terça-feira, 3 de janeiro de 2012

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Gilberto Gil

                                                   GILBERTO GIL

Brasil,Nordeste,Bahia-  Esse é o Gilberto Gil,provavelmente o mais completo artista da Bahia, fala abertamente que mirou o seu trajeto no grande Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira,dois nordestinos que se encontraram no Rio de Janeiro e criaram o BAIÃO. O primeiro do Exu-Pernambuco  nascido em 1912 (homem do campo) e o segundo (intelectual,advogado )nascido em 1915  no Iguatu -Ceará.

Gilberto Gil é intelectual,músico,cantor,compositor,folclorista,historiador,político,embaixador cultural do Brasil, possuidor de uma das mais belas vozes deste país e que as tem para enriquecer as suas músicas com cantos de pássaros,gritos africanos, gritos dos aboiadores nordestinos,sons  dos fenômenos da natureza,dos animais, é um artista completo. Hoje acima dos 60 anos,o seu tom de voz é inconfundível e sem imitação.

O Brasil e a Bahia se orgulham da valentia,da coragem e da capacidade artística que possui o Gilberto Gil e que muito bem os representam em quelquer recanto deste mundo.
                                                     Iderval Reginaldo Tenório
                                                       O blog é cultural

Gilberto Gil    

Gilberto Passos Gil Moreira (Salvador,[1] 26 de junho de 1942) é um músico e político brasileiro.

Gilberto Gil nasceu no bairro do Tororó, em Salvador, na Bahia. Seu pai, o médico José Gil Moreira e sua mãe Claudina, em busca de uma vida melhor, mudam do bairro pobre da capital baiana para o interior do Estado,[5] em Ituaçu, à época um lugarejo com cerca de oitocentos habitantes. Ali, Gil passou os primeiros oito anos de vida. Deste período o artista registra a influência das músicas ouvidas, sobretudo no rádio:[5]
Cquote1.svg…os meus primeiros momentos de ouvir música, tudo se passou numa época em que Luiz Gonzaga, principalmente lá no Nordeste, onde eu vivia, lá na caatinga, era praticamente o canto mesmo da região…Cquote2.svg
Com oito anos volta para Salvador, onde estuda no Colégio Maristas, e frequenta uma academia de acordeon. Quando estava no secundário, recebeu da mãe um violão e conhece o trabalho de João Gilberto, que lhe influencia de imediato.[5]
Nos tempos de faculdade de Administração, Gil conhece Caetano Veloso, sua irmã Bethânia, Gal Costa e Tom Zé. Realizam a primeira apresentação na inauguração do Teatro Vila Velha em junho de 1964 - com o show "Nós, Por Exemplo".[5]
Formou-se em 1965 e muda-se com a esposa Belina para São Paulo

Formado em administração de empresas, seu primeiro emprego em São Paulo foi na Gessy Lever. Nos anos 1970, Gil acrescentou elementos novos da música africana, norte-americana e jamaicana (reggae), ao já vasto repertório, e continuou lançando álbuns como Realce e Refazenda. João Gilberto gravou a canção "Eu Vim da Bahia", de Gil, no clássico LP João Gilberto







Em fins de 1968, Gil e Caetano Veloso, cuja importância no Brasil era, e é, de certa forma comparável à de John Lennon e Paul McCartney no mundo anglófono, foram presos pelo regime militar brasileiro instaurado após 1964 devido a supostas atividades subversivas, de que foram taxados. Ambos exilaram-se por ocasião do AI-5 (Ato Institucional 5) do governo militar em vigência no Brasil a partir de 1969 em Londres.[6]
Nos anos 1970 iniciou uma turnê pelos Estados Unidos e gravou um álbum em inglês. De volta ao Brasil, em 1975 Gil grava Refazenda, um dos mais importantes trabalhos que, ao lado de Refavela, gravado após uma viagem ao continente africano, e Realce, formariam uma trilogia RE. Refavela traria a canção "Sandra", onde, de forma metafórica, Gil falaria sobre a experiência de ter sido preso por porte de drogas durante um excursão ao sul do país e ter sido condenado à permanência em manicômio judiciário, ou conforme denominação eufemística, casa de custódia e tratamento, entretanto designada por Gil como hospício.
Fechamento da trilogia, Realce, apesar de trazer em uma de suas faixas um dos mais belos e marcantes sucessos de Gil, Superhomem (influenciado pelo lançamento, um ano antes, do filme Superman), causaria certa polêmica quando alguns considerariam a canção título, inspirada na disco music, como uma ode ao uso de cocaína, isto talvez explicitado pelos versos: realce, quanto mais purpurina melhor.[7]
Ao lado dos colegas Caetano Veloso e Gal Costa, lançou o disco Doces Bárbaros, do grupo batizado com o mesmo nome e idealizado por Maria Bethânia, que era um dos vocais da banda. O disco é considerado uma obra-prima; apesar disto, na época do lançamento (1976) foi duramente criticado. Doces Bárbaros foi tema de filme, DVD e enredo da escola de samba GRES Estação Primeira de Mangueira em 1994, com o enredo Atrás da verde-e-rosa só não vai quem já morreu, puxadores de trio elétrico no carnaval de Salvador, apresentaram-se na praia de Copacabana e para a Rainha da Inglaterra. O quarteto Doces Bárbaros era uma típica banda hippie dos anos 1970.
Inicialmente o disco seria gravado em estúdio, mas por sugestão de Gal e Bethânia, foi o espetáculo que ficou registrado em disco, sendo quatro daquelas canções gravadas pouco tempo antes no compacto duplo de estúdio, com as canções "Esotérico", "Chuckberry Fields Forever", "São João Xangô Menino" e "O seu amor", todas gravações raras.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

HAITI/ BRASIL

                             E O PAÍS CONTINUA SENDO INVADIDO POR ESTRANGEIROS,DESTA VEZ SÃO POVOS DO HAITI QUE INGRESSAM NO PAÍS À PROCURA DO PÃO DE CADA DIA,BONITA  E JUSTIFICÁVEL CAUSA,AGORA O QUE NÃO PODE É OCUPAR AS POUCAS VAGAS DE TRABALHO DOS BRASILEIROS,O QUE NÃO PODE É A AUTORIDADE  LOCAL BRASILEIRA  CRUZAR OS BRAÇOS E SEM NENHUM CONTROLE FICAR OMISSO A ESTES FATOS.   SEJAM BEM VINDOS HAITIANOS , QUE SEJAM LEGALIZADOS E QUE O POVO DO ACRE NO MÍNIMO PARTICIPE DAS DECISÕES.

                            EXISTEM EMPREGOS PARA OS BRASILEIROS?   QUAIS AS CONSEQUENCIAS DESTA INVASÃO PACÍFICA? ACREDITO QUE ESTE FATO SERÁ  MAIS UM MARCO PARA A HISTÓRIA DO BRASIL COMO FOI A CHEGADA DOS JAPONESES , A CHEGADA DOS ITALIANOS E ETC,ETC, AGORA HOJE EM CONDIÇÕES TOTALMENTE DIFERENTES.

                          O BRASIL FOI FEITO DE DIVERSOS POVOS E TEM A TRADIÇÃO DE PROTEGER OS MENOS FAVORECIDOS  PELA PAZ, É O CELEIRO DO MUNDO  E  TEM OS BRAÇOS SEMPRE ABERTOS EM PROL DA HUMANIDADE.                                                                     
                                                                                   Iderval Reginaldo Tenório

Sobe para 1.400 o número de haitianos em Brasileia. Maioria é de profissionais qualificados

Publicado:
Atualizado:
Haitianos se reúnem em praça na cidade de Brasileia, no Acre Foto: Alexandre Lima
Haitianos se reúnem em praça na cidade de Brasileia, no Acre Alexandre Lima
SÃO PAULO - Nos últimos três dias de 2011, uma leva de 500 haitianos entrou ilegalmente no Brasil pelo Acre, elevando para 1.400 a quantidade de imigrantes daquele país no município de Brasileia (AC). Segundo o secretário-adjunto de Justiça e Direitos Humanos do Acre, José Henrique Corinto, os haitianos ocuparam a praça da cidade. A Defesa Civil do estado enviou galões de água potável e alimentos, mas ainda não providenciou abrigo.

Corinto irá hoje ao município para discutir medidas de emergência no atendimento aos haitianos. Outra equipe estará em Assis Brasil (AC), fronteira com a Bolívia, para saber se há mais haitianos chegando.
A chegada em massa de imigrantes nos últimos dias ocorreu depois de boatos de que o governo brasileiro passaria a expulsar haitianos a partir do dia 31 de dezembro. Os rumores começaram depois de reunião do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), ocorrida em 16 de dezembro. A assessoria do comitê, órgão presidido pelo Ministério da Justiça, confirmou na semana passada que o Brasil estuda medidas para reprimir a imigração ilegal e o tráfico de pessoas pela fronteira com o Acre, mas negou que qualquer decisão a respeito dos haitianos tenha sido tomada.
De acordo com o órgão, os haitianos não podem ser considerados refugiados, pois não são perseguidos por motivos políticos, de raça ou religião em seu país. Por isso, a opção pelo visto humanitário.
Para não chegar ao Brasil ilegalmente, os haitianos deveriam pedir visto em seu país de origem, o que não acontece. Segundo informações do governo do Acre, pelo menos 2.300 haitianos entraram no Acre em 2011. O Conare informou que foram concedidos 1.600 vistos humanitários a haitianos no ano passado.
A imigração ocorre porque o Haiti ainda não se recuperou dos estragos causados pelo terremoto de janeiro de 2010. O primeiro grande grupo de haitianos, formado por 140 pessoas, chegou em Brasileia no dia 14 de janeiro de 2011. Desde então, a entrada ilegal continua, mas eles não são expulsos: obtêm visto humanitário e conseguem tirar carteira de trabalho e CPF para morar e trabalhar no Brasil.
                                   MATERIA DE O  GLOBO 01.01.2012
                                              CLEIDE CARVALHO

domingo, 1 de janeiro de 2012

O SAMBA E O LUNDU

No primeiro dia do ano postarei algo sobre o SAMBA  e o  LUNDU, coisas parecidas mas diferentes, o Samba além da melodia,do ritmo,da letra que fala muito bem de determinado assunto ,da manifestação cultural,da religião, é um grito de liberdade e uma das melhores maneiras de comunicação entre os povos sem contar o componente sensual dos seus dançarinos.Já o Lundu explora mais o lado sensual,o lado sexual da dança e da música, as letras são curtas e repetitivas, o que mais interessa são as umbigada,os gestos e a algazarra sincopada e alegre que proporcionam aos dançarinos,é uma dança energética  e contagiante, dando origem a diversos ritmos hoje praticado principalmente nos Estados do  Pará ,Amazonas,Maranhão , na Bahia originou o Pagode melodia,letras curtas,palavras monossilábicas,requebros das cadeiras aflorando a sexualidade tanto dos homens como das mulheres, então basta entender para aceitar todas estas manifestações de um povo.
O cuidado com a música e com ritmo como todos sabem ,é que estas maneiras de comunicação podem criar em cada grupo e seguidores um tipo de comportamento, uma vez que numa multidão de seres humanos obedecendo contumazmente o que   manda os executantes do espetáculo pode emanar qualquer conduta, boa ou ruim.O SOM é uma linguagem Universal.
                                                                                 Iderval Reginaldo Tenório
                                                                                 O BLOG É CULTURAL

O SAMBA
O samba é um gênero musical, do qual deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras.[1][2][3]
Dentre suas características originais, está uma forma onde a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano[4] e levado, na segunda metade do século XIX, para a cidade do Rio de Janeiro pelos negros que trazidos da África e se instalaram na então capital do Império. O samba de roda baiano, que em 2005 se tornou um Patrimônio da Humanidade da Unesco,[5][6] foi uma das bases para o samba carioca.

Apesar de existir em várias partes do país - especialmente nos Estados da Bahia, do Maranhão, de Minas Gerais e de São Paulo - sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do batuque, o samba como gênero musical é entendido como uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, onde esse formato de samba nasceu e se desenvolveu entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Foi no Rio de Janeiro, antiga capital do Brasil, que a dança praticada pelos escravos libertos entrou em contato e incorporou outros gêneros musicais tocados na cidade (como a polca, o maxixe, o lundu, o xote, entre outros), adquirindo um caráter totalmente singular. Desta forma, ainda que existissem diversas formas regionais de samba em outras partes do país, samba carioca urbano saiu da categoria local para ser alçado à condição de símbolo da identidade nacional brasileira durante a década de 1930.[7][8][9

Origens do termo samba



O batuque praticado durante o Brasil do século XIX, em pintura de Johann Moritz Rugendas.
Existem várias versões acerca do nascimento do termo "samba". Uma delas afirma ser originário do termo "Zambra" ou "Zamba", oriundo da língua árabe, tendo nascido mais precisamente quando da invasão dos mouros à Península Ibérica no século VIII.[11] Uma outra diz que é originário de um das muitas línguas africanas, possivelmente do quimbundo, onde "sam" significa "dar", e "ba" "receber" ou "coisa que cai". Ainda há uma versão que diz que a palavra samba vem de outra palavra africana, semba, que significa umbigada.
No Brasil, acredita-se que o termo "samba" foi uma corruptela de "semba" (umbigada), palavra de origem africana - possivelmente oriunda de Angola ou Congo, de onde vieram a maior parte dos escravos para o Brasil.
Um dos registros mais antigos da palavra samba apareceu na revista pernambucana O Carapuceiro, datada de fevereiro de 1838, quando Frei Miguel do Sacramento Lopes Gama escrevia contra o que chamou de "samba d'almocreve" - ou seja, não se referindo ao futuro gênero musical, mas sim a um tipo de folguedo (dança dramática) popular de negros daquela época. De acordo com Hiram da Costa Araújo, ao longo dos séculos, as festas de danças dos negros escravos na Bahia eram chamadas de "samba".
Em meados do século XIX, a palavra samba definia diferentes tipos de música introduzidas pelos escravos africanos, sempre conduzida por diversos tipos de batuques, mas que assumiam características próprias em cada Estado brasileiro, não só pela diversidade das tribos de escravos, como pela peculiaridade de cada região em que foram assentados. Algumas destas danças populares conhecidas foram: bate-baú, samba-corrido, samba-de-roda, samba-de-chave e samba-de-barravento, na Bahia; coco, no Ceará; tambor-de-crioula (ou ponga), no Maranhão; trocada, coco-de-parelha, samba de coco e soco-travado, no Pernambuco; bambelô, no Rio Grande do Norte; partido-alto, miudinho, jongo e caxambu, no Rio de Janeiro; samba-lenço, samba-rural, tiririca, miudinho e jongo em São Paulo.[1]

O LUNDU

O lundu ou lundum é um gênero musical contemporâneo e uma dança brasileira de natureza híbrida, criada a partir dos batuques dos escravos bantos trazidos ao Brasil de Angola e de ritmos portugueses. Da África, o lundu herdou a base rítmica, uma certa malemolência e seu aspecto lascivo, evidenciado pela umbigada, os rebolados e outros gestos que imitam o ato sexual. Da Europa, o lundu, que é considerado por muitos o primeiro ritmo afro-brasileiro, aproveitou características de danças ibéricas, como o estalar dos dedos, e a melodia e a harmonia, além do acompanhamento instrumental do bandolim.

 

 

O lundu praticado no século XVIII, em gravura de

O lundu veio para o Brasil com os negros de Angola, por duas vias, passando por Portugal, ou diretamente da Angola para o Brasil.

Em Portugal recebeu polimentos da corte, como o uso dos instrumentos de corda, mas fora proibida por D. Manuel ao ser “contrária aos bons costumes”. Já a vinda direta da Angola para o Brasil recuperou o acento jocoso, mordaz e sensual que incomodara a sociedade lisbonense.

Aparece no Brasil no século XVIII como uma dança sem cantoria e de "natureza licenciosa"[carece de fontes?], para os padrões da época. Nos finais do século XVIII, presente tanto no Brasil como em Portugal, o lundu evolui como uma forma de canção urbana, acompanhada de versos, na maior parte das vezes de cunho humorístico e lascivo, tornando-se uma popular dança de salão.

Durante todo o século XIX, o lundu é uma forma musical dominante, e o primeiro ritmo africano a ser aceito pelos brancos. Neste período, surgem os mais importantes compositores que representam esta forma musical (ver abaixo) e a viola é adotada entre os instrumentos de corda utilizados.

 

O lundu sai de evidência no início do século XX, mas deixa seu legado, pricipalmente no que tange ao ritmo sincopado, no maxixe (outro forma musical híbrida urbana que também deve suas origens à polca e à habanera). Musicólogos defendem que no lundu, como o primeiro ritmo afro-brasileiro em formato de canção e fruto de um sincretismo, está a origem do samba, via o maxixe, mas há controvérsias quanto a esse ponto.

Uma modalidade do lundu, a dança de roda, ainda é praticada na Ilha de Marajó e nos arredores de Belém, no estado do Pará, recentemente grupos culturais do entorno do DF (região limítrofe do DF e de Goiás) reiniciaram essa prática.


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sábado, 31 de dezembro de 2011

FELIZ ANO NOVO PARA SEMPRE

FELIZ ANO NOVO PARA TODOS E SUCESSO PARA SEMPRE.
IDERVAL
REGINALDO
TENÓRIO TUDO AZUL
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A IMPORTANCIA DO BLOG

EU ME PREOCUPO COM O BRASIL E COM A CULTURA UNIVERSAL
AMIGOS,SEI QUE MUITOS ACHARÃO ESTAS LEITURAS PRIMÁRIAS,AGORA, MAIS PRIMÁRIAS AINDA SÃO AQUELAS QUE OS JOVENS ESCUTAM NOS RÁDIOS E ASSISTEM NAS TELEVISÕES,AQUELAS QUE OS JOVENS  APRENDEM NAS RUAS E NAS FRACAS ESCOLAS OFICIAIS E PARTICULARES,ALÉM DA FORÇA QUE TEM A MÍDIA,A ECONOMIA,OS COSTUMES DOS PAÍSES QUE DOMINAM AS NAÇÕES PERIFÉRICAS EM TODOS OS SENTIDOS,HOJE OS JOVENS ESTÃO CONVOCADOS PARA VIVEREM NO MUNDO DA FANTASIA , DO ENTRETENIMENTO E DO CONSUMO DE PRODUTOS QUE A CADA DIA QUE PASSA OS AFASTAM  DA SUA TERRA E DO SEU POVO,FALTA LEITURA E CONHECIMENTOS,FALTA ORIENTAÇÃO.

PROCURO POSTAR A CULTURA BRASILEIRA COMO UM TODO,A CULTURA DA SUA TERRA E O QUE EXISTE DE MELHOR DOS OUTROS POVOS,ENTENDENDO QUE COM  ESTA MEDIDA QUEM ACESSAR E PACIENTEMENTE NAVEGUE POR SUAS PÁGINAS NUM CURTO PERÍODO DESCOBRIRÁ EXPOTANEAMENTE QUAL O MELHOR  CAMINHO QUE DEVERÁ SEGUIR.

CONVOCO A TODOS A COMENTAR AS MATÉRIAS NO FIM DE CADA POSTAGEM,CONVOCO NUMA SÓ CORRENTE QUE TODOS POSSAM SER UM SEGUIDOR DO BLOG COMO TAMBÉM CONVOCO PARA QUE CADA UM QUE GOSTE DO BLOG ,CONVOQUE,INTIME OU CONVENÇA PELO MENOS UM JOVEM PARA QUE SEJA UM LEITOR E SEGUIDOR.

O ENTRETENIMENTO É UMA TÉCNICA DE APRENDIZADO ,ENTÃO QUE SEJA USADO DA MELHOR MANEIRA.

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          IDERVAL REGINALDO TENÓRIO

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quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

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DUDÉ DAS AROEIRAS  -DE AROEIRAS PARA O MUNDO. UM GRANDE ARTISTA.
INTERNAUTA DO MUNDO,HOJE(30.12.2011) GRANDE SHOW NA RÁDIO EDUCADORA FM DO SALVADOR ÀS 22 HORAS.(http://www.irdeb.ba.gov.br)   COM PERFILINO NETO :ENTREVISTANDO,APOIANDO E CONDUZINDO O GRANDE DUDÉ DAS AROEIRAS,A  MAIOR REVELAÇÃO DA MÚSICA NO MOMENTO,NÃO PERCAM. RADIO EDUCADORA FM DO SALVADOR  NO PROGRAMA  :MEMÓRIA DO RÁDIO.
HOJE O  CANTOR,COMPOSITOR,MÚSICO E ARTISTA RAIZ DUDÉ DAS AROEIRAS.UMA FERA DA PARAÍBA.(http://www.iderb.ba.gov.br) A RÁDIO PÚBLICA E ECLÉTICA DA BAHIA.RENASCE UMA ESTRELA NA MÚSICA BRASILEIRA.- SINTONIZE  OU ACESSE A RADIO EDUCADORA NESTA  SEXTA E COMPARTILHE COM TODOS OS SEUS AMIGOS, É UM PRESENTE QUE VOCÊ OFERECE AO SEU AMIGO.  É UM VERDADEIRO SHOW.  O APRESENTADOR É O GURU SR.PERFILINO NETO QUEM MAIS ENTENDE  DA HISTÓRIA DO RÁDIO NA BAHIA E NO BRASIL.
                                Iderval Reginaldo Tenório




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TIPOS E ASPÉCTOS DO BRASIL-A BAIANA


Neste bloco postarei  os tipos brasileiros , será feito uma viagem cultural por todo o território nacional, as matérias são oficiais do ibge e que as guardo com muito cuidado e acredito que  irrigará o seu cérebro com mais conhecimentos . 

Mais uma vez relembro e imploro: faça os jovens acessarem este blog, é um blog muito simples , muito fácil de entender e que frutos irão brotar, olhe para o seu filho, para o seu sobrinho e para os seus vizinhos e pense: como seria bom se os mesmos mergulhassem em algo que melhorasse o seu padrão cultural sem sair de casa  , sem esquentar  a cabeça e nem sendo exigido para provas, são conhecimentos para a vida. conhecimentos indispensáveis para quem no futuro fará a diferença

                                                    
Este livro(tipos e aspéctos do brasil) foi fruto de incansáveis pescas nos sebos do ceará e encontrado na feira livre do mais importante município católico do nordeste-   juazeiro do norte , terra do padre cícero ,minha terra natal que possui um acervo cultural em sebos de causar inveja a qualquer historiador,sebo é cultura viva. as escolas deveriam adotá-lo urgentemente numa edição atualizada.

                                                              FUTUQUE E VIAJE PELO BLOG
                                                                  Iderval Reginaldo Tenório
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NÃO LEIAM,SABOREIEM,DEGUSTEM,VIVAM ESTE MOMENTO
                                                                Iderval Reginaldo Tenório


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quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

CAMPOS SALES

SAIBAM UM POUCO SOBRE  A CIDADE SUL CEARENSE
MINHA QUERIDA CAMPOS SALES  
Amigos, postarei um resumo em homenagem ao Município de Campos Sales lá no meu Ceará ,um dos principais e aprazíveis recantos do Brasil .Espero que façam uma visita e comentem sobre o belo Municipio.Fica no meu Ceará.
Um abraço forte a este povo hospitaleiro
                                        Iderval Reginaldo Tenório
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EU GOSTO DE CAMPOS SALES ,VOCÊS TAMBÉM IRÃO GOSTAR-VISITEM.CONHEÇAM.VEJAM QUE POVO BOM.


Campos Sales é um município brasileiro do estado do Ceará. Está localizado na microrregião da Chapada do Araripe, mesorregião do Sul Cearense. Tem 26 270 habitantes (2003) e 1082,77 km².
É a terra natal de D.Bárbara Pereira de Alencar, revolucionária da Revolução Pernambucana de 1817 e da Confederação do Equador, mãe do político Tristão Gonçalves e avó do escritor José de Alencar.[6]


O topônimo Campos Sales é uma alusão do quarto presidente da República Federativa do Brasil, Manoel Ferraz de Campos Sales. Sua denominação original era Várzea das Vacas, depois Várzea da Vaca e Nova Roma(Em homenagem à alguns imigrantes italianos que por lá viviam na época em que era vila) e desde 1933, Campos Sales.[6]

História

Nas terras localizada ao oeste da Chapada do Araripe, viviam várias etnias tais como os índios Kariri,[7] antes da chegada das entradas no interior brasileiro durante o século XVII.
Os integrantes das entradas, militares e religiosos, mantiveram os primeiros contatos com os nativos, estudaram todas a região dos Cariai, catequizaram os índigenas e os agruparam em aldeiamentos ou missões. Os resultados destes contatos e descobrimentos desencadeiaram notícias que na região tinha ouro em abundância e em seguida desencadeou-se uma verdadeira corrida para os sertões brasileiros, onde famílias oriundas de Portugal, sonhando com as riquezas de terras inexploradas e com a esperança de encontrar o minério, que as levariam a aumentar o seu patrimônio material, além de aumentar o seu prestigio pessoal com a corte portuguesa.
A busca do metal precioso trouxe para a região do Sertão do Cariri, a colonização e com consequência a doação de sesmarias, o que permitiu o surgimento de lugarejos e vilas.
Deste contexto surge Campos Sales, um núcleo urbano que cresce ao redor da fazenda Várzea das Vacas e que consolidou-se como centro comercial devido a sua proximindade com o Piauí.


Economia
Agricultura: algodão arbóreo e herbáceo, banana, mandioca, milho e feijão. Pecuária: bovino, suíno e avícola. Indústria: 21(uma de madeira, uma de material de transporte, quatro metalúrgicas, duas editorial e gráfica, uma química, seis do mobiliário, quatro de produtos alimentares, duas de produtos minerais não metálicos, e duas de vestuário, calçados e artigos de tecidos couro e peles).

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