sábado, 30 de maio de 2015

8 CONSELHOS PARA O JOVEM QUE QUER VENCER, É INFALÍVEL SIGAM.



Dos mais de 100 mandamentos que possuo  coloco neste texto alguns.
É INJUSTO O FILHO DO RICO JÁ NASCER MUITO RICO, PORÉM, MAIS INJUSTO É O FILHO DO POBRE NÃO TER A OPORTUNIDADE DE SAIR DO LIMBO SOCIAL E CONTINUAR ETERNAMENTE POBRE.
Iderval ReginaldoTenório

1-Todos os seres  humanos sadios  são  capazes de serem educados e atingir qualquer posto na Sociedade em que vivem.
2-A diferença entre as pessoas se encontra no viés Ético.
3-O equilíbrio financeiro e cultural da família é um grande facilitador, mas não é um entrave para os menos favorecidos.
4-O jovem que trabalha e é o  provedor financeiro de sua vida ou de sua família , encontrará dificuldades, apenas dificuldades , mas não estarão impedidos de crescer.
5-As Escolas Públicas em sua maioria, funcionam com a luz do sol, enquanto as particulares até com a luz das hidrelétricas,  que não é própria.
6-Muitas vezes o que os jovens ganham durante o dia , repassam no período noturno  para as escolas privadas,  muitas destas escolas  são literalmente ao pé da letra o que se denominam, verdadeiras privadas, não sendo necessário vestibulares,  muitas   vezes a realização de uma simples prova para cadastro e conhecer a vida financeira do estudante, nada que  fundamente aquele curso . Funcionam  como uma verdadeira armadilha: fácil de entrar, difícil  de pagar,  fácil de cursar e depois muito difícil de se colocarem no mercado devido a pouca bagagem de conhecimentos adquiridos .

As autoridades com a desenfreada justificativa governamental , massificam a Universidade Privada,  induzem a  produção de  diplomas como se produzissem sandálias ou biscoitos , verdadeiros produtos de qualidades duvidosas,  são incapacitadas  para abastecer um mercado exigente , condição mais do que visível   com este apagão de mão de obra qualificada ,  mão de obra eficaz  e de boa  procedência.

7-Procurem nesta fase alimentar o cérebro, procurem sorver todos os possíveis conhecimentos, abdiquem peremptoriamente  de todas as tentações impostas pelos produtores do entretenimento, muito bom naquele momento, mas  roubam o que o jovem de baixa renda tem de mais precioso , que é o seu tempo, tempo este que deveria ser utilizado no preparo para o futuro.

Vejam que são muitas as tentações: 
shows, cinemas, carnaval, bebidas, praias, passeios, barzinhos e etc.

8-Não esqueçam : 
são dois ou três anos de sacrifícios para serem usufruídos para o resto da vida.

9-Informo que para cada jovem de baixa renda que vence social, politica e financeiramente  significa a repescagem e a recuperação de  todo um núcleo familiar com diversas vidas, este jovem é o mentor intelectual daquele núcleo, é um espelho para todos da família.
 
Aos ensinamentos.

1-Durante o ano de preparação escolar façam uso de apenas 02 calças, sempre da mesma cor, aliás, tenham apenas duas ou três roupas, deixem pensar que você só tem estas roupas e aquele sapato ou sandália, guardem as outras, no trabalho surrem as fardas , não coloquem defeitos , elas servem apenas para cobrir o corpo .

2-Invistam todo o seu capital em dois tipos de munição:
A)Munição para o cérebro (Escola, livros, jornais, revistas, jornalismo Televisivo, Rádios, Literatura e músicas).
B)Munição de boca- munição  para o estômago:  Alimentação básica  e depois os supérfluos, no inicio do mês  comprem os mantimentos básicos e baratos:

 1-Feijão, Arroz, Café, Farinha, Açúcar, Sabão, Sal, Toucinho de porco, carne seca e farinha de milho para cuscuz, estes produtos não custarão mais de que  250 reais para uma família de três pessoas para todo o mês, com esta atitude não haverá fome.

 Quinzenalmente intercalar com- Bananas maduras e verdes, laranjas de fim de feira, batatas doce. O homem não come o que gosta, come o que tem e o que pode comprar.

3-Tomem banho com sabão de côco e não comprem shampoo, evite sabonetes, faça uma pequena reserva com estes luxos, um dia vai chover, o ônibus vai atrasar e urge um táxi para não dormir na rua. 

4-Esqueçam  cinemas, praias, festas ou qualquer desvio do domicilio, na televisão muitos são os filmes bons, muitos são os programas educativos, principalmente nas estatais.

5-Façam amizades  só com os que gostam de estudar, se afastem dos que bebem e gostam de baladas, foquem as suas energias no futuro.

6-Sejam amigos de suas casas, mesmo que não sejam boas, gostem dos seus pais à distancia.

7-Procurem fazer de tudo para frequentar uma escola noturna e ao termino da aula procurem abrigo em casa. Na escola sentem-se nas cadeiras da frente, perguntem tudo aos professores e direto para o ponto de ônibus ao tocar o sino. Andem sempre com um doce na bolsa para não merendar na rua, comam bem em casa, para os que trabalham utilizem os vales compras para abastecer a despensa, não gastem em restaurantes, são dez vezes mais caros e não alimentam, são produtos feitos no dia anterior.

8-Não existem domingos e nem  feriados, todos os dias são segundas até entrar numa boa escola.

9-Não aceitem nada que seja fácil, procurem saborear o suor do seu próprio rosto, desconfie de ofertas sem fundamentação .

Queridos jovens  os grandes homens seguiram este ritual, salvo os que nasceram em berço de prata ou de ouro, agora os que vieram do zero assinam este documento.

Agora sabe  o porque de tudo isso ?:
É para quando você como advogado, industrial, comerciante, artista, medico, engenheiro ou qualquer outra profissão de igual valor , se encontrar com um colega de turma que,  não obedeceu ou seguiu estes ensinamentos,  e ele fizer este monólogo abaixo, você olhar para trás e possa responder com altives: VALEU, VALEU APENAS O SACRIFÍCIO.

Ao Monólogo:
I-o cenário
Você está no táxi, no seu  belo  carro,   no balcão de uma loja , na porta do seu Escritório, na porta do Fórum, de uma Construtora, de uma  empresa  aérea , no aeroporto, na recepção de uma repartição pública, na recepção de uma Clínica e  o colega que ali se encontra no seu posto de trabalho,  ganhando dignamente o seu salário  que não cobre plenamente a sua vontade de consumo , pergunta:

II-O BALCONISTA, ANTIGO COLEGA-
__Doutora eu conheço a senhora de onde?
Onde a senhora  estudou?
 será que a senhora é aquela moça feia, suada, mal vestida  que ficava sentada na frente e tudo perguntava ao professor  ? e que  de imediato corria para o ponto de ônibus e ia logo para casa quando terminava a aula? Aquela moça que nunca participou das festas e nem de passeios de escunas com os colegas do curso noturno? será que  é a senhora mesmo?  
Agora uma  doutora bonita, elegante, educada, respeitada e que com certeza ajudou toda a sua família a melhorar de vida?

Dá uma pausa, pensa e depois continua.

___ Prazer doutora , fui um dos colegas da senhora em tal escola,  eu brinquei muito, eu ia para escola era para brincar, ninguém me orientou doutora e hoje estou neste trabalho que só Deus sabe o sacolejo que recebo, é digno doutora , é digno ,  mas é muito difícil, o dinheiro é curto e o mês é muito grande.
 

Para um pouco, olha para a doutora, abaixa a cabeça, pega na suas mãos com muita atenção, fala para os colegas de trabalho com muita orgulho e satisfação que foi colega de turma  20 anos atrás,  acanhadamente termina o monólogo.

__É doutora  a senhora não era feia coisa nenhuma, a senhora estava era disfarçada, a senhora estava era concentrando as  suas energias para dias melhores e para não deixar nada desviar a sua força de vontade e não atrapalhasse os seus sonhos, parabéns doutora, valeu. 
Passarei para as minhas filhas os seus ensinamentos, Valeu.

                                     Iderval  Reginaldo Tenório
                                          Janeiro de 2001

ACESSEM O BLOG E DIVULGUEM

http://www.iderval.blogspot.com/



OBS. 

NA BAHIA O GRANDE REITOR  PROFESSOR NAOMAR ALMEIDA  REINVENTOU A ESCOLA PUBLICA FEDERAL, IMPLANTOU DIVERSOS CURSOS NOTURNOS PARA OS JOVENS QUE TRABALHAM E IMPLANTOU O SISTEMA DE COTAS. 

O PROFESSOR ABRIU AS PORTAS DA UNIVERSIDADE PARA OS MENOS PROTEGIDOS. FOI UMA ATITUDE QUE HONROU A SUA ADMINISTRAÇÃO , FOI UMA VIRTUDE.

Dom e Ravel - Você também é responsável. - YouTube

www.youtube.com/watch?v=G6kwbZIHZmA
3 de jan de 2008 - Vídeo enviado por Rafael Carvalho
"Ravel", ex. integrante da famosa e polêmica dupla da MPB "Dom & Ravel" , que à partir dos anos ...
  • Voce tambem é responsavel. - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=uMYbxubO9Fo
    13 de mar de 2012 - Vídeo enviado por Valdemar Vieira dos Santos
    composição de Dom e Ravel.-- canção "Você também é responsável", transformada, em 1971, pelo ex ...
  • Nenhum comentário: