segunda-feira, 18 de novembro de 2024

O ato de evacuar. Mais de 10 minutos no vaso sanitário não é aconselhado.

 


Combinação banheiro e celular não é boa e pode prejudicar a saúde –  Noticias R7
Você vai pensar duas vezes antes de usar celular no banheiro depois disso –  Informe Cruz

Cão sentado no banheiro — Foto © damedeeso #171044038
 
 Jovem mulher lendo livro enquanto sentado em vaso sanitário no banheiro —  Foto © serezniy #256354416

                                                        O  ato de evacuar. 

                      Mais de 10 minutos no vaso sanitário não é aconselhado. 

Levar celulares e livros, ao ato de evacuação, virou um hábito para muitas pessoas. Esta conduta faz com que a evacuação deixe de ser a protagonista e passe a ser um coadjuvante.


Estudiosos  afirmam, que a pessoa não deve ficar sentado no vaso sanitário por mais de 10 minutos, deve ficar apenas o tempo necessário para as suas necessidades. O hábito equivocado  pode causar  hemorróidas, prolapso do reto, da bexiga, do útero e  levar a incontinência fecal e urinária.

É de bom alvitre entender, que o homem deveria evacuar de cócora,  hoje seria  arcaísmo e retroceder à Idade Antiga, porém seria o natural.

A pressão do assento sanitário nas nádegas e nas coxas causa compressão nos nervos locais sensitivos e motores,  aumenta o fluxo de sangue arterial para os vasos pélvicos e perineais, e por dificultar o retorno vensoso, eleva a pressão sanguínea nesta área, amplificando o risco de varises,  hemorróidas e dormências provisórias nos membros inferiores,  inclusive cãimbras nas panturrilhas e nas coxas  por deficiênica de  oxigênio e nutrientes, é a repetição  deste comportamento que pode complicar a vida da pessoa.

Ficar no sanitário por muito tempo e exagerar na força, não é um bom sinal,  pode levar ao enfraquecimento  e ao relaxamento dos músculos do assoalho pelvico, dos retos abdominais e da região inguinal,  músculos  que ajudam os movimentos intestinais, miccionais e a expulsão das fezes, inclusive  pode contribuir para a formação de hernias umbilicais e inguinais. A força  exige mais batimentos do coração e muitos  desmaiam no sanitário,  é a   síncope vasovagal, um tipo de desmaio que pode ser desencadeado por esforço físico, como o de evacuar, e  acontece em todas as idades,  notadamente nos idosos.  

Os gastroenterologistas explicam, que  fazer força cotidianamente para evacuar, pode ser um indicador de consumo baixo de água,  megacólon, dolicocólon,  doenças neurológicas e até câncer de cólon.

"Se um tumor dentro do cólon crescer muito, pode bloquear o fluxo das fezes, o que pode causar constipação e sangramento”.   Dr.Lance Uradomo.        Sociedade Americana de Câncer (ACS).

Tem sido registrado  um aumento de casos de câncer de intestino nos jovens abaixo dos 40 anos.

No passado a ocorrência era em pessoas  acima dos 50 anos, hoje a idade já não é o  fator de risco  preponderante.  De acordo com  estudos em diversas universidades americanas e europeias, muitos jovens estão adoecendo e desconstruído o paradigma da idade como principal fator.  As causas  são multifatoriais, vão  dos  costumes arraigados na suas mentes pela modernidade e  a   falta de programas  de rastreios para pessoas com menos de 45 anos.  

Há uma recomendação científica para realizar esses exames apenas depois dos 50 anos, mas com esse eminente crescimento, recomenda-se  pela Sociedade Mundial de Câncer aos  45 anos, mesmo quando não houver sintomas ou casos da doença na família. 

Fator importante no  aumento de casos em jovens é o mau hábito de vida, como o sedentarismo, alcoolismo, tabagismo, obesidade, alimentação inadequada, falta de  fibras, o consumo de muita  carne vermelha,   ultraprocessados e enlatados, ausência  de  frutas,  de vegetais, pouca água, excesso de  refrigerantes e o uso inadequado de  homônios esteróides anabolizantes.

O ato de evacuar é um ato importante, privativo, prazeroso, um sensor dedicado à  saúde e  proporcionador de alegrias. Bôca, esôfago, estômago, intestino delgado,  intestino grosso e o ânus  são órgãos padrão ouro para os seres vivos.

                                  Iderval Reginado Tenório.

Lembranças de um congressista.

Numa aula no Hotel Costão do Santinho, em Florianópoles,SC,  o mestre em gastroenterologia,  em cirurgia geral, doutor em coloprocologia e professor da PUC/SP , o  Dr. Flávio Antônio Quílici, abriu a sua aula com uma fotografia mostrando um equivocado modelo de sanitário.  

Mostrou uma sala ampla  e bem iluminada,  um sofisticado vaso sanitário, uma estante, uma pequena  bancada de madeira de lei, múltiplos livros, um computador e uma pessoa  sentada a negligenciar o ato da evacuação. 

Na parte baixa a seguinte frase: SANITÁRIO NÃO É BIBLIOTECA E NEM SALA DE ESTUDO.

                Leia e se concordar, divulgue com os conhecidos. 


Referências.

— São Paulo


Um comentário: