sábado, 1 de julho de 2023

QUANDO A PAUTA É A EDUCAÇÃO

                                        Brasil mal educado | Combate Racismo Ambiental

QUANDO A PAUTA É  A EDUCAÇÃO

QUANDO A NÃO EDUCAÇÃO É PROJETO DE GOVERNO

Quando a pauta é a educação, faz-se necessário  estudar o assunto para saber o que é realmente educação. 

É importante mergulhar  nos anais da história e entender que  a trajetória educacional é constituída de várias etapas.

Tem início na fase embrionária, nesta   todos os órgãos e sistemas se formam (organogênese) e o bebê é chamado de embrião, vai  da concepção  até o fim da oitava  semana de gestação. Depois vem  a fase fetal, da nona semana até o nascimento e  o bebê é chamado de feto. Estes dois períodos, segundo a neurociência, são de suma  importância para o ser humano. No primeiro  forja-se  o corpo e na segunda o detalhamento, isto é, o acabamento de cada trato, de cada aparelho e a  interação dos órgãos.

É na fase fetal que o sistema nervoso, o elétrico,  conecta os aparelhos, o sistema    vascular, muscular, ósseo e ligamentar, nesta fase   sedimenta-se  as ligações  sanguínias e plasmáticas  de todos os elementos corporais.  Para este  fenômeno acontecer,  a conxeção do sistema  cerebral, tegumentar, cardiovascular,  gástrico,  pulmonar, osteomusculoligamentar,  glandular e  os demais é fundamental uma boa alimentação, é essencial o abandono de vícios por parte dos pais, precisamente da mãe, como  drogas em geral, brigas  e os descontroles emocionais. É crucial saber que,   nesta fase,    já na   décima oitava semana os neurônios começam a  conectarem-se por intermédio das sinapses e formam o ser humano,  literalmente  humano.

Após o nascimento, dos zero aos cinco anos,  é primordial unir  todos os esforços  na pluralidade educacional, nas informações e  na alimentação do cérebro,  enfatizando  as artes, os esportes, os exercícios mentais e as demandas  cognitivas.

Nesta fase  são conectadas mais 800 sinapses por segundo, o ápice acontece entre o segundo e    o quarto  ano de vida, sendo reforçado até os oito. É bom salientar que os neurônios obsoletos, por desusos, são elimandos, a esta propriedade natural dar-se o nome de apoptose. 

Após o oitavo ano de vida, mesmo com a diminuição da formação das sinapses, que nunca param de  conectarem-se,  os cuidados devem ser dobrados devido múltiplos fatores externos encampados pelos humanos na sua socialização:  a escola, os contatos com a família, os  novos amigos, a comunidade e o meio social do qual pertence. 

Dos oito aos catorze anos requer muita atenção, é o período de transição entre a infância, a adolescência e a fase adulta, nela tem início o amadurecimento fisico e psicológico do ser humano. 

A sedimentação da educação vai até os dezoito anos de idade, a  partir dos desenove, tudo que se aprende vai depender desta primordial fase. Significa que as  famílias e os gestores deveriam aplicar  mais verbas e atenção neste segmento,  promovendo a inlcusão social e o exercício da cidadania com responsabilidade, notadamente para os menos afortunados no tocante ao lado financeiro, cerebral e motor, aqueles com dificuldades no aprendizado por diversos fatores .   

Aplicar  no solo, na raiz, no caule, cuidar  da fase de floração até a de  frutificação é tarefa de toda  a sociedade. Enfim, proteger das ervas daninhas, das pragas  e  dos predadores   configura um dos principais significados de  educação. Conclui-se que a base da  educação é cuidar da fase embrionária  até os dezoito anos, as demais são consequências. É de plena certeza , por diversos estudos, que o cérebro do ser  humano só atinge a sua formação aos 25 anos de idade, a partir dos 25 anos começa a pesar e sopesar as suas ações.

É comum um político dizer, que cuida da educação do país, criando e facilitando o curso superior para todos, mesmo sem lastro cultural, na verdade este ato  prejudica  o país, uma vez que esquece da base da educação e investe na fronde,  deixando  milhões de jovens no ostracismo e no abandono, isto é, deixa  o cérebro na melhor fase do aprendizado sem o ensino infantil, fundamental e médio de qualidade. 

Uma  boa educação guarda semelhança com a natureza.   Num pomar mal cuidado e mal planejado, os frutos  serão azedos, defeituosos, sem resistências, secos, sem firmezas, atrofiados, sem sementes boas para continuar a sua prole, são  presas fáceis para os predadores e todos os tipos de agressores, só a exceção servirá para uma boa utilidade. É bom lembrar, que de cada mil ovos postos pelas tartarugas, epenas  três conseguem chegar à fase adulta, os outros são postos para servir de alimentos a todos os predadores, mesmo depois de eclodirem.

As nações que cresceram fizeram exatamente o contrário do Brasil, durante trinta anos investiram no terreno,  na base, na raiz, no tronco e na proteção da juventude. Instalaram isonomia no ensino público para todos  independente de raça, cor, nivel social, pensamento político, religião, sexo  ou preferencia sexual.  Foi assim com a China, Coreia do Sul, Singapura, Japão e outras nações  asiáticas. Primeiro o curso médio e técnico de qualidade   para depois o ingresso nas Universidades.

A primeira fase da formação  educacional  de um povo, dos zero aos dezoito anos, é responsabilidade do Estado, da sociedade civil organizada e com  a participação de todos.  

Para o curso superior tem que ser aplicadas  outras estratégias, outros modais:   gratuito para os menos favorecidos,   pagamento escalonado e proporcional para os   apaniguados financeiramente,  rigor na    justiça e seriedade  à piramide social com a   premissa de que : nenhum cidadão é melhor ou superior a outro, tudo dependará do esforço de cada um.

Para os desiguais, tratamentos desiguais, mais atenção às camadas sociais mais baixas e mais periféricas.

É injusto o filho do muito rico já nascer com todas as facilidades na vida, porém mais injusto é o filho do pobre não ter a chance de  sair da pobreza e continuar na escuridão da vida.


É de grande importância   mostrar à população que, para o pobre só tem um caminho: educação plena e  democrática, cursos técnicos de qualidade, superior de  excelência para os mais destacados,    conquistado por meritocracia, iniciativa vocacional e força de vontade, para isto é de bom alvitre ensino   sem distinção até os dezoito anos, só assim o país sairá deste fosso. 

Os gestores que fizeram diferente prestaram um desserviço ao país. Esta grande quantidade de marginais, de  drogados e de prostituição ,  dos 15 aos 30 anos, é fruto do abandono dos jovens e  equivocos no setor educacional.

Os jovens    foram literalmente esquecidos e bombardeados pela doença do consumismo   sem lastro moral,  financeiro e sem responsabilidades. 

Foram escanteados do mundo real, contaminados e abstecidos pelas corrupções  dos gestores e pelo alto grau de impunidade, notadamenete pelos   crimes cometidos contra o erário público. Os espelhos  foram e continuam sendo os piores. 

A juventude pede socorro.

Iderval Reginaldo Tenório

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