quarta-feira, 18 de setembro de 2024

ELEIÇÃO NO BRASIL. NICOLAU MAQUIAVEL .O PRINCIPE EDITADO EM 1513

Brasil, uma nação em desequilíbrio moral, uma nação sangrada pela corrupção, falcatrua, nepotismo, mentiras, enganação, preconceitos  e violência. 

Os líderes seguem letra por letra a cartilha do Nicolau Maquiavel (1469-1527),  filósofo, político, historiador, estadista e escritor italiano, autor da obra-prima O Príncipe   Seja astucioso como uma raposa e estude todos os costumes do adversário,   seja forte como um leão para anular ou trucidar os adversários. Seja mais temido do que amado.  Ao praticar o mau, execute sem pena, sem pidade,  sem arrependimento e com muita rapidez, porém ao praticar o bem, execute devagar, com suavidade, em etapas progressivas. Pareça bom, carinhoso e preocupado com os seguidores, assim  conquistará  mais  bobos e mais  idolatras.  

Não se esqueça que na ética política, a pública,  diferente da ética cristã, a privada, o político pode mentir, enganar, desviar o erártio publico e praticar o nepotismo, o uso de uma máscara é fundamental. A ética cristã é para salvar a alma e é despojada de uma máscara, já  a ética  politica é para se manter no poder custe o que custar,  slogan é :" TUDO PELO PODER"

A  Ética cristã não guarda relação com a Ética política

O amigo do hoje, pode  ser o inimigo do amnhã e vice versa.

Iderval Reginaldo Tenório

7 comentários:

  1. Nem só de voto vive o cidadão atento. Vive também de cultura e discernimento. E é isso que o amigo dr Iderval nos proporciona. Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Excelente em tudo q faz como médico e cidadão.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento de forma tão sábia!

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo, Rui Barbosa já profetizava com essa frase histórica:De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”

    ResponderExcluir