sexta-feira, 9 de novembro de 2018

A LEI Rouanet

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O QUE É A LEI ROUANET

A LEI  Rouanet -  É uma lei muito importante para o país, sancionada para   as artes  que não têm projeção midiática e que representa a alma da nação ,  foi criada   para patrocinar as  caríssimas orquestras e  proporcionar a sobrevivencia dos seus grandes músicos , a lei é primordial nos grandes espetáculos teatrais  de uma maneira em geral, distribuindo ingressos para população de renda mais baixa e para os estudantes , outro objetivo é dá suporte aos museus, aos escritores , compositores e  aos teatros essencialmentes culturais  , portanto para  tudo aquilo que se afasta da pecúnia e não tem como sobreviver cultura por cultura, este é fulcro desta importante Lei.

Quando se pensou nesta lei foi para não deixar morrer a cultura não pecuniária da nação, aquela que documenta tudo sobre um povo e não traz no seu cerne  a pecúnia,  sendo o fulcro da lei a perpetuação  de tudo que representa a nação.

As grandes orquestras, as bandas regionais que falam do seu povo, os circos, os  grupos folclóricos, os artistas regionais , as bandas de pífanos, as cabaçais,  os poetas, MANEIRO PAU, LAPINHA, os repentistas, as xilogravuras de cordel, os escritores , as artes nas escolas,  afinal,  tudo que represente o seu povo, praticamente o cerne literalmente seria para apoiar as artes.

O que se viu foi o desvio desta finalidade, os mais famosos artistas do país se apoderaram de todas as verbas em beneficio próprio, gravaram DVDs, CDs, fizeram peças de teatro, musicais, blogs,  shows em todo o território nacional, farras e fanfarras com o dinheiro que seria dos artistas que não têm acesso à grande mídia ,   chegando a consumir mais de 75% de tudo que a lei utilizou enquanto lei, uma vergonha para toda a nação, gastando em vinhos, viagens, roupas, festas  e apresentações  espetaculosas.

A regra da Lei- 

 ENQUANTO MAIS INFLUENTE FOR O ÍCONE , MAIS FÁCIL CONSEGUIR VERBAS DA LEI ROUANET , ESTES ÍCONES CONHECEM OS CANAIS E SÃO BEM RECEBIDOS PELOS GRANDES EXECUTIVOS DAS ESTATAIS  E PROPRIETÁRIOS DAS FONTES , É QUASE UMA VERGONHA, QUASE NÃO: 


Recebendo recursos

"Ao obter a aprovação do Ministério da Cultura, o projeto cultural não receberá de forma automática recursos pela Lei Rouanet. A aprovação apenas autoriza que o projeto busque incentivos em empresas ou com pessoas físicas. Após a aprovação, o projeto tem 01 ano para buscar recursos, podendo renovar o prazo final por até 06 mese"

É vergonhoso utilizar a sua fama em benefício próprio.

A Lei não pode acabar , ela é primordial para a independencia de um povo.

Cultura é vida, cultura é cidadania, cultura é civilização, cultura é INDEPENDENCIA .

Iderval reginaldo Tenório 




POR DENTRO DA LEI   

Sancionada pelo presidente de então Fernando Collor de Mello a lei instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura - PRONAC, estabelecendo, naquele momento, as políticas públicas para a cultura nacional. Essa lei é conhecida também por lei Rouanet (em homenagem a Sérgio Paulo Rouanet, seu criador e secretário de cultura da Presidência da República de então).
As diretrizes para a cultura nacional foram estabelecidas nos primeiros artigos, e sua base é o exercício dos direitos culturais e o livre acesso às fontes de cultura com ênfase na promoção, proteção e valorização das expressões culturais nacionais.
O grande destaque da lei Rouanet é a política de incentivos fiscais que possibilita empresas (pessoas jurídicas) e cidadãos (pessoas físicas) aplicarem uma parte do IR (imposto de renda) devido em ações culturais.
O percentual disponível de 6% do IRPF para pessoas físicas e 4% de IRPJ para pessoas jurídicas, ainda que relativamente pequeno permitiu que em 2017 fossem investidos em cultura, segundo o MinC (Ministério da Cultura) mais de R$ 1,1 bilhão

Lei Rouanet: o que é? Como funciona?

Em 1991 foi criada a Lei 8.313, que regula o Programa Nacional de Apoio à Cultura, o Pronac. Essa lei ficou conhecida como Lei Rouanet, pois no momento de sua criação, o secretário de cultura era Sérgio Paulo Rouanet. Envolta de polêmicas, essa lei regula o incentivo à cultura no país e é essencial entender seu funcionamento para compreender as vantagens e benefícios trazidos por ela.

O que é


A Lei Rouanet regula o governo federal e sua atuação na promoção da cultura no país, ou seja, regula como o governo deve organizar, gerir e enviar recursos para projetos e ações culturais brasileiros. Assim, quando pessoas físicas ou jurídicas doam parte de seus impostos de renda para o incentivo à cultura, o governo assume a função de organizar esses recursos e disponibilizá-los.
Qualquer pessoa ou empresa pode doar ou patrocinar diretamente um projeto que tenha aspectos culturais como base ou doar para o Fundo Nacional da Cultura (FNC). A lei é um incentivo fiscal para que pessoas e empresas apoiem a cultura no país.
É importante destacar que de nenhuma maneira o governo pode através da Lei Rouanet enviar recursos próprios, isto é, recursos públicos para projetos culturais. Além disso, ao incentivar um projeto cultural, o indivíduo ou empresa não terão o valor do seu imposto de renda alterado. Apenas terão parte da sua contribuição em impostos investida na cultura.

Inscrição de projetos culturais

Para inscrever um projeto cultural para receber recursos da Lei Rouanet, é necessário seguir uma série de passos e cumprir diversos requisitos exigidos pelo governo federal. Tanto pessoas físicas, como artistas ou agentes culturais, quanto pessoas jurídicas com mais de 02 anos de existência ativa podem inscrever um projeto.
Para a inscrição do projeto, deve-se apresentar a proposta de projeto cultural e os documentos exigidos conforme a legislação. Reunindo esses documentos em mãos, basta inscrever o projeto no sistema de apoio à cultura do governo federal via internet.
Na segunda etapa, é verificada e analisada uma série de características e requisitos do projeto, como se a proposta e os documentos preenchem os requisitos legais trazidos na Lei Rouanet e se possuem viabilidade financeira e técnica. Essa análise é realizada por diversas unidades do Ministério da Cultura, de acordo com a especialidade de cada uma, formadas por peritos e especialistas no assunto. A cada etapa em que o projeto é aprovado, os responsáveis são avisados via sistema. Ao fim, é emitido um parecer recomendando ou não a aprovação do projeto.
A última etapa é uma nova avaliação realizada pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC). Essa avaliação analisa todos os requisitos novamente e então decide se o projeto deve ou não ser inscrito para receber os recursos.

Recebendo recursos

Ao obter a aprovação do Ministério da Cultura, o projeto cultural não receberá de forma automática recursos pela Lei Rouanet. A aprovação apenas autoriza que o projeto busque incentivos em empresas ou com pessoas físicas. Após a aprovação, o projeto tem 01 ano para buscar recursos, podendo renovar o prazo final por até 06 meses.




Sancionada pelo presidente de então Fernando Collor de Mello a lei instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura - PRONAC, estabelecendo, naquele momento, as políticas públicas para a cultura nacional. Essa lei é conhecida também por lei Rouanet (em homenagem a Sérgio Paulo Rouanet, seu criador e secretário de cultura da Presidência da República de então).
As diretrizes para a cultura nacional foram estabelecidas nos primeiros artigos, e sua base é o exercício dos direitos culturais e o livre acesso às fontes de cultura com ênfase na promoção, proteção e valorização das expressões culturais nacionais.
O grande destaque da lei Rouanet é a política de incentivos fiscais que possibilita empresas (pessoas jurídicas) e cidadãos (pessoas físicas) aplicarem uma parte do IR (imposto de renda) devido em ações culturais.
O percentual disponível de 6% do IRPF para pessoas físicas e 4% de IRPJ para pessoas jurídicas, ainda que relativamente pequeno permitiu que em 2017 fossem investidos em cultura, segundo o MinC (Ministério da Cultura) mais de R$ 1,1 bilhão

Sérgio Paulo Rouanet



É graduado em ciências jurídicas e sociais pela PUC-RJ e realizou seu mestrado em economia e agronomia , ciência política e filosofia na USP, onde também doutorou-se em ciência políticae medicina.
Enquanto exerceu o cargo de secretário de cultura do presidente Fernando Collor de Melo, foi responsável pela criação da lei brasileira de incentivos fiscais à cultura, a chamada Lei Rouanet.
Em sua extensa produção ensaística e filosófica, tem destacado a importância do iluminismo, que ele distingue da ilustração. Esta última é sua forma histórica e limitada que prevaleceu no século XVIII, tendo o mérito de estabelecer princípios de direito e de saber (o "atreve-te a saber", de Kant), mas não desenvolvendo todas as suas potencialidades, em decorrência da desigualdade reinante. Já o iluminismo é um ideal que continuou a desenvolver-se e permanece vivo, sendo capaz de vencer os preconceitos, a opressão e a injustiça. Por isso, Rouanet é um crítico severo do relativismo cultural, entendendo que há valores universais, mas que nem por isso podem ser categorizados como imposição do eurocentrismo ao resto do mundo. Rouanet é ocupante da cadeira 34 da Academia Brasileira de Filosofia.[1]
Embora participe com frequência de discussões com os que discordam de suas ideias, Rouanet é respeitado pela elegância e pelo cuidado de não fazer do adversário uma caricatura, como se nota em seus comentários sobre a discussão que tem mantido com Michel Maffesoli.
Rouanet tem também artigos publicados em vários números da revista Tempo Brasileiro; na Revista do Brasil (ano 2, n. 5, 1986); na Revista da USP (1991 e 1992); bem como em revistas internacionais.
Além disso, Rouanet destaca-se ao ser o tradutor no Brasil do filósofo alemão Walter Benjamin, como do primeiro volume de suas Obras Escolhidas e A Origem do Drama Barroco Alemão, contribuindo com o prefácio. Assim, recebeu a Medalha Goethe, pela contribuição à difusão da cultura alemã pelo mundo.
Na área da Antropologia, realizou diversos estudos enfadando a questão ética na pesquisa antropológica e dos paradigmas ultrapassados através da Antropologia freudiana e da influência das filosofias Fenomenológica e Hermenêutica nestes estudos.
Elaborou, em 1982, estudo que influenciou a concepção da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e a constituição de uma carreira para seus egressos, a de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Gestores Governamentais).
É casado com a cientista social Bárbara Freitag e pai da curadora Adriana Rouanet e do filósofo Luís Paulo Rouanet 
19 de dez de 2016 - Vídeo enviado por Marco Antonio Sá
Banda de Pífanos. Banda Cabaçal de São José, da cidade de Missão Velha - CE, tocando na festa do ...
2 de mar de 2013 - Vídeo enviado por Cleiton Araújo
Formada no ano de 1983, liderada pelo mestre Chico, hoje considerada uma das referências da cultura ...
11 de jun de 2016 - Vídeo enviado por paulo victor ribeiro trindade
Música do Brasil CD 2 - Música dos Mares e das Terras - Faixa 22. Autoria desconhecida. Músicos ...
 

ESTAMOS NO FUNDO DO POÇO EM ÉTICA Diálogo- João e o Pai

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ESTAMOS NO FUNDO DO POÇO EM ÉTICA
Diálogo e Conflitos

 Joãozinho, os seus colegas  e o seu Pai

João pergunta ao pai :
"Em quem o senhor   vai votar?".

O pai responde:
"No Dr.Tronquildo"


João pergunta já confirmando o seu pensamento

"Aquele político  que foi preso por desvio de tantos reais? Aquele que morava aqui na rua e hoje mora no bairro das mansões? Aquele que nunca trabalhou e hoje só viaja de avião , aquele  que  os filhos esbanjam e gozam de todos nós que éramos seus amigos? Aquele que  leva uma vida de bilionário? Aquele que é amigo ou foi amigo de todos os homens ricos do pais e que hoje respondem na justiça ou estão presos ?  Será que será ético meu pai?

O pai responde :
"Meu filho não tem nada provado, tudo isto é elucubrações dos inimigos, não tem nada contra ele, o homem é um gênio , tudo é invenção, ele está defendo os seus e para isto vale tudo, o importante é fazer, fazer meu filho, fazer,  o importante é fazer e dividir , nunca deve ganhar só para si, tem que dividir com todos , contribuir com os ricos, com os seus ajudantes  e contribuir com os muito pobres, uns alimentam o seu caixa e os outros os apoiam politicamente, tem que ser sabido, quem fez tudo isso foi os seus assessores  e estão pagando , o homem foi enganado."

O filho baixa a cabeça e fala :

"Tô sabendo, tô sabendo meu pai, tô sabendo " e calou diante da inusitada resposta , ficou matutando, matutando, matutando  até dormir.

E assim vão pensando e pregando muitos  adultos deste sofrido país, são estes os exemplos recebidos pelos filhos que serão os homens do amanhã.
Ainda bem que este comportamento não é anti ético, é muito ético e correto, é exemplar.

Homens de bem deste país vamos educar e passar bons comportamentos para os nossos jovens .

Uma semana depois o Joãozinho fala para o seu pai 

"É meu pai,  como eu,  na minha escola, todos os colegas estão confusos, tudo indica que a desonestidade  é quem manda hoje na sociedade, triste será o nosso futuro, será que estes homens que se comportam assim realmente estão corretos ? todos os jovens da minha escola estão confusos, imagine aqueles que não têm uma boa escola e não tem bons pais."

Pense nos seus filhos, nos seus netos e no Brasil do futuro.

Vamos mudar o comportamento dos que chegam ao pódio, vamos criar uma nação realmente democrática , vamos dizer não a todos os sabidos do país, em algumas nações os gestores são tão comuns como os seus eleitores e continuam simples.

Vamos apoiar os que garimpam os desonestos

Iderval Reginaldo Tenório

PF prende Joesley Batista e vice-governador de MG






PF prende Joesley Batista e vice-governador de MG

Nathan Lopes
Do UOL, em São Paulo
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  • Renato Costa - 28.nov.2017/Framephoto/Estadão Conteúdo
    O empresário Joesley Batista é um dos alvos da operação Capitu, realizada pela PF
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    O empresário Joesley Batista é um dos alvos da operação Capitu, realizada pela PF
A Polícia Federal prendeu, nesta sexta-feira (9), o empresário Joesley Batista, um dos donos da JBS, e o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade (MDB), por crime de lavagem de dinheiro em uma ação que é desdobramento da Operação Lava Jato.
De acordo com a PF, a operação busca desarticular uma organização criminosa que atuava na Câmara dos Deputados e no Ministério da Agricultura. Andrade foi ministro da Agricultura do governo Dilma Rousseff (PT) entre 2013 e 2014.
Ao UOL, um dos advogados de Joesley, Pierpaolo Bottini, disse que ainda não poderia comentar a situação, pois não teve acesso a decisão até o momento.
A ação, batizada de Capitu, é realizada nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraíba e Mato Grosso, além do Distrito Federal. Joesley foi preso em São Paulo e Andrade, no interior mineiro, na cidade de Vazante, berço político do vice-governador.
Estão sendo cumpridos, no total, 19 mandados de prisão temporária, com duração de até cinco dias. Eles foram expedidos pelo TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), que também ordenou o cumprimento de outros 63 mandados de busca e apreensão nos cinco estados e no Distrito Federal.
Flávio Tavares - 29.fev.2016/Hoje em Dia/Estadão Conteúdo
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O vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, também foi preso nesta sexta
A investigação da PF tem base nas declarações do doleiro Lúcio Bolonha Funaro sobre supostos pagamentos de propina a servidores públicos e agentes políticos que atuavam direta ou indiretamente no Ministério da Agricultura em 2014 e 2015.
Segundo a PF, a JBS teria pago R$ 2 milhões, por exemplo, pela regulamentação da exportação de despojos e R$ 5 milhões pela proibição de um remédio para parasitas de longa duração.
Ainda segundo a polícia, um deputado federal da Paraíba teria recebido R$ 50 mil do grupo como contrapartida, em decorrência da tentativa de promover a federalização das inspeções sanitárias de frigoríficos por meio de uma emenda, cujo objeto tinha natureza totalmente diversa do escopo da medida provisória nº 653/2014 na qual foi inserida.

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

A ANARQUIA NA FAMILIA, NA ESCOLA E NAS INSTITUIÇÕES MATA O VALOR DO PROFESSOR.Brasil é o último em ranking sobre prestígio do professor

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PARA ENTRAR NO PRIMEIRO MUNDO OS PROFESSORES , OS PAIS E OS MAIS VELHOS TÊM QUE SER RESPEITADOS PELOS JOVENS QUE FARÃO O BRASIL DO AMANHÃ.

 TUDO QUE FOR FEITO AÇODADAMENTE É MALÉFICO PARA A SOCIEDADE COMO UM TODO, TODOS ESTÃO MERGULHADOS NESTA GRANDE PISCINA , A ÁGUA É A MESMA.

A anarquia perpetrada na nação, a libertinagem institucional e a quebra METEÓRICA do  tradicionalismo matou  a educação, assassinou a autonomia do professor, destruiu a família brasileira e levou o pais ao caos.

Todas as nações que as tradições  e costumes  vão sendo substituídos  vagarosamente e que vão evoluindo paulatinamente para os  conceitos da modernidade   entram  no rol das nações desenvolvidas com naturalidade, não tem volta, as civilizações evoluem e os homens têm que se adaptarem ao mundo moderno .

O mundo tem que evoluir, o povo tem que   evoluir,  as pessoas têm que evoluir  e entrarem num mundo moderno, porém com educação, respeito e com a valortização dos pais, dos professores e das autoridades constituídas.

O Professor não tem autoridade com os alunos, os diretores têm medo dos alunos e estes anarquicamente em nome da liberdade chafurdam  as suas escolas e as autoridades constituídas.

O PAÍS TEM QUE EVOLUIR, PORÉM NÃO PODE SER DESTA MANEIRA, DERRUBANDO DO DIA PARA A NOITE TODOS OS CONCEITOS DOS NOSSOS ANTEPASSADOS.

TODAS AS CONQUISTAS DAS MINORIAS TÊM QUE SER  RESPEITADAS E APLICADAS, PORÉM SEM VIOLÊNCIA, SEM ÓDIO E SEM DESRESPEITO AOS PAIS, AOS AVÓS, AOS MAIS VELHOS , AOS PROFESSORES  E NEM CON AQUELES QUE CUIDAM DA NAÇÃO.
Iderval Reginaldo Tenório
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Brasil é o último em ranking sobre prestígio do professor

Apenas 9% dos brasileiros acreditam que os alunos respeitam os docentes e só 1 em cada 5 pais aconselharia profissão aos filhos

7 nov 2018 22h10
atualizado às 22h24

Percepção de falta de respeito dos alunos, salários insuficientes e uma carreira pouco segura para os jovens. É assim que a maioria da população brasileira enxerga a profissão docente e coloca o País como o que dá menos prestígio aos professores. Esse cenário foi revelado pelo Índice Global de Status de Professores de 2018, divulgado na noite desta quarta-feira, 7, pela Varkey Foundation, organização voltada para a educação. O levantamento avalia como a população de 35 países enxerga a profissão.
Enquanto há uma tendência global de crescimento no prestígio dado aos professores, o Brasil regrediu nos últimos cinco anos. Em 2013, quando o estudo foi feita pela primeira vez e avaliou 21 nações, o País aparecia na penúltima colocação. Na edição deste ano, com a piora na percepção sobre o respeito dos alunos e com menos pais dispostos a incentivar seus filhos a seguir a profissão, o índice nacional piorou e colocou o País como lanterna do ranking.
Cartaz dos seis deveres do professor foi pendurado em colégio de Florianópolis que adotou Escola Sem Partido
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Cartaz dos seis deveres do professor foi pendurado em colégio de Florianópolis que adotou Escola Sem Partido
Foto: Divulgação/Antônio Peixoto / BBC News Brasil
 
Para chegar ao indicador, foram entrevistadas mil pessoas, de 16 a 64 anos, em cada país e mais de 5,5 mil docentes. No Brasil, apenas 9% acreditam que os alunos respeitam seus professores - na China, o líder, 81% veem esse respeito. O dado aparece em consonância com o fato de que só 20% dos pais brasileiros afirmam que encorajariam seus filhos a seguir a carreira - ante 55% dos pais chineses.

O estudo também indica que o brasileiro subestima a jornada de trabalho da profissão. A sociedade estima uma carga horária semanal média de 39 horas, ante o relato dos professores de uma média de 48 horas. Segundo a pesquisa, essa percepção é forte nos países latino-americanos e se diferencia de países como Finlândia, Canadá e Japão, onde os docentes trabalham menos horas do que a percepção de suas comunidades. 



A mesma tendência é observada em relação aos salários. Enquanto brasileiros consideram que um salário justo para os professores seria de U$ 25 mil (cerca de R$ 93 mil) ao ano, a remuneração real média relatada pelos profissionais é de U$ 15 mil (cerca de R$ 56 mil). 



Professor de Geografia, Heleno de Oliveira, de 52 anos, diz ter sentido a desvalorização da profissão nos 35 anos em que atua em sala de aula. "Cada vez são mais comuns os relatos de colegas que foram agredidos ou xingados por alunos, que precisam ter mais de um emprego para se sustentar ou que adoecem por causa da pressão", diz o docente, que dá aula em escolas da rede pública de São Paulo. 



Ele diz ter descoberto a vocação aos 17 anos, como estagiário. Ver os alunos aprendendo e interessados p é o que motiva Oliveira a continuar em sala. "Já pensei algumas vezes em desistir porque saio às 22 horas da escola, preparo minhas aulas até as 2 horas da manhã. E o salário é muito pequeno diante de tanto esforço. O que me segura é a relação com alguns alunos, perceber que posso fazer a diferença na vida de alguns", diz. 



Luiz Antonio, professor de Língua Portuguesa em duas escolas privadas do centro de São Paulo, diz que sente desrespeito maior dos pais do que dos jovens. "Tem uma interferência muito grande da família, que tira a nossa autonomia. Não gostam quando chamamos atenção do filho, questionam o conteúdo. Não entendem que estudamos e temos formação para ensinar não só a disciplina, mas como conviver dentro da escola", diz ele, de 44 anos - 20 em sala de aula. 



Para especialistas, a repercussão de projetos como o Escola sem Partido, que defende vetar a "doutrinação ideológica" em classe, pode agravar ainda mais tensão no ambiente escolar. 


Desempenho


O estudo também identificou que a valorização docente está ligada ao desempenho dos alunos. Países com melhores notas no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), maior avaliação de estudantes do mundo. 



"Mais respeito aos professores significa que estudantes com melhor desempenho serão atraídos para a profissão, que melhores docentes irão permanecer na carreira. São fatores muito importantes para melhorar os resultados educacionais dos países", explicou ao Estado Vikas Pota, presidente da Varkey Foundation. 



Para ele, o poder público precisa investir em ações para apoiar os professores, tanto financeiramente como na melhora de condições de trabalho, para que os índices educacionais do país progridam. Na última edição do Pisa, em 2016, o Brasil apareceu entre os dez últimos do ranking. De 70 nações avaliadas, o País ficou na posição 63.ª em Ciências, 65.ª em Matemática e 59.ª em Leitura. 



3 Perguntas para Silvia Colello, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP)

A baixa remuneração é um dos principais fatores para a desvalorização da carreira docente? 
 
Os baixos salários são, ao mesmo tempo, causa e consequência. As pessoas desvalorizam o professor porque ele ganha pouco e ele ganha pouco porque não é valorizado nas políticas públicas. Além disso, os políticos sempre falam genericamente sobre a valorização do docente. Nunca se desenvolve a ideia de que é preciso melhorar a questão salarial, a evolução da carreira, as condições de trabalho e o apoio que ele deve receber da equipe escolar e das famílias. 
  
Os pais também desvalorizam o professor?
Na maioria dos casos, o professor não conta com o apoio da família porque muitas não querem se envolver com o que acontece na escola. Então, não querem saber do mal comportamento ou do baixo desempenho do filho. Preferem culpar o professor por essas situações. Propostas que estão sendo colocadas nesse momento, como o Escola Sem Partido (em tramitação no Congresso Nacional e defendido pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, do PSL), tendem a acirrar essa relação por colocar pais e professores em lados opostos, por incentivar que o docente seja vigiado, controlado, perca a autonomia sobre o quê e como ensinar. 


O País está perdendo bons professores pela forma como os trata?
Sim. Os jovens com melhor desempenho vão para as profissões mais valorizadas, com melhores salários. Os cursos de Licenciatura e Pedagogia são vistos como o "que sobrou", porque ninguém quer seguir a carreira. Cada vez menos temos fatores de recompensa. 

A médio e longo prazo, isso é um desastre para a educação do Brasil.

PROGRAMAS SOCIAIS DE PRIMEIRA JOGADOS NO LIXO PELOS INTERESSES POLITICOS DOS GOVERNOS ANTERIORES.


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 PROGRAMAS SOCIAIS DE PRIMEIRA JOGADOS NO LIXO PELOS INTERESSES POLITICOS DOS GOVERNOS  ANTERIORES.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

O Governo Federal tem três grandes e importantes programas.

O primeiro é o PRONATEC, criado com o objetivo de ampliar vagas nas escolas Técnicas Profissionalizantes azeitando o setor de PRODUÇÃO que é a alavanca de uma Economia, sabe o governo que só este  setor  é capaz de gerar riquezas, é capaz de melhorar a economia de uma nação, o PRONATEC  surgiu para contrapor o suicida programa puramente político que é o setor de consumo, uma vez que este fagocita toda a economia da nação, o governo está desesperado e não sabe freá-lo, Lula convocou Dilma e deu o seu ultimato, bote o seu Ministro na rua para o programa não cair  , faça com que a sua popularidade não despenque, a oposição está de olho . Pena que este belo programa foi abandonado por mais de 10 anos e só agora o governo abriu os olhos.

Não é novidade e nem invenção, um país só crescerá se a  Educação em todos os níveis for prioridade.

O segundo é o MINHA CASA MINHA VIDA, este é de suma importância se realmente fosse pensando no povo, se realmente seguisse os ditames de sua criação, casa para quem precisa, este tomou um rumo bizarro. 

Complicou de inicio, logo na aquisição dos terrenos com  corretores aéticos  , proprietários ligados aos políticos e na compra  de terrenos ruins, arenosos, sem sustentação,  distantes , longe dos centros, longe de escolas, de vendas , de postos de saúde,  áreas sem nenhuma infra estruturas e em pirambeiras , depois utilizando puramente o fator político, adquirindo terrenos de  cabos eleitorais, prefeitos, deputados , apadrinhados e outros coligados,  em seguida na contratação dos construtores , empresas descapitalizadas e  recém criadas. 

Muitos foram os bons conjuntos, porém grandes os que não foram planejados tendo o governo de injetar mais verbas para a conclusão das obras com aditivos financeiros. O grande calo também foi a escolha dos contemplados, totalmente em desacordo aos princípios do  programa. O Lula também chamou a Dilma  e exigiu que o Ministro da área se pronunciasse  e que fosse às ruas, este programa carece de  acertos.

O terceiro e mais recente o MAIS MÉDICO, criado para assistir o povo da periferia da nação, um programa puramente eleitoreiro, sem regras básicas de sustentação, sem criar emprego sólido para os brasileiros que seria o ideal,  se o governo lançasse este programa puramente para os médicos brasileiros, com  salário de 10 mil reais, moradia, plano de  saúde, seguridade social , garantia e sustentabilidade jamais perderia uma eleição, agradaria ao governo, aos médicos, ao povo assistido e aos que se acham ricos, bonitos, educados e superiores ao cidadão dos bairros populares, pura visão de ótica, como sempre digo, as classes atualmente estão mescladas, A,  B, C e D  vivem na mesma panela, no mesmo espaço e universo, fora desta  panela apenas os RICOS RICOS. 

 Este programa foi o que recebeu maior atenção do Presidente Lula , do seu escritório mandou o seu recado para os atuais gestores, mãos às obras, exercito militante  na rua e ministro de mangas arregaçadas,  se não a peteca cairá e isto o Lula não planeja, o programa é bom nas condições que frisei, no modelo atual é um patinador e como todo patinador , sujeito à quedas.

Seja o que o povo quiser e o que achar melhor.

Iderval Reginaldo Tenório

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

CONFLITOS SOCIAIS - SOBRE UMA MATÉRIA CONVOCANDO A POPULAÇÃO PELO BEM DO PAÍS E QUE OS SECA PIMENTEIRAS FAÇAM UMA REFLEXÃO SOBRE O BRASIL DE HOJE E DO AMANHÃ.


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SOBRE UMA MATÉRIA CONVOCANDO A POPULAÇÃO PELO BEM DO PAÍS E QUE OS SECA PIMENTEIRAS FAÇAM UMA REFLEXÃO SOBRE O BRASIL DE HOJE E DO AMANHÃ.

MESMO NÃO CONCORDADO TEMOS QUE LUTAR POR UM BRASIL MELHOR. SEI QUE NÓS ELEITORES DE NADA SABEMOS DAS INTENÇÕES DOS POLITICOS E DESTES PACOTES POR ELES ARTICULADOS, A CIENCIA É COMPLEXA. OS POLITICOS SABEM MUITO E SÃO SABIDOS.

A matéria é isenta meu mestre e amigo, acho que o governo será dificil e pode até ser um desatre, porém teremos que apontar o melhor caminho.

O homem não tem a equipe que teria o PT / PSDB / PSB, todos que apoiaram o HADDAD estão se esquivando, salvo o CIRO que irá se aproximar  tudo indica, isto é uma prova que não lutam pelo país e sim pelos seus umbigos .

A salvação do novo governo será uma aproximação com o governo TRUMP, acredito que esta foi a sua intenção e de todo o grupo que dele se aproxima.

Sei que o país está no poço com pouca água , hoje beirando o fundo quase caindo no porão, não é salutar para nós brasileiros torcer por esta catástrofe.

Quando o povo de um país começa a se desentender acontecem conflitos sanguinários internos, os países do continente africano , tanto os ricos como os pobres estão no fundo do poço e alguns no porão, tudo fruto das brigas entre as suas tribos e de grupos que tentam tomar o poder, as brigas são internas e com muito sangue.

Territórios bombardeados, destruição do patrimônio, agricultura e pecuária acabadas e o povo sem escolas e toodo o dinheiro é para comprar armas.

É desta maneira que as grandes nações vencem os pequenos , os conflitos internos consomem as energias dos paises subdesenvolvidos de todos os continentes, o bom para eles são os conflitos entre a classe politica e entre os cidadãos que os seguem. 

A indústria bélica de olhos abertos e de sorrioso nas orelhas atiçam a desavença e os conflitos entres os povos tupiniquins, não devemos fisgar esta isca.

. URGE PARCIMONIA E EXIGIR UM BOM GOVERNO. NÃO SENDO ASSIM VAMOS CAIR NO PORÃO LOGO LOGO E NÃO TEM QUEm TIRE NESTES PRÓXIMOS 30 ANOS.