sábado, 29 de abril de 2023

EXERCENDO A CIDADANIA- EDUCAÇÃO, A BASE DE UMA SOCIEDADE

                Cidades: urbanização e desigualdades social - Ensinar Hoje

          Planejamento urbano e a promoção da (des)igualdade

                                                   Entenda porque as cidades planejadas no mundo são decisivas para o futuro  da humanidade

 

   EXERCENDO A CIDADANIA- EDUCAÇÃO, A BASE DE UMA SOCIEDADE

Em tres capítulos. 

Primeiro- A  |Educação 

Segundo - Os considerandos

      Terceiro- Atribuições dos gestores em todas as instâncias

 
O futuro de um povo é proporcional ao seu grau de educação, enquanto mais educado e esclarecido, maior a probabilidade de vida próspera, a  conquista da paz e a diminuição da desigualdade  social. 

O esquecimento social, político e cultural dos gestores, no setor Educação, é fator preponderante e condição mais do que suficiente, para justificar a situação  de insegurança e violência  dos dias atuais.

Educação, na primeira fase da vida,  aumenta o índice de sucesso na fase adulta. Enquanto menos educado é um povo, maior é o índice de corrupção e de  violência.

O Brasil sofre atualmente, miríades de episódios e atentados à paz da sociedade. Os estudiosos do assunto, os que se dizem entendidos na matéria,    creditam à falta de investimentos na segurança, a falta de  policiais, equipamentos, armas,   presídios e os baixos salários.  Imagina-se, se  realmente estão falando sério, se são contratados para amedrontar a população, se estão atrelados ao segmento econômico da  Segurança ou estão também equivocados, como os leigos.   É a  impressão que se tem diante  dos  posicionamentos, uma vez que, os marginais de hoje, são vitimas da falta de investimentos na educação  dos governos passados e do presente, não são causas e sim consequências, são  resultados do abandono da educação.

Uma nação é constituída  de um povo, este povo é a energia,  a alavanca e a alma da  nação,   é do povo que  se emanam  a  cultura e a economia

Numa sociedade democrática, cabe aos gestores,  juntamente com a sociedade  decidir o que fazer para o bem da comunidade em todos os setores. Cabe ao povo apontar onde devem ser aplicados  os seus recursos, cabe ao povo projetar o melhor futuro para os seus filhos e a este mesmo povo exigir dos governantes,  o cumprimento da  planilha administrativa  previamente acordada.

Os considerandos

1-Considerando que a Educação é a única maneira do cidadão exercer a sua cidadania.

2-Considerando que na maior idade,  todos os cidadãos sãs donos do seu nariz e responsável pelos seus atos,  não cabendo desconhecer a Constituição Federal.

3-Considerando que os recursos de um povo, devem ser dirigidos para o bem deste mesmo povo.

4-Considerando que antes da maioridade, todos os  cidadãos têm que ser alfabetizados, educados e preparados para o futuro.

5-Considerando que é na escola onde o menor  aprende a manipular o papel, a caneta, a ética  e a conhecer os seus direitos e deveres.

6-Considerando que é na rua e na desocupação que o menor convive com a marginalidade,  sedimentada nos adultos do hoje, que eram  crianças  20 anos atrás,   consequência da educação roubada.

7-Considerando que é até os  07 anos de idade que os seres humanos forjam o seu caráter, reforçam aos 14 e sedimentam  aos 18.

7-Considerando que, para  uma vida plena, salutar e com dignidade,   uma família precisa de recursos financeiros para custear as suas despesas.

8-Considerando que, até os 14 anos  cabe à família, principalmente à mãe,   mostrar o melhor e mais ético caminho da cidadania.

9- Considerando que, é na ascensão política, financeira e social da mulher que uma nação consegue educar os seus rebentos com mais facilidade.

10-Considerando a necessidade do trabalho diuturno  da mulher, fora do lar,  para o sustento da família, tem que ser proporcionado mais segurança no ir e vir.

11-Considerando a ausência desta matriarca no seio familiar, peça importante para a formação intelectual e moral do seu rebento, os jovens têm que receber mais atenção.

12-Considerando o afastamento dos pais, durante todo o dia, devido o trabalho, deixando os filhos entregues à sorte, às avós, aos estranhos,  aos vizinhos, aos irmãos mais velhos, irmãos estes muitas vezes menores de 10 anos ou entregues aos marginais de plantão, os jovens merecem melhores cuidados. 
 
13-Considerando que, enquanto mais educado é um povo, menos corrupto é o cidadão e menor o grau de violência.


 Responsabilidade do Estado nas  instâncias municiapais, estaduais e federal.

1-Investir pesadamente  na juventude setor comportamental, do respeito e da cidadania.

2-Mostrar às crianças de hoje , os cidadãos do futuro,  que viver com o suor do próprio rosto é mais vantajoso do que com o suor do rosto dos outros.

3- Compensar a ausência dos pais com investimentos justos na educação, mostrando ao jovem, que o manuseio da caneta na infância o afasta do manuseio das armas na fase adulta.

4-Mostrar educativamente que, quem vive da marginalidade tem uma média de vida de 20 anos.

5- Mostrar às autoridades e ao povo que, em detrimento de todos os setores, inclusive  da saúde, a educação é prioridade e a base para toda a formação de um  cidadão.

6-Que os recursos investidos em segurança, apenas enchem os cofres dos empresários do setor, uma vez que, atua na fronde e não na raiz da árvore da vida.  Enquanto mais se poda uma árvore, mais ela brota,  pois, menos galhos e menos folhas, com o crescimento da raiz, a seiva da vida chega mais rápido, com mais força à fronde  e proporcionalmente com mais nutrientes.

7-Mostrar que o custo de  uma penitenciaria de segurança máxima para 100 presos, equivale ao custo de mais de 100 escolas com a mesma área e para mais de cinco mil estudantes.

8-Mostrar que, o que a  escola consome é material escolar, pouca comida e gera cidadãos.

9-Mostrar que aqueles que se encontram presos, se  tivessem aprendido a usar a caneta na fase infantil, não estariam naquela casa devido o uso de armas e roubos.

10-Mostrar ao povo, que o Governo não deveria investir muito  na  segurança, apenas manter o efetivo atual  com mais atenção, inteligência e capacidade.

11- Procurar dirigir a maior parte dos recursos  para o setor Educação, numa atitude profilática.  As  demais   rubricas são apenas consequências de uma educação padrão ouro. 

Quem investe na educação, está na verdade aplicando os recursos em todos os setores.

Com estas medidas, daqui a 20 anos muitas penitenciárias fecharão por falta de  detentos, outras virarão escolas, museus ou serão demolidas para fins educacionais e  de entretenimento.

É um sonho que poderá ser realidade, basta polticas públicas corretas e seriedade dos gestores. Reformas  tributária, politicas, no sistema penitenciário, no sistema judiciário e respeito aos cidadãos.

É a minha opinião.

Salvador 18 de março de 1986

Iderval Reginaldo Tenório

 

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