segunda-feira, 18 de novembro de 2024

O HOMEM E O SEU MAIOR PATRIMÔNIO

 

                                                                          Explorando as Sete Artes Liberais: Fundamentos e Relevância Atual

                                                                A VIDA EM DEBATE.

                                              O HOMEM  E O SEU MAIOR PATRIMÔNIO 

Na atualidade, muitas demandas terminam em acirrados debates,  frutos do que  propaga a   mídia.

Discutir inclusão social, gênero, fome, educação, preconceitos,  segurança, saúde e economia tem gerado estranhamentos entre os seres humanos. 

Cada um defende com veemência o seu pensar,   a sua posição  e acredira ser  correta, irreparável e  a solução para esta materialista civilização. O indivíduo tem a convicção que é o mais  inteligente e o mais bem informado, chegando ao ponto de desqualificar os  demais.

Numa mesa,  sobre o  maior patrimônio do homem, muitas foram as definições.  Os experts discorreram  sobre a matéria no contexto filosófico do passado, presente e futuro.

Após diversas definições, muitas   fundamentadas no imaginário humano dos sociólogos e pensadores do  passado, quando o mundo era 98% rural e grassava o absolutismo e o imperialismo, um jovem  da platéia pediu a palavra

Sentado frente a frente com os palestrantes, confessou  que  pouco sabia sobre o palpitante assunto, porém,   após a palestra,  teria condições de  arriscar finos  arranhões. Fez os seus agradecimentos e expôs o seu pensamento.

Para este mortal , seis são os maiores patrimônios de um ser humano.   

1-O primeiro é a própria vida, sem ela o ser humano é pura matéria,   ao perdê-la, sem levar em conta a idade, sexo, preferência  sexual, raça, nível social, cultural, político ou econômico entrará em decomposição e será descartada, numa demonstração que o imaterial tem grande relevância.

2-O segundo  continua sendo a vidaagora,   com Saúde.

3-O terceiro  continua sendo a vida, com saúde e com a  família, sem este forte elo,  a vida perde o sentido.

4-O quarto mais uma vez a vida, a vida com saúde, família e uma profissão, uma fonte econômica para prosseguir com cidadania, liberdade, independência  e autonomia, sem o equilíbrio financeiro o cidadão fica vulnerável.

5-O quinto continua sendo  a vida, a vida com saúde, família, equilíbrio financeiro e   rodeada de amigos.  Conservá-los com respeito é uma das propriedades da vida, eles são poucos.

6-O sexto continua sendo a vida, a vida com saúde, família, equilíbrio financeiro, amigos e agora acrescentada das artes. São as artes quem  equalizam as demandas da vida.  São as Artes, em todas as vertentes, que colocam o homem como um ser pensante, o que  o diferencia dos animais não humanos.

O que seria da vida sem os grandes músicos, tanto os   eruditos como  os populares, os mestres da pintura, dança,  letras,  escritas, filosofia, do circo, da representação e do folclore?  A vida ficaria sem sentido sem os palhaços, os ilusionistas e os artistas  ao redor do mundo.

A vida pela vida, para os seres humanos,  não teria sentido, seria  mais um  a fazer parte da cadeia alimentar e com desvantagens. O que diferencia o homem das outras espécies são os atos de raciocinar, criar e transmitir para a eternidade, propriedades  só  presentes no homo sapiens, configurando as  ARTES. "

"O ato de pensar imortaliza o homem, principalmente nas ARTES”.

Salvador 18 de outubro de 2003

                                    Iderval Reginado Tenório

 

Escute duas músicas do Luiz Fidelis .

1ª-Mamulengo  e   2ª-Seis cordas

Luiz Fidelis Lopes é um cantor e compositor cearense, de Juazeiro do Norte. 
Com mais de 200 canções gravadas. Fidelis ficou famoso por ter suas composições no repertório da banda Mastruz com Leite, Fagner e muitos  artistas brasileiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário