sábado, 24 de março de 2012

DIETA COM RESTRIÇÃO CALÓRICA

                       IDERVAL TENÓRIO COMPILA MATERIA PARA OS LEITORES                
A Dieta da Restrição Calórica, também conhecida como Dieta da Longevidade ou Dieta de Restrição de Calorias, parte do pressuposto que quanto menos calorias uma pessoa consumir, mais tempo ela irá viver. Daí o nome "Dieta da Longevidade". Portanto, não se trata de uma dieta onde os interessados sejam apenas as pessoas obesas, uma pessoa dentro do peso recomendado também pode aderir à dieta. Mas não se trata apenas de restringir o consumo de calorias - os nutrientes essenciais devem também entrar no cardápio diário.
A teoria proposta pela Dieta da Restrição Calórica se baseia em diversas experiências realizadas desde os anos 1930 em laboratórios. Ratos que foram submetidos a uma dieta calórica extremamente baixa viveram até 50% mais tempo que outros ratos mais bem alimentados. Não só viveram mais mas também mantiveram aparência mais jovem por mais tempo além de serem mais ativos em idade avançada. Nos anos subseqüentes, experiências semelhantes foram realizadas com vermes, aranhas, macacos e outros animais. Todos apresentaram resultados semelhantes, ou seja, aqueles que passavam fome durante a vida inteira eram os que viviam mais e permaneciam jovens por mais tempo. Os efeitos de uma dieta baixa em calorias nos seres humanos ainda é motivo de controvérsias.
Um homem adulto seguindo a Dieta da Restrição Calórica consome em média 1.700 a 2.000 calorias enquanto uma mulher, em torno de 1.200 calorias. Mas não se trata apenas de reduzir o consumo de calorias, nessa ração calórica diária deve conter todos os nutrientes essenciais.
                                                              



As descobertas terão ramificações na luta do envelhecimento e das doenças humanas. “Estou confiante que tudo que acontecerá em primatas servirá para os humanos”, diz Fontana. Desde que os dois grupos de macacos estão em uma dieta saudável, pessoas vão de uma dieta ocidental calórica para uma saudável. A dieta restritiva pode ser uma experiência com maiores benefícios de saúde do que aparece no estudo.
O estudo começou em 1989 com 30 macacos adultos machos. Em 1994, 30 fêmeas e mais 16 machos foram adicionados para aumentar a estatística. Os macacos tinham de sete a 14 anos quando começaram os estudos. Um Rhesus vive em média de 27 anos no cativeiro, e levou esse tempo para determinar se cortar calorias em 30% atrasa o envelhecimento e a morte.
Pumpin’ ItOwen, um macaco Rhesus de 29 anos de idade do Centro de Pesquisa Primata em Wisconsin, em Madison, controlou seu próprio reflexo enquanto levantava uma haltere de brinquedo. Owen é o macaco mais velho sobrevivente durante o estudo da dieta e envelhecimento dos primatas. Ele é parte de um grupo de controle, alimentado com uma dieta saudável sem restrição de calorias. Os macacos do grupo experimental são alimentados com uma dieta com 30% a menos de calorias.

Ao longo do estudo, os macacos com a dieta sem restrição de caloria tiveram três chances a mais de morrer de uma doença relacionada ao envelhecimento do que os outros macacos que comiam 30% a menos de calorias. Do início do estudo até agora, 21 dos 38 macacos do grupo de controle morreram, já os com as calorias restritas, o resultado foi de 14 a 38. Daqueles do grupo de controle, 14 morreram de causas relacionadas à idade, como câncer, doença do coração ou diabetes. Já os do grupo de calorias restritas, apenas cinco morreram de doenças relacionadas ao envelhecimento, e nenhum desenvolveu diabetes. O restante das mortes – sete dos de controle e nove dos de calorias restritas – foram de uma complicação de anestesia, inchaço gástrico, endometriose ou ferimentos

2 comentários:

Anônimo disse...

Dr é verdade sim! lembra como eu era gordinha com 85.600, comecei uma dieta com restrição de calórias, passei a consumir 1200 e perdir 11 quilos. Ninguém acredita que com RA e Af conseguimoes, na vida nada é impossível, nós é que dificultamos.

abraços..
Flávia

iderval.blogspot.com disse...

Minha querida, enquanto menos o homem come,mais sadio ele é, comer menos não é passar fome, é repor o desgaste diário sem sobrepor.Se o homem incorpora 5gramas dia, engorda 150 gramas(30X5) por mes, em 12 meses 1,800kg(12X150), em 10 anos 18 kilogramas(10X1,8). Veja que 5gramas é quase nada.Basta que se evite comer depois das 20Horas aquela gostosa merenda que não vai ser metabolizada ;e durante o dia andar mais,realizar as tarefas domésticas.Não precisa ser uma doméstica e si apenas dona de sua casa.Iderval. A àgua é um ótimo alimento para inibir a vontade de comer.Iderval