Clima de guerra civil , estado de sítio , impedimentos de autoridades, crise econômica, crise moral, golpe e desobediência civil voam baixo nos céus nublados do Brasil.
Os três poderes, fatiados em cinco : Câmara Federal, Senado Federal, STF, PGU e a Presidência da República encontram-se fragmentados e em desacordos.
Os chefes de cada segmento não podem falar por si, tem que falar em nome do povo brasileiro , obedecer a Constituição Federal em todos os seus ditames e promover a união pela mesma causa, o bem na nação.
O poder Judiciário(STF) não pode tomar preferência por partidos , defender os seus interesses e nem seguir orientações da mídia ou de quaisquer líderes político do país, tem que guardar completa isenção e ser o guardião da Constituição Federal.
O Poder Legislativo, em sendo a casa do povo, não pode tomar decisões que não representem a vontade da população, puramente por discórdia com mandatários de outros poderes.
O poder Executivo deve seguir o que reza a Constituição Federal e as decisões dos demais poderes , desde quando não rasguem a carta magna da Nação. O regime é democrático e não ditatorial . Numa democracia nenhum mandatário faz o que quer e o que pensa sem ouvir os outros poderes , sem atentar para as necessidades do povo e da nação, sempre priorizando o coletivo, jamais o individual.
Os três poderes constituídos devem seguir independentes e ter como foco o bem da nação e dos seus cidadãos, nenhum pode atuar com tirania.
A nação possui estas três cabeças para pensar melhor , a função de cada uma é auxiliar as demais sem subserviência e sem atritos. A lei e o diálogo constituem o norte de cada uma e de toda a população.
O País sofre avarias há mais de 500 anos e foram exacerbadas nos últimos 35 . Mesmo na era moderna quando deveria tomar outro rumo com o Collor, Itamar, FHC, Lula, Dilma, Temer e o Bolsonaro, todos assessorados pelas elites culturais, econômicas, artísticas , eclesiásticas , a sociedade organizada e a globalização o país continuou no descompasso, olhando para os interesses das grandes dinastias em detrimento da vontade do grosso da população, nós, os trbalhadores.
O PT, a nossa esperança em 2003, pela governabilidade fez conchavos com o que de mais atrasado existia na politica brasileira, os grandes caciques de norte a sul e de leste a oeste, mantendo o mesmo modus operandi do governo sem o povo . Partidarizou as estatais e os cargos importantes , aplicou uma economia equivocada e priorizou na educação o ensino superior de péssima qualidade, não filtrou as árvores frutíferas do pomar, as milhares derfaculdades, em detrimento ao ensino básico de excelência , do primeiro aos dezoito ano de vida, fase esta que representa a raiz educacional de um povo que precisa crescer. Sem raiz de qualidade e forte qualquer ventania derruabará a árvore.
O que se viu foi a falta de investimentos em estradas, energia, portos, cultura e educação, hoje os maiores gargalos para o pais submergir do fosso no qual foi germinado desde a sua invasão, tanto por Portugal, Espanha, Inglaterra e Holanda .
O nepotismo, o clientelismo , a corrupção dos políticos e dos maus empresários têm engrossado o caldo da desonestidade, formando jovens na Universidade do Crime e da prostituição.
Os frutos da desonestidade, da mentira e dos péssimos exemplos dados pelos gestores, pela elite descompromissada, em todas as suas vertentes, têm levado a ideia de que vale a pena ser desonesto, corrupto , mentiroso e apagar da mente os malfeitores da nação.
O País está enfermo e a sociedade perdida. Cada cidadão tem o direito de possuir e seguir um pensamento politico, o defeso é fechar os olhos e cegamente seguir o que ditam os seus caciques, muitos verdadeiros embustes . A ciência política não é exata , é metamorfósica, complexa e repleta de desafios , no seu bojo engloba todas as ciências que conduzem a sociedade mundial, muda de acordo com as necessidades e evolução social.
Numa democracia sadia tem que haver o embate politico, a sociedade elege os seus representantes para falar por ela, cabe a situação atuar com lisura, seriedade e compromisso, cabe à oposição vigiar, publicizar e exigir o melhor para o povo , este embate político é salutar, sem ele os comuns jamais saberiam o que acontece na cúpula e na cabeça da nação. A oposição é a voz e os olhos do povo, sem ela tudo correria na obscuridade, todavia a verdadeira força numa democracia é a voz do povo nas ruas.
Num mundo globalizado deveria ser dado a mesma enfase à pobreza que se dá às riquezas , o mesmo peso à desagregação social e racial entre os povos que se dá ao progresso e ao consumo das grandes potencias, deveria se lutar para diminuir o distanciamento social e acabar com o fosso que existe entre os povos. São estas as demandas que a sociedade moderna deveria perseguir para o bem da humanidade.
Iderval Reginaldo Tenório
Perfeito!👏👏👏👏👏
ResponderExcluir