segunda-feira, 27 de maio de 2013

Anvisa mantém venda de emagrecedor com sibutramina

Anvisa mantém venda de emagrecedor com sibutramina

  • Órgão diz que decisão foi tomada após um ano de monitoramento da droga no mercado
 
Atualizado:

Pílulas de Sibutramina, remédio para emagrecer
Foto: Giampaolo Braga/25-01-2010
Adicionar legenda
Pílulas de Sibutramina, remédio para emagrecer Giampaolo Braga/25-01-2010


A Diretoria Colegiada da Anvisa decidiu, nesta segunda-feira, manter a venda de remédios feitos a partir de sibutramina, substância desenvolvida como como antidepressivo, mas usada no tratamento de obesidade. Segundo a Anvisa, a decisão ocorre depois de um ano de monitoramento da droga no mercado. O órgão explica que manterá este acompanhamento dos efeitos dela.
Em 2011, a Anvisa retirou do mercado três inibidores de apetite (femproporex, mazindol e anfepramona) e manteve a sibutramina, com aumento de restrição e promessa de uma reavaliação da medida este ano. Com isso, as regras para o uso da sibutramina permanecem os mesmos adotados em outubro daquele ano, quando a agência publicou um regulamento que aumentou o controle sobre a sibutramina.
Na ocasião, a resolução 52/2011 da Anvisa estabeleceu a obrigatoriedade dos profissionais de saúde, empresas detentoras de registro e farmácias e drogarias de notificarem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária sobre casos de efeitos adversos relacionados ao uso de medicamentos que contém sibutramina. Além disso, indicou a descontinuidade do uso da sibutramina em pacientes que não obtiverem resultados após quatro semanas de uso do produto.
A discussão sobre a sibutramina começou em 2010, quando o estudo Scout, com 10.744 obesos de 16 países com doença cardiovascular e/ou diabetes mostrou que a pílula elevou o risco de infarto e derrame. Desde então, a Anvisa vem restringindo o seu uso.

oglobo

Nenhum comentário: