Ari Donato-
CINE SORBONE, GUANAMBI-BAHIA
No princípio de agosto de 2024 fui apresentado ao livro Cine Sorbone, A História do cinema de Rua de Guanambi, pelo pai do rebento, o jornalista e escritor Ari Donato, nascido na cidade de Guanambi, interior da Bahia nos idos dos anos 50.
Eu, Iderval Reginaldo Tenório, médico cearense, nascido em Juazeiro do norte, terra do Padre CÍCERO, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia 42 anos atrás, hoje com mais de 70 anos de idade, fiquei pensando:
“ Um livro sobre os cinemas da cidade de Guanambi! se não sou daquelas plagas, será que vai me interessar ou só tem importância para os nascidos, vividos ou ainda vivem naquela microrregião, quiçá nos que têm as raízes nas terras dos colibris, cidade de Guanambi?.
Li a apresentação, da lavra do próprio autor, o grande amigo Ari, depois mergulhei na leitura saboreando palavra por palavra, parágrafo por parágrafo, página por página, capítulo por capítulo. Após sorver dois ou três capítulos, dei uma pausa e telefonei para o mestre Arievaldo Teixeira Donato, o Ari Donato.
Ensopado de emoção e encharcado de sinceridade, dirigi as seguintes palavras:
” Mestre , o seu livro não é apenas sobre os Cinemas de Guanambi( Beija Flor), uma das mais prósperas cidade do Nordeste. A obra é um documentário sobre a sétima arte, seus ensinamentos, leis, artistas e as suas contribuições para a cultura de um povo, não é de se admirar, que a microrregião de Guanambi concentra milhares de homens e mulheres do mais alto grau, participando da cultura, política, jornalismo, medicina, engenharia, direito, magistério, odontologia, nas artes, nas demais profissões e no empreendedorismo do Estado da Bahia.
O amigo fez um mergulho no universo cultural regional, nordestino, nacional e internacional, que para o leitor, um verdadeiro mergulho de imersão cultural. Uma leitura leve, descontraída, aconchegante, informativa e histórica, uma leitura cinematográfica e que prende o leitor. Numa regressão, transporta-o para a sua infância, escola, família, bairro, clubes, becos, sobrados, vendas da cidade, colegas da adolescência, professores e amigos, uma narração que se adapta a todos os 5570 municípios deste país e toda a juventude brasileira dos anos 50 a 70.
Mestre e abnegado guru Arievaldo Teixeira Donato(Ari Donato), esta sua obra justifica a quantidade de intelectuais e empreendedores de Guanambi e das cidades circunvizinhas: Caitité, Riacho de Santana, Palmas de Monte Alto, Urandi e Pindaí.
Nominarei alguns troncos da minha convivência em Salvador, e de grande importância para a Bahia e para o Brasil: Fernando Vasconcelos(Médico do mais alto gabarito), Jane Vasconcelos(Médica guerreira e social) e Camila Vasconcelos (advogada, professora e escritora), Ari Donato( Jornalista e escritor), Vandilson Costa, eterno defensor da humanidade(Ex-deputado Estadual), Gersino Coelho( Grande empresário), meus colegas de turma Alfredo Boa Sorte(Médico e incansável perseguidor da justiça para os esquecidos deste país ) e Tancredo Alcântara de Oliveira(Médico). É uma região fértil de grandes talentos, basta plantar e cuidar, como visto, Guanambi tirou de letra.
Conclamo à população de Guanambi, aos que nasceram dos anos 40 até os dias atuais, em nome da cultura, que não deixem de ler e de proporcionar a todos os amigos o acesso a este tesouro literário. Uma obra histórica para a cidade, para toda a microrregião e para os perseguidores da cultura em todo o território nacional.
O Livro “Cine Sorbone” A Hitória dos cinemas de Rua de Guanambi é uma obra de Arte, é um coquetel cultural, histórica, um bálsamo para a mente e milhares de pinceladas de conhecimentos para a sociedade, só lendo para saboreá-lo.
Mestre Ari Donato, os seus milhares de leitores aguardam esperançosos por mais filhos deste quilate.
Salvador,13 de agosto de 2024
Iderval Reginaldo Tenório
Escutem Guarânia da Saudade do mestre Luiz Vieira.
Com o Mestre e em três versões.
1-Carlos José
2-Alda Perdigão
3-Carlos André
Guarânia da Saudade - Luiz Vieira.wmv
Parabéns ao escritor pela obra e a vc por nos proporcionar o conhecimento da mesma. Sandrinha
ResponderExcluirFelicidades e cidadania por uma pais melhor
Excluir