Sir Roy Calne: cirurgião pioneiro de Cambridge morre aos 93 anos
Sir Roy CalneFonte da imagem, família Calne Legenda da imagem, O filho de Sir Roy Calne, Russell, disse que ele era "uma pessoa incrível para se ter como pai" Por Lewis Adams BBC News, Cambridgeshire O cirurgião britânico pioneiro, Prof Sir Roy Calne, que realizou a primeira operação de transplante de fígado bem-sucedida no Reino Unido, morreu aos 93 anos.
Sir Roy liderou a operação no Hospital Addenbrooke, em Cambridge, em 1968, um ano após o primeiro transplante de fígado bem-sucedido nos EUA.
O cirurgião líder mundial, que morreu de insuficiência cardíaca durante a noite de sábado, recebeu o prêmio Pride of Britain pelo trabalho de sua vida. Seu filho Russell disse que ele era "uma pessoa incrível para se ter como pai".
“Ele era um personagem incrível, um pouco excêntrico e um pai maravilhoso para seis filhos”, disse Calne.
“Estávamos todos muito, muito orgulhosos dele por tudo o que conquistou e fez, e estivemos em lugares incríveis devido aos seus elogios.”
'Carreira ilustre' Nascido em Richmond, Surrey, Sir Roy foi educado no Lancing College antes de receber treinamento médico no Guys Hospital, em Londres.
Ele foi o primeiro a usar medicamentos para ajudar a impedir a rejeição de órgãos doados e isso levou a uma grande expansão do enxerto de órgãos em todo o mundo. Sir Roy recebeu o prêmio Pride of Britain pelo trabalho de sua vida Vários dos medicamentos imunossupressores usados hoje para ajudar a conter a rejeição, que pode ser uma complicação fatal, foram até introduzidos por Sir Roy. A ciclosporina, que ajudou a transformar o transplante numa prática clínica estabelecida, foi um desses medicamentos.
O cirurgião de classe mundial iniciou um programa de transplante de rim em Cambridge em 1965, antes de realizar o primeiro transplante de fígado bem-sucedido no Reino Unido, três anos depois. A paciente, uma mulher de 46 anos com câncer de fígado, morreu dois meses depois de uma infecção. Sir Roy Calne usando uniformeFonte de imagem, família Calne Legenda da imagem, O cirurgião pioneiro ganhou o prêmio Pride of Britain pelo conjunto de sua obra em 2014 O trabalho de Sir Roy o levou a ser eleito membro da Royal Society em 1974 e nomeado cavaleiro em 1986.
No ano seguinte, ele realizou o primeiro transplante de fígado, coração e pulmão do mundo com John Wallwork, do Royal Papworth Hospital. Ele recebeu vários elogios, incluindo o prêmio Pride of Britain pelo conjunto de sua obra em 2014. Sir Roy CalneFonte da imagem, Cambridge University Hospitals Legenda da imagem, O trabalho de Sir Roy fez com que ele recebesse o título de cavaleiro em 1986 “Ele era muito motivado por seu trabalho e também era amplamente acadêmico”, disse Calne. “Ele costumava ter pesadelos com pacientes que haviam morrido; nem tudo eram rosas para ele, era estressante, mas ele nunca demonstrou isso”.
Sir Roy adorava esportes e jogaria squash em operações demoradas, se pudesse, acrescentou seu filho. Ele continuou a esquiar até os 75 anos e jogou tênis até os 80. “Ele era uma pessoa muito realista, que cuidava dos pequenos, isso era parte do seu forte”, disse Calne. "Embora ele nunca tenha retratado isso para nós como um gênio, ele só nos mostrou amor." ‘Legado incrível’ Mike More, presidente dos Hospitais da Universidade de Cambridge, disse que Sir Roy inspirou as futuras gerações de médicos.
“Sir Roy deixa um legado verdadeiramente incrível e muitos de nossos funcionários se lembrarão dele com carinho por sua visão e gentileza genuína”, disse ele. "Todos nós sentiremos muita falta dele."
Dame Esther Rantzen, que apresentou a série de televisão da BBC That's Life!, disse que Sir Roy era um cirurgião "incrivelmente corajoso". Ela disse que ele entrou em contato com ela para ajudar a salvar um menino de dois anos que teria semanas de vida, a menos que encontrasse um doador. “Ele não era apenas um cirurgião brilhantemente habilidoso, mas também tinha uma coragem imensa”, disse Dame Esther.
O Dr.Luiz Eduardo Goes depois de muitos contatos e o apoio dos diretores SOBED e FBG coneguiu trazê-lo ao Rio de Janeiro.
Mestre o Brasil precisa valorizar os icones da medicina mundial e os brasileiros que lutam pela cultura e artes deste país.
Luiz , Marileia e Álvaro fazem parte deste grupo brasileiro.
Iderval Reginaldo Tenório
DR. Luiz Eduardo e o Dr.Sir Roy Calne
"Em uma toalha de papel, escrevi para ele : I don't speak english very well, I don't listen english very well, but I recognize a good man. Os olhos dele marejaram, rasgou o pedaço da toalha, colocou no bolso e me disse que levaria para a sua esposa. Foi o encontro do tabaréu de Serrinha com o Sir de Cambridge. Thanks Roy Calne. " Luiz Eduardo
Dra. Marileia: "Esse marcou o Gastroart!
ResponderExcluirMe lembro dele visitando a minha casa para escrever sobre o livro de Álvaro as duas faces de Apólo !! E depois fomos visitar um antiquario em frente ao meu prédio na ladeira da Barra .. boas lembranças" "Alvaro conseguiu que ele apoiasse o nosso grupo original que foi o Medicina e Arte e daí pra frente ele passou a ser “integrante”pois ele veio ao Rio para o evento do Medicina e arte no SBAD e Luís deu seguimento a essa relação e construiu laços com ele !!"
Dr "Luiz Eduardo "Sim Léa, começamos com ele, uma grande honra recebê-lo na SBAD."
Dra. Marileia: "Esse marcou o Gastroart!
ResponderExcluirMe lembro dele visitando a minha casa para escrever sobre o livro de Álvaro as duas faces de Apólo !! E depois fomos visitar um antiquario em frente ao meu prédio na ladeira da Barra .. boas lembranças" "Alvaro conseguiu que ele apoiasse o nosso grupo original que foi o Medicina e Arte e daí pra frente ele passou a ser “integrante”pois ele veio ao Rio para o evento do Medicina e arte no SBAD e Luís deu seguimento a essa relação e construiu laços com ele !!"
Dr "Luiz Eduardo "Sim Léa, começamos com ele, uma grande honra recebê-lo na SBAD."
DR.Alvaro Nonato. Verdade!
ResponderExcluirAlém de pioneiro no transplante de órgãos foi um pintor de destaque sempre usando a medicina como tema. Existe um livro publicado com inúmeros quadros retratando seus pacientes e procedimentos cirúrgicos. Tive o grande privilégio de me relacionar com este gigante da medicina e das artes. Vai o médico artista, fica seu enorme legado..
DR.LUIZ EDUARDO GOES ."Em uma toalha de papel, escrevi para ele : I don't speak english very well, I don't listen english very well, but I recognize a good man. Os olhos dele marejaram, rasgou o pedaço da toalha, colocou no bolso e me disse que levaria para a sua esposa. Foi o encontro do tabaréu de Serrinha com o Sir de Cambridge. Thanks Roy Calne"
ResponderExcluir