segunda-feira, 20 de maio de 2013

MORRE A PROFESSORA ASSUNÇÃO GONÇALVES EM JUAZEIRO DO NORTE CEARÁ- UMA DAS MAIORES CONHECEDORA DA VIDA DO PADRE CICERO ROMÃO BATISTA

Faleceu ontem, às 21h, em Juazeiro do Norte, aos 97 anos (completaria no próximo dia 1º de junho) a conhecida artista plástica e educadora juazeirense Maria Assunção Gonçalves. Com sua morte, o Juazeiro tradicional, aquele do Padre Cícero, de Monsenhor Murilo de Sá Barreto, dos romeiros, da Escola Normal, do Ginásio Municipal Dr. Antônio Xavier de Oliveira e das famílias tradicionais que a conheciam e a respeitavam está de luto, de luto fechado dado a importância da pranteada extinta. 
Seu corpo está sendo velado no Circulo Operário São José. Às 16h haverá missa na Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores e depois o sepultamento no Cemitério do Socorro.
                                                               




                                                                   

Morreu na noite deste domingo em Juazeiro do Norte a professora e artista plástica Maria Assunção Gonçalves ou simplesmente Dona Assunção, que residia na Rua Padre Cícero próximo à Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. Nascida em 1916, no próximo dia 1º de junho ela completaria 97 anos de idade. O seu sepultamento está marcado para a tarde de hoje no Cemitério do Socorro logo após missa de corpo presente prevista para as 16 horas.

A morte de Dona Assunção ocorreu no mesmo dia do sepultamento da Irmã Ana Terezinha que era grande amiga sua. Além disso, se constitui na partida de uma das poucas pessoas vivas que tiveram a oportunidade de conhecer o Padre Cícero. Quando o sacerdote faleceu em 1934 ela tinha 18 anos e costumava lembrar com orgulho um dia em que o mesmo saiu de casa sem por perfume e ela o fez com o seu. Dona Assunção repetia sempre que só queria morrer após ser avisada sobre a reabilitação sacerdotal do “Padim”, o que não aconteceu.

O repórter Demontier Tenório teve a primazia de vê-la concluindo a pintura de sua última tela a convite da mesma em meados de 2003 quando produziu uma réplica do seu clássico Juazeiro Primitivo. Nascida em Juazeiro, era filha de Francisco Gonçalves de Menezes e Isabel Teles de Menezes. Inicialmente morou no Sítio Logradouro, passando, depois, a residir na Rua Padre Cícero, onde de lá não mais saiu.Era professora formada pela famosa Escola Normal Rural de Juazeiro, a pioneira do ensino ruralista no Brasil da qual foi depois integrante do seu quadro de docentes.


Demontier Tenório

Juazeiro do Norte -Ceará.
SITE MISERA impressa local


BIOGRAFIA
Maria Assunção Gonçalves - Nasceu em Juazeiro do Norte, no dia 1º de junho de 1916. É filha de Francisco Gonçalves de Menezes e Isabel Telles de Menezes. São seus irmãos: Pedro, Joaquim, João, José e Maria Gonçalves, todos falecidos.
Em 1923, Assunção Gonçalves fez seus primeiros estudos com a Profa. Argentina e aprendeu Tabuada com Pedro Vicente, um motorista muito conhecido que residia em sua (dela) casa, na época, localizada no Sítio Logradouro.
Em 1924, estudou com Dona Adelaide de Sousa Melo, e até 1928, no Externato Santa Terezinha, cujas mestras eram Stela Pita e Maria Gonçalves da Rocha Leal.
Em 1929, fez o 4º Ano Primário no Grupo Escolar Padre Cícero, com a Profa. Amália Xavier de Oliveira e o famoso Exame de Admissão no ano de 1930, no Colégio Santa Terezinha do Crato.
Concluiu o Curso Normal na Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte. Como professora - são palavras dela - recebi influência dos Professores que muito marcaram minha vida: Mozart Cardoso de Alencar (que lecionava Botânica) e Vicente Xavier de Oliveira (que lecionava Matemática).
Em 1954, substituiu a Profa. Amália Xavier de Oliveira na Direção da Escola Normal Rural, quando a mesma afastou-se por motivo de viagem.
Em 1970, assumiu a Direção do Ginásio Municipal Antônio Xavier de Oliveira, tendo sido fundadora e primeira diretora daquele conceituado estabelecimento de ensino.
Assunção Gronçalves é artista plástica, com estilo e temática, contudo, ê autodidata na arte de pintar. No início desta atividade, recebeu aulas de sua prima, a Professora Amália Xavier de Oliveira, com aquarela, depois passou a pintai a óleo sobre tela.
Foi professora de Pintura no Ginásio Santa Teresinha de Desenho no Ginásio Salesiano São João Bosco.
As telas mais expressivas da artista plástica Assunção Gonçalves são: "Juazeiro Primitivo - 1827", "Padre Cícero", "O Pacto dos Coroneis” e  “As Ceias Largas".
Em sua homenagem foram escritos os livros: "Assunção Gonçalves, uma Grande Educadora" de autoria de Maria do Socorro Lucena Lima e "Assunção Gonçalves, uma Vida Dedicada à Arte" de autoria de Íris Tavares. Foi também homenageada com o "Troféu Sesquicentenário do Padre Cicero" e uma creche e foi nomeada pelo governo do estado como Mestre da Cultura..
Outra homenagem lhe foi prestada pela Telemar que estampou uma das suas telas num cartão telefônico muito divulgado pelo Brasil. Assunção Gonçalves é uma das reservas morais da cidade de Juazeiro do Norte, é um exemplo de honradez, uma pessoa admirada, querida e respeitada por toda a comunidade juazeirense. Noutros termos: Assunção Gonçalves é um símbolo. (Texto de Raimundo Araújo, extraído do seu livro Mulheres de Juazeiro)

Um comentário:

Almira Reuter disse...

Foi com pesar,que recebo a notícia do falecimento da professora Assunção Gonçalves em Juazeiro,e grande artista,a conheci através da reportagem no Blog do meu amigo Iderval Tenório que fez do trabalho de Tarcilla Amaral juntamente a de Assunção Gonçalves, e que tive a honra também de ser citado meu trabalho.Fico triste por não tê-la conhecido.Mas!Ainda bem que Juazeiro teve uma uma grande professora e artista,pois ela ficará eternamente viva através de suas obras.Ao povo de Juazeiro meu pesar.
alguns segundos atrás