sexta-feira, 7 de junho de 2024

SEGURANÇA, SAÚDE E EDUCAÇÃO

Veja a evolução dos gastos com saúde, educação e segurança no RS | GZH

 

SEGURANÇA, SAÚDE E EDUCAÇÃO

As pesquisas mostram que  o ítem segurança é o que mais deixa a população apreensiva no país. Em São Paulo, a última pesquisa  mostrou que 70% da população apontam para este ítem,  em segundo vem a saúde  com 40%  e  depois a educação com 34%.  

Numa   sociedade democrática,  a vida,  a propriedade  e a liberdade são os  três  maiores patrimônios do ser humano, qualquer   atentado a uma  delas  ou às três ao mesmo tempo, é fator de desequilíbrio social, é o adoecimento desta sociedade.

Os atentados que suscitam crimes, podem ser praticados e provocados  pelos homens, por animais não humanos, inclusive  bactérias, vírus, fungos e  parasitas, como também pelo desequilíbrio do meio  ambiente e pelos fenômenos naturais.

Sendo a segurança a principal preocupação em todos os níveis sociais, a de se pensar que encontra-se  negligenciada na sua origem e mal conduzida no seu trajeto. Por não ser uma demanda primária,  depende das profundas propriedades  na formação social do homem  e encontra-se  ligada à    educação, sendo desta, literalmente  dependente.

A segurança é filha dos atos da sociedade, encontra-se  atrelada à sua placenta  tal qual o feto na cavidade uterina  da genitora. Ao ser exposta ao mundo, além da herança umbilical, capta conhecimentos  do núcleo familiar, na primeira fase da vida;   dos núcleos de convivências, na adolecência;  e complementa com todos os núcleos sociais, independentes da convivência ou aproximação, na fase de adulto jovem. Fase que conclui  o amadurecimento do cérebro, que vai até os 25 anos de idade,  comprovado pela neurociência.  Durante a vida, num crescente, aperfeiçoa, pule, sedimenta e a executa nos atos profissionais. 

A segurança, tal qual um ser humano, tem como espelhos os  componentes da sociedade, tanto os   dos seus meios, os da cúpula política e econômica, e dos influenciadores midiáticos, tomando como modelos aqueles que se apresentam como bem sucedidos.

Tomando a sociedade como uma árvore frondosa,  que  tudo  faz para gerar bons frutos, chega-se à conclusão que a segurança encontra-se na fronde desta árvore,  na qual brotam os frutos, pousam os pássaros, moram os insetos, os animais peçonhentos,  as ervas daninhas  e sofre as intempéries  da natureza como o sol, as chuvas, os ventos e as descargas elétromagnéticas. 

Ao mergulhar neste complexo universo, onde encontram-se  o solo, a semente, as raízes, o tronco e a fronde,  depara-se com uma desconhecida civilização  em eterna metamorfose, e que  dão frutos de todas as matizes atrelados às variantes dos seus componentes, o que leva  a atentar para os  cuidados pertinentes a um bom pomar,     do preparo do solo à  escolha da semente, da germinação e crescimento  até a frutificação. Mostrando que numa sociedade organizada e democrática,  das três propriedades é a educação, com todas as suas variáveis,  a mãe das demais na condução da vida e no forjamento de suas condutas.

A educação plena  é  a propriedade primária e a base para a humanidade, enquanto as demais são secundárias, incluindo a saúde e a segurança, principalmente a última, que  encontra-se na outra ponta da placenta da sociedade e desta é umbilicamente  fiel seguidora. 

A pauta Educação é complexa e possue múltiplas vertentes.  A  escola do imaginário humano, do infantil ao curso supeior, é apenas uma das suas vertentes e  aponta para o equilíbrio econômico, naturalmente chamado: "Ser alguém na vida". Mira  para a pirâmide social e para a realização dos sonhos pessoais, como   habitação, liderança, viagens, cardápios variados e o culto à beleza em todos os seus viéses, é o segmento da educação direcionado para o financeiro.

As demais vertentes da educação, independente da do imaginário humano, caminham  aleatoriamentes  e encontram-se atreladas   às demandas da sociedade, representam os fenômenos  sociais: as artes, o repeito a fauna, a flora e à naturza, a solidariedade, o companheirismo e a responsbilidade, ao conhecimento dos direitos e deveres, a consciência individual e  coletiva, a diversidade das raças e  dos generos, enfim, o conhecer  a constituição nacional e os legados de uma democracia. É de bom alvitre entender, que estas vertentes podem ter  ou não ter   ligações  com a escola do imaginário humano, não precisa ser alfabetizado para ser possuidor destas pérolas  sociais.

Mergulhadas no humus, no sangue e no líquor da sociedade,  absorvem e captam os seus constituintes, tanto as partículas boas, como  as ruins, tendendo para as que vêm da cúpula social,  das elites e dos mandantes, daquelas que os nutrientes    parecem mais nutritivos.  Estes comportamentos  apontam para sentidos  distintos.

Se as classes dominantes são honestas, obedecem a constituição federal e ao cometerem crimes sofrerem as devidas reprimendas e  não fiquem impunes, estes ensinamentos são captados por todas as classes sociais.  Os comportamentos deletérios  também serão imitados por muitos das classes que ficam abaixo, sendo muitas vezes um dos componentes da desonestidade, da insegurança social e a prática de crimes, dando a entender que o binômio crime/   impunidade compensa e é combustível para alimentar a insegurança.  

Os homens vivem em sociedade, e para manter a coesão, o equilibrio e  solidariedade social entre os seus  componentes, devem seguir  os princípios da suas consciências e entender que cada ser humano possue dois tipos de consciência.  A primeira é a consciência individual, que prega os pensamentos e destinos pessoais,  a segunda é   a cosnciência comum, que prega  os sentimentos e os destinos dos grupos dos quais pertencem e da sociedade como um todo. Em sendo assim, existe em cada  homem dois seres, um individual e um coletivo, este  segue os ditames da sociedade e é atrelado aos três poderes constituídos em nome da ordem. 

O ser individual, para conviver em harmonia com o coletivo, deve  abdicar de muitas propriedades pessoais, não seguindo estes ditames viverá à margem e a depender das variantes educacionais adqueridas durante a formação, poderá aplicá-las no cotidiano, podendo ser um agregador ou um infrator das leis.

Como 70% dos humanos são influenciáveis e imitadores das  castas dominantes,   daquelas que se têm como bem sucedidas, e que mesmo transgredindo as leis da consciência comum,  não sofrem sanções repressivas e nem restituitivas, grande parte   dos humanos, que sofre  literalmente os principios da publicidade,     segue par e passo os seus ensinamentos confiante na impunidade.

A diferença é que nas castas dominantes, as infrações são de alto valor, têm os guarda-chuvas dos seus pares, o enviesamento das leis ao seu favor e  o assessoramento de bancas advogatícias do maior quilate. São crimes de gabinetes, camuflados e indiretos, crimes contra a população, contra o erário público e que possuem brechas para serem perdoadas, argumentos estes sem fundamentações para os leigos e inaceitáveis para a população, enquanto os das demais, são crimes rasteiros e sofrem  punição até  dos seus pares.  

A Segurança e a  Saúde são consequências da  matriarca e complexa Educação.

Salvador, 06 de junho de 2024

Iderval Reginaldo Tenório

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