sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

SOBRE AS CATÁSTROFES NA NATUREZA- O FENÔMENO É GLOBAL

                

           Enchentes em Londres: cidades grandes não estão prontas para mudanças  climáticas | CNN Brasil 

                          

Enchentes na Alemanha e na Bélgica: as impressionantes imagens das  inundações que deixaram dezenas de mortos - BBC News Brasil

                                     

Sobe para 51 o número de mortos em enchentes na China - Mundo - SBT News

-SOBRE AS CATÁSTROFES NA NATUREZA-

OS RIOS 

O FENÔMENO É GLOBAL

URGE RACIONALIDADE.

O SUJO É USAR AS CATÁSTROFES COMO TRAMPOLINS POLÍTICOS.

Infelizmente os homens vêm invadindo os leitos ou as margens dos rios nas baixas estações ou quando secas. Aterram o leito e as margens, constroem estabelecimentos comerciais, industriais, plantações, estradas,  moradas e  as suas áreas de entretenimentos.

Mais cedo ou mais tarde a mãe natureza precisa destes rios e de suas margens para escoar as águas e enriquecer o solo de nutrientes necessários à vida e os homens chamam  de catástrofes , quando na verdade, na verdade são recados da natureza e dos rios cobrando os seus espaços.

Urge medidas governamentais para socorrer os  atingidos, urge medidas estruturais e mudanças na ocupação do solo .

Nestas horas toda a Federação é a responsável pelos desastres pré-programados pelos homens.

O socorro não é como uma esmola, deve ser uma ação e dever  de Estado. O socorro é uma obrigação do Estado e toda a população tem este direito.

Todos os recados da Natureza devem ser levados à serio, toda a população tem que seguir protocolos bem  estudados na ocupação do solo, uma vez que a natureza não respeita os seus  infratores, os homens, notadamente os que sabem e os desenvolvidos, porém os castigados são os que sobrevivem literalmente na e da  boca dos indomáveis fenômenos.

Isto não impede os mutirões de solidariedade para com os próximos e nem indiferenças, não se aceita a não resignação e nem a caça aos culpados nestes momentos de aflição, cabe sim a união das forças e a resolução o mais urgente na reparação dos estragos, mesmo ciente que as vidas perdidas não mais voltarão, ficam os ensinamentos para as próximas gerações.

A natureza pede socorro e o homem é um dos seus componentes, o mentor intelectual, é o único realmente pensante, é o único que danifica com consciência e pode prever tecnicamente as  consequência para o futuro.

Pede realmente que seja humano.

A catástrofe é global

Iderval Reginaldo Tenório

 

ESCUTEM SAGA DA AMAZONIA DO GRANDE PARAIBANO VITAL FARIAS. 


Saga da Amazônia Vital Farias · Next: · Cantoria 1 - Elomar Figueira Mello, Geraldo Azevedo, Vital ...
YouTube · Kuarup Produtora · 19 de out. de 2016
Elomar, Vital Farias, Geraldo Azevedo e Xangai - CANTORIA 1O álbum é uma gravação ao vivo realizada ...
YouTube · Alfredo Pessoa · 26 de set. de 2010

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

A DROGA DO AMOR- CUIDADO- INFORMAÇÃO PERTINENTE AO CIDADÃO QUE ACHO IMPORTANTE.

 Êxtase Adriana Mello Barotto - ppt carregar

DROGAS DIGA NÃO: Êxtase.

saúde&informações: Êxtase

  Êxtase (MDMA)-

 A DROGA DO AMOR- CUIDADO- INFORMAÇÃO PERTINENTE AO CIDADÃO QUE ACHO IMPORTANTE.

Definição: A MDMA (3,4-metilenodioximetanfetamina), comumente chamada de êxtase, é uma droga sintética, ilegal e com potencial de gerar dependência. A MDMA possui propriedades estimulantes e alucinogênicas, embora muito menos intensa quando comparada à maioria das drogas alucinógenas. 
 
Histórico: Sintetizada em 1912 e patenteada pela indústria farmacêutica alemã Merck, A MDMA foi criado com o objetivo de diminuir o apetite. No entanto, em função de sua baixa utilidade clínica, os estudos foram abandonados. Só no fim da década de 70, a utilidade clínica da MDMA voltou a ser discutida, agora como um possível auxiliar do processo psicoterapêutico. No fim dos anos 80, com o surgimento da cultura clubber e da música eletrônica, o êxtase passou a ser associado com este novo conceito musical e começou a ser difundido na Europa. 
 
Mecanismo de Ação: Logo após a ingestão, a MDMA distribui-se amplamente pelo organismo, chegando ao cérebro e intensificando a atividade de alguns neurotransmissores que atuam na regulação de humor, sono, dor e apetite. 
 
A MDMA atua no cérebro intensificando a atividade de, pelo menos, três neurotransmissores - serotonina, noradrenalina e dopamina - por meio do aumento de sua disponibilidade no axônio terminal (membrana pré-sináptica do neurônio).
 
A serotonina é um neurotransmissor que atua na regulação de humor, sono, dor, apetite e outros comportamentos. A intensificação da atividade da serotonina causa a elevação do humor descrita por alguns usuários de êxtase, explica também os efeitos negativos sentidos nos dias seguintes ao uso do êxtase, pois o cérebro fica como que esvaziado de serotonina, em função de sua liberação excessiva durante o efeito da droga
 
Efeitos no organismo
A droga apresenta efeitos semelhantes aos estimulantes do sistema nervoso central (agitação), bem como efeitos perturbadores (mudança da percepção da realidade). Seus efeitos mais marcantes são a sensação de melhora nas relações entre as pessoas, o desejo de se comunicar, melhora na percepção musical e aumento da percepção das cores.  
 
À semelhança de outras drogas psicotrópicas, os efeitos do êxtase dependem do local e do que ocorre no momento do uso. O ambiente mais comum para o consumo é o de clubes noturnos e raves, cujo cenário é enriquecido com jogos de luzes e música eletrônica. Além disso, a MDMA faz com que as pessoas consigam se perceber melhor e a gostar mais de si mesmas.
 
O êxtase causa, também, diminuição do apetite, dilatação das pupilas, aceleração do batimento cardíaco, aumento da temperatura do corpo (hipertermia), rangido de dentes e aumento na secreção do hormônio antidiurético.
 
Efeitos residuais:
Efeitos residuais são aqueles que perduram dias após o uso de uma droga. Muitos usuários relatam ter um episódio depressivo nos dias seguintes ao uso do êxtase, o que é chamada de depressão de meio de semana. Fadiga e insônia também são comuns. . 
Conseqüências Negativas: O uso de êxtase é geralmente seguido de um grande esforço físico, devido a uma prática vigorosa da dança. Essa associação (esforço físico e êxtase) tende a aumentar consideravelmente a temperatura, que pode atingir mais de 42ºC e, inclusive, ser mortal.. O uso freqüente e prolongado pode ocasionar problemas no fígado e cognitivos.
 
Consumo no Brasil: No Brasil, o último levantamento nacional domiciliar sobre o uso de drogas entre a população, realizado em 2005, incluiu o êxtase no grupo das drogas alucinógenas. De acordo com os dados do levantamento, o êxtase é a segunda droga alucinógena mais utilizada, juntamente com o LSD, ficando atrás apenas dos chás de cogumelo.
 
O êxtase é mais comercializado na forma de comprimido, podendo ainda ser encontrado na forma de cápsula ou em pó. Diversos outros nomes populares também vêm sendo utilizados, como MDMA, A, E, I X, XTC, ADAM, pílula do amor, bala, etc.
 
Uma questão que merece atenção é a pureza e a composição dos comprimidos. Ao longo dos anos, o êxtase teve acrescida a sua composição uma série de substâncias. Um comprimido dessa droga pode conter quantidades variáveis de MDMA, além de poder incluir outras substâncias, como MDA, MDEA, metanfetamina, anfetamina, cafeína, efedrina e LSD.
O uso recreativo da droga geralmente é feito com um ou dois comprimidos, em doses que variam de 75 a 150mg, podendo haver doses subseqüentes horas após o uso. Seus efeitos podem durar até 8 horas.


O ÊXTASE TEM SIDO A PORTA DE ENTRADA DE MUITOS CIDADÃOS NO UNIVERSO DAS DROGAS, ESTE PRODUTO NO MEIO JOVEM MUITAS VEZES É O TERCEIRO DEGRAU,UMA VEZ QUE A NICOTINA E O ÁLCOOL DISPUTAM  O PRIMEIRO E O SEGUNDO POSTO.

Miniatura

Evaldo Braga - A cruz que carrego

Maior sucesso do cantor Evaldo Braga
de musicpast  4 anos atrás  2267823 exibições



Martinho da Vila - Batuque na cozinha (1972)Martinho da Vila - Batuque na cozinha (1972)por SenhorDaVoz


CIPRIANO BARBOZA BETÂMIO (CIPRIANO BETÂMIO)

  CIPRIANO BARBOZA BETÂMIO (CIPRIANO BETÂMIO)

CIPRIANO BARBOZA BETÂMIO
(CIPRIANO BETÂMIO)

Médicos Ilustres da Bahia e de Sergipe: AVULSO- EPISÓDIOS DA MEDICINA BAIANA

CÓLERA MÓRBUS



*

Nasceu em Salvador, em 3 de março de 1818, sendo seus pais Jerônimo Barbosa e Cristódia Maria Pires.
Aos vinte e três de idade, matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual foi diplomado em 1847.
Exercendo a clínica como modesto profissional, e dirigiu um pequeno colégio, até 1855.
Em agosto daquele ano, irrompeu no Brasil, grave epidemia de cólera morbus, a qual alastrou-se rapidamente por quase todas as províncias do país.
Na Bahia, a situação mais grave era a de Santo Amaro da Purificação. “Serpenteando a capital, zigzagueando pelo sertão, pelo Recôncavo, pelo interior, a epidemia em pouco se alastrou, de modo a tornar temerosos todos os ânimos, todas as almas aflitas” (Sá).
O governo tomou as providências cabíveis, mas a terrível doença, em meados de agosto, ameaçava de extinção Santo Amaro e redondezas.
O pânico dominou todos os habitantes. Os médicos negaram seus serviços, as autoridades desertaram seus postos, os escravos fugiram apavorados, os engenhos de açúcar fecharam suas portas, os maridos largaram as mulheres, as pais abandonaram os filhos e os cadáveres, às centenas, ficaram amontoados nas ruas.
Ao tomar saber do sofrimento daquele povo preso ao pavor coletivo, apresentou-se espontaneamente ao presidente da província, para prestar seus serviços profissionais, o Dr. Cipriano Betâmio, médico que não exercia nenhuma função pública.
Ao comparecer diante do presidente, disse : “Senhor Presidente, fique certo que vou trabalhar sem descanso, vou tomar a dianteira dos trabalhos mais arriscados; não me lembrarei de minha vida, nado exijo em recompensa de meus sacrifícios, se o puder vencer, mas se sucumbir, V. Exa. e o governo olhem para meus filhos” (Ibidem).
Nomeado, seguiu Betâmio a 29 de agosto para Santo Amaro, acompanhado de dois colegas.
Ao despedir-se de sua esposa e filhos, Cipriano, exclamou, emocionado: “Felismina, até a volta, se não for torta !”
No dia seguinte à sua chegada, tomou a jurisdição policial da cidade e, com apenas três escravos, iniciou a exumação de, aproximadamente, trezentos cadáveres, amontoados nas ruas da cidade.
A luta contra a cólera continuou renhida, do amanhecer ao por do sol.  Os recursos eram exaustos; a higiene, precária; a água, quase não existia; os mortos, incontáveis;  comércio, fechado; a cidade, despovoada.
Afinal, depois de uma semana de luta terrível, faleceu em Santo Amaro, às quatro e meia da tarde de 5 de setembro de 1855, Cipriano Barboza Betâmio.
Cumprida a sua colheita, a cólera havia ceifado mais de quarenta mil baianos, dos quais cinco mil, em Santo Amaro!
O Imperador, concedeu, para a viúva e filhos, uma pensão anual de um conto e seiscentos mil reis.
Indaga o Dr. Irabussu Rocha: “Não será Cipriano Betâmio digno de ser considerado o exemplo, o paradigma, o herói, o primeiro dos sanitaristas brasileiros?” ( 2 )

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.     Novaes, Menandro – Cipriano Barbosa Betâmio. A Purificação de um Apóstolo, Mártir e Herói. Anais da Academia de Medicina da Bahia, Volume III, junho de 1981.
     2.  Rocha, Irabussu – Disponível em http://www.google.com.br/search?h l=pt- BR&lr=lang_pt&q=cipriano+barboza+betamio&start=0&sa=N.
          Acesso em 24 de janeiro de 2009.
3. Sá Menezes, Jayme – Na Senda da História e das Letras. Salador,     1994

IV- CAPITULO HISTÓRICO DO NORDESTE EM QUATRO ETAPAS. A Asa Branca, Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira, Zé Dantas e João Silva .

 

IV- CAPITULO HISTÓRICO DO NORDESTE EM QUATRO ETAPAS. A Asa Branca, Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira, Zé Dantas e João Silva .



HISTÓRICO DO NORDESTE EM QUATRO ETAPAS. A Asa Branca, Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira, Zé Dantas e João Silva .

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HISTÓRICO DO NORDESTE EM QUATRO ETAPAS.

A Asa Branca, Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira, Zé Dantas e João Silva .

Os seus maiores parceiros, todos ligados à asa branca

Viva a cidade do Exu em Pernambuco, viva a Serra do Araripe

Estas lendas fizeram o povo virar gente

“Vai  meu amiguinho para a Serra do Araripe plantar feijão de pau”

Pe.Cícero

Juazeiro do Norte /Serra do Araripe

Quando se vem dos bagos de um autêntico Alagoano , de uma matriz também Alagoana , ambos primos legítimos e convidados pelo Padre Cícero Romão Batista ainda crianças   para habitar o Juazeiro do Norte,  um fenômeno no Sul do Ceará;  e a abençoada Chapada do Araripe, o maior celeiro fóssil do Nordeste , hoje o Geopark do Araripe,  não se  pode ficar em silencio diante de tanta beleza e nordestinidade.
                                            PARTE I- 1947
                                         ASA BRANCA
O Nordeste Brasileiro sempre foi uma região  esquecida pelos poderes públicos  e sapecada pelo sol escaldante das grandes secas.
Primeiro pensaram  qual seria a figura  nordestina  que  poderia ser o seu  símbolo e quais os acordes a serem  entoados. Matutaram e chegaram à seguinte conclusão: o animal que foge da seca e sabe quando ela terá o seu fim ,  é o pássaro ASA BRANCA, ela foge do sertão nas épocas ruins e volta nas grandes aguadas,  foge da fome e da tristeza , só  retorna na alegria e na fartura, é o maior orientador deste povo.



Não foi difícil, de um estalo simultâneo, o descamisado  Luiz falou para o experiente e sofrido cearense Humberto, ao mesmo tempo  o Humberto para o Luiz, existe uma música  folclórica de domínio  popular cantada  há mais de 300 anos e a sua melodia  continua na memória do povo, não deu outra,    ambos de cátedra pensaram a mesma coisa, na Asa Branca  e nos seus feitos.   Ressuscitaram a ASA BRANCA e tendo como arcabouço a música folclórica centenária  , deram nova letra, novos acordes, novos sentimentos e nascia ali o maior hino do Nordeste em pleno sofrimento em 1947, Luiz e Humberto bateram o martelo e ali sacramentaram a alma de um povo,  anunciando o êxodo do Nordestino  para o Sul.






                                                   PARTE II -1950
                                          
             
O tempo passou , o mundo deu uma melhora , as chuvas chegaram, o capim nasceu, os pássaros cantaram, os sapos e as rãs coaxaram,  e a   Asa branca retornou ao seu lar numa salva de alegrias , de bucho cheio e muita água , com este cenário o Pernambucano e Médico Zé Dantas  escrevinhou : A VOLTA DA ASA BRANCA , tudo verde, tudo belo , muita fartura na Serra do Araripe e no Cariri. Isto foi em 1950 , para 02 anos depois a Asa  Branca anunciar mais um período de seca, mais um período  para  esturricar o sertão, sabe o sertanejo que um ano de seca acaba com dez anos de fartura, está aí a segunda fase do Rei Luiz a cantar o seu povo e a sua terra.
  
   
   
João Silva o maior parceiro do velho Lula e que vivia ao seu lado, resolveu junto ao Rei documentar a chegada do progresso na terra de seu  Luiz, nesta época em 1984 a 1986 os Governos do Ceará e de Pernambuco resolveram pagar uma dívida ao maior símbolo  musical do Nordeste , para este intento decidiram asfaltar o trecho que vai  da Cidade do Crato no Ceará  ao Exu em Pernambuco, mais de 80 quilômetros, a esta estrada deram o nome- RODOVIA ASA BRANCA  . O João Silva compôs a música que foi imortalizada na voz mais nordestina dos nordestinos, na voz do filho de seu Januário e de dona Santana.
         
A IRRIGAÇÃO, ÁGUA PARA O NORDESTE
              
              
Em 1978 assumia o Governo Biônico de Pernambuco o Marcos Maciel e este junto ao Luiz Gonzaga prometeu levar água ao povo sofrido e criou o Projeto Asa Branca, para homenagear e documentar o fato,  o Luiz junto ao Marcolino em 1983 lançaram a música  PROJETO ASA BRANCA, como estão vendo  é a arte uma das melhores maneiras de documentação desde os primórdio do mundo, lembro que foram os cordelistas , os repentistas e os pequenos escritores que documentaram mais de mil anos de história, vide o cangaço, o Padre Cícero, as grandes batalhas e os diversos fatos que hoje são resgatados com precisão.
Luiz Gonzaga foi o maior documentador dos fatos brasileiros, o Brasil está retratado nas suas obras, cada episodio, cada cidade, cada amigo e cada povo , todos estão salpicados e reverberados na mais ouvida e suave voz do Brasil, LUIZ LUA GONZAGA é gente grande, é IMORTAL. É gente nossa.
Três homens imortais,  um gênio imortal , um pássaro, uma chapada, a seca, a chuva, uma estrada e depois a irrigação, estes fatos só poderiam acontecer no Nordeste Brasileiro e não poderiam ficar engasgados na goela deste simples mortal.
Eu sou fruto da Chapada do Araripe, sou pequeno , sou quase nada, mas nasci naquelas plagas, está bom demais, se tivesse de nascer outra vez , levaria a cegonha para o mesmo pasto.
Sou nordestino , sou retirante com muita honra, no meu tempo onde  nasci,  de cada quatro morriam dois, só ficavam os fortes, os que comiam pedra, pau, cisco, calango, preá , cabo de faca e parafuso, só escapavam os resistentes.
Três dias sem água, trinta dias sem carne e três anos sem pão.
Iderval Reginaldo Tenório
ESCUTEM AS QUATRO FASES

Luiz Gonzaga - Asa Branca (Rei do Baião) - YouTube

www.youtube.com/watch?v=cWiJL0_yj9c
26 de out de 2009 - Vídeo enviado por Breno Alves
Asa-Branca é uma canção de choro regional (popularmente conhecido como baião) de autoria da dupla ...


Luiz Gonzaga - A volta da asa branca - YouTube


www.youtube.com/watch?v=whKGCQiD7iY
17 de mai de 2009 - Vídeo enviado por didiloureiro
essa musica como as demais de Luiz Gonzaga são obras- primas dignas de figurarem em todos os ...

Rodovia Asa Branca - YouTube

www.youtube.com/watch?v=4l6FdSyAzBY
17 de mar de 2012 - Vídeo enviado por Pedro Macedo
Música Rodovia Asa Branca com Luiz Gonzaga. ... Asa Branca no aniversário de 75 anos de Luiz ...

Projeto Asa Branca - YouTube


www.youtube.com/watch?v=NHkL54Gugjc
17 de mar de 2012 - Vídeo enviado por Pedro Macedo