segunda-feira, 15 de setembro de 2025

O MUNDO E A VIOLÊNCIA DOS CIVILIZADOS

                          54,066,074 Ilustrações de Troglodita | DepositPhotos                       

Em reunião do Conselho de Segurança sobre a Ucrânia, representante da ONU  chama ataques a hospitais de 'crimes de guerra' 

O Mundo e a violência dos civilizados

Não sei se o que está acontecendo hoje  foi ou era comum em tempos passados.  Será que quando havia discórdia  na política  nacional e internacional entre os seus povos existia esta violência moral entre os civilizados?  Para  se inteirar deste assunto,  deve-se tomar conhecimento de todo o processo de 1928 a 1930, na famosa revolução de 30,  quando foi implantado por Getúlio Vargas  a mais dura ditadura da nação e de muitos outros conflitos ao redor do mundo.

Os grandes nomes da política partidária, o posicionamento de ideias políticas dos cidadãos estão estraçalhando o bom convívio da sociedade atual, basta discordar, para que um fique mortalmente contra o outro. 

Amigos antes dóceis e respeitadores estão se revelando agressivos, mal educados, bocas sujas, evangelizados, doutrinados, com perfis  assassinóides, desequilibrados, eternamente estressados e ensopados do hormônio cortisol, tudo devido as discordancias  políticas. Muitos são   adoradores e  se inflamam quando alguém  toca  no assunto, uma vez que   canonizam os seus  pseudolíderes.

A sociologia, a psicologia, a neurociência  e  as ciências  que estudam o comportamento dos animais, explicam todos estes episódios, inclusive, literalmente, o canibalismo.  Cada  ser humano defende mortalmente o seu território, não difere dos leões, das hienas, dos tubarões e das tribos do passado, tudo pelo seus redutos e  pelos seus pares, tudo por sua tribo, sendo inclusive mortalmente inimigos da própria espécie. Hoje a sociedade é forjadora de inimigos.

É sabido  que cada cidadão tem tendência a um lado ideológico, muitos   mudam de acordo com os seus interesses, defendem com unhas e dentes os postulados dos comandantes. O que não se aceita são palavras de baixo calão, agressividades gratuitas e a certeza que são os donos da verdade. Atuam como birutas e pendem  para onde sopra o  vento, vivem como  manadas conduzidas  por vaqueiros e são  de pouca memória, na linguagem popular são  "maria vai com as outras".  

Ódio, violência e discórdia são propriedades  aplicadas aos que não coadunam com as mesma ideias, com estes grupos tem que ter tolerância, caso contrário pode haver até derramamento de sangue, os Trogloditas estão desbancando os Sapiens.

                                             Salvador, 14 de Setembro de 2025

Iderval Reginaldo Tenório


Nenhum comentário:

Postar um comentário