segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O BRASIL SÓ SAIRÁ DESTE MARASMO COM EDUCAÇÃO PARA TODOS

SOU PELA FEDERALIZAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO PARA TODOS


A Educação de um povo é o principal pilar para o exercício da cidadania e o maior impulso para a sua   independência  .

O Nível de educação de uma população se espraia  nos seus elementos , cria no seu âmago uma estratificação de conhecimentos crescentes que são os maiores impulsos para a sua emancipação.

 De acordo com a evolução e oferecimento do ensino,  os  elementos crescem na escala social elevando o seu grau de entendimento e de liberdade até atingir a maioridade educacional, com estas armas o analfabetismo politico funcional vagarosamente se esvai e o cidadão aos poucos deixará de ser massa de manobra .
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A contemplação de um ser humano à   cidadão, independe do seu grau de instrução, seja ele letrado, estudado, culto ou analfabeto goza dos mesmos princípios da Constituição Federal, não cabendo desconhecer os seus direitos e deveres, agora é claro e notório que enquanto maior o índice de escolaridade, enquanto maior o grau de conhecimentos, tem este cidadão maior poder de discernir e optar por determinadas diretrizes.

Como alicerce e  sapata,    o ensino primário é acoplado ao ensinamento  familiar, sendo este,   a   bandeira principal e a raiz da árvore educacional  de um cidadão.

Baseado nestes princípios, abordarei alguns fatos que poderão despertar o  debate entre os responsáveis pela área educacional.

É sabido que no Brasil  a Escola Primária é de responsabilidade do  Município,   por entender que é neste território que o  cidadão mora. Acontece que  este limitado e autônomo sítio  é dirigido por um  cidadão chamado Prefeito, dirigente este  oriundo  de qualquer camada social , viciadamente eleito por interesses de alguns segmentos  da população, depois de eleito,  tem plenos poderes de dá o destino que lhe convier a este nível educacional. 

Fato relevante também é a localização , a região , a renda  e o peso político de cada município, sem esquecer as prioridades , as vontades , o  moderno coronelismo e outros fatos intestinais pertinentes a cada povo.

O que proponho ao debate e à discussão é criar uma pauta para Federalizar este segmento Educacional, uma vez que todo cidadão é antes de tudo um Cidadão  Brasileiro e tem direito constitucional basilar. 

Antes de ser Paulistano, Soteropolitano, , Juazeirense, Canudense, Piripiriense, Caxiense ou Santista  o Cidadão é BRASILEIRO . Este brasileiro não deve sofrer qualquer tipo de retaliação , seja regional, financeira, religiosa, de raça, gênero sexual ou preferência política, ele tem direito  por lei a um ensino básico de qualidade  em qualquer recanto que viva, isto é , um ensino homogêneo em todo o território nacional, entendo que  nesta fase da vida, a Escolaridade Primária é  considerada uma atitude de Estado , uma atitude pétrea e não de Governo.

Com esta modalidade, todo cidadão brasileiro de Norte a Sul , de leste a Oeste teria assegurado até os 17 anos de idade uma educação igualitária em todo o território nacional, educação esta regida pelas mesmas leis, com o mesmo conteúdo de informação, comandado por um único dirigente nacional e supervisionado pelas autoridades municipais,  desta maneira, teria o Brasil  uma população adolescente com as mesmas chances de enfrentar a diversidade  da vida na fase mais difícil da sua existência , que é a segunda etapa da adolescência, dos 17 aos 20 anos de vida.

Nesta segunda etapa, os três tocaram a  educação mais lubriificada, o Municipio , o Estado  e o Governo Federal teriam a obrigação de prosseguirem o ensino .

O Municipal oferecendo cursos técnicos  profissionalizantes de curta  e média duração, enquanto o Estado  , cursos científicos preparatórios para os cursos superiores e  cursos técnicos profissionalizantes de alta complexidade para azeitar a economia , ficando os cursos superiores em segundo plano  e sob a tutela da Rede Privada, Rede Estadual e Rede Federal.

Acredito que com esta configuração, o pais em breve sairia deste pesadelo educacional e deste boom de marginalidade, fruto da pouca escolaridade e da pouca ocupação dos adolescentes em todos os níveis sociais.

Teria o pais uma conduta equânime , cada cidadão teria direito à mesma carga de ensino, a verba seria pulverizada nacionalmente independente da arrecadação do município.  A Escolarização Primária seria responsabilidade  do Governo Federal, só assim seria assegurado a cada cidadão  as mesmas ferramentas para se enfrentar a tão concorrida  vida  , dando cabo a este famigerado fosso social, podendo inclusive ser criado um ministério próprio, Ministério da Educação e do Adolescente, virado para esta fase da vida.

 A Educação básica e  irrestrita é de responsabilidade da União, está aí um bom álibi  para uma justa  distribuição dos royalties do Petróleo.

Iderval Reginaldo Tenório
Salvador Janeiro de  1996

12- A B C DO SERTÃO - Luiz Gonzaga - 50 anos de chão - disco 2 - YouTube


www.youtube.com/watch?v=-Yd12zwNVBw
09/05/2011 - Vídeo enviado por forrobodologia
ABC do Sertão Luíz Gonzaga Lá no meu sertão pros caboclo lê. Têm que aprender um outro ABC O jota é ...




  • Luiz Gonzaga - ABC do Sertão - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=-h7v_2veNRM
    21/08/2011 - Vídeo enviado por Glauber Moutinho
    Coleção Jornal da Tarde: Luiz Gonzaga. ... Luiz Gonzaga - ABC do Sertão ... Luiz Gonzaga - Vem ...
  • PARE UM POUCO E ESCUTE ESTE VÍDEO- UMA BELA MENSAGEM DE NATAL PARA TODO O MUNDO , A MÚSICA E A DANÇA SÃO MEIOS DECOMUNICAÇÃO UNIVERSAL.COMPROVE .HOSPITAL DO CANCER DE ESPANHA


    Seguiremos - Hospital Sant Joan de Déu y Macaco on Vimeo

    vimeo.com/54275902
    26/11/2012
    Los niños y niñas de la planta de Oncología del Hospital Sant Joan de Déu, y los profesionales y voluntarios que ...

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  • O REI NU

     

    O Rei Nu
    Era uma vez, um país que tinha um rei muito, muito vaidoso. Muito vaidoso mesmo, além de
    qualquer comparação. Tinha um guarda roupa que ocupava muitos quartos e vivia comprando
    mais e mais roupas. Muitos costureiros trabalhavam só para servi-lo. Sua rotina diária incluía
    vários momentos para trocar de roupa. O que fazia com exuberante entusiasmo. Só ficava
    satisfeito quando os circunstantes elogiassem sua elegância e bom gosto. Quanto mais, melhor
    e nunca era bastante para seu contentamento.
    Um dia, apareceram dois vigaristas que se apresentaram como famosos alfaiates de um país
    muito rico, o mais rico do mundo, os Estados Unidos da Caparrócia. Disseram que haviam
    descoberto o tecido mais maravilhoso do mundo. E haviam feito inúmeros sacrifícios e sofrido
    muito para chegar ali, porque o rei era universalmente reconhecido como o mais elegante do
    mundo e o único digno de usar roupa feita com aquele tecido. Pois, além de sua estonteante
    beleza, o pano tinha uma propriedade mágica maravilhosa, só podia ser vista por quem fosse
    honesto e merecedor de seu lugar no mundo. O rei não sabia o que mais o agradava, a beleza
    da roupa ou a possibilidade de conhecer tão bem com quem convivia e quem trabalhava para
    ele. Mandou que começassem o trabalho.
    Instalado o tear, os vigaristas pediram fios do melhor linho, lã e seda, além de ouro e joias para
    a confecção do precioso tecido. Receberam os pedidos e mandaram avisar ao rei quando
    apareceu o primeiro pedaço do pano pronto. O rei apressou-se a ir ver acompanhado da
    melhor nobreza e dos mais importantes administradores do reino. Quando sua majestade
    passou os olhos para o tear, onde deveria estar o tecido, não viu coisa alguma. Um
    pensamento fugaz passou acelerado em sua cabeça. Meu Deus, então não tenho a
    honestidade exigida pela divindades que projetaram este tecido ? Nem tenho merecimento
    para ocupar meu lugar no mundo ?
    Com muita pressa, se recompôs e, simulando seu aturdimento de surpresa era
    deslumbramento pela beleza do que via. Exclamou: maravilha! Suprema beleza da forma e da
    harmonia do desenho! Proclamou isto como se estivesse extasiado e cumprimentou vivamente
    os tecelões pela maravilha que haviam produzido. Seus acompanhante, depois de passarem
    por susto semelhante ao de seu soberano, adotaram solução igual para o momento, elogiaram
    vivamente o tecido que estariam admirando. Cada um, mais que o outro.
    Em contrapartida, os malandros pediram mais ouro, joias e fios finos para que o trabalho
    pudesse prosseguir. O rei autorizou tudo mas mandou outros inspetores: sábios, sacerdotes,
    professores. Mas, todos, conhecendo a reação de sua majestade ante o tecido, fingiam a
    mesma aprovação por temerem as consequências se dissessem que não tinha visto qualquer
    tecido.
    Por fim, chegou o dia de inaugurar a roupa nova num desfile. Os golpistas fingiram vestir o rei
    peça por peça da roupa nova. O rei saiu à rua, mas todos os que o viam pelado se
    horrorizavam e fingiam ver a roupa deslumbrante. Menos o Joãozinho, menino inocente que
    começou a rir e a gritar repetidamente: O REI ESTÁ NU. Foi então que a fantasia
    desmoronou. E cada um pode imaginar o que aconteceu.
    Quem quiser saber o fim, leia o conto O Rei Nu de Hans C. Andersen, de onde foi adaptada
    esta história.
     
    UMA ADAPTAÇÃO DO DR .

     
    Luiz Salvador de Miranda Sá Junior
    Professor de psiquiatria do Estado do Mato Grosso
    ENSAISTA E ESCRITOR

    Roberto Ribeiro - "Todo menino é um rei" (clipe de 1978) - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=oHv-m7YlSqc
    28/08/2008 - Vídeo enviado por calulinho
    Roberto Ribeiro canta "Todo menino é um rei" neste clipe do "Fantástico" de 1978.

  • Diogo Nogueira - Todo Menino É Um Rei - Video Dailymotion

    www.dailymotion.com/.../xct3td_diogo-nogueira-to...
    02/04/2010
    Diogo Nogueira - Todo Menino É Um Rei. 06:44. Diogo Nogueira - Os Deuses Do Olimpo Na Terra Do ...

  • Todo Menino é um Rei - Roberto Ribeiro - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=iQlXmb86psI
    02/06/2009 - Vídeo enviado por Incrível Sergio
    Todo menino é um rei Roberto Ribeiro Comp.: Nelson Rufino / Zé Luiz Todo menino é um rei Eu também ...
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    domingo, 29 de dezembro de 2013

    O LUTADOR ANDERSON QUEBRA A PERNA ESQUERDA


                  

    Fratura de Tibia e Fíbula ·

    • Fratura de tíbia - Diafisaria
      A tíbia, osso da canela ou osso da perna é um  osso longo frequentemente fraturado. Os ossos longos incluem o fêmur, úmero, tíbia e da fíbula.
      A fratura diafisária da tíbia ocorre ao longo do comprimento do osso, abaixo do joelho e acima do tornozelo.
      Normalmente a fratura dos ossos longos é decorrente de uma grande força e outras lesões ocorrem frequentemente com estes tipos de fraturas.

      AnatomiaA perna é formada por dois ossos: a tíbia e a fíbula. A tíbia é o maior dos dois ossos. Ele suporta a maioria do peso corporal e é uma parte importante da articulação do joelho e do tornozelo.

      Tipos de fraturas diafisárias da tíbia A tíbia pode quebrar de diversas formas. A gravidade da fratura geralmente depende da quantidade de força que causou a fratura. A fíbula é muitas vezes quebrada também.

      Os Tipos mais comuns de fraturas tibial incluem:
      Fratura estável: Este tipo de fratura apresenta pouco descocamento os ossos estão próximos e não tem a tendencia de sair do lugar. As extremidades dos ossos estão alinhados. Em uma fratura estável, os ossos costumam ficar no local durante a cicatrização.

      Fratura deslocada ou desviada: Quando um osso quebra e é deslocado, as extremidades quebradas são separados e não se alinham. Estes tipos de fraturas geralmente exigem cirurgia para colocar os fragmentos ósseos de volta no lugar.

      Fratura transversa: Este tipo de fratura tem uma linha de fratura horizontal. Essa fratura pode ser instável, especialmente se a fíbula também está quebrada.

      Fratura oblíqua: Este tipo de fratura tem um padrão angular e normalmente é instável. Se uma fratura oblíqua é inicialmente estável ou minimamente deslocada, ao longo do tempo pode desviar. Isto é especialmente mais frequente se a fíbula não está quebrada.

      Fratura espiral: Este tipo de fratura é causada por uma força de torção. O resultado é uma espiral em forma de linha de fratura sobre o osso, como uma escada em caracol. Fraturas em espiral podem ser deslocadas ou estáveis, dependendo da quantidade de força que provocou a fratura.

      Fratura cominutiva ou multifragmentar: Este tipo de fratura é muito instável. O osso quebra em três ou mais fragmentos.

      Fratura exposta: Quando os ossos quebrados rompem a pele, eles são chamados de fraturas expostas ou abertas. Por exemplo, quando um pedestre é atingido pelo pára-choques de um carro em movimento, a tíbia quebrada pode se projetar através de um rasgo na pele e de outros tecidos moles.
      Fraturas expostas muitas vezes envolvem muito mais danos para os músculos ao redor, além de tendões e ligamentos. Eles têm um maior risco de complicações como infecção e levam mais tempo para curar.

      Fratura fechada: Com esta lesão, os ossos quebrados não romper a pele. Apesar da pele não está lesada, internamente os tecidos moles ainda podem ter sido seriamente danificados. Em casos extremos, inchaço excessivo pode cortar o fornecimento de sangue e levar a morte do músculo, e em casos raros amputação ( Síndrome compartimental).

      Causas
      Colisões, quedas de moto e acidentes de alta energia de alta energia, são causas comuns de fraturas da diáfise tibial. Em casos como estes, o osso pode ser quebrado em vários pedaços (fratura cominutiva) Raramente podem quebrar em esportes como no futebol, quando a fratura ocorre com traumas menores precisamos avaliar a possibilidade de fraturas patológicas.

      Lesões esportivas: Essas fraturas são normalmente causados por uma força de torção e resultam em um tipo oblíquo ou espiral de fratura.

    A força dos músculos e ossos

    O esqueleto humano é o engenho mecânico mais perfeito já criado pela natureza, mas exige cuidados. Dois fatores para seu equilíbrio são a alimentação balanceada e a atividade física regular.

     

    "
    Constituído por ossos, músculos, tendões, ligamentos e outros componentes das articulações, o sistema músculo-esquelético é o engenho mecânico mais completo já projetado pela natureza, capaz de executar variadas ordens emitidas pelo cérebro – desde pintar um soldadinho de chumbo até rebocar grandes objetos.

     Os ossos estão preparados para resistir a movimentos fortes e bruscos. Essa característica é fruto de sua arquitetura interna. Fibras de colágeno e cristais salinos se entrelaçam para formar algo parecido com um edifício: as fibras de colágeno equivalem a barras de aço, que garantem ao osso grande resistência à tensão, enquanto o papel do cimento é executado por cristais de hidroxiapatita. Esses, tão duros quanto o mármore, garantem às peças esqueléticas uma resistência à compressão superior à do concreto armado.

    Em constante regeneração
    No centro dos ossos encontra-se a medula, uma substância suave e menos densa em que se localizam células especializadas em uma função vital, embora às vezes ignorada ou esquecida: a produção do sangue. Como qualquer tecido vivo, os ossos estão em processo constante de regeneração. O osso velho é digerido por células ósseas chamadas osteoclastos.

     Quando elas terminam sua tarefa, abandonam o meio para que os osteoblastos, outra família celular, reconstituam as porções de osso eliminadas. Normalmente, exceto nos ossos em crescimento, as taxas de tecido ósseo digerido e reconstituído são iguais entre si, de modo que sempre teremos a mesma quantidade de osso.

    Para nossa infelicidade, esse equilíbrio se rompe naturalmente à medida que envelhecemos. Os ossos humanos atingem seu maior vigor por volta dos 30, 35 anos de idade. A partir de então, podemos perder de 3 a 5 mm de densidade óssea por ano. E mais: certas doenças, o sedentarismo, a deficiência de cálcio e vitamina D, o uso de determinados medicamentos, o abuso de álcool e cigarro e a menopausa precoce, entre outros fatores, podem acelerar a perda de qualidade e quantidade do tecido ósseo.

    Cada músculo é constituído por fibras musculares de dois tipos principais: as de contração rápida, que facilitam a execução dos movimentos explosivos, e as de contração lenta, úteis nas atividades de resistência. Algumas pessoas têm mais fibras lentas que rápidas. Em outras, ocorre o contrário. Essas diferenças musculares podem definir nossa aptidão para realizar certos exercícios ou nos sobressairmos em um dado esporte: pessoas com mais fibra rápida se destacam nas provas de salto e nas corridas de 100 m, ao passo que os mais ricos em fibras lentas tendem a vencer as maratonas.

    Não há comprovação científica de que o treinamento físico modifique as quantidades relativas dos tipos de fibra muscular. A composição fibrosa dos músculos é uma herança genética. Por isso, pode-se falar em uma predisposição para esportes específicos. Compare: numa pessoa normal, a proporção média entre fibras rápidas e lentas no quadríceps é de 55 para 45%; num corredor de maratona, de 18 para 82%; num velocista ou saltador, de 63 para 37%.

    A predisposição genética também está relacionada à massa muscular e à secreção de testosterona, o hormônio que garante aos homens uma musculatura mais exuberante que a das mulheres. Mas, diferentemente do que ocorre em relação à composição fibrosa, a atividade muscular influi no aumento da massa e da resistência. O sedentarismo deixa os músculos mais fracos e pode causar atrofia, ao passo que o treinamento ajuda a aumentar o volume dos músculos, melhora sua potência e os deixa mais resistentes à fadiga."

    LUTADOR QUEBRA A PERNA, TERIA ALGUMA LIGAÇÃO COM A SUA INFANCIA ?CRIANÇAS SÃO CRIANÇAS E ESTÃO EM FORMAÇÃO. MUITOS ADULTOS TEM OS OSSOS FRACOS E OS FRATURAM COM FACILIDADE.





    Prezado sr. Anderson a Clínica Viterbo está a sua disposição para tratamentos de Algologia (Clínica da dor), Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Homeopatia e Acupuntura.

     
     
    CRIANÇAS SÃO CRIANÇAS E ESTÃO EM FORMAÇÃO.
    Durante a infância tem o homem que comer tudo e de tudo para que a sua estrutura óssea seja bem formada, ela vai acompanha-lo até o resto da vida. 
    Dificuldades financeiras até os 20 anos, o que leva a falta dos alimentos , dietas desnecessárias , alimentação inadequada imposta pela mídia  em nome da estética estão levando adultos ao adoecimento precoce, tudo devido a falta dos nutrientes nas duas primeiras décadas da vida, principalmente na infância .
     
    COMO MÉDICO  CONCORDEI COM O  ARTIGO DO COLEGA, NÃO ACHEI NADA DEMAIS, VI QUE MUITOS MÉDICOS NÃO CONCORDARAM, EU ACREDITO QUE UMA  ALIMETAÇÃO RICA ATÉ OS VINTE ANOS É SEGURIDADE PARA  O NOSSO ORGANISMO, A MESMA COISA É A INGESTA DO ÁLCOOL ANTES DOS 20 ANOS, PRINCIPALMENTE ANTES DOS 15.
     O ÁLCOOL LESA VÁRIAS NÊURONIOS E PREJUDICA  A  MEMÓRIA DOS SERES HUMANOS.
     O ARTIGO É PERTINENTE E NÃO TEM NADA QUE ESTEJA EM DESACORDO COM OS PRINCÍPIOS DA MEDICINA.
    O MESMO ACONTECE COM A CRIANÇA QUE NA INFÂNCIA NÃO TEVE UMA BOA NUTRIÇÃO, A SUA ESTRUTURA ÓSSEA NÃO TERÁ A MESMA CONSISTÊNCIA DE UM BEM NUTRIDO, VIDE AS OSTEOPOROSES PRECOCES, AS FRATURAS ESPONTÂNEAS E A BRUTALIDADE EM ALGUNS ESPORTES, QUE NÃO SÃO ESPORTES.

    O BLOG É INTERATIVO, PEÇO QUE,  AO VISITAREM OS SEUS MÉDICOS CONVERSEM SOBRE O ASSUNTO, PERGUNTEM  SE  UMA BOA ALIMENTAÇÃO NA INFÂNCIA   TEM INFLUÊNCIA NA FASE ADULTA , SE PODE  CONTRIBUIR PARA UM MELHOR DESEMPENHO DO SER HUMANO NAS SUAS ATIVIDADES.
    Iderval Reginaldo Tenório
     
    "Prevenindo desde a infância
     
    O osso é composto, principalmente, por minerais estremesclados numa matriz orgânica que dá lugar à sua forma e função. Daí a importância de uma nutrição adequada, principalmente durante o desenvolvimento esquelético, para conseguir um pico de massa óssea suficiente e contar com uma reserva adequada de minerais que compensem as suas perdas na segunda parte da vida, o que evitará alterações da microarquitetura e, dessa forma, a facilidade para as fraturas.
     
    A infância é o período crucial para o desenvolvimento dos ossos, já que é nesta etapa onde se desenvolvem mais de 90% da massa óssea que um adulto terá. Pela constituição própria do ser humano, durante a idade infantil, pequenas modificações no estilo de vida e na alimentação da criança produzem alterações rápidas e efetivas sobre a construção e formação dos ossos que podem prevenir e evitar doenças ósseas que darão sintomas em idades mais avançadas. Desta forma, observou-se que melhoras na formação óssea infantil podem retardar cerca de 13 anos o aparecimento da osteoporose.
     
    Assim, estima-se que entre 80 a 90% do pico de massa óssea, ou seja, a quantidade total de tecido ósseo alcançado no final do amadurecimento esquelético, alcança-se nas primeiras décadas de vida, variando de acordo com a região do esqueleto. A importância de alcançar um bom pico de massa óssea durante a infância, da qual depende a densidade e qualidade dos ossos na vida adulta, reside neste mecanismo de proteção frente às fraturas por fragilidade óssea, que vai depender basicamente, para além dos fatores genéticos e hormonais, de dois fatores potencialmente e fisiologicamente modificáveis: a nutrição e o estilo de vida, estando assim intimamente ligado à ingestão de cálcio e vitamina D na infância.
     
    O aporte de cálcio durante a infância e a adolescência é fundamental para alcançar ossos saudáveis e para reduzir o risco de osteoporose e fraturas derivadas ao longo da vida. Por isso, as recomendações atuais de cálcio são de 800 mg diárias nas crianças de 4 a 8 anos e de 1300mg entre os 9 e os 18 anos. A ingestão de cálcio é feita através da alimentação, essencialmente através dos derivados lácteos. O peixe, cereais, ovos, frutas, verduras e o pão também o têm, embora em menor proporção. Para além disso, os alimentos com muita gordura ou fibra, ingeridos na mesma refeição, podem impedir a sua absorção.
     
    Para a vitamina D a solução é um pouco mais complexa, já que este elemento se sintetiza com a exposição solar, estando presente em muito poucos alimentos, como podem ser os peixes azuis, a sardinha, o atum, a cavala... Se não existir vitamina D suficiente não se produz a forma hormonalmente ativa  adequadamente e não se absorve o cálcio proveniente da alimentação, desviando assim o organismo o cálcio necessário para a calcificação do esqueleto e diminuindo, dessa forma, a qualidade dos ossos.
     
    Na maioria dos países do mundo a ingestão de cálcio e vitamina D está abaixo da recomendação indicada, observando-se em diversos estudos epidemiológicos que as crianças portuguesas não obtêm a quantidade de cálcio necessário através da dieta diária, já que cerca de 60% das meninos portuguesas têm um défice de vitamina D e apenas 10% das meninas alcançam a ingestão correta de cálcio diária para obterem ossos fortes, saudáveis e resistentes no futuro.
     
    Desta forma, as crianças e adolescentes saudáveis em Portugal têm uma ingestão insuficiente tanto de cálcio como de vitamina D numa etapa crítica do seu desenvolvimento ósseo, sendo especialmente vulneráveis as meninas pois são mais intolerantes à lactose e mais submetidas a determinadas dietas. Assim, pais, educadores, médicos de família, pediatras, endocrinologistas e nutricionistas podem estimular ativamente a saúde dos ossos, apoiando na sua prática habitual o objetivo de conseguir o consumo de cálcio e vitamina D necessário para as crianças e adolescentes, promovendo a ingestão de produtos lácteos suficiente e recomendada."