sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Caros jovens Médicos UFBA82

FACULDADE  DO TERREIRO DE JESUS

Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus é tombada pelo IPHAN |  Universidade Federal da Bahia

                                                   CAMPUS MODERNO NO BAIRRO DE ONDINA       

                                             Volta às aulas marca início do curso de medicina no campus de Vitória da  Conquista | Universidade Federal da Bahia 

                                                        HOSPITAL DAS CLINICAS  NO CANELA

Bahia.ba | Hospital das Clínicas inicia atendimento para 'processo  transexualizador' pelo SUS

RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA 

CORREDOR DA VITÓRIA

Nota da UFBA – Residência Universitária da Vitória | Universidade Federal  da Bahia

Caros  jovens Médicos UFBA82, hoje ícones da Medicina da Bahia,  muitos do Brasil e do Mundo.

1977-  136 neófitos jovens, oriundo de vários recantos do país, adentraram na Universidade Federal da Bahia, na magnífica escola de Medicina, a bicentenária  FAMED, fundada por D João VI em 1808 no dia 18 de fevereiro.

Muitos entre os 17 e 18 anos e  que viviam a realidade de suas famílias, do seu meio  e dos seus redutos, ainda verdes nas casuísticas sociais  da vida e  presos a uma bolha da pirâmide social, enclausurados  à sua faixa social.

No decorrer de anos, foram formados elos  entre estes jovens e a heterogeneidade social foi se misturando e se desfazendo, dando origem a um bloco de homogeneidade social e de educação, mesmo com a escolha das diversas especialidades da Medicina e da convivência social.

Hoje, 41 anos depois, aqueles neófitos cidadãos, encontram-se num bloco  de sabedoria após atravessar todas as tempestades e  as agruras sofridas pelos mesmo, povo brasileiro e do mundo.

Todos, acima dos 60 janeiros, conscientes do dever cumprido sem deslizes e impregnados de respeito transitam no mundo da sinceridade, da amizade, da ética, da benefiscencia, benevolência e da gratidão.

Olho e vejo verdadeiras estrelas, astros de luz próprias.  Mesmo sendo verdadeiras  estrelas, estão  eivados de humildade, equilíbrio e acima de tudo mergulhados no  humanismo, em todas as suas vertentes. A heterogeneidade social foi se desfazendo e a somatória dos ensinamentos  foi ganhando metamorfoses até chegar a homogeneidade social e de conhecimentos.

O meu diapasão  é que, só a escola é capaz de  forjar uma sociedade igualitária, respeitosa, cidadã,  plural e sem o  viés do descaso. Falo para todos sem ter medo de errar. Esculápio ou Asclépio e Hipócrates estão felizes com a turma UFBA82

VALEU,VALEU A PENA ESTUDAR, VALEU A PENA CONHECER E CONVIVER COM ESTE SELETO GRUPO DE CIDADÃOS QUE SÓ ORGULHO TEM DADO AO PAÍS. BAHIA, UFBA, COLEGAS , VALEU A PENA. OBRIGADO.

Iderval Reginaldo Tenório


UM DETALHE.   Na semana da formatura, Iderval Reginaldo  Tenório, Álvaro Fernando Pereira Silva, Eutímio Martins Brasil, Roberto Leite, Roberto Arruda e Fernando Brito contraram um fotógrafo para documentar os movimentos no dia da Formatura( 29 de dezembro de 1982) no Centro de Convenções. Todos emoldurados por uma belo paletó, que ainda hoje possuo como reliquia. Para a nossa  surpresa, o seu nome era: Sr. Asclepíades, que vem do deus da Medicina    ASCLÉPIO.  Este mundo é um mistério.

Iderval Reginaldo Tenório

Nós fomos da Federal e não foi fácil, imagine aqueles que  o Martinho da Vila documentou das Escolas particulares e como estão sofrendos os pais, de hoje, que chegam a pagar de 7 a 15 mil reais por mes, para formar um filho em medicina.

Somos e fomos privileagiados.

Escutem este clássico e vejam a profundidade da mnensagem.

Iderval Reginaldo Tenório 

Martinho da Vila - O Pequeno Burguês (O ... - YouTube

"O Pequeno Burguês" faz parte do álbum ao vivo "O Pequeno Burguês" de Martinho da Vila. Vencedor do Grammy Latino 2009. "O Pequeno Burguês" ...
YouTube · MZA Music · 8 de dez. de 2016


 

Um comentário:

  1. Meu nobre colega ,tenho tanto orgulho de você! Obrigado pelas belas palavras

    ResponderExcluir