terça-feira, 25 de abril de 2017

O SAMBA E O LUNDU- VIVA A MAMA ÁFRICA - VIVA O RIACHÃO


Resultado de imagem para SAMBA
Resultado de imagem para LUNDU
O SAMBA E O LUNDU
No primeiro dia do ano postarei algo sobre o SAMBA  e o  LUNDU, coisas parecidas mas diferentes, o Samba além da melodia, do ritmo, da letra que fala muito bem de determinado assunto , da manifestação cultural, da religião, é o samba um grito de liberdade e uma das melhores maneiras de comunicação entre os povos , sem contar o componente sensual das seus dançarinas e dançarinos.

Já o Lundu explora mais o lado sensual, o lado sexual da dança e da música, as letras são curtas e repetitivas, o que mais interessa são as umbigada, os gestos , a algazarra sincopada e alegria que proporcionam aos dançarinos, é uma dança energética  e contagiante, dando origem a diversos ritmos hoje praticado principalmente nos Estados do  Pará , Amazonas, Maranhão  e que  na Bahia também deu origem  ao  Pagode, ritmo com  melodia eletrizante, letras curtas, palavras monossilábicas, requebros das cadeiras aflorando a sexualidade, tanto dos homens como das mulheres, então , para o cidadão de hoje  basta entender esta  este batuque para aceitar todas estas manifestações de um povo e respeitar.

O cuidado com a música e com ritmo,  como todos sabem , é que estas maneiras de comunicação podem criar em cada grupo e seguidores um tipo de comportamento, uma vez que numa multidão de seres humanos obedecendo contumazmente o que   manda os executantes do espetáculo pode emanar qualquer conduta, boa ou ruim.

O SOM é uma linguagem Universal.
Iderval Reginaldo Tenório
O BLOG É CULTURAL


O SAMBA
O samba é um gênero musical, do qual deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras.

Dentre suas características originais, está uma forma onde a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baianoe levado, na segunda metade do século XIX, para a cidade do Rio de Janeiro pelos negros que trazidos da África e se instalaram na então capital do Império. O samba de roda baiano, que em 2005 se tornou um Patrimônio da Humanidade da Unesco,[5][6] foi uma das bases para o samba carioca.

Apesar de existir em várias partes do país - especialmente nos Estados da Bahia, do Maranhão, de Minas Gerais e de São Paulo - sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do batuque, o samba como gênero musical é entendido como uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, onde esse formato de samba nasceu e se desenvolveu entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Foi no Rio de Janeiro, antiga capital do Brasil, que a dança praticada pelos escravos libertos entrou em contato e incorporou outros gêneros musicais tocados na cidade (como a polca, o maxixe, o lundu, o xote, entre outros), adquirindo um caráter totalmente singular. Desta forma, ainda que existissem diversas formas regionais de samba em outras partes do país, samba carioca urbano saiu da categoria local para ser alçado à condição de símbolo da identidade nacional brasileira durante a década de 1930.

Origens do termo samba


O batuque praticado durante o Brasil do século XIX, em pintura de Johann Moritz Rugendas.
Existem várias versões acerca do nascimento do termo "samba". Uma delas afirma ser originário do termo "Zambra" ou "Zamba", oriundo da língua árabe, tendo nascido mais precisamente quando da invasão dos mouros à Península Ibérica no século VIII. Uma outra diz que é originário de um das muitas línguas africanas, possivelmente do quimbundo, onde "sam" significa "dar", e "ba" "receber" ou "coisa que cai". Ainda há uma versão que diz que a palavra samba vem de outra palavra africana, semba, que significa umbigada.


No Brasil, acredita-se que o termo "samba" foi uma corruptela de "semba" (umbigada), palavra de origem africana - possivelmente oriunda de Angola ou Congo, de onde vieram a maior parte dos escravos para o Brasil.


Um dos registros mais antigos da palavra samba apareceu na revista pernambucana O Carapuceiro, datada de fevereiro de 1838, quando Frei Miguel do Sacramento Lopes Gama escrevia contra o que chamou de "samba d'almocreve" - ou seja, não se referindo ao futuro gênero musical, mas sim a um tipo de folguedo (dança dramática) popular de negros daquela época. De acordo com Hiram da Costa Araújo, ao longo dos séculos, as festas de danças dos negros escravos na Bahia eram chamadas de "samba".


Em meados do século XIX, a palavra samba definia diferentes tipos de música introduzidas pelos escravos africanos, sempre conduzida por diversos tipos de batuques, mas que assumiam características próprias em cada Estado brasileiro, não só pela diversidade das tribos de escravos, como pela peculiaridade de cada região em que foram assentados. Algumas destas danças populares conhecidas foram: bate-baú, samba-corrido, samba-de-roda, samba-de-chave e samba-de-barravento, na Bahia; coco, no Ceará; tambor-de-crioula (ou ponga), no Maranhão; trocada, coco-de-parelha, samba de coco e soco-travado, no Pernambuco; bambelô, no Rio Grande do Norte; partido-alto, miudinho, jongo e caxambu, no Rio de Janeiro; samba-lenço, samba-rural, tiririca, miudinho e jongo em São Paulo.

O LUNDU
O lundu ou lundum é um gênero musical contemporâneo e uma dança brasileira de natureza híbrida, criada a partir dos batuques dos escravos bantos trazidos ao Brasil de Angola e de ritmos portugueses. Da África, o lundu herdou a base rítmica, uma certa malemolência e seu aspecto lascivo, evidenciado pela umbigada, os rebolados e outros gestos que imitam o ato sexual. Da Europa, o lundu, que é considerado por muitos o primeiro ritmo afro-brasileiro, aproveitou características de danças ibéricas, como o estalar dos dedos, e a melodia e a harmonia, além do acompanhamento instrumental do bandolim.



O lundu praticado no século XVIII, em gravura de
O lundu veio para o Brasil com os negros de Angola, por duas vias, passando por Portugal, ou diretamente da Angola para o Brasil.
Em Portugal recebeu polimentos da corte, como o uso dos instrumentos de corda, mas fora proibida por D. Manuel ao ser “contrária aos bons costumes”. Já a vinda direta da Angola para o Brasil recuperou o acento jocoso, mordaz e sensual que incomodara a sociedade lisbonense.
Aparece no Brasil no século XVIII como uma dança sem cantoria e de "natureza licenciosa"[carece de fontes?], para os padrões da época. Nos finais do século XVIII, presente tanto no Brasil como em Portugal, o lundu evolui como uma forma de canção urbana, acompanhada de versos, na maior parte das vezes de cunho humorístico e lascivo, tornando-se uma popular dança de salão.
Durante todo o século XIX, o lundu é uma forma musical dominante, e o primeiro ritmo africano a ser aceito pelos brancos. Neste período, surgem os mais importantes compositores que representam esta forma musical (ver abaixo) e a viola é adotada entre os instrumentos de corda utilizados.

O lundu sai de evidência no início do século XX, mas deixa seu legado, pricipalmente no que tange ao ritmo sincopado, no maxixe (outro forma musical híbrida urbana que também deve suas origens à polca e à habanera). Musicólogos defendem que no lundu, como o primeiro ritmo afro-brasileiro em formato de canção e fruto de um sincretismo, está a origem do samba, via o maxixe, mas há controvérsias quanto a esse ponto.
Uma modalidade do lundu, a dança de roda, ainda é praticada na Ilha de Marajó e nos arredores de Belém, no estado do Pará, recentemente grupos culturais do entorno do DF (região limítrofe do DF e de Goiás) reiniciaram essa prática.

ACESSEM E DIVULGUEM O BOOG 
http://www.iderval.blogsp


AMBA RIACHÃO - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=e-5R3KcGGx0
10 de fev de 2014 - Vídeo enviado por AQUI TEM
CLIQUE NO LINK E ASSISTA O DOCUMENTÁRIO COMPLETO http://vai.la/3uZB SINOPSE No ...

Samba Riachão - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=7z35PVXZRf8
27 de fev de 2008 - Vídeo enviado por reimendes7
Trailer do filme Samba Riachão com a presença de varias celebridades da musica baiana.

Até amanhã - Riachão (Samba da Bahia) - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=evYaIfai0yM
20 de fev de 2015 - Vídeo enviado por Samba da Bahia
Até amanhã - Riachão (Samba da Bahia) ... Riqueza de tentação - Nelson Rufino e Roberto Mendes(Samba ...

621. Especial Samba - Riachão - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=x_InsYR_CBY
5 de dez de 2013 - Vídeo enviado por TV UFBA
Um dos grandes ícones do samba brasileiro, o baiano Riachão compôs diversas músicas que ficaram ...


Show de Lundu em Belém - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=w9myOkXWrzI
11 de fev de 2010 - Vídeo enviado por Bianca Alves Nogueira
Show de Lundu no barco da Vale Verde Turismo em Belém.

Dança do Lundu - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=Yo4fdgUtnuI
14 de ago de 2009 - Vídeo enviado por Marlene Onofre
grupo folclórico apresentando a dança do lundu na festa junina da Escola "Orlando Bitar

A Classe média baixa, a falta do ensino fundamental de qualidade e o seu cotidiano. UMA JUVENTUDE ROUBADA




Resultado de imagem para jovens estudantes desenho

Resultado de imagem para jovens estudantes png

A Classe média baixa, a falta do ensino fundamental de qualidade  e  o seu cotidiano.

UMA JUVENTUDE ROUBADA

                                              A JOVEM
Mariazinha tem 16 anos de idade, estuda numa escola estadual e cursa o segundo ano científico ou colegial, está a beira de se transformar numa adulta e quer entrar no mercado de trabalho, as despesas pessoais lhe exigem uma renda.

Roupas, calçados, alimentação, produtos de higiene, de beleza e para uma vida social ao seu gosto fogem do orçamento familiar, os pais não conseguem mantê-la na sua totalidade das necessidades, muitas são as alternativas para esta neófita cidadã, porém o único e salutar caminho é viver dos seus próprios esforços , Mariazinha é uma adolescente do bem.

O sonho de Mariazinha é ter uma profissão, um bom curso técnico para de imediato ganhar a vida e depois cursar um curso superior que guarde relação com o técnico profissional, assim a menina terá um belo e promissor futuro.

                                             A SEMANA
É o início da segunda feira , a noite vai se aproximando do dia, é madrugada, o sol já esboça no horizonte a  claridade, ainda não botou a sua cara do lado de cá, é quase noite, o relógio bate cinco e trinta da matina, Mariazinha desperta, levanta da cama e ainda dormindo vai ao banheiro, toma um banho, na maioria da vezes frio para economizar energia ou por falta de uma ducha quente, na sua pequena casa só ela está de pé, vai até a cozinha e quando encontra, come uma banana, uma banda de pão e um copo de suco de caixa, bota a mochila nas costas e parte para o ponto de ônibus, nunca encontra vagas nas escolas do bairro, a condução passa as seis horas, sempre cheia, chega na escola as sete horas, nas carreiras entra e tem inicio o dia letivo.

                                                   A ESCOLA
As duas primeiras aulas não serão ministradas, o Estado não contratou os professores, diz o gestor escolar que professores de Português e Matemática  são poucos e querem ganhar muito,  como não existe concurso público e são terceirizados desde 2003  o Estado não os enviou para a sua escola, os alunos ficarão provisoriamente sem estas disciplinas  até o bel prazer dos gestores mor, isto é, dos políticos que dirigem o Estado e cujos filhos estudam nas melhores escolas particulares do município, que se dane estes garotos das periferias, mesmo porque ainda faltam alguns reparos nas instalações da escola, a empresa contratada postergou os reparos invadindo o ano letivo, diz que foi por falta de planejamento da Secretaria do Estado, bate o sino, são doze horas, terminam as aulas .


                                               O ESTÁGIO
A Mariazinha para se manter  , por necessidade, foi  pescada pelo programa do governo central, MENOR APRENDIZ, no passado estágio era um local para se aprender alguma profissão ou se tornar um cidadão de bem. Da escola  a menina vai para o ponto do ônibus ou primeiro passa na casa da avó ou de uma tia que mora perto da sua escola, toma outro suco de caixa, deglute apressadamente  uma banana ou um prato de macarrão ao óleo, toma a condução para o estágio alçapão,  a Mariazinha perde quatro horas do seu preciso  tempo , das catorze às dezoitos horas, perde uma importante tarde estudantil . 

No tenebroso estágio é contratada para juntar papeis, carimbar documentos e arquivar pastas, por ser jovem fica a caminhar de carteira em carteira no leva e traz de documentos e a desfilar pela repartição a  distribuir  beleza , sendo paparicada pelos adultos, principalmente os homens. Neste estágio não tem alimentação e nada aprende, recebe meio salário mínimo como recompensa, numa verdadeira exploração juvenil, perde-se tempo e nada se aproveita para o seu futuro.


                                        O RETORNO AO LAR
São dezoito horas, termina o falso estágio, cansada, com fome e com dor de cabeça vai ao ponto do ônibus, o medo de ser abordada por um marginal a acompanha, o seu maior patrimônio material é o seu moderno celular, geralmente é utilizado para tudo, é usado como telefone,  agenda,  computador e a única maneira de se comunicar eletronicamente com o mundo, muitas vezes é guardado e escondido até nas suas peças íntimas. 

Chega ao ponto de ônibus , geralmente cheio, são os trabalhadores do comércio, as auxiliares do lar de volta para as suas casas e  os estudantes noturnos em busca da sonhada educação para dias melhores no futuro, depois de um cansativo dia de trabalho, pega a condução e num sacolejo interminável faz um longo passeio pela cidade até chegar ao seu distante bairro, desce do ônibus quase que as vinte e uma horas, toma o caminho de casa, com mais medo, cuidado e mais pressa, já é tarde e os amigos do alheio rondam a área em busca dos incautos, enfim, chega em casa. 


                                             NO LAR
Adentra sorrateiramente, a mãe de olho na novela ou nos programas evangélicos a pedir proteção a Deus e a Jesus na condução da família, o pai , quando mora na mesma casa, a papear com os amigos ou num divertido jogo de dominó,  enquanto os cachorros correm, pulam ,  latem , choramingam  de alegria aos seus pés comemorando a sua chegada.

 Vai até a cozinha e encontra um feijão frio, um macarrão mexido, um arroz feio ,  um pão com margarina ,  uma garrafa de café quase choco e uma pia a pingar repleta de pratos, xícaras, pires, copos e caçarolas  a lavar.

 Deita por alguns minutos na sua cama devido o cansaço, demora a tomar mais um banho, busca qualquer coisa para comer e vai dormir,  porém  antes  bisbilhota as redes sociais em busca de amenizar as agruras do dia. 

Liga quando possui um ventilador para afastar as muriçocas e cai nos braços de Morfeu, adormece para acordar no outro dia e recomeçar tudo outra vez, é a vida de uma vencedora.

 Não é preciso lembrar que muitas destas Mariazinhas  são assaltadas, bolinadas, estupradas ou correm este risco cotidianamente , estas meninas são verdadeiras presas numa floresta com todo os tipos de predadores, elas requerem proteção, cuidado, zelo   e respeito.


                                        QUESTIONAMENTOS
1-Esta jovem que pensa num bom futuro será que não mereceria um tratamento melhor por parte da sociedade?

2-Será que a sua Escola ainda em reforma e com a falta de professores, que é de responsabilidade governamental, cumprirá com a sua função? O  dever de  oferecer um ensino básico e fundamental de qualidade a todas as classes sociais e com isonomia?

3-Será que este tipo de alimentação dará segurança para a saúde futura desta jovem?

4-Será que esta jovem que acorda às cinco e trinta da manhã e chega em casa exausta as vinte e uma horas, que não se alimenta bem, que não descansa e que vive intoxicada com os hormônios do medo, com os hormônios do susto terá  um bom rendimento escolar e uma conservação cerebral salutar?

5-É justo esta jovem vender todas as sua tardes e parte das suas noites, que deveriam ser usados para os estudos,  por  preço vil num estágio enganador, mentiroso e falso?

6-Será que esta jovem vai ter energia, coragem , força e condições de concorrer por uma vaga num curso superior ou técnico de qualidade com os jovens de classes superiores, uma vez que o ingresso nas grandes e importantes  escolas publicas é realizada por uma seleção Universal ? O Famigerado ENEM , no qual  são as maiores notas que conquistam estas vagas, notas estas só atingidas por estudantes das melhores escolas fundamentais de qualquer recanto do país, geramente caras e elitistas.

7-Será que esta jovem não é levada a ser  despreparada propositadamente pelos dominantes , apenas com o intuito de frear a ascensão social, dizem-se uma coisa na televisão e na prática os gestores fazem outra. Isto é  muito grave, é um crime .

8-Será que é justo esta jovem sem uma profissão definida, ter que trabalhar provisoriamente e depois este emprego  tornar-se definitivo, levando esta jovem  a trabalhar durante todo o dia  para que possa cursar um ensino superior a noite e ter que despejar todo o seu salário nas contas de uma FACULDADE PARTICULAR OPORTUNISTA,  noturna , de péssima  qualidade , de futuro impreciso , de ensino duvidoso e propriedade dos  padrinhos ou dos afilhados dos gestores?


                                                    FECHAMENTO
Amigos , o governo teve quinze anos para amenizar ou resolver esta desigualdade e acabar com este criminoso modelo, nada foi feito de concreto, o que se viu foi o abandono dos jovens da faixa que vai dos oito aos dezoitos anos de idade, o que visivelmente fez proliferar a marginalidade , a prostituição, os assaltos, os roubos, o sumiço da ética, a ojeriza  ao trabalho , o desejo do consumo sem lastro financeiro, a vontade de possuir  e comer tudo do melhor sem base econômica, tendo como exemplos os homens que fazem  política, os eleitos e nomeados para cargos importantes na nação e que vivem mergulhados  neste mar de corrupção e falta de caráter. 

Observações
Friso que o curso superior não é prioridade para um país em desenvolvimento, para um país pobre, a prioridade destas nações  é um curso fundamental de excelência  para o preparo dos jovens, é um curso técnico de qualidade para se adquirir uma profissão e entrar no mercado de trabalho, para que  a posteriori , vencida esta fase da vida, estes jovens  procurem por mérito um curso superior, de preferência Público  , uma vez que estão preparados a concorrer par-a-par , pau a pau com os demais jovens das classes privilegiadas, uma vez que são possuidores de conhecimentos devido a sonhada isonomia no ensino fundamental e não sejam pescados pelo desespero por escolas fábricas espalhadas por todo o território nacional e que funcionam primordialmente com o dinheiro publico, fruto do modelo educacional equivocado dos gestores em todo o território nacional.  

Salve esta sofrida juventude brasileira , que mesmo assim enfrentam estes desafios e muitos conseguem vencer, eu sou muito por estes jovens e luto por um Brasil mais igual, abaixo os corruptos que sugaram  e sugam o sangue dos brasileiros.

Iderval Reginaldo Tenório

SALVADOR, ABRIL DE 2017 

dnardo - longarinas - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=FMmL5rb4VsE
5 de mar de 2012 - Vídeo enviado por claraandrade86
4:34. Ednardo - BEIRA MAR - Ednardo - Ano de 1973 - Duration: 5:49. luciano hortencio 17,638 views ...

Ednardo - Artigo 26 - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=fyhbVzqaNQY
12 de jul de 2010 - Vídeo enviado por carvalhotiao
Ednardo - Artigo 26. Álbum Berro 1976. ... Ednardo - Enquanto Engoma a Calça - Gravação Original ...

EDNARDO - PAVÃO MISTERIOSO - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=p5rsMmgivAQ
15 de mai de 2009 - Vídeo enviado por Rocir Santiago
De autoria não bem conhecida, Pavão misterioso é com uma destas sagas de amor similares a Romeu e ...

Ednardo - BEIRA MAR - Ednardo - Ano de 1973 - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=3HpUpTKZWO0
21 de jun de 2013 - Vídeo enviado por luciano hortencio
Ednardo - BEIRA MAR - Ednardo. Álbum: Álbum: Ednardo - Pessoal do Ceará(Meu corpo minha ...

Ednardo e o Pessoal do Ceará - Terral - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=G-XoN4nWrts
20 de abr de 2012 - Vídeo enviado por juremasong
Ednardo e o Pessoal do Ceará - Terral (Original Version) - Duration: 2:18. Wilson Webster 11,909 views ..

Ednardo - Água Grande - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=PdDs5sbL7z4
26 de set de 2008 - Vídeo enviado por ZecaZines
Vídeo-Foto Ednardo - Água Grande de Ednardo e Augusto Pontes. Gravação disco O Romance do Pavão ..