domingo, 12 de setembro de 2021

O QUE DEVE SER PRIORITÁRIO PARA SE CHEGAR AO PRIMEIRO MUNDO?

 

                                                                                    Fases da vida - Infância, adolescência, idade adulta e velhice

 

Um homem em diferentes idades | Vetor Grátis             

Conheça as 15 profissões com mais contratações em 2018 » Portal Gerais

Você está preparando seus alunos para as profissões do futuro? - ZOOM  Education

COMO SAIR DAS CINZAS PARA O PRIMEIRO MUNDO

Num debate sobre o índice de desenvolvimento de uma nação, foram  elencadas varias  medidas a serem tomadas para um país entrar no primeiro mundo. Das múltiplas  orientações,  a mais importante e que comada as demais é investir na educação dos jovens , da fase infantil até o fim da adolescencia, dando enfase às fases infantil e  da puberdade  , isto é,   preparar o homem   para o presente e para o futuro.

Os estudiosos concluíram que investir no cérebro, em todas as suas vertentes educacionais, inclusive no caráter e nas artes , é a saída principal para o crescimento de um povo.

Escalonaram a educação em  diversos patamares  de acordo com a sua importância no momento e o programa a ser aplicado para  o futuro. Citaram  as medidas aplicadas por três grandes nações  para que em menos de duas décadas, das cinzas do  pós-guerra,  entrassem   no primeiro mundo : Alemanha, Japão e Coréia do Sul.

As três nações,  totalmente arrasadas,  devido a segunda Guerra Mundial, das Guerras Sino-Japosena e a Guerra da Coreia  entenderam que os recursos humanos foram os únicos patrimônios que lhes restaram e que só cabia uma solução, investir pesadamente e com dedicação no cérebro do seu povo, precisamente nas fases de formação do cidadão.

Não mediram esforços neste programa de desenvolvimento, investiram mais de 50% neste setor,  sendo 30% no ensino básico de excelência e com isonomia para todas as classes sociais até os dezoito anos, não ficando um único cidadão fora da escola de qualidade no ensino médio,  sem se esquecerem da saúde e da nutrição. Aplicaram 10% no curso técnico de acordo com as necessidades , 10% para o curso superior, pós-graduação, ciência e tecnologia .

As pesquisas ficaram atreladas às Universidades Públicas e Privadas , às grandes fortunas , ás Escolas Técnicas e à criatividade do povo , tudo supervisionados pelos poderes constituídos de cada nação.

Estas nações recolheram-se parcialmente para o mundo, frearam o consumo desnecessário, ensinaram o povo a viver com pouco, criaram programas de autoestima, de valorização de sua pátria e do seu povo, inibiram a vontade de viajar, recreativamente, para o exterior com o intuito de abortar a saída dos preciosos  dólares , notadamente para os EUA e Europa.  Foram  incentivadas as viagens culturais , tecnológicas, universitárias, pós-graduação e de pesquisas    para se angariar conhecimentos e depois serem aplicados nas suas nações, mesmo assim muitos não retornaram, porém criaram núcleos importantes nas universidades do mundo, sendo os Estados Unidos das Américas  os maiores acolhedores destes cérebros privilegiados.

O modus operandi aplicado pelas três nações , em menos de vinte anos,  elevou cada uma ao patamar das mais importantes nações do mundo.

Hoje são responsáveis  por mais de 30% das patentes mundiais, possuem um alto Índice de Desenvolvimento Humano(IDH) e Tecnológico ,  comandam diversos segmentos indispensáveis à vida moderna sem perder as suas  ancestralidades . 

São respeitadas e  exemplos para toda a humanidade, mesmo saindo de catástrofes sanguinárias como o Holocausto, a Guerra da Coreia , as duas guerras do Japão contra  a China e a segunda guerra mundial .

Sabendo deste debate, das suas conclusões  e dos resultados obtidos por estas três nações do primeiro mundo , será que os demais não poderiam seguir os seus exemplos? Notadamente o nosso vilipendiado e rico  Brasil?

Tirem as suas conclusões e reflitam sobre o comportamento de todos os nossos governos, principalmente da era moderna, de 1945 para cá , que deveriam olhar com seriedade para os Recursos humanos desta grande  Nação.

 Salvador, 10 de Setembro de 2021

Iderval Reginaldo Tenório

Caetano Veloso - Alegria, Alegria - YouTube

www.youtube.com › watch
Caetano Veloso - Alegria, Alegria "Caminhando contra o vento Sem lenço e sem documento No sol de ...
5 de out. de 2011 · Vídeo enviado por Rodrigo Cardozo

Chico Buarque e João do Vale - "Carcará" (1982) - YouTube

www.youtube.com › watch
Chico Buarque e João do Vale cantam "Carcará" e João do Vale declama um trecho de texto da peça ...
15 de mai. de 2009 · Vídeo enviado por calulinho
Como bem disse Euclides da Cunha: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte”, muito embora possa lhe faltar ...
6 de abr. de 2015 · Vídeo enviado por Moacir Silveira

Construção | Chico Buarque - YouTube

www.youtube.com › watch
Chico Buarque e banda apresentam duas de suas músicas mais bem aclamadas. Nela, Chico não ...
27 de out. de 2013 · Vídeo enviado por Biscoito Fino
Provided to YouTube by Universal Music Group Construção · Chico Buarque Construção ℗ 1971 Universal Music ...
12 de dez. de 2018 · Vídeo enviado por Chico Buarque - Topi

A Massa - Raimundo Sodré - YouTube

www.youtube.com › watch
Bem Vindos !! Este vídeo é apenas para fins de divulgação e entretenimento (Sem fins lucrativos). A ...
13 de jul. de 2019 · Vídeo enviado por Alberto Nogueira
A Massa Composição de Raimundo Sodré e Jorge Portugal A dor da gente é dor de menino acanhado ...
16 de jul. de 2017 · Vídeo enviad
 
 
 

Nenhum comentário: