sexta-feira, 23 de maio de 2025

Chineses fazem três exigências para iniciar obra da Ponte Salvador-Itaparica; saiba quais


Jerônimo anuncia mudança no projeto da ponte Salvador-Itaparica | Alô Alô  Bahia

Projeto da Ponte Salvador-Itaparica Ganha Benefício Federal de Desoneração  de Impostos

 

Tudo indica que a Ponte é mais uma falácia. É mais um drama novelístico, mais um assunto para a campanha política. O baiano está de olhos abertos, desta vez não será enganado, é o que fala o povo entrevistado. 

Iderval Reginaldo Tenório


Chineses fazem três exigências para iniciar obra da Ponte Salvador-Itaparica; saiba quais

"Chineses fazem três exigências para iniciar obra da Ponte Salvador-Itaparica; saiba quais

Subida de custos com rocha mole, vistos para engenheiros e novo aporte do BNB estão entre os pontos discutidos na viagem do governador Jerônimo Rodrigues à China

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se reuniu com representantes das empresas chinesas responsáveis pela construção da Ponte Salvador-Itaparica, durante viagem oficial à China. Segundo o gestor, três principais demandas foram apresentadas pelo consórcio para que a obra possa finalmente sair do papel: carta branca para revisão contratual após sondagens identificarem uma rocha mole, o que pode elevar o custo da obra, liberação de vistos para engenheiros chineses e novo aporte de R$ 1,5 bilhão do Banco do Nordeste." BLOG DO VALENTE


CHINESES COLOCAM A FACA NO PESCOÇO E EXIGEM MAIS DINHEIRO, O EMPREGO DOS SEUS ENGENHEIROS,  REAJUSTES PERIÓDICOS E O APORTE DE MAIS FINANCIAMENTO POR PARTE DO BANCO DO NORDESTE. 
A CONCLUSÃO GERAL:  NÃO HAVERÁ PONTE
Iderval Reginaldo Tenório

"A pauta surpreendeu, já que em fevereiro o governo baiano firmou um termo aditivo com o consórcio, em acordo mediado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). No entanto, durante os dois encontros com os chineses, realizados em solo chinês, os impasses foram superados. “Devolveu o otimismo”, afirmou Jerônimo.

1ª exigência: custo pode aumentar por causa de rocha mole

A primeira questão técnica envolve o solo marinho na Baía de Todos-os-Santos. Entre o segundo semestre de 2024 e o início de 2025, sondagens identificaram a presença de uma rocha considerada “excessivamente maleável”, o que pode elevar o custo da obra.

“Eles estavam preocupados porque encontraram, na sondagem, uma rocha mole, que faria gastar mais. Eles perguntaram: se for uma rocha muito mole e eu tiver que gastar mais, vai ser corrigido? Claro que sim”, disse Jerônimo ao Portal A TARDE nesta terça-feira (20). Ele garantiu que o contrato prevê revisão de valores em caso de imprevistos geológicos.

2ª exigência: agilidade na concessão de vistos

Outro ponto levantado foi a burocracia enfrentada por engenheiros chineses para obter visto de trabalho no Brasil. O consórcio cobrou celeridade no processo, que atualmente enfrenta filas longas e entraves diplomáticos.

“Eles pedem agilidade no visto para os engenheiros chineses virem, porque a fila está muito grande”, explicou o governador.

Atualmente, o Brasil exige visto para cidadãos chineses, mesmo em viagens de trabalho. Após a concessão, os profissionais podem permanecer por até 10 anos no território brasileiro.

3ª exigência: novo aporte de R$ 1,5 bilhão do Banco do Nordeste

A terceira solicitação foi de ordem financeira. Segundo Jerônimo, os chineses solicitaram um aumento no financiamento da obra por parte do Banco do Nordeste (BNB), que já aportou R$ 3 bilhões. O consórcio deseja mais R$ 1,5 bilhão para garantir o início das atividades de construção.

“Eles pedem apoio no sentido de mais investimentos do Banco do Nordeste. O Banco do Nordeste botou R$ 3 bilhões. Eles querem mais R$ 1,5 bilhão, para poder dar a arrancada na ponte”, disse o governador.

Ainda durante a viagem, Jerônimo articulou uma reunião entre os representantes do BNB e os executivos chineses. O encontro, inicialmente marcado para a última terça-feira (20), foi adiado para o próximo mês.

Além disso, o governo da Bahia abriu uma nova frente de negociação com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o chamado Banco do BRICS, com sede em Xangai e presidido por Dilma Rousseff.

“Hoje, de manhã, com Dilma, eu botei na mesa. Perguntei se ela tinha como receber essas empresas e analisar se tem condições de aportar mais R$ 1,5 bilhão. Ela disse que pode mandar procurá-la, que ela vai analisar”, revelou o governador."     BLOG DO VALENTE

4 comentários:

  1. DR.ARTHUR ASSIM SE PRONUNCIOU: Resumo da Ópera:
    Essa falácia se estende desde a malfadada gestão PralhocraTa do PT na Bahia. Só mentem e esculhambam o Estado da Bahia.
    Toda véspera de Eleição ressuscitam o engodo.
    Como é que se faz um projeto dessa magnitude, sem antes ter um estudo aprofundado de viabilidade econômica e de prospecção do solo ?
    É o carro adiante dos bois.
    Apresentam um desenho muito bonito, gastam/enterram uma fortuna numa obra que desde o início ninguém provou ser exequível, e que serve de "gosma de jaca em palito de picolé" para enganar mais troxas e ignaros, a cada véspera de Eleição, servindo tão somente de sorvedouro de recur$o$ (que não estão nos cofres, e são tomados em bancos, e nós pagaremos); esse embrolhio todo com a Chancela do TCE (ainda mais agora que a esposa do responsável pela compra dos respiradores que foram comprados, pagos e nunca chegaram; é Conselheira Vitalícia. Que se saiba a formação dela é em Enfermagem, não Contabilidade nem Economia ou Administração Pública).
    A PaTifaria persiste . . .
    Mas até quando ?

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  2. Um monte de empresário forte são donos dos catamarãs e ferry boats. Ninguém mexe com eles. Essa ponte nunca vai sair.

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  3. Dona Creusa Cunha .Bom dia, pura verdade.Nosso Brasil nunca mais voltará a ter admiração seria

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  4. Esse caras irresponsáveis fazem tudo com o dinheiro público, e sem punição severas..Até uma área nobre da Bahia foi vendida ( dada ) para os Chineses.
    PONTA DOS GARCEZ.

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