero a sua opinião
Iderval Reginaldo Tenório

                                             Prefácio e Abertura

Este manual amador foi publicado com tiragem de 50 mil cópias, farei uma atualização e mandarei rodar mais 50 mil cópias em janeiro de 2016, a distribuição é gratuita para  os jovens , para os meus amigos e clientes da clínica São Gabriel e agora no blog.

                   Como conduzir-se no trânsito   
 é uma contribuição de um cidadão preocupado com o grande índice de mortes de jovens, de pais de famílias e do povo de uma maneira em geral.  
Ao dirigir pensem nas suas famílias, nos seus amigos, nas pessoas , nas famílias dos próximos. 
Quando um  cidadão morre,  o mundo empobrece um pouco, pois,  ali  vai um cérebro privilegiado. Quantos destes já se foram devido as imprudências, na maioria das vezes    inocentemente? quantos filhos, quantos pais, quantos amigos se foram .  Reflitam.

          O Manuel não têm o intuito de ensinar e sim  lembrar ao condutor aquilo que o mesmo já sabe. A mensagem é para todos, principalmente para os jovens,
procuro mostrar que o carro é uma bomba carregada de óleo, ar comprimido, corrente elétrica , combustíveis fósseis , vegetais, elétricos ou químicos,  é um projétil com energia própria, muito rápido, tendo como recheio o ser humano , é uma célula que corre nas artérias das cidades , que apesar de ser guiado por indivíduos independentes tem que obedecer ao sistema viário para não acontecer aglomerações indesejáveis ou  choques inter veículos,  proporcionando danos a ele próprio, ao seu condutor ou aos pedestres, procuro incutir na mente da população , que apenas os adultos têm o direito de guiá-lo ,  com treinamento e  aprovação em teste oficial  realizado pelo poder público, quando portarão uma carteira de habilitação.

          Dirigir independe do sexo do condutor, requer atenção . Os homens são mais afoitos, não significa dizer que dirigem pior ou melhor. 

Destaco o cansaço físico e mental,  das bebidas, dos cigarros e dos afazeres dentro do carro em horas indevida : atender telefones, abrir gavetas e  pastas, abaixar a cabeça, movimentar os bancos, ascender cigarros, pegar pacotes nos bancos de trás, escrever, ler, brigar e reclamar de crianças.
2-  O manual 


            o1)Ao chegar até o carro,  olhe os pneus, os faróis, os limpadores, se a placa está correta e intacta, o que se encontra embaixo do carro, se  há  algo na frente ou atrás, piquetes, crianças, idosos,  animais ou objetos.

          o2-Ao abrir a porta , olhe se não  vem carro na sua pista,  se não arranha o carro vizinho, não abra a porta para o  lado da rua, observe se existe gente  no trajeto,  principalmente idosos e crianças.

           o3-Ao entrar,   aguce as narinas, cheiro de combustíveis e de fios queimados merecem atenção , observe os retrovisores, os bancos, se tem pacotes ou  elementos cortantes nos bancos, se tem pacotes entre os bancos e o vidro traseiro, pois numa freada brusca a 40 km p/hora um objeto de 6 kg é lançado como se fosse de  100 kg e pode matar  um passageiro. Imagine o que pode acontecer  com um objeto pesado numa  maior velocidade.

             o4-Coloque o cinto , independe do tamanho da viagem , viajar sem cinto é um perigo, o cinto tem que ser de três pontos, nunca no pescoço, muitos acidentes ocorrem a 300 metros do destino ou do local da saída, exatamente pela falta do milagroso cinto de segurança.

           o5-Nunca coloque crianças no banco dianteiro, sempre no banco traseiro, não carregue crianças entre o motorista e a direção, principalmente simulando que o menor esteja dirigindo com o intuito de se apresentar,  muitos pais  praticam esta bobagem e ainda ficam rindo como se fosse bonito.

         o6-Ao sair , observe  a frente e a traseira , se vem carro ou gente, principalmente crianças, eles são invisíveis ao motorista devido os pontos cegos e a pouca altura do menor, mas existem e são afoitas, você já foi criança e sabe muito bem o que estou alando.

          o7-Cuidado ao sair de garagens e estacionamentos.  Não confie no motorista da frente, confira primeiro a informação recebida. Seja defensivo, seguro.   Omotorista da frente para você é sempre um aprendiz.

         o8-Na via pública , mantenha distância  de no mínimo  dois a três carros,  pode deixar lhe chamar de besta, seja besta se isso é ser besta, nas freadas bruscas  acontecem a maioria das batidas nos fundos, o motorista de trás não sabe se você vai frear.

         09-Não se faz necessário correr em via  urbana, pois mais na frente existem os sinais, os semáforos  para você parar o carro e esperar a sua vez, pra que correr se será obrigado parar no sinal. 

Repare bem:
Um carro a 60 km por hora  anda 1000 metros por minuto, isto é,  17 metros por segundo,  17 metros, grave isto, 17 metros por segundo a 60 km /hora.

A 100 km, anda 1700 metros por minuto , isto é,  28 metros por segundo. Uma cochilada de 01 segundo o desvio será de 28 metros. 


Dirigir requer cuidados. Se um carro vai e outro vem com velocidades parecidas ou semelhantes a aproximação é dobrada, viram o perigo.

Viram porque se sai da pista com tanta velocidade? um espirro leva 0,20 segundos ou mais,  isto é em distancia: 2,8 a 5,0 metros metros ou mais.

         11-Na via urbana procure não mudar de faixas, principalmente bruscamente, motivo de grandes batidas.   Avise com antecedência,  utilize  as sinaleiras ,  abra bem os olhos, aguce os ouvidos.

         12-Dirija na defensiva.  O motorista da frente, do lado e de trás,   para você  não sabe dirigir,  ele dirige  sem atenção, é míope,  tem pouco reflexo e não dirige na defensiva,  para você , ele é sempre um aprendiz,   respeite o aprendiz, inclusive pode até ter bebido. Ele dirige até bem, porém, pode estar apressado e preocupado, faz coisas absurdas, será que não está usando drogas ansiolíticas, antidepressivas, drogas hipnóticas ou antialérgicas ?

           13-Cuidado com as paradas de ônibus, imagine sempre uma pessoa saindo na frente do ônibus , ao passar por escola diminua a velocidade,  tenha cuidado com ônibus , não é o ônibus  o vilão, o perigo é o  motorista do ônibus e o pedestre.


          14-Ao passar por pontos de ônibus não passe correndo, veja se não existe poça de lama , de água ou qualquer outro material que possa molhar o cidadão, molhar não, melar mesmo. O pedestre merece respeito, encontra-se longe de casa e não pode tomar banho de lama, fezes ou outros elementos, outra coisa : encare todos os pedestres como cegos, surdos , mudos , idosos, crianças e deficientes, sendo assim, eles não escutam, não enxergam, não falam, não correm, não andam e não têm juízo ou estão sem reflexo, faça isso ,  seja defensivo. 

Dirija pelos outros e para os outros, a rua não é só sua , é de todos.
 Evite a desculpa: eu buzinei, eu não estava correndo, ele deveria ter visto.
 
Pergunto?

 ___ E se for cego, mudo e surdo? e agora amigo?

         15-Num ponto de passagem de pedestres , diminua a velocidade, pare o veículo, facilite a travessia dos transeuntes, um dia pode ser você ou sua mãe, controle o transito, seja cortes com o pedestre.

         16-Cuidado com escolas, hospitais, comércios, lugares que aglomerem gente, respeite o homem.  Sempre existe uma banca, um vendedor, um cidadão, uma criança na pista e atrás de uma bola lá está um ser humano.

Se o carro quebrar  na rua,  saia do veículo, coloque o triangulo bem distante e procure socorro.  Saia mesmo, NÃO FIQUE COM A CARA PARA CIMA, É SUICÍDIO.

          17-Nunca ultrapasse pela direita, freada não pode ser brusca, pare com antecedência , evite batidas e evite  a  ré em lugares movimentados,  ao errar a entrada desejada , siga e mais tarde resolva,  pois existe um retorno mais à frente, não pense  em frear bruscamente, pois no fundo do seu carro vem outro motorista e ele não sabe o que você está pensando, com certeza vai bater no seu veículo.  Imagine:  eu posso ser sempre o culpado.

         18-Olhe para os semáforos de longe, faça os cálculos , veja se dá para passar,  respeite o sinal amarelo, diminua a velocidade e pare o veículo. Não seja um elefante nos cruzamentos, procure facilitar, não feche o transito.

         19-Nunca faça tesouras no transito, evite zigue-zague, evite costura, sair e voltar para a  sua faixa. Não queira levar vantagens,  as tesouras são manobras que apaga toda a sua cidadania, não é possível esta conduta num mundo civilizado.

         20-Sinalize se vai entrar para a direita ou para a esquerda, vá para a sua mão   antecipadamente . Memorize os seus trajetos, principalmente se for costumeiros, lembre-se que é sempre bom mudar as suas rotinas , para não ficar visado pelos desocupados, todo cidadão tem que se precaver  do perigo, um dia por uma rota  e sempre por ela , vira vereda.

         21-Ao estacionar procure as vagas mais apertadas, RESPEITE as vagas para os especiais e para os idosos, deixe a boa vaga para os outros, com a sua chegada , o espaço para as manobras do outro fica menor,   então, pense sempre no próximo, deixe espaço para o próximo  motorista, nunca ocupe dois espaços, não deixe o carro torto, atravessado, muito para trás ou para frente, imagine e dimensione de imediato o lugar que o carro ficará estacionado e se é possível manobras.

Faça as seguintes perguntas para você mesmo :

Será que virá outro carro?  será que tranquei alguém?  será que cabe outro veículo? será que afastando mais um pouco cabe mais um veículo? será que sairei primeiro? o próximo  terá dificuldades na manobra?. 

Pode se conhecer a personalidade do ser humano ao observar  a maneira de como se estaciona o carro. O homem deve sempre pensar no outro, procure facilitar a chegada e a saída do outro.  Sempre cabe mais um veículo.  Só o meu? não é possível.


       22-Cuidado com as luzes, luz baixa, luz alta, luz de estacionamento, não dirija com as luzes internas ligadas. Para que o rádio do carro muito alto, é importante observar o ruído do motor, a zoada dos pneus, os grilos das portas, dos amortecedores e o vento nos retrovisores.

       23-Observe os elementos de segurança- extintores, carteiras, triângulo, chaves, socorros. Use pouca buzina, é  importante imaginar que todo pedestre é surdo, mudo , cego , usou tranquilizantes ou bebeu,  proteja-o. M
uitas vezes as buzinas são obsoletas.

        24-Aprenda a trocar pneus, mexer com cabos de baterias, cabos de velas, manter os níveis de água,  radiadores, limpadores e etc.

     25-Lembre-se que o pedestre é um humano e  mais importante do que o carro.


       26-Para  o bom  motorista não precisa de sinais de trânsito- não corra,  não fure sinais, não ultrapasse sem saber quem vem do outro lado, na curva, na ladeira, na lombada, nas travessias e em viadutos,
use o bom senso, respeite o outro motorista, não se irrite com  ele, não seja bobo.

       27-Em vias de rolamento,  a velocidade é maior do que na via comum, siga sempre à direita.

       28-Facilite para o outro motorista em tudo. Veja a quantidade de idosos que estão dirigindo, veja quantas mães levam os seus filhos, quantas mães andam com os filhos na rua de mãos dadas. Veja a quantidade de deficientes nas ruas, deficientes  visuais, auditivos ou motor.


Sei que todos sabem, peço mais cuidado,  mais atenção e lembre-se que nós não somos à prova de nada, não somos à prova de bala, nem à prova dágua, nem à prova de choque, nem à prova de fogo, nós somos uns bostas, uns bostas. Então todo cuidado é pouco. 
                                  Iderval Reginaldo Tenório

3-
Cuidados pessoais na vida de um motorista

 Agora abordarei   sobre a segurança pessoal e dos passageiros na vida diária.



          1-Não ande perto do veículo da frente- no mínimo o espaço de  02 a 03 carros, se o carro quebrar na rua, saia imediatamente do carro. Uma batida com o passageiro dentro é fatal, cuidado, cuidado.

         2-Atenção redobrada nas sinaleiras, nunca pare encima do outro veículo, deixe espaço para manobras rápidas e eficazes,
caso seja necessário   manobras , deixe espaço para o outro motorista sair bem, não haverá dificuldades..

         3-Nunca pare sem olhar o local- se tem mato dos lados, se o local é iluminado, se está na frente de uma garagem, de uma saída de carros,  de  um local para descarregar mercadorias,  
ao praticar este ato está cometendo uma tremenda  mancada , uma  grande mancada.

          4-Observe atentamente se existem pessoas se aproximando do seu veículo,    seria uma pessoa pedindo ajuda? seria um marginal na espreita? seria um trabalhador pedindo emprego? quem será este sujeito? o que pensa? o que quer? atenção redobrada.

           5-Nunca pare e fique com a cara para cima olhando para o tempo descontraidamenete, com olhar perdido , pensando que é a única pessoa no mundo, fique atento, olhos abertos  e com uma visão de 360 graus,  isto é,  para todos os lados,  olhe o susto amigo, tenha mais atenção, as tomadas de carros e sequestros acontecem nestes momentos.

            6-Ao parar em escolas, centros comerciais , lojas e etc, nunca fique e nem deixe pessoas dentro do veículo, pois assim serão presas fáceis, principalmente nas portas das escolas.   Veja que tem gente de olho neste  motorista e nos passageiros,
o maior  ou o único valor de uma pessoa é  para os familiares , as vezes só tem valor para o familiar e olhe lá, para os outros você é apenas mais uma pessoa, apenas.

           7-À noite , atenção redobrada,  não demore muito nas portas de estabelecimentos  à espera da esposa, de filhos, da namorada, de um amigo ou de uma mercadoria,
nestes momentos o risco é maior, dê mais uma volta e tudo sairá bem.

           8-Ruas que o amigo não conhece, comunidades estranhas ao seu dia a dia merecem mais cuidado.  Cuidado com ruas estreitas, ruas que se afunilam,  ruas sem iluminação, ruas esburacadas , com quebra molas, piquetes de madeiras, cadeiras e mesas na rua, pessoas bebendo principalmente nos fins de semanas nos bairros mais populares e etc.

           9-Nunca deixe mercadorias expostas dentro do veículo, qualquer pacote, pasta, pano, seja o que for , chama a atenção dos que olham para o veículo, mesmo que não tenha valor. O curioso, o amigo do alheio, o parceiro do que não é seu tentará possuí-lo , são os desocupados, cuidado com eles.

          10- O porta malas do carro não  é para guardar  objetos de valor, principalmente objetos de terceiros ou confidenciais, são compartimentos visados.  Tem gente lhe olhando, cuidado amigo. Ao parar o seu carro  nunca abra o porta malas e coloque bolsas, caixas ou outros objetos dentro, tem gente de olho, basta o amigo sair e lá vai o malineiro , o buliçoso  mexer no seu veículo

           11- Ao estacionar, não interessa onde se encontra, nunca abra o porta malas  para colocar bolsas, pasta  ou qualquer aparelho, pois  existe gente de olho, apenas esperando o seu distanciamento para o golpe, muitas vezes o golpe é dado no próprio motorista e depois no porta malas. Quando o motorista não vai para o próprio porta malas,   não queira ser o bonitão. Enquanto mais bonito mais besta, não queira ser o sabido,  nunca reagir ao atentado, o importante é ter cuidado...

     12- Nunca deixe o seu carro como se fosse um brilhante , um anel, um brinco, isto é, nos trinques , uma joia, bem limpo e bem polido, pois será mais visado, mantenha limpo, é
melhor cuidar da mente

      13-Bote na cabeça, ninguém dirige com segurança, todos são vulneráveis. Qual a sua experiencia com a aproximação de veículos pequenos, como motos, bicicletas ou um bom par de pernas ligeiras. Fique de olho nestes  veículos, pode ser um mal feitor, pois é fácil  o seu deslocamento, somem num piscar de olhos, somem depois do mal feito. 

 Cuidado com ônibus , caçambas e carretas, cuidado com veículos de cargas,  saia de perto de carros  carregados, olhe as pedras e areia, saia dos fundos de carros carregados e carros grandes, nunca atrapalhe um caminhão descendo uma ladeira, os freios podem não responder, o carro pequeno e o seu recheio viram latas de sardinhas, um caminhão carregado precisa de 50 metros para uma boa frenagem.

      14-Nunca pegue emprestado carro de amigo se não tem condições de pagar qualquer prejuízo. O ideal é não pegar, prefira o seu.


Carro não se empresta, ninguém gosta de emprestar o seu carro,  ninguém mesmo, ninguém.

      15-Use o senso e procure aprender resolver os pequenos problemas que surgem.  


O carro não pega, não dá sinal de partida , o pneu furou, o carro atolou, a porta não abre,  não chame qualquer pessoa para ajudar e quando chamar,  a sua atuação deve ser de uma pessoa que entenda e que naquela situação é quem vai comandar, seja vigilante.

       16-Dirigir na chuva é diferente de dirigir no seco, principalmente à noite. O
s freios não são os mesmos, as marchas passam com dificuldades, os pneus podem deslizarem, os limpadores podem não funcionar, os vidros ficam foscos devido a evaporação da água, a lâmpada não clareia tanto, cuidado com cigarros.

Cuidado com bebidas, não seja afoito, seja prudente. A visão fica mais curta. Não jogue cigarros pelas portas, podem incendiar o veículo que vem atrás ou provocar incêndios ou provocar incêndios locais .

Caro jovem, respeite os seus pais,  principalmente a sua mãe, ela  só vai dormir quando você chega em casa, se você não chega  cedo, ela  não repousa,  se não repousa fica fraca e pode adoecer  , uma vez adoecendo morre cedo, saiba que mais de 80% das doenças são abstratas ou depende da mente, do estresse,  vem do neurológico, vem do emocional, vem do existencial, vem da mente. 

 O homem é mais mente do  que corpo,
 mais uma lembrança, os seus maiores amigos são os seus pais, juntando todos os seus amigos, juntando todas as pessoas do mundo, eu disse todas, não dá uma letra de um pai ou de uma mãe,  parecidos com os pais, só alguns avós,  alguns, veja bem, alguns, que bom que os seus avós são assim.


Acho que já falei demais,  sei que sou chato,  mas  estes pontos  deveriam ser mais falados em casa, na escola, no trabalho e  com esta linguagem prática.  Esqueça as palavras difíceis e as concordâncias verbais ou nominais, o importante é compreender a mensagem, entender, não precisa falar bonito, apenas fale certo.

Por favor não faça correções do português,  nem todo mundo teve a chance que você teve de aprender com tanto esmero.  Eu só aprendi  a ler ,  escrever e contar. O português é uma língua em formação e eu venho do sul do ceará , da serra do Araripe , o meu português só dá por gasto.
Mais uma vez relembro, nós não somos nada , nós somos vulneráveis. 
O homem é um ser frágil, peço mais cuidado, devemos deixar de ser bestas. 
 Para que tanta maluquice, principalmente no transito.
 Um abraço amigo, do amigo

 IDERVAL REGINALDO TENÓRIO 
DIVULGUEM COM OS JOVENS


Miniatura




Miniatura

TERRAL

de edvanbr  4 anos atrás  40869 views
Ednardo, Belchior, Fagner e Amelinha cantam Terral






Miniatura

Belchior - Medo de Avião

de Marcio Moraes  3 anos atrás  108839 views
Clip apresentado no Fantastico d



Miniatura

BELCHIOR - MEDO DE AVIÃO

de Rocir Santiago  3 anos atrás  19368 views
Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fer

Medicina Legal não lida com mortos Por: Arimatéia Macêdo

Adicionar legenda

Medicina Legal não lida com mortos
Por: Arimatéia Macêdo

“Espero que esse texto faça os médicos, os advogados, as autoridades judiciárias, e as pessoas em geral, avistar a Medicina Legal com outro olhar. Enxergá-la como uma especialidade importante, e imprescindível à sociedade”. Arimatéia Macêdo



 "Os médicos com formação em Medicina Legal trabalham infinitas vezes mais com vivos do que com morto



Revendo a história, verifica-se que a Medicina Legal é uma das especialidades médicas mais  antigas. E as pessoas ainda têm medo e preconceitos com essa ciência. Data de 1507 seu  nascimento oficial na Alemanha. Iniciou sua existência participando do processo judicial realizando perícias.
Medicina Legal é conceituada como uma especialidade médica que objetiva auxiliar o Poder Judiciário na resolução de questões jurídicas de natureza médica, aplicando conhecimentos técnicos, científicos, e biológicos com o intuito de promover justiça.
Desde a época em que eu freqüentava a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará que a cátedra de Medicina Legal (ML) era tida como funesta, sinistra, macabra. Quando se falava nessa disciplina lembrava-se logo de cadáver, morte, violência. Quando era dia da aula de ML ficava-se imaginando qual o tipo de cena iríamos nos deparar ao adentrar o Anfiteatro do Instituto Médico Legal (IML) de Fortaleza.
 A grande maioria das Escolas de Medicina e Escolas de Direito no Brasil ainda hoje continua tratando essa ciência como aquela que cuida simplesmente de fazer autópsia. E isso não é nem meia verdade. Os médicos com formação em Medicina Legal trabalham infinitas vezes mais com vivos do que com mortos. Até mesmo os médicos legistas que trabalham no IML examinam muito mais pessoas vivas do que as mortas.
Para se ter uma idéia, dados do IML de Gurupi dão conta que realizaram-se nos últimos 5 anos em média 2 mil exames por ano. Desses, 90% foram perícias por lesão corporal, por estupro, por medida cautelar, e por aí vai. Apenas 10% foram exames cadavéricos. Esses dados se repetem em São Paulo, Rio de Janeiro, Londres, Paris, Juazeiro do Norte, etc. Sem se falar em outros órgãos onde são realizados exames periciais como o Juizado Especial Federal, a Justiça do Trabalho, a Perícia Administrativa Estadual, a Perícia Médica do INSS, etc., onde os exames realizados são somente em pessoas vivas.
 A Medicina Legal definitivamente não é a medicina dos mortos, dos cadáveres, como era compreendida no passado. Pelo visto somando-se todas as perícias médicas realizadas, quase 100% delas é procedimento efetivado em pessoas vivas.
A Medicina Legal no Brasil devido ao equivocado estigma de somente cuidar de morte violenta, de exumação, etc., dividiu-se em dois ramos. A Medicina Legal Criminal (IML) e a Perícia Médica. Essa bipartição perdurou por longos anos. Até que abnegados médicos com formação acadêmica em Medicina Legal e Perícias Médicas (MLPM) resolveram por fim a esse equívoco, e fundiram as duas disciplinas hoje amparada em Resolução do Conselho Federal de Medicina como Medicina Legal e Perícias Médicas.
 Como visto acima, a MLPM, sendo uma especialidade médica reconhecida, e atuando numa área de intersecção entre a Medicina e o Direito, tem como objetivo principal procurar e fazer justiça, contribuindo assim para o estabelecimento da justiça social tão propalada por todos.
Na prática, o médico com formação em MLPM atua fornecendo a prova técnica de natureza médica que o Juiz ou Delegado necessita para realizar seu trabalho em processo judicial seja civil, criminal, trabalhista, administrativo, etc.
Espero que esse texto faça os médicos, os advogados, as autoridades judiciárias, e as pessoas em geral, avistar a Medicina Legal com outro olhar. Enxergá-la como uma especialidade importante, e imprescindível à sociedade. Que não manuseia somente corpos sem vida. Ela é uma ciência, que usando os conhecimentos das outras ciências médicas é responsável em produzir prova capaz de dar um rumo justo e perfeito a um crime. De colaborar com o Judiciário dando subsídio aos operadores do Direito para que a justiça seja feita. É a Ciência Médica aplicada em auxílio à Ciência do Direito buscando a JUSTIÇA SOCIAL.

Arimatéia Macêdo é médico & escritor com especialização em Medicina Legal e Perícias Médicas  - E-mail: arimateia@gmail.com

domingo, 6 de abril de 2014

» A educação no Brasil na atualidade -Por: André Michel dos Santos


Adicionar legenda

» A educação no Brasil na atualidade

A educação no Brasil na atualidade

                                         
Por: André Michel dos Santos
Segundo Meksenas (2002), a educação nasce quando se transmite e se assegura as outras pessoas o conhecimento de crenças, técnicas e hábitos que um grupo social já desenvolveu, a partir de suas experiências de sobrevivência. Neste sentido, pode-se afirmar que o nascimento da educação surge quando o ser humano sente a necessidade de converter as suas práticas cotidianas ao seu semelhante.

A educação é uma das dimensões essenciais na evolução do ser humano, pois em cada conquista rumo à civilização, faz-se presente junto a esta, a necessidade de transmissão aos semelhantes. Assim, pode-se dizer que a educação nasce como meio de garantir às outras pessoas àquilo que um determinado grupo aprendeu.

Meksenas (2002), ainda afirma que, em uma visão funcionalista, a educação nas sociedades tem a tarefa de mostrar que os interesses individuais só se realizam plenamente através dos interesses sociais. Sendo assim, a educação ao socializar o indivíduo, mostra a este que sozinho, o ser humano não sobrevive, e que ele só pode desenvolver as suas potencialidades estando em contato com o meio social, ou seja, com as outras pessoas.

Com a educação, o homem pode se instrumentalizar culturalmente, capacitando-se para transformações tanto materiais, quanto espirituais. A educação é o cerne do desenvolvimento social. Sem ela, até mesmo as sociedades mais avançadas retornariam ao estado primitivo em pouco tempo. Ela oferece uma base de conhecimento para todas as pessoas.

A educação reproduz a sociedade, pois a contradição e o conflito não são tão manifestos na sociedade, porque a reprodução é dominante, observando-se que a educação acaba por fazer o que a classe dominante lhes pede. Como a sociedade, a educação é um campo de luta entre várias tendências e grupos. Ela não pode fazer sozinha a transformação social, pois ela não se consolida e efetiva-se sem a participação da própria sociedade (GADOTTI, 1995).

Segundo Pinto (1986), a educação acaba transmitindo e reproduzindo os mecanismos de dominação impostos pelo capitalismo. Por outro lado, o setor educacional deve estar em busca da conscientização e da libertação, através da qual se resgatam caminhos para uma ação transformadora.

Conforme Gerhardt (2001), a educação libertadora ou transformadora, é aquela que trabalha com uma visão de sujeitos potencialmente autônomos, capazes de praticar a solidariedade, instruindo-se de forma a promover a auto-reflexão. Neste sentido, a educação é entendida como uma prática de libertação, que desperta no sujeito a sua capacidade de promover a humanização, esforçando-se em uma perspectiva conjunta para mudar o sistema escolar, social e político. Para Steinberg, Paulo Freire aponta dois estágios da pedagogia, como prática de libertação:

[...] O primeiro permite ao oprimido que perceba a condição de opressão em que se encontra e engajar-se em sua transformação, o segundo, reconhece que uma vez transformada a opressão, todas as pessoas tornar-se-ão permanentemente livres[...](STEINBERG, 2001 p.271

 

 

 

Desta forma Steinberg (2001), afirma que dentro desta perspectiva libertadora, Paulo Freire considera o poder político como essencial para a libertação, a qual está fora do alcance do oprimido. Nesse contexto, observa-se que as respostas a este dilema podem ser encontradas na educação, a qual deve ser realizada por e com o oprimido.

Pode-se dizer, ainda, que educação coincide com a própria existência humana e suas origens se confundem com a origem do próprio homem. Estudar a educação é, também, poder compreender que a escola, como instituição, muitas vezes, não tem poder de modificar o que está estabelecido - a estrutura social. Para Gadotti (1995, p.83), “a força da educação está no seu poder de mudar comportamentos. Mudar comportamentos significa romper com certas posturas, superar dogmas, desinstalar-se, contradizer-se”. Nesse sentido, a força da educação está na ideologia.
Portanto, um dos desafios encontrados atualmente no setor educacional é a mudança de ideologia impregnada na sociedade, uma alteração da concepção de ensino e do papel da escola enquanto instituição social. Busca-se uma escola democrática, pluralista, que venha valorizar a diversidade frente às problemáticas sociais perpassadas pelo educador e educando.

Diante dos vários problemas da sociedade contemporânea, como: desvalorização profissional, desemprego, violência, modificações das relações familiares, etc, tem-se como papel fundamental da área educacional, o de fornecer o conhecimento, para que as pessoas possam ter possibilidades e autonomia de participar efetivamente das políticas, continuando assim, a lutar por igualdade de direitos. Nesse sentido, a educação, em termos de Brasil, deve ser tratada como uma política social, que tem como compromisso fundamental à garantia dos direitos do cidadão, ou, ainda a escola deve assumir um novo papel frente à sociedade, que é o de propiciar ações para a efetivação dos direitos sociais.

No Brasil, têm-se várias legislações como a Constituição Federal de 1988, a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB de 1996 e o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA de 1990, que garantem o direito à educação a criança e ao adolescente, direitos estes que precisam ser perseguidos por todos os profissionais que atuam no contexto escolar.

Porém, ao se deparar com o atual contexto brasileiro, percebe-se que o ensino tem se mostrado insuficiente, no que se refere à quantidade de vagas para o atendimento dos alunos, tendo como grande desafio a melhoria de sua qualidade. E, esta qualidade é perpassada por várias questões, tais como baixos salários dos professores, escolas públicas sucateadas, ensino formalista e autoritário, o que gera, conseqüentemente, desestimulo por parte dos professores e alunos.

No que se refere à melhoria da qualidade na escola brasileira, principalmente no final do século XX, Nosella (2002), ressalta quanto à necessidade de superação da política educacional populista e corporativista introduzida no ensino brasileiro. A escola brasileira precisaria rever questões como: o resgate da qualidade de formação do profissional da educação, a expansão da escolarização pelo sistema supletivo, especialmente aqueles em horários noturnos, dentre outros, tendo a obrigação de, simultaneamente, fazer uma constante avaliação que certamente garantirá a qualidade do ensino.

Uma outra questão pertinente a esta discussão, diz respeito à leitura social do fracasso escolar, que segundo Amaro (1997), é uma questão de classe social, que acaba por ser agravada na falta de uma política educacional que seja comprometida com os interesses e necessidades dos pobres. A escola não está sintonizada com a realidade social de seus alunos, conseqüentemente de suas famílias, causando desestímulo por parte do aluno e relações frias entre educador e educando.

Abordando ainda sobre o fracasso escolar, Esteban (1999), afirma que este se configura dentro de um quadro de múltiplas negações, dentre as quais se coloca a negação da legitimidade de conhecimentos, de forma de vida, formulados à margem dos limites socialmente definidos como válidos. Tem-se, assim, a inexistência de um processo escolar que possa atender as necessidades e particularidades das classes populares, permitindo que estas possam fazer parte na construção do processo de ensino.

Martins (1999), afirma que nos últimos anos, apesar do esforço, de investimento técnico pedagógico nas escolas, a incidência dos fatos tem revelado a violência existente no interior das escolas, que se apresenta nos reflexos das questões sociais, as quais estão cada dia mais presentes na escola. Todos esses fatores vêm dificultando o cumprimento da sua finalidade maior enquanto escola, que é a de contribuir na formação da cidadania dos brasileiros.

A escola tradicional de concepção positivista neoliberal, enraizada na sociedade é entendida como aquela que é voltada para o mercado, em que existe o tempo de ensinar e o tempo de avaliar, enquanto momentos estanques, separados entre si. Os seus conteúdos escolares são organizados de maneira linear, hierárquica e, previamente determinado por bimestre, série, disciplina, etc, sendo justificados como pré-requisito de outros. Nesta visão conservadora, a educação sempre é planejada de cima para baixo, em que existe uma escola burocrática e uniformizadora. Essa visão é excludente, e acaba por tornar a escola incompetente em seus vários aspectos, como não ter vagas para quem mais dela precisa, e estar desconectada da realidade social do aluno.

A escola hoje, mais do que nunca, tem como papel diante da sociedade, propiciar ações para a efetivação dos direitos sociais. Neste contexto, o setor educacional tem o papel de possibilitar e de oferecer alternativas para que as pessoas que estejam excluídas do sistema possam ter oportunidade de se reintegrar através da participação, bem como da luta pela universalidade de direitos sociais e do resgate da cidadania.

Um dos maiores desafios apresentados à escola atual é trabalhar com a reelaboração crítica e reflexiva do educando, a fim de prepará-lo para a luta e o enfrentamento das desigualdades sociais presentes na sociedade capitalista. Nesta ótica, a escola deve transcender o sentido de ascensão material, que é dado à educação, transformando-a não em só um meio de retorno financeiro, mas também em um instrumento de crescimento pessoal. Neste sentido, afirma-se:

No tocante a educação, os pais reproduzem os valores ideológicos presentes no discurso da sociedade, valorizando o estudo como a única forma de obter ascensão social. Mas por não compreenderem a dimensão e a complexidade da educação, atribuem aos filhos a culpa pelo fracasso escolar, desmotivando-os para o estudo (MARTINS, 1999, p.62).


 

A escola que se deseja, deve estar pautada na lógica de um espaço ideal para a construção de uma sociedade sadia, uma escola democrática com formação para a cidadania. Aquela que combata de todas as formas a exclusão social e que entenda o aluno como ser integral. E que possa, ao mesmo tempo, trabalhar a relação escola-aluno-família, tendo-se assim a necessidade de incluir a família em suas ações.

Para isso, devemos romper com as visões tradicionais, funcionalistas ou sistêmico-mecanicistas da escola, superando a visão desta como um depósito do saber, buscando assim uma escola includente, libertadora e que valorize a diversidade.

REFÊRENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AMARO, Sarita Teresinha Alves. Serviço Social na escola: o encontro da realidade com a educação. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1997.

BRASIL. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

BRASIL. Lei 8.069/90. Estatuto da Criança e do Adolescente. ECA. Porto Alegre: CRESS, 2000.

BRASIL. Constituição Federativa do Brasil. 1988. São Paulo: 2005.

ESTEBAN, Maria Teresa (org). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Editora DP&A. Rio de Janeiro, 1999.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da práxis. São Paulo: Cortez, 1995.

GERHARDT, Heinz Peter. Educação libertadora e globalização. In: A pedagogia da libertação em Paulo Freire. São Paulo: Unesp, 2001.

MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro. O Serviço Social na área da Educação. In: Revista Serviço Social & Realidade. V 8 Nº 1. UNESP, Franca: São Paulo, 1999.

MEKSENAS, Paulo. Sociologia da educação: introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. 10 ed. São Paulo: Loyola, 2002.

NOSELLA, Paolo.Gaudêncio Frigotto (org). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

PINTO, Rosa Maria Ferreiro. Política educacional e Serviço Social. São Paulo: Ed. Cortez, 1986.

STEINBERG, Shirley R. Uma análise da Pedagogia do Oprimido. In: A pedagogia da libertação em Paulo Freire. São Paulo: Unesp, 2001.

Sobre o AUTOR:
Bacharel em Serviço Social - UNIFRA. Pós-Graduando em Gestão Educacional - UFSM; Assistente Social da Rede Marista de Educação e Solidariedade do Estado do Rio Grande do Sul.
 

Dom e Ravel - Você também é responsável. - YouTube

www.youtube.com/watch?v=G6kwbZIHZmA
03/01/2008 - Vídeo enviado por Rafael Carvalho
"Ravel", ex. integrante da famosa e polêmica dupla da MPB "Dom & Ravel" , que à partir dos anos ...
  • Voce tambem é responsavel. - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=uMYbxubO9Fo
    13/03/2012 - Vídeo enviado por Valdemar Vieira dos Santos
    composição de Dom e Ravel.-- canção "Você também é responsável", transformada, em 1971, pelo ex ...
  • Você Também É Responsável - Dom e Ravel - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=PuY6V2M5LaQ
    15/02/2010 - Vídeo enviado por Fernando Caetano
    Você Também É Responsável - Dom e Ravel. Fernando ... Voce tambem é responsavel. by Valdemar

  • sábado, 5 de abril de 2014

    O SANTO FREI DAMIÃO-



    Adicionar legenda
    Amigos viajando pela história da Religião , o homem encontra fatos que deixa estupefato qualquer cidadão, deixa estupefato até mesmo os carolas. No estudo da Bíblia em  O VELHO TESTAMENTO o diálogo de DEUS com os seus líderes  Abrahão, Isac, Moisés,  Jacó e todos os outros , que para conquistar as terras prometidas mandava invadir a propriedade de outros povos, mandava matar de crianças que mamavam a velhos que estavam acamados até os inocentes animais.
    Com a evolução muitos componentes da Igreja Católica acreditando que  era a escolhida por Deus, pregou a abolição destes livros que pregavam DENTE POR DENTE, OLHO POR OLHO, CORAÇÃO POR CORAÇÃO, VIDA POR VIDA e surgiu o novo testamento com a era de JESUS CRISTO.
     Acontece que um grupo católico continuou com o velho testamento em várias partes do mundo, principalmente nas regiões constituídas de analfabetos. O Nordeste brasileiro foi uma das regiões escolhidas para a continuidade dos antigos livros do Misterioso e Sanguinário Velho Testamento. A Igreja nomeou o Frade Franciscano  nascido com o nome de Pio Giannotti em  Bozzano Itália em 05 de novembro de 1898, ano que nasceu Virgolino Ferreira Lampião.
    A sua missão era frear o crescimento do Padre Cícero, proibir Igrejas Protestantes no nordeste utilizando todos os poderes da época, do convencimento da população à derrubada de templos não católicos . Muitos foram ao chão principalmente na Paraíba e milhares foram os cidadãos agredidos  à pedradas pelos seguidores do Frei . 
    Este assunto foi publicado na história da Igreja fase do Frei Damião."Curiosidades da Bíblia e da História: de Adão aos nossos dias", págs. 19-21, de Jeovah Mendes, editora Tábuas da Lei, ano 1999.
     Iderval Reginaldo Tenório
    Apesar de ser católico aproveito e posto uma cartilha feita pelo Frei Damião de Bozano, Frade  Franciscano em fase de beatificação e santificação.
    Este Padre veio da Itália em 1930 para ocupar o mesmo espaço  e contra por o Padre Cicero de Juazeiro do Norte , Ceará.
    A sua missão era promover missões e encontros no interior nordestino e banir da região qualquer tipo de religião ou seita que não fosse católica , era sua obrigação ordenado por Roma , a tarefa de banir os protestantes que se arvorassem a pregar nesta região, e assim fez com a maestria do Velho Testamento.
    Muitos foram os conflitos.
    Aqui publico  os seus dez mandamentos em prol da Igreja Católica e contra as demais religiões.
    Vejam o que pregava o Frei Damião de Bozano
    Ideval Reginaldo Tenório

    Este assunto foi publicado na história da Igreja fase do Frei Damião."Curiosidades da Bíblia e da História: de Adão aos nossos dias", págs. 19-21, de Jeovah Mendes, editora Tábuas da Lei, ano 1999.

    OS DEZ MANDAMENTOS DE FREI DAMIÃO PARA ESPANTAR PROTESTANTE

    Frei Damião é apontado como um ferrenho inimigo do protestantismo, e seu nome figura entre aqueles que ousaram investir contra o citado segmento religioso, ainda que para isso fosse necessária a força física. Os "dez mandamentos" abaixo foram extraídos do livro Curiosidades da Bíblia e da história: de Adão aos nossos dias, do escritor Jeovah Mendes. Segundo o mesmo autor, vários jornais das décadas de 40, 50 e 60 de cidades nordestinas, principalmente de Recife, noticiaram as perseguições do frade ao povo evangélico*.


    Eis os dez mandamentos:



    I – Todo católico deve, ao deparar-se com um protestante, benzer-se e fazer o sinal da cruz

    II – Nunca deixe que o protestante o convença a ler a Bíblia, e sim o catecismo. A Bíblia constitui um veneno para o católico

    III – Procure ter em casa um boneco de cera no formato de um totem e escreva sobre o mesmo o nome protestante. Caso algum deles apareça em sua casa, procure discretamente acender uma vela próxima ao boneco, o que fará fugir o herege filho de Lutero

    IV – Se algum protestante convencer um católico para as suas fileiras, jogue sal pisado sobre as pegadas dos pés do tal apóstata, que não mais voltará a fazer conversão

    V – Mantenha sempre em casa uma imagem de São Benedito, o pretinho, junto a uma garrafa de aguardente e um pedaço de fumo: só assim você conseguirá afastar, para bem longe, os malditos protestantes

    VI – Reze todas as segundas-feiras (dia das almas), para Nossa Senhora do Desterro, a fim de que a mesma faça desterrar, para bem longe, os pestilentos protestantes

    VII – Para afastar o perigo da heresia protestante, reze sempre a ladainha de Nossa Senhora das Encruzilhadas, para que a mesma coloque o progresso da obra protestante no meio de uma encruzilhada

    VIII – Amarrar nos chifres de um bode mal-cheiroso uma oração de Padim Ciço, contendo as maldições e os anátemas da cabra preta e as imprecações de São Cipriano, a fim de que seja amarrada a obra evangélica dos protestantes

    IX – Invocar os nomes de Santo Onofre, o padroeiro dos cachaceiros e São Longino, o protetor dos ladrões, para que a obra missionária protestante seja perturbada por espíritos de vícios e de roubalheiras

    X - Todo aquele ou aquela que, pertencendo ao aprisco católico, casar-se com alguém de credo evangélico, irá no inferno bodejar sem cessar, além de ser atormentado(a) pelo tridente de ferrabraz

    ___________
    Nota: Para nossa surpresa, o site Wikipedia inseriu esta matéria na página onde consta a biografia de frei Damião. Reafirmamos a fonte de onde extraímos os dez mandamentos aqui citados: "Curiosidades da Bíblia e da História: de Adão aos nossos dias", págs. 19-21, de Jeovah Mendes, editora Tábuas da Lei, ano 1999.