O blog foi criado para a cultura. Mostra o quanto é importante o conhecimento.Basta um click no artigo. Centro Médico Iguatemi,310.CLINICA SÃO GABRIEL LTDA- 33419630 33425331Participe ,comente, seja seguidor. DR IDERVAL REGINALDO TENÓRIO , 1954 , JUAZEIRO DO NORTE -CEARÁ. 08041988lgvi.1984 CHEGOU EM SALVADOR COM 18 ANOS , MEDICINA NA UFBA. CIRURGIÃO GERAL. driderval@bol.com.br
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Amigos do Blog Cultural, conheçam mais um Nordestino de fibra que ficará na história, o mestre Chico Bezerra.
Xico BezerraFrancisco Bezerra Crato, PE
Compositor. Poeta.
Nasceu na serra do Crato, na fronteiro entre Ceará e Pernambuco. Foi influenciado pela natureza agreste do sertão e pela obra de Luiz Gonzaga. Foi funcionário público, tendo assim se aposentado.
Dados Artísticos
A partir de 2000, passou a gravar discos independentes com o ritmo do forroboxote, que é como intitulou suas obras. Em 2001, no CD "Forroboxote 1", suas músicas foram interpretadas por Nico de Pádua e Serginho Luiz. No ano seguinte, lançou o "Forroboxote 2", com suas composições sendo interpretadas por Cléo Dantas, com participações especiais de Maciel Melo, Arlindo dos 8 Baixos e Irah Caldeira.
Em 2004, teve a composição "Tangendo a dor", gravada por Aldemário Coelho no CD "Povo brasileiro", e o aboio "Se tu quiser", lançado por Alcymar Monteiro, no CD "Aboios e vaqueiros". Teve, ainda, a composição "Medo Da Solidão" gravada pelo grupo Fulorando no CD "Sinfoneia desvairada". Ainda em 2004, na terceira edição do projeto "Forroboxote", escolheu apenas mulheres para interpretar composições suas no CD lançado pelo projeto, que se chamou "Mulheres cantadeiras de uma nação chamada Nordeste", entre as quais, Marinês, Amelinha, Chiquinha Gonzaga, Bia Marinho, Maria Dapaz e Irah Caldeira. Irah contou na sua faixa com a participação do sanfoneiro Dominguinhos.
Em 2005, foi convidado a participar da gravação do DVD "5 Peba na Pimenta", lançado pelo Quinteto Violado, no Sesc Mariana, em São Paulo, fazendo a abertura do espetáculo, com seis poemas de sua autoria falando do grupo e de cada um dos componentes.
"Desembuchei no mundo numa cidade cearense chamada Crato, nos calcanhares da Serra do Araripe, avizinhada, parede-e-meia, com o Pernambuco. Por aquelas bandas, se nasce sentindo as baforadas do baião, se toma mingau com gosto de xote, a chupeta já vem melada com o açúcar do xaxado. Além do mais, ao sair do bucho da mãe, já bate nas oiça da gente um violeiro, um cantador ou um cego de feira, do outro lado da calçada, cantarolando Gonzagão. Como não se apaixonar pelo rei Lua? Assim, fui balançado na rede ouvindo o acalanto Gonzagueante e sentindo no pau da venta o cheirinho bom da terra do sertão. Para completar, minha mãe tocava bandolim, quando não tava namorando com meu pai. Daí, o gosto pela música, conseqüência de uma relação quase umbilical."
O INÍCIO Assim, Xico se descreve. Lembra que desde os 14, 15 anos já compunha umas besteirinhas. Meio por timidez, meio por falta de tempo para dedicação integral (um dos seus defeitos, segundo ele, é a utopia de querer fazer as coisas sempre bem feitas) foi embauzando as composições, guardando-as só para si. Até que, com a proximidade da aposentadoria e percebendo o processo pinelizante dos colegas que se aposentavam, resolveu que, no período de vagabundagem que se avizinhava, valeria a pena fazer algo prazeroso, que lhe afagasse a alma ... afinal, 28 anos cumprindo obrigações burocráticas atrás de um birô e em viagens por esse Brasilzão - vivia à cata de picaretas do setor financeiro, era Inspetor do Banco Central - mereciam uma recompensa do ponto de vista da satisfação pessoal.
No fim dos anos 40, apesar da gravadora ter toda prensagem só para Luiz Gonzaga, o cearense Humberto Teixeira, o ''Doutor do baião'', candidata-se a deputado federal pelo estado do Ceará, onde fora bem votado. Após um banquete dos deputados eleitos, Luiz se apresentou, com a presença de Eva Perón. Com o velho parceiro debutante na política e cheio de novas tarefas, Gonzaga certificou-se que a separação era inevitável, porém a amizade continuou intacta e forte. Mas essa separação deu um ganho sagrado para a música brasileira como um todo. Aí que entra um certo José de Sousa Dantas Filho, o Zé Dantas.
Nasceu em Carnaíba de Flores, alto sertão do Pajeú pernambucano, no dia 27 de fevereiro de 1921. Ainda pequeno, muda-se para o Recife para estudar e tornar-se médico, como queriam seus pais. Estudou nos colégios Nóbrega, Americano Batista e Marista. Em 1938, aos 17 anos, já compunha xotes, baiões e toadas, chegando a publicar alguns na Revista Formação, editada pelo Colégio Americano Batista.
Durante a época em que era estudante de Medicina, para desespero do seu pai, tornou-se um boêmio. Passava noites em bares dos subúrbios da cidade, fazendo versos, cantando e desenvolvendo sua criatividade musical.
Em 1947, já estudante de Medicina e com certa fama de artista, "improvisador" e compositor no meio universitário recifense, descobriu que o cantor e compositor Luiz Gonzaga, de quem era grande admirador, estava no Recife, hospedado num Hotel, em Boa Viagem. Conseguiu entregar-lhe algumas composições suas, entre as quais era provável que estivessem ‘’Vem morena’’ e ‘’Forró do Mané Vito’’, que foram gravadas por ele em 1949, ‘’A volta da asa branca’’ e ‘’Acauã’’, gravadas respectivamente em 1950 e 1952.
Em dezembro de 1949, formou-se em Medicina, pela Universidade Federal de Pernambuco. No ano seguinte, mudou-se para o Rio de Janeiro, então a capital da República, para fazer residência médica em obstetrícia. Trabalhou no Hospital do IPASE-Rio, onde chegou a ser Vice-Diretor da Maternidade, além de atender em seu consultório, como ginecologista. mas continuou investindo na sua carreira de compositor até o fim da vida.
Faleceu no dia 11 de março de 1962, após anos de luta contra uma doença na coluna, que o deixou hospitalizado no último ano de vida. Aos 41 anos, Zé Dantas deixava a música nordestina órfã de seu zelo, genialidade, folclore e poesia. Luiz Gonzaga não foi ao enterro do grande amigo e parceiro, pois estava se recuperando do grave acidente de carro que sofrera recentemente. Mesmo com o carro cheio de problemas na porta, sai do Rio para sua chácara em Miguel Pereira, na região serrana do Rio. a porta abre sozinha e ele cai, batendo a cabeça no chão. Isso lhe rendeu vários hematomas e um grave ferimento no olho direito, cicatriz que ele carregou desde então.
Nesse mesmo ano, Gonzaga conhece João Silva. Depois de Humberto Teixeira e Zé Dantas, foi o parceiro mais importante.
Sua parceria com o Luiz Gonzaga era fundamental para a divulgação dos costumes, arte e vida social do homem do Nordeste brasileiro. Se existiu Lennon para um McCartney, Jobim para um Vinícius, Roberto para um Erasmo, existiu um Luiz Gonzaga para um certo Zé Dantas... — com Museu Fonográfico Luiz Gonzaga, Museu DoHomem DoNordeste, LUIZ GONZAGA, Memorial Luiz Gonzaga, Museu Do Gonzagão, Cabana de Gonzagão, Museu Fonográfico Luiz Gonzaga B, Luiz Gonzaga, Museu Fonográfico Luiz Gonzaga C e Respeita Januários.
Amigos do blog Cultural, durante muitos anos o Nordeste foi presenteado com o Rei do Baião Luiz Gonzaga e o seu maior parceiro- o João Silva, o homem que incrementou e salvou o forró brasileiro, o forró que estava com o pires na mão foi ressuscitado por este mestre de Arco Verde Pernambuco.
O Rei já se foi e o meu querido amigo João Silva continua sempre alegre salvando artistas por este Brasil afora.
Raro é aquele forrozeiro que não gravou uma música sua.
O João passeia do Trio Nordestino à Luiz Gonzaga, passando por Marinez, Elba Ramalho, Quininho de Valente, Gal Costa e uma centena de grandes vozes. Quem não conhece Pagode Russo, Zé Matuto Foi a Praia, Danado de Bom, Nem Se Despediu de Mim, Sanfona Choradeira ,Uma pra mim e outra pra Tu, Viva Meu Padim todas do grande João Silva e todas cantadas pelo Rei do Baião.
Agora eu queria mesmo era falar da nova dupla que com certeza fará a diferença na musica do Nordeste, trata-se do Israel Filho lá do país de Caruaru e do Aldo Souza, um dos mais compenetrado e alegre compositor da Bahia, logo logo, como os Israel o descobriu, outros artistas o descobrirão e serão sucesso.
Não precisa falar do Israel Filho, este monstro sagrado da música nordestina ovacionado em Caruaru a sua terra natal. Este mestre tomado pela coragem resolveu junto ao Aldo Souza gravar e lançar na Bahia um dos seus melhores trabalhos. O CANTADOR DO NORDESTE , um CD com 15 belas músicas, todas de primeira qualidade e com muito respeito. Eu acredito que Aldo Souza e o Israel farão a diferença neste São João.
Nesta página postarei alguns trabalhos do Israel, preste bem atenção nas faixas 1) Ficha Limpa 2)Conselho de Pai 3) Saudade de Gonzagão.
O Israel foi lançado pelo Rei do Baião num grande Show na cidade do Recife e de lá para cá nunca mais parou, hoje em plena ascensão.
O BRASIL PRECISA CONHECER ESTES DOIS MOÇOS, O BRASIL MERECE CONHECE-LOS . ESTES MOÇOS FARÃO A DIFERENÇA. DEUS ESTÁ DE OLHO E ESTÁ DANDO AOS DOIS MUITA ESPERANÇA, CORAGEM , FORÇA DE VONTADE, PERSERVERANÇA E MUITA COMPETÊNCIA.
Assistam estes vídeos e depois comentem.
Tal qual Gonzaga e João Silva, Israel e Aldo terão o seu espaço.
“As pessoas vão poder ter acesso a uma coisa de qualidade, a que antes não podiam ter. Elas têm fome, têm vontade de conhecimento”. Com essas e outras palavras, a ministra da Cultura Marta Suplicy apresentou ontem, 23, em Fortaleza, detalhes sobre como vai funcionar o Vale Cultura (VC), principal projeto da pasta, que vem sendo anunciado e aguardado desde o governo Lula.
A visita à capital cearense faz parte de uma série de viagens que a ministra têm feito aos estados para apresentar o programa e sensibilizar as empresas a aderirem à proposta. Por aqui, a agenda começou com café da manhã na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), quando o VC foi apresentado para empresários, gestores e produtores culturais. Em seguida, após almoço com o governador Cid Gomes e o prefeito Roberto Cláudio no Palácio da Abolição, Marta Suplicy seguiu para a Câmara, onde expôs o projeto, a convite do vereador Guilherme Sampaio (PT).
Sancionado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro de 2012, o projeto consiste em benefício de R$ 50 mensais dados, via cartão magnético, aos trabalhadores com carteira assinada. Desse valor, R$ 45 será pago pelas empresas, que terão isenção fiscal para cobrir esse valor. Os outros R$ 5 sairão do bolso do próprio trabalhador. O valor é exclusivo para consumo de bens culturais, como livros, shows, espetáculos de teatro ou instrumentos musicais.
Entre os pontos do projeto ainda indefinidos, Marta Suplicy citou a confecção dos cartões e o credenciamento das empresas responsáveis pela operação do benefício. “Até julho, a presidente assina o decreto. Enquanto isso, as operadoras estão a toda cadastrando os estabelecimentos”, comentou ela, que espera ter o VC em funcionamento a partir de agosto.
Quanto ao valor do benefício, Marta afirmou que “é pouco, mas não é pouco. Como você pode acumular, não fica tão pouco”. E acrescentou que o projeto pode atingir até 42 milhões de trabalhadores, injetando R$ 25 bilhões da cadeia produtiva. Nos municípios menores, com menor oferta de Cultura, ela espera isso traga incremento à produção.
Quando o assunto são os bens que poderão ser adquiridos com o benefício (jogos eletrônicos e TV a cabo foram excluídos), Marta deixa a escolha para os trabalhadores. “Não vamos interferir na utilização. O ministério não vai ser censor. Queremos que as pessoas experimentem coisas novas”.
No dia nacional do café, conheça os dez mandamentos para uma bebida de qualidade
Especialista dá dicas valiosas para apreciadores
Fernanda Baldioti
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RIO - Um cafezinho sempre cai bem. Mas para ele descer melhor ainda há alguns procedimentos infalíveis que vão da escolha dos grãos à temperatura da xícara. Neste dia nacional da bebida, que marca o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras do país, convidamos o proprietário da rede de lojas Armazém do Café, Marcos Modiano, a listar os dez mandamentos do café. Vamos a eles: 1) QUALIDADE DO GRÃO: “O café é como um vinho sem álcool. Para saber se ele é bom, devemos observar a procedência. A zona produtora é um bom indício. Os bons cafés são colhidos acima de um nível de corte de 700 metros e em uma temperatura ambiente entre 18 a 22 graus. Quanto mais altitude, mais o café tende a ser de boa qualidade por causa do solo e do clima. No Brasil, são conhecidas as regiões de Alta Mogiana Paulista, sul de Minas (Machado, Três Pontas, Carmo de Minas), Norte do Paraná (Londrina), Espírito Santo, Cerrado Baiano e Pernambuco. Além da procedência, se possível, é bom observar ainda safra e estocagem”. 2)FRESCOR: “Nada como o aroma e o sabor de um café fresco tirado na hora. Por isso, o sucesso do expresso, que é fresco a cada xícara. Se o café é algo bom para a saúde, café requentado é igual a veneno”. 3) NADA DE FORTE OU EXTRAFORTE: “O café comercializado como forte, em geral, tem qualidade inferior e torração mais escura, o que o deixa com gosto amargo e áspero. Havia uma tendência das indústrias brasileiras de torrar muito o grão para misturar as impurezas e fazer o saco render mais. Hoje não é mais assim, mas o hábito de tomar café forte ficou. Ao contrário dos americanos, que preferem o chafé. Eu defendo que o café tem que ter aroma, gosto, mas não ser rasgante. Um café encorpado não é necessariamente forte. Ele não pode ser aguado e deve deixar um retrogosto, que você sente mesmo quando acaba de engolir a bebida”. 4) COR: “A torra tem que ser adequada, e a cor deve ser marrom chocolate. Para identificar isso, só comprando o café em grãos. Em pó não dá para distinguir”. 5) MOAGEM INSTANTÂNEA: “Quem tem tempo e pode fazer do preparo do café um hobby deve investir no café torrado e num moedor elétrico. O ideal é armazenar o café moído em uma lata hermeticamente fechada. Assim é possível se ter um café fresco a toda hora”. 6) DOSAGEM: “O ideal é 7 a 7,5 gramas de pó por canopla de café”. 7) TEMPERATURA DO CAFÉ: “O indicado é 75º C na xícara. Ele não pode ser extremamente pelante. É o tempo de tirar da máquina ou do fogão. Em casa, não pode deixar a água ferver. O momento em que ela começa a fazer as bolinhas é o ideal para desligar o fogo, senão corre-se o risco de queimar o café”. 8) TEMPERATURA DA XÍCARA: “Ela deve sempre estar esquentada quando o café for servido. Não há nada pior que pegar uma xícara gelada na hora de tomar um cafezinho quente”. 9) QUALIDADE DA ÁGUA: “A água influencia o aroma do café, por isso é importante usar a filtrada. Apesar de a fervura retirar as impurezas, a água da torneira tem cloro, o que produz alterações no sabor”. 10) CREMOSIDADE: “É fator fundamental para um bom café expresso, por isso deve ser consistente e espessa. Ela produz um bonito efeito visual ao criar uma textura sobre o líquido e contribui para prolongar o aroma..”.
AMIGOS, DIVULGUEM ESTA MATÉRIA ENTRE OS AMIGOS, COM OS MAGROS, OS GORDOS , OS OBESOS OU OS NORMAIS COMO VOCÊ. DIVULGUEM.
O HOMEM PODE COMER TUDO E DE TUDO, EVIDENTEMENTE TEMPERADO COM MODERAÇÃO , PRUDÊNCIA E PARCIMÔNIA.
OS OBESOS MÓRBIDOS COMEM POR COMPULSÃO, É O REFLEXO PAVLOV , NÃO PRECISAM COMER TANTO, SÃO CONVOCADOS E CHAMADOS A COMEREM.
QUEM FAZ OS OBESOS MÓRBIDOS A EXAGERAREM SÃO:A GENÉTICA, OS COSTUMES FAMILIARES E REGIONAIS, O STRESS, O SEDENTARISMO, OS OLHOS, OS OUVIDOS, O NARIZ E O FÁCIL ACESSO AOS ALIMENTOS , POR ÚLTIMO AS DOENÇAS METABÓLICAS.
RESUMINDO: O GORDO É UM SER SADIO, É A GENÉTICA.
O OBESO MÓRBIDO PODE SER UM DOENTE.
URGE INVESTIGAR A CAUSA.
Iderval Reginaldo Tenório
Estudo diz que alguns quilos a mais podem aumentar tempo de vida SADIAS NORMAIS
Amigos, tenho batido nesta tecla há mais de 20 anos, escrevo e explano que o ser humano gordo não é doente, explico que a gordura é sinal de saúde, que a gordura normal que o ser humano acumula não é nem de longe um alerta para desespero, é uma reserva primordial e de excelência para as horas difíceis da vida. O medo, a paranoia e o stress difundidos na mídia pelo grande mercado da obesidade, que não é pequeno, ovacionados por alguns segmentos da medicina e aceitos pela sociedade atual, são muito mais prejudiciais à saúde do gordo, do que esta camada energética, macia, protetora , isolante , necessária à vida, chamada de lipídios e que estes sadios seres humanos possuem 20% acima da média. A obesidade mórbida sim, é doença , agrega riscos, gera comorbidades e tem que ser tratada. É o meu slogan há mais de 25 anos: É MELHOR SER UM GORDO SADIO DO QUE UM MAGRO DOENTE. NEM OBESO E NEM CAQUÉTICO, SEJA NORMAL. Leiam a matéria com atenção e procurem neste mesmo blog muitas matérias sobre o assunto. Gordo não é obeso.
Iderval Reginaldo Tenório
quero a sua opinião.
"Estudo diz que alguns quilos a mais podem aumentar tempo de vida 02/01/2013 - 15h44 | do UOL Notícias Pequenos excessos de tecido adiposo poderiam fornecer reservas de energia para certas doenças Em Washington
Pessoas com excesso de peso e obesos moderados vivem um pouco mais do que aquelas com peso normal, enquanto a obesidade mais elevada aumenta significativamente o risco de morte, de acordo com uma análise de quase uma centena de estudos em todo o mundo publicada no Journal of the Medical American Association (Jama).
Este estudo sugere várias hipóteses para explicar este paradoxo, como os efeitos benéficos de maiores reservas de energia no corpo ou o fato de que as pessoas obesas procuram mais tratamento médico.
A análise publicada pelo Jama é uma síntese de 97 estudos abrangendo 3 milhões de pessoas em todo o mundo. Os pesquisadores determinaram que os indivíduos cujo índice de massa corporal (IMC, peso dividido pela altura ao quadrado) está entre 25 e 30, considerados obesos, têm um risco de morte 6% menor do que os de peso normal, com um IMC de 18,5 a 25. Para aqueles que sofrem de obesidade moderada, definida com um IMC de 30 a 35, o risco de mortalidade é 5% menor em comparação com pessoas de peso normal.
Mas para os obesos com IMC maior que 35, o risco de mortalidade aumenta em 29% em comparação com indivíduos normais. "