A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA CIVILIZAÇÃO
NOVOS TEMPOS VIRÃO
Soa estranho para os conservadores a ideia de liberdade plena sem organização, sem respeito, sem diplomacia e sem discernimento em tudo. Este comportamento gera no seio da sociedade demandas e embates com os simpatizantes do liberalismo em todos os setores da vida. Soa como desobediência civil e aos princípios praticados nas comunidades atuais, sociedade esta ainda impregnada de tabus, empirismo, costumes, superstições e ensinamentos vigentes até a década de 60.
Após esta década surgiram diversos movimentos , notadamente na classe artística , em especial no teatro, considerados quebras de paradigmas para os conservadores, porém evolução social e cultural para a juventude , para os intelectuais e os amantes da liberdade sem barreiras ou constrangimentos.
Mudanças e avanços na religião, sexo, idade, costumes, artes, vestimentas, culinária, consumo, etnia, ancestralidade, direitos, deveres , vontade própria , além da urbanização da população, da mobilidade urbana e outras demandas mexem na pauta deste mundo contemporâneo em visível metamorfose.
O surgimento destes movimentos colocou em cheque e em agitação os tradicionalistas, levando a criarem escudos defensivos para preservar ao máximo o modelo de vida vigente na sua concepção cotidiana.
A utilização do milenar criacionismo, atribuído a Deus, o foco exaustivo no núcleo mater, a família tradicional e a não aceitação plena da discutida teoria da evolução, do naturalista e cientista inglês do século XIX, o agnóstico Charles Robert Darwin batem de frente com os liberalistas, uma vez que, estes pregam e vaticinam demandas que poderiam soar e soam para muitos como afronta ou até mesmo como movimentos anárquicos.
1) O uso de todos os tipos de drogas ilícitas, tais quais o álcool e o tabaco, que são licitas em todo o mundo; 2) O sexo livre, natural aos animais racionais e irracionais , logo após o surgimento dos hormônios sexuais; 3) A descriminalização do aborto; 4) A construção de novos modelos de famílias; 5) O casamento entre humanos do mesmo sexo 6) a política do gênero sexual; 7) A escola sem partido; 8) O relacionamento humano puramente comercial; 9) A judicialização da vida , notadamente no que toca aos preconceitos e ao bullying, agitam a sociedade nestas épocas modernas e de transformação.
Estas e outras demandas suscitaram a necessidade de se discutir o óbvio, discutir aquilo que já é pertinente à raça humana por ser humana, o respeito aos seres humanos , às demais espécies de animais , de vegetais e à natureza como um todo, os minerais e os fenômenos naturais.
Foram criados diversos ditames e artigos para regularizar a vida destes segmentos . O regimento do idoso, da criança, do adolescente, do doente, da mulher, da grávida, dos afrodescendentes, dos homossexuais, dos anões, dos excluídos por falhas cromossômicas, dos animais domésticos e selvagens , dos presidiários, dos animais de cargas, das florestas, das águas, da ocupação do solo e até o regimento dos animais criados para a alimentação dos seres vivos, dando ênfase à alimentação dos seres humanos .
Pode-se elencar algumas demandas que geram atritos e discórdias na sociedade: a normalização e normatização do uso de drogas ilícitas , da homossexualidade do ser humano, dos direitos e deveres de todos os cidadãos, inclusive daqueles que são cognominados de minorias, a colocação de Deus num patamar humano, como se fosse de carne e osso como os mortais, sendo passível de chacotas, desdéns e desrespeitos como qualquer mortal .
Hoje os liberais procuram de todas as maneiras derrubar, desobedecer e criar um novo mundo sem amarras e sem limites, empregam a desobediência, a desconstrução de alguns ditames seiscentistas , não aceitam regras , regimentos e seguem quebrando todos os costumes antes considerados pétreos para a geração de 1960 para trás.
Fatores outros, porém menos notados por serem comuns aos diversos grupos , também contribuem para esta transformação e que não tem volta, a tendência é evoluir, crescer e formar uma nova sociedade. Nestas demandas estão a humanização dos animais domésticos, precisamente os cães, hoje considerados membros da família, quase consanguíneos, a invasão dos lares por grandes nações por intermédio do mundo cibernético e televisivo, o não esclarecimento dos ditames econômicos, sociais e políticos de cada regime , a mudança do mundo presencial para um mundo online, a monitoração de toda a população por intermédio de câmeras, a substituição dos nomes próprios por um número, o CPF, coisificando e tolhendo a privacidade de cada indivíduo . Fator importante também é a enxurrada de informações, deliberada e intencionalmente filtradas, que atingem o cérebro de cada cidadão ou de toda a população , informações dirigidas e com o teor ao bem querer do gerador.
Hoje a cúpula e as elites políticas procuram confundir a cabeça da população, procuram dissuadir e misturar o que é uma democracia, o capitalismo, o socialismo, o comunismo, o fascismo, uma ditadura ou uma anarquia, elas procuram embaralhar cada definição e colocam dificuldades nos seus discernimentos reais.
A população comum de todas as idades, os comuns, como nós, repetem estes ensinamentos com muitas dúvidas e cheio de propriedades , cada cidadão interpreta de acordo com o que emana do poder a respeito das relações humana , este é o objetivo dos dominantes, pois a realidade de cada nação fica enclausurada nos seus limites, nas suas entranhas , salvo nos regimes verdadeiramente democráticos.
No mundo das grandes nações e dos regimes aplicados, apenas os Estados Unidos das Américas mostram ser em parte transparente, para isto basta atentar para o número de emissoras de rádios disponíveis na INTERNET: os EUA disponibilizam para o mundo 12000 emissoras FM, a França 2000, a Alemanha 5000, o Canadá 1000, o Brasil 7000 enquanto a Venezuela 215 emissoras , Cuba 11, Coreia do Norte nenhuma e a China 145, nestas ultimas quatro nações as emissoras são governamentais e ficam sob a tutela do governo central , isto mostra a transparência de cada regime. O mesmo acontece com o número de jornais, revistas e outros meios de comunicação.
O mundo encontra-se em franca e veloz transformação. O Criacionismo de Deus colocado de lado nos grandes debates , fundamentado e desbancado com argumentos científicos, aos poucos a ciência ganha espaço . A teoria da evolução de Charles Darwin, cada dia mais real , a sedimentação do Antoine Laurent de Lavoisier, nobre químico francês do século XVIII, pai da química moderna que assim se pronunciou e ferve os miolos de todos os seres racionais .
“ Na natureza nada se constrói, tudo se transforma”.
“Em uma reação química feita em recipiente fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos.” A natureza aos poucos vai transformando o mundo.
Antoine Laurent Lavoisier
Sob a tutela de Deus, o Criador, a teoria de Charles Darwin , do Laurent Lavoisier, do Newton, do Tesla, do Albert Einstein, Marie Curie, Stephen William Hawking, Marx Planck, Louis Pasteur, Thomas Alva Edison, Galileu Galilei, Daniel Gabriel Fahrenheit Werner Heisenberg , dos defensores dos direiros da humanaidade como Rosa Parks , Martin Luther King Jr, Malcolm X , Amelia Boynton Robinson e dos outros grandes cientistas que estudaram os fenômenos do universo, aos poucos vão sedimentando a realidade da vida, da matéria , do tempo , do espaço, das igualdades e de suas transformações , uma não bate de frente com a outra , todas sob a tutela do grande mentor , o Criador Deus, vão dando uma nova face ao mundo.
Salvador, 13 de Junho de 2021
Iderval Reginaldo Tenório
Maria Bessa de grande importância esse artigo, obrigada por divulgar tanto conhecimento...
ResponderExcluir