quinta-feira, 26 de setembro de 2024

EXAGERAR NA DIETA E NO ESFORÇO FÍSICO É SUICÍDIO.

 

EXAGERAR NA DIETA E NO ESFORÇO FÍSICO É SUICÍDIO.







Existem controvérsias, notadamente  com  os fisiculturistas, nutricionistas, os profissionais da educação física  e muitos médicos.
 
Todos falam as mesmas coisas e  trazem preocupações para os que estão acima do peso e gorduras na barriga, como se já estivessem condenados ao fracasso na vida e fossem culpados pelos quilos a mais.   
 
Iderval Reginaldo Tenório 
 
 
EXERCÍCIO FÍSICO, UMA DAS PROPRIEDADES PARA UMA SAÚDE DE EXCELÊNCIA .
 
A prática do exercicio físico é uma das propriedades para manter-se saudável em todas as idades. Associado a bons hábitos alimentares, hidratação, cabeça desprovidas de preocupações  e boas noites de sono vaticinam para uma longa e proveitosa vida.
 
A prática do esporte,  de qualquer variedade, necessita de uma avaliação médica criteriosa. Além do cardiologista, deve ser avaliado por um ortopedista, nutrologista, solicitar o apoio da nutrição e dos profissionais da educação física.
 
As roupas e os calçados   têm que ser adequados e a deambulação com equilíbrio. Olhos, nariz  e ouvidos atentos. Cuidado com os declives do solo, bolidos de motores, cheiros inadequados,   aproximação de cães e cidadãos desconhecidos. O indicado é a prática do exercício no seu reduto. Preferir  clima saudável,  bosque bem arborizado,  praias, distancias de descargas de veículos motorizados   e bem documentado.  O sedenterismo é o outro lado da moeda.

                       Iderval Reginaldo Tenório

Ao assunto, o que diz a ciência


1-Enquanto mais o homem come,  menos tempo de vida ele terá. O homem só deve comer o necessário, salvo na fase de crescimento ou na recuperação do peso pós uma catástrofe na saúde, depois apenas para repor as energias. 

O ato de comer em demasia, principalmente desregulado nos nutrientes  traz doenças, é envelhecedor, desmemorizador e multiplicador da  massa corpórea, danificando tôda a  estrutura esquelética, isto é,  o arcabouço ósseo planejado para determinado peso.

2-Enquanto mais esforço físico se pratica desordenadamente, mais danifica o organismo, principalmente as amarras como   músculos, ligamentos, discos entre as vértebras e as cartilagens das articulações.

Praticar esporte não é levar à exaustão o seu organismo, esta prática causa hipertrofia de todos os músculos, principalmente do  cardíaco e exige mais oxigênio.  Requer bons pulmões e vasos sadios, notadamente as coronárias, os vaos que alimentam o coração e as carótidas que enviam o sangue para o cérebro. 
 
Correr demais exige mais força de toda a sua   estrutura, exagerar  no levantamento de peso danifica os seus músculos, os ossos e as juntas, principalmente se o indivíduo for um sedentário, não ingere as proteínas necessárias  ou   pratica  esporte  só nos fins de semana. 
 
Ao extrapolar  os 65 anos, o cuidado tem que ser maior. Cuidado com o calcanho, o joelho, as articulações coxo-femurais e a coluna vertebral,  estruturas  que sustentam o seu corpo. Atenção dobrada para o Femur e o  ilíaco( a  Bacia). 
 
Não danifique as suas estruturas, valorize o seu corpo. As articulações merecem respeito. O valor de cada uma é incomensurável, aquele que sabe o valor de um pé não negligencia. Jamais queira ser o rei das academias. 
 
Uma pessoa de 80kg, de pé, divide este peso em duas pernas, 40kg em cada uma. Ao andar coloca  os 80kg hora na perna direita e  hora na esquerda. Ao correr este peso revezado é dobrado devido a lei da gravidade. O impacto  vai depender do solo, do calçado e da força executada, todo este peso vai forçar a cabeça do femur que se encaixa na articulação do quadril, tem que se saber correr.

3-Praticar alguns esforços físicos desregrados, que muitos confundem como esporte, principalmente para os acima de 50 e os sedentários, é forçar o corpo, principalmente a bomba cardíaca, elevando   o risco de enfarte fulminante.

Solicite orientação do seu médico, do profissional de educação física e de nutrição

Comer demais, principalmente alimentos que necessitem de muito suco gástrico, de muito suco pancreático, de suco entérico e suco biliar  é caminhar para perda da saúde.  Consulte o cardiologista, o nutrólogo ou nutricionista e o profissional da educação física.

5-Para quem é gordo por natureza  e não é obeso, qualquer método mágico para perder muito peso é suicídio. Os que tem sorte, ao suspender a dieta voltam ao peso normal, os que não tem, ganham mais e  ficam com algumas deficiências, inclusive   mental.
 
Gordo não é doente, doente é o obeso mórbido.

Observar bem o indice de massa corpórea(IMC). Conhecer o seu é primordial. 
 
IMC entre 18,5  e 24,9 kg/m2 é normal
IMC entre 25,0 e 29,9 Kg/m2: sobrepeso;
IMC entre 30,0 e 34,9 Kg/m2: obesidade grau I;
IMC entre 35,0 e 39,9 Kg/m2: obesidade grau II; 
IMC maior do que 40,0 Kg/m2: obesidade grau III. 
 
 A obesidade é caracterizada pelo acúmulo/excesso de gordura corporal e é considerada uma doença crônica. Uma pessoa adulta é diagnosticada com obesidade quando seu Índice de Massa Corpórea (IMC) está acima de 30 Kg/m².
 
 Este parâmetro é usado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e deriva do cálculo com base na divisão do peso da pessoa em Kg pela sua altura em metros elevado ao quadrado. 
 
De acordo com as normas da OMS, o resultado desse cálculo entre 18,5 e 24,9 Kg/m² é considerado como peso normal, entre 25 e 29,9 Kg/m² é considerado como sobrepeso e acima desses valores, considera-se obesidade.
 
Como se calcula:  
 
Exemplo   : Seu Antonio tem uma altura de 1,70 metro e pesa 100 quilogramas .

Fórmula:  100kg dividido por 1,7 ao quadrado. 
Então ficará 100 dividido por 1,7 X1,7
 
100 kg dividido por 2,89m2.      Equivale a 34,6Kg/m2 . 
 
Seu Antonio encontra-se com obesidade grau I. 

Percentual de gordura no corpo humano de um adulto. 
 
À proporção que envelhecemos cai o percentual de proteínas(músculos) e sobe o de gorduras(lipídios).

Aqueles que não se alementam de proteínas, menos de um grama por kg de peso por dia podem ser agraciados com a diminuição da massa muscular, A SARCOPENIA, e perdem  a força, o equilíbrio  e caem com facilidade, motivo de fraturas do cólo do femur nos idosos.  
.

Observe estes itens:

_Corpo sem definição muscular: de 31% a 40% de gordura corporal;

– Corpo com leve definição muscular: de 26% a 30% de gordura corporal;

– Corpo equilibrado, com músculos aparentes e também com gordura: de 16% a 20% de gordura corporal;

– Músculos aparentes e definidos: aproximadamente 15% de gordura corporal;

– Definição igual de fisiculturistas: de 8% a 12% de gordura.

 
A falta da gordura leva à queda dos hormônios sexuais, dos lubrificantes articulares, da manta que isola contra o frio e da maciez da pele. Danificam as terminações de neurônios e etc e etc. Muito cuidado com dietas extremas, principalmente as radicais, elas enfeiam e danificam a sua saúde.
 
Consumir proteínas e aminoácidos essenciais, aqueles que nós não produzimos, é primordial para a saúde do homem. O homem metaboliza dos 200 aminaoácidos  que existem  na natureza, apenas 21, destes, 8 nós não produzimos, têm que ser adqueridos de  fontes externas, são chamados  de AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS. 
 
VIGILÂNCIA TOTAL SOBRE O USO DE ANABLIZANTES E DA TESTOSTERONA.
 
Não escutem curiosos e nem acreditem em dietas milagrosas. 

Apenas os médicos, os nutricionistas e os profissionais da educação podem orientar o ser humano, porém nas prescrições, notadamente hormônios, somente e somente os médicos têm esta propriedade, precisamente o endocrinlogista, o cardiologista, o ortopedista e o aquele que pratica a medicina esportiva.

Coma pouco, ande muito, beba água o suficiente,  35 ml por quilo de peso, tome um bom sol, abrace muita gente, brinque muito, escute músicas, observe os animais, olhe para as belas paisagens, goste das pessoas, ame os seus pais,  filhos, avós e os verdadeiros amigos. 

Seja um cidadão alegre e divertido.

Viva do seu próprio suor e respeite a natureza.

Ganhar massa muscular após os 60 anos requer cuidado e orientação, o mesmo com as mulheres e com mais parcimônia. 

Cuidado com o uso de anabolizantes e hormônios masculino.

Iderval Reginaldo Tenório

3 comentários: