A MAIORIDADE NO BRASIL.
A RESPONSABILIDADE PENAL JUVENIL E A RESPONSABILIDADE CIVIL
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
VEJAM O QUE DISSE UM JOVEM AO SABER DA LEI. VEJAM O QUE DISSE UM CASAL DA CASTA PRIVILEGIADA O ASSUNTO É MUITO SÉRIO E DEVE SER DEBATIDO POR TODOS, CADA CIDADÃO TEM QUE DESCER DO SEU PATAMAR E DISCUTIR COMO UM TODO PARA O BEM DA SOCIEDADE, NÃO DEVE SER APENAS PUNITIVO PORQUE PERTENCE A UMA CASTA FINANCEIRAMENTE EQUILIBRADA, SE O ESTADO NÃO ME PROPORCIONA SAÚDE , SEGURANÇA EDUCAÇÃO, EU PAGO. Iderval Reginaldo Tenório
A MAIORIDADE NO BRASIL.
A
RESPONSABILIDADE PENAL JUVENIL E A RESPONSABILIDADE CIVIL
Antes do cidadão falar,
discutir e opinar sobre a maioridade penal, tome conhecimento desta matéria,
veja que sem educação, sem participação e sem as garantias que é obrigação do
Estado, não pode um jovem ser penalizado por uma coisa que pratica pelo rompante
da testosterona(homem) e do estrogênio(MULHERR).
Para se exigir de um cidadão o
cumprimento total das leis, o Estado tem
que lhe proporcionar conhecimentos para discernir sobre A, B ou C.
Existem ações que não se
aprende, são próprias para a sobrevivência
, andar, falar , comer, matar , tomar e sexo, o que faz e fez a Rússia contra os Ucranianos e antigos parceiros, a Europa contra todos os seus colonizados, principalmente no continente africano, os EUA contra todos os seus dependentes nas américas e nos produtores de petróleo , a China e a Rússia na Síria, tudo isso pela supremacia, eles nada mais fizeram do que tomar o que é dos outros à força ou na engabelação, em nenhum momento ouve consenso e existem outras ações que precisam de ensinamentos, as
leis, os códigos, o estudo , o relacionamento com as diferenças, o entendimento
das classes sociais, o comportamento , a escola e a educação, não valorizar estas propriedade é fechar
os olhos para a civilização atual, todos têm direito à cidadania, isto é, os
mesmos direitos, as mesmas chances, quando
isto acontecer, todos terão após os 16
anos as mesmas obrigações.
Iderval Reginaldo Tenório
“Cabe ao adolescente autor de
ato infracional uma resposta específica que difere do sistema penal, dado que
goza de um tratamento totalmente distinto. Assim, as medidas socioeducativas
não possuem qualquer direcionamento dado pela ciência penal de forma que a
responsabilização dos adolescentes deve ser tratada por meio da inclusão dos
jovens à cidadania plena, de forma a propiciar condições de que eles possam
usufruir as promessas de um Estado Social. Neste sentido ressalta-se que a
categoria cidadania deve acompanhar a dinâmica das relações sociais, políticas,
econômicas, culturais, entre outras, pois sempre que vinculada a conceitos
ultrapassados e conservadores ficará cada vez mais distante da realidade
social. Desta forma é preciso efetivar a mudança de paradigma trazida com a
Doutrina da Proteção Integral, e reconhecer que as garantias dos adolescentes
já se encontram no Direito da Criança e do Adolescente, sem se prender à visão
penalista.”
Mônica Nicknich
Responsabilidade
penal
Responsabilidade penal é o dever jurídico de responder pela ação delituosa que recai sobre o agente imputável".1
Ao cometer um delito, um indivíduo considerado responsável será
submetido a uma pena. Ao inimputável será aplicada
uma medida de segurança, isto é, uma "providência substitutiva ou
complementar da pena, sem caráter expiatório ou aflitivo, mas de índole
assistencial, preventiva e recuperatória, e que representa certas restrições
pessoais e patrimoniais (internação em manicômio, em colônia agrícola,
liberdade vigiada, interdições e confiscos), fundada na periculosidade, e não na responsabilidade do criminoso”. Enquanto a
pena tem um caráter essencialmente ético e é baseada na justiça, a medida de segurança é eticamente neutra e tem
por fundamento a utilidade. A pena é sanção; a medida de segurança não é
sanção e visa impedir o provável retorno à prevenção da prática de crime
através da neutralização profilática ou da recuperação social do indivíduo. A
pena tem como caráter jurídico essencial o sofrimento, é repressiva e intimidante. A medida de segurança tem
caráter terapêutico, assistencial ou pedagógico e serve ao fim de segregação tutelar ou readaptação do indivíduo.2
Segundo Palomba,3 para que alguém seja responsável penalmente por determinado delito, são
necessárias três condições básicas:
A responsabilidade penal pode ser
1. Total, quando o agente era capaz de entender o caráter
criminoso do seu ato e de determinar-se totalmente de acordo com esse
entendimento. Nesse caso o delito que praticou lhe é imputável, podendo o
agente ser julgado responsável penalmente.
2. Parcial, se, à época do delito, o agente era parcialmente
capaz de entender o caráter criminoso do ato e parcialmente capaz de
determinar-se de acordo com esse entendimento. Nesse caso, o delito lhe é
semi-imputável, e o agente poderá ser julgado parcialmente responsável pelo que
fez, o que na prática implicará redução da pena de um a dois terços ou
substituição da pena por medida de segurança.
3. Nula, quando o agente era, à época do delito, totalmente
incapaz de entender o caráter criminoso do fato ou totalmente incapaz de
determinar-se de acordo com este entendimento. Nesse caso o delito praticado
lhe é inimputável e o agente será julgado irresponsável penalmente pelo que
fez.
Responsabilidade civil
Responsabilidade civil é a obrigação de reparar o dano que
uma pessoa causa a outra.1 Em direito,
a teoria da responsabilidade civil procura determinar em que condições uma
pessoa pode ser considerada responsável pelo dano sofrido por outra pessoa e em
que medida está obrigada a repará-lo. A reparação do dano é feita por meio da
indenização, que é quase sempre pecuniária. O dano pode ser à integridade
física, à honra ou aos bens de uma pessoa.
Responsabilidade
contratual e delitual
A teoria da responsabilidade civil
distingue entre a obrigação do devedor no sentido de cumprir o que estipulou
com o credor (num contrato)
e a obrigação de reparar o dano causado por ação ou omissão voluntária, negligência, imprudência ou imperícia (em direito civil, o chamado "ato ilícito"). Dá-se ao
primeiro caso o nome de responsabilidade contratual ou ex contractu e ao
segundo, responsabilidade delitual, aquiliana (devido à Lei Aquília, uma lei romana de 286 a.C. sobre o assunto),
extra-contratual ou ex delictu. bn
Responsabilidade subjetiva e Responsabilidade objetiva
A teoria clássica da
responsabilidade civil aponta a culpa como o
fundamento da obrigação de reparar o dano. Conforme
àquela teoria, não havendo culpa, não há obrigação de reparar o dano, o que faz
nascer a necessidade de provar-se o nexo entre o dano e a culpa do agente.
Mais recentemente, porém, surgiu
entre os juristas uma insatisfação com a chamada teoria subjetiva (que exige a
prova da culpa), vista como insuficiente para cobrir todos os casos de
reparação de danos: nem sempre o lesado consegue provar a culpa do agente, seja
por desigualdade econômica, seja por cautela excessiva do juiz ao aferi-la, e
como resultado muitas vezes a vítima não é indenizada, apesar de haver sido
lesada.2 O direito passou então a desenvolver teorias que
prevêem o ressarcimento do dano, em alguns casos, sem a necessidade de
provar-se a culpa do agente que o causou. Esta forma de responsabilidade civil,
de que é exemplo o art. 21, XXIII, d, da constituição
federal do Brasil3 , é chamada de teoria
objetiva da responsabilidade civil ou responsabilidade sem culpa.
Centro de Apoio Operacional das
Promotorias da Criança e do Adolescente
Tabela comparativa em diferentes Países: Idade de Responsabilidade Penal Juvenil e de Adultos
* Somente para delitos graves. ** Legislações diferenciadas em cada estado. *** Complemento adicional. Fontes: - Principal: Porque dizer não à redução da idade penal - UNICEF - NOV 07 (pág. 16)] - Complementar: Situação das Crianças e dos Adolescentes na Tríplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai: Desafios e Recomendações - UNICEF - 2005 (pág. 67)] O QUE DIZ O GRANDE CHICO BUARQUE EM : O MEU GURI REFLEXÃO Chico Buarque - O Meu Guri - YouTube
www.youtube.com/watch?v=ELKpKwG4rzo
14 de nov de 2010 - Vídeo enviado por Bia Brioschi
Trabalho de Geografia Professor: Marcelo Moretto Grupo: Beatriz Brioschi - Luisa Bastos - Yuri Gava ... |
O blog foi criado para a cultura. Mostra o quanto é importante o conhecimento.Basta um click no artigo. Centro Médico Iguatemi,310.CLINICA SÃO GABRIEL LTDA- 33419630 33425331Participe ,comente, seja seguidor. DR IDERVAL REGINALDO TENÓRIO , 1954 , JUAZEIRO DO NORTE -CEARÁ. 08041988lgvi.1984 CHEGOU EM SALVADOR COM 18 ANOS , MEDICINA NA UFBA. CIRURGIÃO GERAL. driderval@bol.com.br ACESSEM DO AMIGO E RADIALISTA PERFILINO NETO O SEU SITE DE MUSICA eradoradio.com.br
domingo, 24 de maio de 2015
A MAIORIDADE NO BRASIL. A RESPONSABILIDADE PENAL JUVENIL E A RESPONSABILIDADE CIVIL
Líder em educação, China faz aluno estudar três vezes mais que o resto
A CHINA CAMINHA PARA SER A MAIOR POTENCIA DO MUNDO ANTES DO PREVISTO. A SUA ENTRADA NO BRASIL TRARÁ UMA GRANDE MELHORA NA EDUCAÇÃO. ELA PRIORIZA A MATEMÁTICA E A FÍSICA.
O ESTUDANTE DO BRASIL PRECISA ESTUDAR MAIS
Líder em educação, China faz aluno estudar três vezes mais que o resto
Alunos de Xangai fizeram maiores média do Pisa em matemática.
Para educador, método de ensino privilegia cálculo e prejudica criatividade.
Adicionar legenda |
Estudantes gritam frases como 'Eu preciso ir para a faculdade' e 'Pai e mãe, eu amo vocês' após uma palestra para elevar a moral dos alunos antes de exames em um colégio de Nanjing, China. (Foto: Sean Yong/Reuters)
Primeiro lugar no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2012, a província de Xangai, na China, tem um exigente sistema de ensino que cria vantagens e deficiências na formação dos seus estudantes. Cálculo e memorização do conteúdo são as prioridades no ensino, deixando de lado a criatividade e a capacidade de análise e de expressão. Além de passar a manhã e a tarde na escola, os alunos da China estudam em casa quase três vezes mais que a média mundial. A maioria gasta em média 13,8 horas diárias fazendo lição de casa, segundo o governo chinês. A média mundial é de 4,9 horas.A China aparece dividida em províncias no relatório do Pisa. Xangai ficou em primeiro lugar nas três áreas avaliadas: matemática, leitura e ciências. Hong Kong e Macau, outras províncias do país, ficaram em terceiro e sexto lugares, respectivamente, na avaliação de matemática. O Brasil ficou na 58ª posição entre 65 países avaliados. A prova é aplicada a alunos de 15 anos de idade. Cerca de 6,4 mil alunos de 155 escolas de Xangai fizeram a prova do Pisa.
Estudante faz exercícios para treinar para a prova
(Foto: Reuters)
(Foto: Reuters)
Adicionar legenda |
Estudantes chineses (Foto: Alexander F. Yuan/AP)
Adicionar legenda |
Formandos da Universidade de Fudan, em Xangai
(Foto: Aly Song/Reuters)
O relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que contou com a participação de meio milhão de adolescentes, serve de referência para os países estabeleceram políticas públicas de educação. No caso da China, vai servir também para uma reflexão sobre os caminhos nos quais os jovens estão seguindo.(Foto: Aly Song/Reuters)
Estudantes da China sofrem uma grande pressão de pais, professores e da sociedade em geral. Só quem alcança um sucesso acadêmico consegue competir por um bom emprego no país mais populoso do mundo. Para o professor de psicologia Sun Shijin, da Universidade Fudan de Xangai, as críticas que este método de ensino recebe do Ocidente “são razoáveis”.
Para o professor, a pressão que recebem, combinada a um grande número de horas de estudos que de tão intensa não deixa tempo livre para o jovem fazer outra coisa a não ser estudar, pode prejudicar o desenvolvimento saudável da sua personalidade e suas habilidades sociais.
"O ensino na Ásia em geral promove mais o cálculo e armazenamento de conteúdo em vez de desenvolver habilidades analíticas, imaginação e iniciativa pessoal ", admitiu Sun. "O fato de Xangai tem tirado os melhores resultados nos testes do Pisa é uma boa notícia, mas por outro lado , os estudantes chineses estão gastando mais tempo estudando do que outras partes do mundo, e estão fazendo um grande sacrifício."
Estudantes chineses são forçados a tomar cuidado para ser muito bom em cálculo e memorização de conteúdos, mas eles não são ensinados a se expressar, a comunicar suas ideias ou a trabalhar em equipe. "Essas críticas são razoáveis, embora a opinião da sociedade está começando a mudar , porém ainda não é suficiente", disse Sun . "Esta prova do Pisa faz sentido para uma sociedade em desenvolvimento industrial, mas não para uma sociedade informatizada e de serviços como começa a ser a China."
Para Sun, em uma sociedade desenvolvida é muito mais importante fomentar as habilidades de criatividade e comunicação do que a de cálculo e memorização de conteúdo. O pesquisador acredita que a China logo vai tomar consciência disso.
(Foto: Reuters)
Depois do ensino médio, os jovens chineses fazem o exame nacional de admissão para a universidade, o gao kao, uma espécie de "Enem chinês".
O futuro dos jovens que terminam o ensino médio é definido por uma bateria de cinco provas nestes dois dias, cada um com nove horas de duração. Com a nota do exame, os alunos tentam entrar em uma vaga em uma das universidades chinesas. As universidades definem um número limitado de vagas de acordo com os cursos e as modalidades oferecidas.
Zhang Minxuan, presidente da Universidade de Professores de Xangai, coordenou as provas do Pisa na China. Ele diz que os estudantes traduziram bem problemas práticos reais em exercícios matemáticos, mas tiveram dificuldades para expressar e raciocinar sobre os resultados obtidos. “É bom ver que nossos estudantes fizeram o Pisa tão bem, mas vale a pensa penser se a gente precisa de tantos alunos tão bons em matemática.”
"É necessário um equilíbrio entre o estudo e o tempo livre para o desenvolvimento pessoal", destacou Sun. Ele citou como exemplo a ser seguido o comportamento da Finlândia. "Consegue bons resultados no Pisa, mas não há uma competitividade tão forte entre seus alunos e não tem tanta carga de estudos. Eles respeitam o estudante, e é algo que a China ainda precisa aprender."
Adicionar legenda |
Pais, professores e amigos se despedem dos alunos da escola Maotanchang, na província de Anhui, na China, que vão fazer o gao kao (Foto: China Daily/Reuters)
Finlândia caiA Finlândia, no entanto, caiu no ranking de matemática, de 5º lugar em 2009 (541 pontos) para 12º lugar em 2012 (519 pontos). A educação finlandesa já liderou o ranking dez anos atrás. A ministra da Educação da Finlândia, Krista Kiuru, alega que o declínio do desempenho do país está relacionado a uma falta de motivação dos alunos.
"Avaliações anteriores já sinalizaram declínio nos resultados da aprendizagem, onde as atitudes em relação à escola tornaram-se menos positiva entre os alunos e a sociedade", disse a ministra. "Além de fortalecer a igualdade , devemos encontrar meios para melhorar e manter a motivação em aprender e estudar e tornar as escolas um bom ambiente para os alunos."
A CHINA CAMINHA PARA SER A MAIOR POTENCIA DO MUNDO ANTES DO PREVISTO.
sábado, 23 de maio de 2015
O HOMEM E O UNIVERSO, NESTA IMENSIDÃO É QUASE UM NADA.
O HOMEM , O UNIVERSO E OS ENSINAMENTOS
Adicionar legenda |
Adicionar legenda |
O HOMEM , O UNIVERSO
E OS ENSINAMENTOS.
É caminhando que se conhece os detalhes dos caminhos, é gerundiando que se adquire experiências e é vivendo que se valoriza os ensinamentos dos mais velhos e dos fatos passados .
Cada ser vivo racional ou irracional, animal, vegetal , vírus, procariontes, parasitos , saprófitas, multi ou unicelulares, macro ou microscópicos possuem uma célula ou um dispositivo memória que armazena algo na sua curta ou longa existência, esta é a propriedade da imortalização das idéias, dos costumes, dos ensinamentos, das condutas, da experiência e da resistência às intempéries da vida.
O mundo é uma grande escola e cada ser dos três reinos são exímios professores, o homem para contemplar os seus conhecimentos aprende com a natureza, observa cuidadosamente cada um dos trilhões de detalhes, absorve os ensinamentos que existem nos olhares e movimentos de cada um dos seres que habitam o planeta terra e viaja nas páginas invisíveis da maior enciclopédia do universo , de idioma mundial, ensinamentos cosmopolitas e ao alcance de todos.
Nos livros estão apenas algumas cópias resumidas e compiladas pelo homem , tudo superficiais , em idiomas distintos, regionais e de pequenos alcances, quem aprende apenas nos livros sedimenta muito pouco.
O ser humano para galgar uma fagulha de sabedoria tem que escutar os mais velhos, os mais experientes, tem que se aproximar dos seus pais, avós, bisavós e os idosos dos seus ciclos em todas as fases da vida.
Para se ganhar conhecimentos tem que se viver os animais irracionais, compreender as linguagens dos cães, dos leões, dos elefantes, das baleias, dos tubarões, dos golfinhos, tem que se enfronhar nos costumes dos tigres, dos grandes cardumes, dos rebanhos dos pássaros, dos grandes formigueiros, dos enxames de abelhas, da sociedade dos cupins, das bactérias e dos fungos , tem que matutar os fenômenos naturais como as chuvas, os trovões, o frio, os ventos, a solidariedade do corpo humano e o imbricamento de todos os órgãos, as tsunamis, os vulcões, os relâmpagos, os terremotos, a lua, o sol e os seus ciclos, tudo juntos corresponde a mais de 98% do saber de um ser humano, os outros 2% se aprende nas escolas e nos livros.
Para se ganhar conhecimentos tem que se viver os animais irracionais, compreender as linguagens dos cães, dos leões, dos elefantes, das baleias, dos tubarões, dos golfinhos, tem que se enfronhar nos costumes dos tigres, dos grandes cardumes, dos rebanhos dos pássaros, dos grandes formigueiros, dos enxames de abelhas, da sociedade dos cupins, das bactérias e dos fungos , tem que matutar os fenômenos naturais como as chuvas, os trovões, o frio, os ventos, a solidariedade do corpo humano e o imbricamento de todos os órgãos, as tsunamis, os vulcões, os relâmpagos, os terremotos, a lua, o sol e os seus ciclos, tudo juntos corresponde a mais de 98% do saber de um ser humano, os outros 2% se aprende nas escolas e nos livros.
O homem cresceu na escala dos conhecimentos, porém , no universo tem o seu maior livro, tudo indica que, o desconhecido universo no qual o homem vive e onde se encontram bilhões de Galáxias , dentre elas a Via Láctea, é um fragmento de uma unidade de um universo maior, formado por bilhões e bilhões de outros universos.
Da mesma maneira que o sistema solar representa 1/200 bilhões de avos da via Láctea e esta 1/200 bilhões de avos do nosso Universo, o nosso Universo provavelmente segundo os cientistas representa 1/200 bilhões de avos de um gigante sistema inominado constituído de bilhões de universos, é um sistema sem fim, daí chega-se à conclusão que, diante desta imensidão desconhecida do cosmo, é o homem um nada ou quase um nada.
Aprenda com a natureza, observe o comportamento dos três reinos concretos da natureza, escute os mais antigos , se aproxime dos seus mais próximos , pense nisso.
Essa posição coincide com o conceito da sabedoria védica, cujos textos sagrados admitem a existência de sete reinos, e não apenas quatro: o Mineral, o Vegetal,
o Animal, o Hominal, o Angelical, o Arcangelical e o Deíficio. O homem habita um planeta que faz parte de um Universo Infinito e 99,999999999999999999999999999999% desconhecido.
Iderval Reginaldo Tenório
o Animal, o Hominal, o Angelical, o Arcangelical e o Deíficio. O homem habita um planeta que faz parte de um Universo Infinito e 99,999999999999999999999999999999% desconhecido.
Iderval Reginaldo Tenório
Mozart - Symphony No. 40 in G minor, K. 550 [complete ...
20 de fev de 2012 - Vídeo enviado por Am4d3usM0z4rt
Wolfgang Amadeus Mozart wrote his Symphony No. 40 in G minor, KV. 550, in 1788. It is sometimes ...sexta-feira, 22 de maio de 2015
A ÁGUA O BEM MAIS PRECIOSO DO UNIVERSO.
Adicionar legenda |
A TERRA AGRADECE A DEVOLUÇÃO DE SUA ÁGUA
Toc toc toc toc toc toc toc... pinga solenemente a torneira da cozinha como um relógio, sessenta gotas por minutos, três mil e seiscentas por hora, oitenta e seis mil e quatrocentas por dia, dois milhões quinhentas e noventa e duas mil por mês , trinta e hum milhões e cento e quatro mil gotas por ano, se cada ml de água equivale a 20 gotas e cada litro equivale a mil ml, perde-se por dia 4 litros , num mês 120 litros e em um ano 1440 litros do precioso liquido da vida, se numa casa existirem três pontos de vazamentos, serão 5 mil litros d água perdidos pelo ralo , muitas noites de sono perdidas devido o toc toc, estresse e queda de rendimento e a aproximação de doenças devido a falta do merecido descanso encefálico. Isso não faz falta, a terra agradece sorridente a devolução desta seiva que é a razão da sua existência, principalmente limpa. A Terra agradece.
Esta água mataria a sua sede por 2.500 dias, o seu sono não seria perturbado, o seu cérebro descansaria em paz, as energias seriam recompostas após o sono, o cérebro faria uma limpeza no lixo adquirido durante todo o dia e o famoso stress não seria alimentado, como consequência : MAIS SAUDE. . Pense nisso.
Iderval Reginaldo Tenório
PLANETA ÁGUA - GUILHERME ARANTES(RECORDAÇÕES ANOS 80) - YouTube
www.youtube.com/watch?v=xzh0j4xt7io
15/02/2009 - Vídeo enviado por Deyvid Miranda
Um dos maiores sucessos desse grande compositor. Vale a pena relembrar...1986- Guilherme Arantes - PLANETA ÁGUA - YouTube
www.youtube.com/watch?v=YKoFaeXgEUM
26/05/2012 - Vídeo enviado por Planeta Guilherme Arantes Fã Clube
Apresentação no PROJETO SP no showquinta-feira, 21 de maio de 2015
O GOVERNO PENHORA O BRASIL AO POVO CHINES, O BRASIL MERGULHA NA MAIOR CRISE DOS ULTIMOS 100 ANOS E TERÁ QUE FAZER REFORMAS.
ENTENDA A MATÉRIA. |
O GOVERNO PENHORA O BRASIL AO POVO CHINES, O BRASIL MERGULHA NA MAIOR CRISE DOS ULTIMOS 100 ANOS E TERÁ QUE FAZER REFORMAS.
O País está pegando fogo e entrando em recessão político financeira.
Depois de 12 anos no poder, dos quais os 04 primeiros foram produtivos, importantes e necessários para toda a nação, o governo atual entrou numa zona nebulosa e de instabilidade , provavelmente encontra-se perdido.
Com o intuito de trazer para a vida cidadã e retirar do fosso a população da base da pirâmide social, muitos foram os programas adotados, alguns já existiam de governos anteriores e outros foram criados, estes programas inicialmente tinham uma finalidade que era a distribuição da renda nacional com a população mais necessitada, fazer o capital girar alimentando a economia como um todo, uma medida lógica e primordial para o bem do país.
Para justificar e obter a chancela da classe que alimenta o país nos diversos setores, muitas contrapartidas prometidas e traçadas deveriam ser atreladas aos vários programas, a alfabetização em massa, o enriquecimento e a melhora no ensino fundamental universal, a profissionalização e a capacitação dos beneficiados, a obrigatoriedade escolar para os filhos , o não incentivo à gravidez dos que já possuem filhos, a inibição do auxilio enxoval e outras medidas que ajudassem a retirar do limbo social os beneficiados provisórios , dando condições de ganharem a vida com o suor do próprio rosto.
O tiro saiu pela culatra, o governo se emaranhou, por vontade própria ou pela obrigatoriedade política de sustentação manteve os programas mesmo sem freios, sem caixa e sem lastro financeiro. Nos últimos 08 anos o país vem consumindo o seu corpo, vem comendo a sua própria carne, vem queimando as suas riquezas e detonando as suas commodities , uma vez que só se distribui numerários quem produz, quem possui renda, quem possui superávit e quem tem sobras , não é a situação atual do Brasil que nos últimos anos vê o seu PIB cair vertiginosamente.
O governo brasileiro nesta década sofreu imposição do G8 e do BRICS, esqueceu ou foi obrigado abandonar o setor que produz riquezas, o setor industrial. Com a morte da indústria nacional o país deixou de produzir bens com agregação de valores, deixou de exportar, deixou de gerar e possuir rendas. A indústria brasileira que em 2003 participava com 26% do PIB, hoje participa com o pífio 11%, o mesmo mapa de 1954 quando era um país puramente rural, este desenho mostra a desativação clara de sua indústria que realmente gera emprego com sustentabilidade, pois, os empregos no comercio e nos serviços são voláteis, precarizados e transitórios.
O Governo para manter os programas tem nas commodities, na classe média liberal, nos comerciantes e nas pequenas indústrias os seus mantenedores, acontece que estes segmentos estão saturados e novas sangrias os levarão à bancarrota , não suportam mais ser sugados pelas ventosas oficiais, o governo está perdido, sabe que as suas fontes de sustentação estão exaustas, tem convicção que deve enxugar em mais de 50% todos os programas sociais, por outro lado não sabe ou não tem coragem para agir, uma vez que esta medida significaria para a situação um suicídio político, o país está morrendo e para sobreviver terá que tomar medidas drásticas e enérgicas.
A cúpula da economia aponta para as seguintes decisões, elevação dos preços dos produtos controlados e indexados (água, luz, telefone, combustíveis, aluguéis, escolas), terá que mexer nos tributos e ou criar novos impostos, por obrigatoriedade deverá taxar alguns isentos, taxar produtos importados, dificultar a saída de divisas devido o turismo suicida do brasileiro no exterior, só em 2014 o déficit neste setor foi de 26 bilhões de dólares, os brasileiros vão rindo deixar as suas economias no além mar, freará o salário desemprego e a licença maternidade, diminuirá a indústria política dos concurseiros, mexerá nas promessas utópicas e em muitas outras.
O governo deverá incentivar a pequena e média indústria em todo o território nacional, é mandatório azeitar a pequena agricultura e os pequenos pecuaristas que se encontram mortos, o país pouco produz, basta lembrar , que no nordeste brasileiro com os programas em massa, até ovos , galinhas e legumes os camponeses compram nas cidades , produtos este provenientes de outras regiões, é a desertificação do nordeste, grande parte sobrevive do crédito de carbono e não pode cultivar a sua terra constituída de carrascos e de capoeiras, outro dia um me disse que não precisava plantar, a sua renda provinha da venda do vento .
O panorama para os próximos 04 anos será de arrocho, muito arrocho para todos, caso contrário o país fechará as suas portas. As torneiras das despesas deverão ser controladas, os brasileiros de todos os níveis da pirâmide social terão que conhecer e praticar a famosa responsabilidade econômico-financeira, com a elevação da taxa Selic para 12%, com o índice de crescimento do PIB zero ou negativo e inflação projetada para 6,5% o paternalismo sem regra deverá desaparecer, uma vez que os gestores não sabem e não tem de onde tirar, os seus mantenedores hoje são arquejantes, isto é, os pilares de sustentação estão em dificuldades, os liberais, os comerciantes , os industriais e as commodities.
Governo brasileiro diga ao povo que o país não vai bem, parte da população está anestesiada, obnubilada e o Brasil precisará de todos, todos de mãos dadas têm que lutar para recuperar este gigante, todos têm que lutar por sua recuperação, é o que pensa um simples brasileiros que cotidianamente luta e trabalha pelo Brasil e para adquirir o pão de cada dia.
Assinar:
Postagens (Atom)