segunda-feira, 18 de julho de 2022

Faleceu o Professor de Pneumologia da UFBA o Dr. Almério de Souza Machado

Faleceu, no dia 17 de julho de 2022 às 23h e  15 minutos , o Professor de Pneumologia da UFBA o  Dr. Almério de Souza Machado.

O velório será  as 15h, no dia 18 de julho de 2022 , cremação,  no cemitério Jardim da Saudade, Salvador..

Foi médico de irmã Dulce por mais de duas   décadas. Um grande ser humano. Professor de muitas gerações de médicos em todo  o Brasil. Quem com o professor conviveu sabe da sua importancia para a medicina brasileira.

Iderval Reginaldo Tenório

 ALMERIO MACHADO (@ALMERIOMACHADO1) / Twitter

 

"Professor Almério nasceu em 1934 na cidade de Salvador, filho de Annita Machado e Adelmo de Souza Machado, que foi professor de Farmacologia da Faculdade de Medicina da Bahia e um clínico de destaque de adultos e crianças na cidade de Salvador.

O Professor Almério Machado tinha apenas 10 anos de idade quando o seu pai faleceu devido a infarto do miocárdio. Sem o suporte financeiro do pai teve que trabalhar para manter os estudos. Quando tinha apenas 15 anos, trabalhou em escritório comercial na rua Chile e, posteriormente, na tipografia dos Beneditinos. Deu aulas particulares de química e aulas à noite no Gymnasio da Bahia (posteriormente denominado Colégio Estadual da Bahia, o Colégio Central), onde eu fiz o meu curso científico no final da década de 1960. Entre os alunos do Professor Almério Machado no Colégio Estadual da Bahia que se tornaram figuras públicas de destaque, é citado o Professor Emérito da UFBA, Dr. Edvaldo Brito, reconhecido como um dos maiores experts em direito tributário do Brasil. Foi conciliando o trabalho e os estudos que Professor Almério conseguiu concluir com brilhantismo o curso de Medicina em 1958.

Em 1959, Professor Almério era um dos primeiros residentes de Clínica Médica do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, que foi implantada em 1958 pelo Professor Roberto Figueira Santos. A maior parte dos dois anos de residência deu-se na Enfermaria do Professor César de Araújo, que ele considera o seu maior Mestre. Após a conclusão da Residência Médica, ele estagiou no Instituto de Tisiologia e Pneumologia no Rio de Janeiro, que era referência no campo das doenças pulmonares naquela época."

"É uma honra ocupar a cadeira de número 23 da Academia de Medicina da Bahia que tem como Patrono, ou seja, primeiro ocupante, Professor Frederico de Castro Rebelo; segundo ocupante, o Professor Renato Tourinho Dantas e último ocupante, o Acadêmico emérito Professor Almério de Souza Machado, todos emitentes Professores da Bicentenária Faculdade de Medicina da Bahia. O resgate à memória desses nossos antecessores que se destacaram na construção da história da Medicina em nosso meio é uma forma de preservarmos a tradição institucional. A Academia de Medicina da Bahia e a Faculdade de Medicina da Bahia devem se sentir profundamente honradas por ter esses Professores nos Anais das suas histórias".

Trecho  do discurso de posse do  Antonio Alberto da Silva Lopes na Academia de Medicina da Bahia

Titular - Cadeira 23

ALMERIO MACHADO (@ALMERIOMACHADO1) / Twitter 

 

Iderval Reginaldo Tenório

10 comentários:

  1. Que Deus o tenha consigo e lhe promova o merecido descanso. Fica a certeza de uma vida voltada à ciência e ao bem comum.

    ResponderExcluir
  2. Meu Mestre, professor e amigo.

    ResponderExcluir
  3. Meu comentário acima.
    Jamocyr Marinho

    ResponderExcluir
  4. Mestre Almerio, inesquecível!

    ResponderExcluir
  5. Caro Dr Adelmo Machado e Família.

    Meus Sentimentos de Pesar… 🙏👏😘

    A “Passagem” do
    Prof. Dr Almerio Machado nos Envolve com a Ambivalência da Saudade que a Memória Encerrara’ e a Gratidão Perene da Convivência e Ensinamentos Ministrados por Ele na Venerável Faculdade de Medicina da UFBA.

    Ademais da Sua Proficiente Docência e Exemplar Didática, o Emérito Professor Almerio era “portador” de uma Ferramenta Social Infalível: a Lhaneza e a Ternura Simpática no Encontro com o Colega, o Aluno, o Paciente, o Outro.

    Compartilhei, para o meu Gáudio, Momentos Acadêmicos e Sociais Familiares com o Lodestar Professor Almerio, nos 3O anos recém passados.

    Sempre Considerei a sua Amizade Atenciosa com os seus Discípulos uma Prodigalidade da sua Persona Catedrática e Humanista.

    Como uma Personagem Destacada entre os Seus…

    Ele Não Passou pela Vida em Vão.

    AMÉM 🙏

    Dr Marcos A C Luna

    ResponderExcluir
  6. Foi um médico em destaque e também de Irmã Dulce!
    É lamentável! Mas foi muito aplaudido pelos seus colegas na Bahia! Foi considerado como um dos maiores professores da UFBA!

    ResponderExcluir
  7. Santa Dulce dos Pobres fez as honras da chegada celestial de um nobre mestre !

    ResponderExcluir
  8. Compareci à cremação do querido amigo Professor Almerio de Souza Machado.
    Cumpri a missão que me foi dada pelo Presidente Marambaia e falei em nome do Conselho dizendo do pezar do CREMEB pelo falecimento do .ex conselheiro

    ResponderExcluir
  9. Compareci à cremação do querido amigo Professor Almerio de Souza Machado.
    Cumpri a missão que me foi dada pelo Presidente Marambaia e falei em nome do Conselho dizendo do pezar do CREMEB pelo falecimento do .ex conseulheiro. Jorge Cerqueira

    ResponderExcluir
  10. Deus o acolheu na eternidade, onde receberá a coroa da glória, como todos àqueles que semeiam o bem neste mundo.

    ResponderExcluir