O Outro, seja cidadão.
Quando completei dez anos de medicina, olhei para os lados e encontrei um ambulatório coalhado de pacientes. Macas da emergência, salas de cirurgias ocupadas, corredores cheios e várias ambulâncias no pátio. Não consegui ficar parado e nem com a boca escancarada esperando a morte adentrar naquele recinto. Ativei os residentes e convoquei outros cirurgiões que não estavam no plantão .
Naquele dia sedimentei e tive a certeza que a compaixão, a benevolência, a beneficência, a autonomia, o compromisso, o repeito e a ética são os pilares da medicina.
Recuperado e resolvida a nefasta situação, no maior hospital de urgência da Bahia, pela manhã elaborei este documento.
1-Zele pelo que é do outro, não atrapalhe a vida do outro.
2-Faça o melhor pelo outro e não peça nada em troca.
3-Não pense só em você, pense no outro, tudo que se aprende é para o bem do
outro. Ajude, procure gostar, cuide, zele, seja cortês, abnegado, tenha
gratidão e compaixão pelo outro.
4-Faça o seu melhor, não espere nada em troca. Ajude, cuide, zele, não espere nada fácil, seja justo e cidadão.
5-Pratique o bem, seja amigo fraterno destes seres humanos: Mãe, pai, esposa, irmãos, tios, primos e faça muitos amigos.
06-Deixe pensar que você é bobo, as vezes para não contrariar o outro, passe por bobo, porém não faça o outro de bobo.
07-Quem ajuda o outro, um dia será ajudado pelo outro, pelo filho, neto ou o amigo do outro, mesmo sem saber e sem querer, será. Na vida as vezes acontece algo de bom e não se sabe de onde veio, tenha certeza que são os frutos da lei do outro.
08-Esta cartilha nos guiará para um mundo mais humano. Aprenda a fazer o bem e procure conquistar o seu espaço, respeitando o espaço do outro. Numa relação social humana, pense na coletividade, um aprende com o outro.
09-Olhe com bons olhos para os animais não humanos e respeite as suas vidas. Cada animal tem uma função para com o homem, uns para o psíquico, outros para o trabalho, muitos para a alimentação e controle da natureza, proporcionando equilibrio ao ecossitema e ao bioma.
Você para o outro é o outro. Faça ao outro o que espera que faça por você.
Do amigo
Iderval Reginaldo Tenório
Esta semana foi a de maior movimento na medicina da Bahia, foi o incêndio de Pojuca com o descarrilamento de um trem cararegado de gasolina.
Além da gasolina derramada nos trilhos, nos dormentes e no solo, muitos da população foram encher os seus potes com a gasolina que se derramavam dos tanques como torneiras abertas e armazevam no intetior de suas casas.
Baldes, panelas, caçarolas, garrafas, jarros e latas abertas eram os utensilhos utilizados pela população. Crianças, jovens, mulheres, idosos, desempregados e empregados formavam um exercito, como um formigueiro em busca de um naco. Na primeira fagulha as labaredas corriam e invadiam as casas em busca do inflamável combustível. Pojuca virou uma grande fogueira em chamas de 20 metros de altura e de fumaça preta que encobriam o azul do céu.
O incêndio foi descomunal, mais de 500 pessoas morreram queimadas.
Documenetei nesta matéria .
BASTA UM CLICK
O Descarrilhamento do trem em Pojuca 1983 e o Hospital Central Roberto Santos
Iderval Reginaldo Tenório
ESCUTEM DONA IVONE LARA EM TIÊ TIÊ. UM CLÁSSICO DO CANCIONEIRO MUNDIAL.
DEPOIS UM CD COMPLETO COM VÁRIAS MÚSICAS.
CONHEÇA DONA IVONE LARA .
Nenhum comentário:
Postar um comentário